GeraProva GeraProva Provas com IA para professores do Brasil
Educação Física9º anoBNCC EF89EF09Fácil⏱ medio

Em uma pesquisa escolar sobre o uso de suplementos alimentares, estudantes analisaram o caso de um jovem que…

Publicado por Alexandre Lombardi dos Santos, fundador do GeraProva

Habilidade BNCC EF89EF09

Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.

Fonte: Base Nacional Comum Curricular (MEC).

Questão

Em uma pesquisa escolar sobre o uso de suplementos alimentares, estudantes analisaram o caso de um jovem que passou a consumir, sem orientação profissional, doses superiores às indicadas no rótulo de proteínas, vitaminas e cafeína. Após algumas semanas, ele apresentou náuseas, desidratação e alterações em exames de sangue relacionados ao funcionamento dos rins e do fígado. A equipe responsável destacou que suplementos podem ser úteis em situações específicas, mas o consumo excessivo aumenta a possibilidade de efeitos adversos e não substitui uma alimentação equilibrada. Com base no texto, qual consequência está diretamente associada ao consumo excessivo e sem orientação de suplementos alimentares?

  1. A) Redução obrigatória da massa muscular corporal
  2. B) Substituição completa de uma alimentação equilibrada
  3. C) Sobrecarga do funcionamento dos rins e do fígado
  4. D) Prevenção geral de náuseas e de desidratação
  5. E) Aumento garantido do desempenho físico e esportivo

✅ Resposta correta: alternativa C

Resolução passo a passo

  1. Leia o enunciado com atenção. O texto descreve um jovem que consumiu suplementos (proteínas, vitaminas e cafeína) em doses acima das indicadas, sem orientação profissional, e depois apresentou náuseas, desidratação e alterações em exames de sangue ligados aos rins e ao fígado.
  2. Identifique a pergunta: qual consequência está diretamente associada ao consumo excessivo e sem orientação. O texto afirma que o consumo excessivo aumenta a possibilidade de efeitos adversos, e os exames apontam para o trabalho de rins e fígado.
  3. Resolva por conta própria. Os órgãos responsáveis por filtrar e processar substâncias do organismo são os rins e o fígado. Ao receber excesso de substâncias, eles trabalham além do normal, ou seja, sofrem sobrecarga. Essa é a consequência diretamente ligada ao caso, por isso a alternativa correta é a C.
  4. Analise as demais alternativas. A) está errada porque o texto não fala em redução de massa muscular. B) está errada porque o texto afirma exatamente o contrário: suplementos não substituem uma alimentação equilibrada. D) está errada porque o caso mostra náuseas e desidratação como problemas, não como prevenção. E) está errada porque o texto não garante aumento de desempenho; ele apenas mostra riscos.
  5. Conclusão. Minha resolução coincide com o gabarito oficial, a alternativa C.

💡 Dica: Liste as consequências e explique cada uma.

Alternativa por alternativa

A Erradaerro: Interpretação

O aluno pode ter associado suplementos proteicos ao ganho de massa muscular e inventado a ideia de perda muscular sem qualquer base no texto.

B Erradaerro: Interpretação

O aluno pode ter lido superficialmente que o jovem 'consumia suplementos' e concluído que eles substituem a comida, ignorando a frase final do texto que diz o contrário.

C Correta

O texto relaciona o consumo de doses superiores às indicadas a alterações em exames ligados aos rins e ao fígado, além de mencionar desidratação e náuseas. Portanto, a consequência diretamente sustentada pelo caso é a sobrecarga desses órgãos. A alternativa não afirma que todo uso de suplemento necessariamente causa esse efeito, mas identifica o risco associado ao consumo excessivo e sem orientação.

D Erradaerro: Interpretaçãoa que mais engana

O aluno pode ter confundido a finalidade de suplementos úteis em situações específicas com proteção contra efeitos adversos, invertendo o sintoma relatado no caso.

Por que engana: Achar que suplementos sempre trazem benefícios sem riscos, ignorando efeitos negativos do uso excessivo.

E Erradaerro: Senso comum

O aluno pode ter assumido a intuição do senso comum de que suplementos sempre melhoram o rendimento físico, ignorando que o texto trata apenas de riscos do consumo excessivo.

Raio-X da questão

Dificuldade Fácil
Bloom Lembrar
Leitura medio
Discriminação medio
Peso pedagógico medio
Autonomia do enunciado completo
Cobertura da habilidade dupla
🧪 Simulado🩺 Diagnóstico🧮 Exige cálculo🏠 Cotidiano🔗 Interdisciplinar⭐ Representativa✍️ interpretativa🧩 progressao
🎯 Conceito central

suplementos alimentares

📌 Objetivo

diagnostico

🧱 Pré-requisitos

suplementos alimentares e riscos · efeitos do consumo excessivo

📚 Reveja

Revisar os efeitos dos suplementos alimentares na saúde.

⚠️ Erro mais comum

Achar que suplementos sempre trazem benefícios sem riscos, ignorando efeitos negativos do uso excessivo.

🌎 Tema transversal

saude

🤝 Socioemocional

tomada_decisao

🏫 Contexto

cotidiano

Questões parecidas com resolução

Todas as questões de Ginástica de condicionamento físico

🔎 Resolver outra questão

Cole o enunciado e veja a resolução passo a passo, a alternativa correta e por que as outras estão erradas.

Professor: monte a prova com questões como esta, com gabarito e folha de respostas, em 30 segundos. Ver planos · Blog

Ocorreu um erro inesperado. Recarregar X

Rejoining the server...

Rejoin failed... trying again in seconds.

Failed to rejoin.
Please retry or reload the page.

The session has been paused by the server.

Failed to resume the session.
Please retry or reload the page.