Na escola, a turma conversa sobre remédios usados para melhorar no esporte. Que problema esses remédios podem…
Publicado por Alexandre Lombardi dos Santos, fundador do GeraProva
Participar da ginástica geral, identificando as potencialidades e os limites do corpo, e respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.
Fonte: Base Nacional Comum Curricular (MEC).Questão
Na escola, a turma conversa sobre remédios usados para melhorar no esporte. Que problema esses remédios podem causar?
- A) Fazer a bola murchar
- B) Fazer chover na aula
- C) Rasgar o uniforme
- D) Fazer mal à saúde
- E) Quebrar a trave do gol
✅ Resposta correta: alternativa D
Resolução passo a passo
- O enunciado pergunta que problema remédios usados para melhorar no esporte podem causar. Essa é uma questão de interpretação de texto e de conhecimento básico sobre saúde.
- Remédios são substâncias que atuam no organismo. Quando usados sem orientação médica e com o objetivo de forçar o desempenho, podem prejudicar o corpo, como o coração, o fígado e outros órgãos.
- Analisando as alternativas, a única que descreve um problema real e relacionado ao uso de remédios é a D, fazer mal à saúde.
- A alternativa A está errada, pois remédios não fazem a bola murchar; isso não tem relação com o uso de substâncias pelo corpo humano.
- A alternativa B está errada, pois nenhum remédio tem o poder de fazer chover durante a aula.
- A alternativa C está errada, pois remédios não rasgam uniformes; eles atuam no organismo e não em tecidos.
- A alternativa E está errada, pois remédios não quebram traves de gol, que é uma estrutura de metal de um campo.
- Portanto, a resposta correta é a D, coincidindo com o gabarito oficial.
💡 Dica: Relacione o uso de remédios para melhorar o desempenho esportivo aos riscos para o corpo.
Alternativa por alternativa
O aluno pode ter associado o remédio a algo que afeta objetos da prática esportiva, como se a substância agisse sobre a bola em vez do corpo do atleta.
Por que engana: O aluno pode se distrair com alternativas absurdas e não reconhecer que o uso de remédios para melhorar o desempenho pode prejudicar a saúde.
O aluno pode ter tomado a pergunta de forma literal e sem sentido, supondo que um remédio poderia causar um fenômeno natural sem relação com o contexto.
O aluno pode ter entendido que o problema seria algo material ou visível no uniforme, ignorando que o efeito dos remédios ocorre no organismo.
Remédios usados para melhorar no esporte, sem necessidade e sem orientação médica, podem prejudicar a saúde.
O aluno pode ter se deixado levar pelo tema esportivo e imaginado um dano físico ao equipamento do jogo, sem pensar no efeito dos remédios sobre a pessoa.
Raio-X da questão
Riscos dos remédios no esporte
diagnostico
Cuidados básicos com a saúde · Efeitos de medicamentos no organismo
Revise os efeitos do uso inadequado de medicamentos e substâncias no esporte sobre a saúde.
O aluno pode se distrair com alternativas absurdas e não reconhecer que o uso de remédios para melhorar o desempenho pode prejudicar a saúde.
saude
tomada_decisao
cotidiano
Questões parecidas com resolução
- Durante um campeonato de atletismo, um estudante conta que está usando uma substância que promete aumentar seu…
- João leu um artigo que relaciona o uso de substâncias para potencializar o desempenho esportivo. Qual a consequência…
- Ana, ao ler sobre atletas, ficou curiosa sobre o uso de substâncias para melhorar o desempenho. Quais os riscos de usar…
- Maria leu um artigo sobre o uso de substâncias para potencializar exercícios. Qual a principal consequência do uso…
- Discuta o impacto do uso de medicamentos em atletas.
- Analise as consequências do uso de medicamentos em atletas para melhorar desempenho.
🔎 Procurar outra questão
Procure no banco do GeraProva pelo tema ou por um trecho do enunciado. Cada questão já vem com resolução comentada e a análise de cada alternativa.
Professor: monte a prova com questões como esta, com gabarito e folha de respostas, em 30 segundos. Ver planos · Blog
