GeraProva GeraProva Provas com IA para professores do Brasil
Educação Física8º anoBNCC EF89EF09Média⏱ medio

— Se eu repetir o “desafio 21 dias” do aplicativo, vou ficar definido antes do campeonato — disse Lucas no…

Publicado por Alexandre Lombardi dos Santos, fundador do GeraProva

Habilidade BNCC EF89EF09

Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.

Fonte: Base Nacional Comum Curricular (MEC).

Questão

— Se eu repetir o “desafio 21 dias” do aplicativo, vou ficar definido antes do campeonato — disse Lucas no grupo da turma. Ele contou que faz 90 minutos de exercícios pela manhã e mais 60 minutos à noite, todos os dias, porque o app “não deixa pular”. Para aguentar as dores, tomou por conta própria comprimidos que estavam em casa e aceitou a dica de um colega: usar “remédio para desinchar” nos dias em que se sente pesado. Na última semana, Lucas relatou tontura ao levantar, câimbras e dificuldade para dormir, mas escreveu que “é fase de crescimento”. No treino, percebeu queda de rendimento e irritação. A irmã observou que ele deixou de sair com amigos para não “atrasar o corpo” e que está com medo de perder resultados se descansar. Com base no texto, identifique a decisão mais adequada para lidar com a busca por rendimento e mudanças corporais apresentada.

  1. A) Reduzir a alimentação e a ingestão de água para acelerar a definição corporal antes do campeonato.
  2. B) Aumentar a intensidade para “passar da fase” e manter o uso de comprimidos para suportar a dor.
  3. C) Reorganizar a rotina com descanso e interromper remédios sem orientação, buscando avaliação profissional.
  4. D) Trocar o “remédio para desinchar” por outro indicado por colega e manter treinos diários sem pausa.
  5. E) Manter o volume de treino e adicionar mais uma sessão curta para compensar a queda de rendimento.

✅ Resposta correta: alternativa C

Resolução passo a passo

  1. Identifique o contexto do texto. Lucas treina muito (150 minutos por dia, todos os dias), toma comprimidos por conta própria, usa um "remédio para desinchar" indicado por colega e apresenta sinais de alerta: tontura ao levantar, câimbras, insônia, queda de rendimento e irritação. Ele também evita descanso por medo de perder resultados.
  2. Analise o que a situação exige. Os sinais descritos indicam sobrecarga e possível uso inadequado de substâncias, e não "fase de crescimento". A decisão mais adequada precisa proteger a saúde, incluir descanso e buscar orientação de um profissional de saúde.
  3. Avalie a alternativa C. Ela propõe reorganizar a rotina com descanso, interromper remédios sem orientação e buscar avaliação profissional. Isso ataca diretamente a sobrecarga e o uso sem controle, sendo a única decisão segura.
  4. Por que as outras estão erradas. A) reduzir alimentação e água é perigoso, pois agrava a tontura e as câimbras e pode levar à desidratação. B) aumentar a intensidade e manter comprimidos para suportar a dor ignora os sinais de alerta e mascara a dor. D) trocar o remédio por outro indicado por colega e manter treinos sem pausa mantém a automedicação e a sobrecarga. E) aumentar o volume de treino para compensar a queda de rendimento reforça o problema, já que o rendimento caiu justamente por excesso de carga.
  5. Conclusão. A alternativa correta é a C, pois une descanso, suspensão de medicamentos sem orientação e busca de avaliação profissional, que é a conduta responsável diante dos sinais descritos.

💡 Dica: Analise os sintomas e escolha a opção que prioriza saúde e avaliação profissional.

Alternativa por alternativa

A Erradaerro: Senso comum

Acredita que restringir comida e água acelera a definição corporal e que isso não afeta o desempenho nem a saúde.

B Erradaerro: Conceituala que mais engana

Entende que dor e cansaço são apenas obstáculos a vencer e que os comprimidos podem ser mantidos para suportar o treino, ignorando os sinais de alerta.

Por que engana: Escolher aumentar treino ou usar remédios sem orientação, ignorando sinais de saúde.

C Correta

Os sinais indicam excesso e possível risco por automedicação; ajustar carga, recuperar e ter orientação especializada protege a saúde e o desempenho.

D Erradaerro: Interpretação

Acha que, por ser recomendado por um colega, o remédio é seguro e que o problema está apenas na escolha do produto, e não na falta de pausa e na automedicação.

E Erradaerro: Procedimental

Supõe que a queda de rendimento se resolve com mais treino, sem perceber que o excesso de carga é a causa provável do problema.

Raio-X da questão

Dificuldade Média
Bloom Aplicar
Leitura medio
Discriminação alto
Peso pedagógico medio
Autonomia do enunciado completo
Cobertura da habilidade unica
🧪 Simulado🩺 Diagnóstico🧮 Exige cálculo🏠 Cotidiano🔗 Interdisciplinar⭐ Representativa✍️ situacional🧩 consolidacao
🎯 Conceito central

saúde, treino, avaliação profissional

📌 Objetivo

avaliacao

🧱 Pré-requisitos

consequências do excesso de treino · importância do descanso e avaliação médica

📚 Reveja

estudo sobre cuidados com saúde e treino adequado

⚠️ Erro mais comum

Escolher aumentar treino ou usar remédios sem orientação, ignorando sinais de saúde.

🌎 Tema transversal

saude

🤝 Socioemocional

tomada_decisao

🏫 Contexto

cotidiano

Questões parecidas com resolução

Todas as questões de Ginástica de condicionamento físico

🔎 Procurar outra questão

Procure no banco do GeraProva pelo tema ou por um trecho do enunciado. Cada questão já vem com resolução comentada e a análise de cada alternativa.

Professor: monte a prova com questões como esta, com gabarito e folha de respostas, em 30 segundos. Ver planos · Blog

Ocorreu um erro inesperado. Recarregar X

Rejoining the server...

Rejoin failed... trying again in seconds.

Failed to rejoin.
Please retry or reload the page.

The session has been paused by the server.

Failed to resume the session.
Please retry or reload the page.