— Se eu fizer só 1 hora por dia, não muda nada — disse Caio, mostrando no celular um “desafio” de academia…
Publicado por Alexandre Lombardi dos Santos, fundador do GeraProva
Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.
Fonte: Base Nacional Comum Curricular (MEC).Questão
— Se eu fizer só 1 hora por dia, não muda nada — disse Caio, mostrando no celular um “desafio” de academia: treinar todos os dias por 30 dias. Na última semana, ele passou a fazer musculação de manhã (70 min) e séries de alta intensidade à noite (25 min), sem dia de descanso. Para “não travar”, começou a tomar um anti-inflamatório que tinha em casa antes do treino e um “termogênico” indicado por colegas. Caio contou que, depois de alguns dias, sentiu palpitações, irritação, dificuldade para dormir e dor persistente no ombro, mas continuou porque “dor é sinal de evolução”. Na aula, ele pediu ajuda para montar um plano que “seque rápido” sem perder rendimento. Com base no texto, identifique a orientação mais adequada para reduzir os riscos associados ao excesso de exercício e ao uso de medicamentos para potencializar resultados.
- A) Trocar o anti-inflamatório por outro medicamento indicado por colegas, mantendo o termogênico para render mais
- B) Procurar avaliação profissional e reorganizar o treino com progressão e descanso, interrompendo a automedicação
- C) Aumentar a intensidade para “acostumar o corpo”, já que o cansaço e a insônia desaparecem com o tempo
- D) Manter a rotina diária e usar anti-inflamatório preventivo, pois a dor confirma que o treino está fazendo efeito
- E) Reduzir a alimentação para acelerar a perda de peso, preservando dois treinos por dia para não perder desempenho
✅ Resposta correta: alternativa B
Resolução passo a passo
- Leia o texto identificando os problemas relatados por Caio: treino diário sem descanso, dois treinos longos e intensos por dia (70 min de musculação e 25 min de alta intensidade), automedicação com anti-inflamatório e um termogênico indicado por colegas, além de sintomas como palpitações, irritação, insônia e dor persistente no ombro.
- Resolva por conta própria: a orientação que reduz riscos precisa atacar as três fontes de dano ao mesmo tempo, isto é, o excesso de carga sem recuperação, o uso de medicamentos sem orientação e a dor ignorada.
- A alternativa B cumpre isso: procurar avaliação profissional (médico e/ou profissional de educação física) investiga os sintomas e a dor no ombro; reorganizar o treino com progressão gradual e dias de descanso respeita a necessidade de recuperação do corpo; e interromper a automedicação elimina o risco de efeitos colaterais dos remédios.
- Por que as outras estão erradas: A troca de um medicamento por outro, por indicação de colegas, mantém a automedicação e ainda acrescenta mais risco. C aumenta a intensidade quando o corpo já mostra sinais de sobrecarga, e insônia e palpitações não desaparecem simplesmente com o tempo. D mascara a dor com anti-inflamatório, o que pode esconder uma lesão e agravá-la; dor persistente não é sinal de evolução. E reduz a alimentação e mantém dois treinos diários, combinação que aumenta o risco de desgaste, lesão e perda de rendimento.
- Conclusão: o gabarito B está correto, pois é a única alternativa que aponta para segurança, recuperação e acompanhamento profissional.
💡 Dica: Analise os riscos do excesso de exercício e uso de medicamentos e escolha a orientação mais segura.
Alternativa por alternativa
Acredita que o problema está apenas no remédio escolhido e que basta trocá-lo por outro indicado por colegas, mantendo a lógica de potencializar resultados com substâncias.
A situação indica sinais de excesso de treino e uso inadequado de medicamentos; a conduta segura envolve orientação e recuperação, não manter o ciclo.
Entende que o cansaço e a insônia são apenas uma fase de adaptação que passa com o aumento da intensidade, ignorando que sintomas de sobrecarga pedem redução da carga.
Interpreta a dor como prova de que o treino funciona e pensa que tomar anti-inflamatório preventivamente é uma forma segura de continuar, sem perceber que isso mascara uma possível lesão.
Acredita que reduzir a alimentação acelera a perda de peso sem prejudicar o desempenho e que dois treinos diários são compatíveis com a recuperação, desconsiderando o texto sobre a ausência de descanso.
Raio-X da questão
excesso exercício e riscos medicamentos
diagnostico
noções básicas de saúde e exercício
estude os efeitos do excesso de treino e uso inadequado de medicamentos
O aluno pode subestimar os riscos do excesso de treino e uso de medicamentos sem orientação médica.
saude
pensamento_critico
cotidiano
Questões parecidas com resolução
- Identifique os riscos do uso excessivo de medicamentos em programas de exercícios.
- Escreva um texto discutindo as consequências da prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para…
- Justifique a importância de um equilíbrio na prática de exercícios físicos e o uso de medicamentos, considerando os…
- — Se eu repetir o “desafio 21 dias” do aplicativo, vou ficar definido antes do campeonato — disse Lucas no grupo da…
- Disserte sobre os riscos do uso excessivo de medicamentos para potencializar o desempenho físico.
- Durante a preparação para um concurso de fisiculturismo juvenil, um adolescente contou que passou a treinar duas vezes…
🔎 Resolver outra questão
Cole o enunciado e veja a resolução passo a passo, a alternativa correta e por que as outras estão erradas.
Professor: monte a prova com questões como esta, com gabarito e folha de respostas, em 30 segundos. Ver planos · Blog
