GeraProva GeraProva Provas com IA para professores do Brasil
Educação Física9º anoBNCC EF89EF09Média⏱ medio

Analise as consequências do uso de medicamentos em atletas para melhorar desempenho.

Publicado por Alexandre Lombardi dos Santos, fundador do GeraProva

Habilidade BNCC EF89EF09

Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.

Fonte: Base Nacional Comum Curricular (MEC).

Questão

Analise as consequências do uso de medicamentos em atletas para melhorar desempenho.

  1. A) Melhora garantida do desempenho
  2. B) Efeitos colaterais indesejados
  3. C) Aumento da vida útil dos atletas
  4. D) Uso sem supervisão é seguro
  5. E) Não afeta a saúde do atleta

✅ Resposta correta: alternativa B

Resolução passo a passo

  1. O enunciado pede que se analisem as consequências do uso de medicamentos por atletas para melhorar o desempenho. Ou seja, a resposta deve descrever um resultado real e esperado desse uso.
  2. Ao analisar cada alternativa, a opção B, efeitos colaterais indesejados, descreve uma consequência real e bem documentada: medicamentos usados sem indicação médica podem causar danos ao coração, ao fígado, aos hormônios e a outros órgãos do corpo.
  3. Por que as outras estão erradas: A) melhora garantida é falsa, pois o efeito varia de pessoa para pessoa e o uso pode não trazer ganho algum; C) aumento da vida útil é falso, pois o uso costuma encurtar a carreira e a saúde do atleta; D) uso sem supervisão seguro é falso, pois a ausência de acompanhamento médico aumenta os riscos; E) não afeta a saúde é falso, pois os medicamentos atuam no organismo e podem prejudicá-lo.
  4. Conclusão: a alternativa correta é a B, que coincide com o gabarito oficial.

💡 Dica: Considere os efeitos colaterais e éticos do uso de medicamentos.

Alternativa por alternativa

A Erradaerro: Senso comum

O aluno supõe que o medicamento sempre produz o efeito desejado, ignorando que a resposta do organismo é variável e que o uso não garante ganho de desempenho.

B Correta

Medicamentos podem causar sérios efeitos colaterais.

C Erradaerro: Interpretação

O aluno imagina que o cuidado com o desempenho pode prolongar a carreira, sem considerar que o uso de substâncias costuma desgastar o organismo e reduzir a longevidade esportiva.

D Erradaerro: Senso comuma que mais engana

O aluno acredita que, por ser um medicamento, o uso sem acompanhamento é seguro, confundindo a ideia de 'fácil acesso' com ausência de risco.

Por que engana: Acreditar que o uso de medicamentos sempre melhora o desempenho sem riscos à saúde.

E Erradaerro: Conceitual

O aluno pensa que substâncias usadas para melhorar o desempenho não atingem a saúde, desconsiderando que qualquer medicamento age no corpo e pode causar danos.

Raio-X da questão

Dificuldade Média
Bloom Analisar
Leitura medio
Discriminação alto
Peso pedagógico alto
Autonomia do enunciado completo
Cobertura da habilidade dupla
🧪 Simulado🩺 Diagnóstico🧮 Exige cálculo🏠 Cotidiano🔗 Interdisciplinar⭐ Representativa✍️ interpretativa🧩 consolidacao
🎯 Conceito central

uso de medicamentos em atletas

📌 Objetivo

diagnostico

🧱 Pré-requisitos

efeitos colaterais de medicamentos · uso de substancias em esportes

📚 Reveja

Revisar as implicações do uso de substâncias para desempenho esportivo.

⚠️ Erro mais comum

Acreditar que o uso de medicamentos sempre melhora o desempenho sem riscos à saúde.

🌎 Tema transversal

saude

🤝 Socioemocional

pensamento_critico

🏫 Contexto

cotidiano

Questões parecidas com resolução

Todas as questões de Ginástica de condicionamento físico

🔎 Resolver outra questão

Cole o enunciado e veja a resolução passo a passo, a alternativa correta e por que as outras estão erradas.

Professor: monte a prova com questões como esta, com gabarito e folha de respostas, em 30 segundos. Ver planos · Blog

Ocorreu um erro inesperado. Recarregar X

Rejoining the server...

Rejoin failed... trying again in seconds.

Failed to rejoin.
Please retry or reload the page.

The session has been paused by the server.

Failed to resume the session.
Please retry or reload the page.