GeraProva GeraProva Provas com IA para professores do Brasil
Educação FísicaCrianças pequenas (4a-5a11m)Média⏱ medio

Ana, ao ler sobre atletas, ficou curiosa sobre o uso de substâncias para melhorar o desempenho. Quais os…

Publicado por Alexandre Lombardi dos Santos, fundador do GeraProva

Questão

Ana, ao ler sobre atletas, ficou curiosa sobre o uso de substâncias para melhorar o desempenho. Quais os riscos de usar medicamentos sem orientação médica?

  1. A) Não há riscos se a dosagem for baixa.
  2. B) Pode causar problemas cardíacos.
  3. C) Melhora instantânea do desempenho.
  4. D) Não interfere na saúde mental.
  5. E) Ajuda apenas atletas profissionais.

✅ Resposta correta: alternativa B

Resolução passo a passo

  1. A pergunta pede os riscos de usar medicamentos sem orientação médica, especialmente para melhorar o desempenho de atletas.
  2. Analisando as alternativas, a afirmação correta é a B: o uso sem orientação médica pode causar problemas cardíacos, pois muitas substâncias afetam o coração, a pressão arterial e o ritmo cardíaco, e a dosagem inadequada aumenta esse perigo.
  3. A alternativa A está errada, pois não existe dosagem totalmente segura quando se usa medicamento sem acompanhamento, e doses baixas também podem causar reações adversas.
  4. A alternativa C está errada, pois substâncias usadas indevidamente não produzem melhora instantânea e segura do desempenho; o efeito é incerto e pode ser temporário ou acompanhado de danos.
  5. A alternativa D está errada, pois vários medicamentos podem alterar o humor, a ansiedade, o sono e outras funções ligadas à saúde mental.
  6. A alternativa E está errada, pois os riscos existem para qualquer pessoa, atleta profissional ou não, e a automedicação não é restrita a esse grupo.
  7. Conclusão: o gabarito oficial B está correto.

💡 Dica: Considere os efeitos colaterais e a saúde a longo prazo.

Alternativa por alternativa

A Erradaerro: Senso comuma que mais engana

O aluno acredita que doses pequenas de medicamentos são inofensivas e dispensam acompanhamento médico.

Por que engana: O aluno pode acreditar que o uso de substâncias é seguro se a dosagem for baixa, ignorando os riscos à saúde.

B Correta

Alguns medicamentos podem sobrecarregar o coração.

C Erradaerro: Conceitual

O aluno supõe que substâncias usadas para melhorar o desempenho geram resultados imediatos e sem efeitos colaterais, confundindo efeito aparente com benefício seguro.

D Erradaerro: Conceitual

O aluno acredita que medicamentos atuam apenas no corpo físico e não afetam humor, ansiedade ou sono, ignorando a ligação entre saúde física e mental.

E Erradaerro: Interpretação

O aluno entende que os riscos e o uso de substâncias para desempenho se restringem a atletas profissionais, desconsiderando que a automedicação pode afetar qualquer pessoa.

Raio-X da questão

Dificuldade Média
Bloom Analisar
Leitura medio
Discriminação medio
Peso pedagógico medio
Autonomia do enunciado completo
Cobertura da habilidade dupla
🧪 Simulado🩺 Diagnóstico🧮 Exige cálculo🏠 Cotidiano🔗 Interdisciplinar⭐ Representativa✍️ situacional🧩 progressao
🎯 Conceito central

uso de substâncias por atletas

📌 Objetivo

diagnostico

🧱 Pré-requisitos

uso de medicamentos · efeitos colaterais de substâncias

📚 Reveja

Revisar os riscos associados ao uso de medicamentos sem prescrição médica.

⚠️ Erro mais comum

O aluno pode acreditar que o uso de substâncias é seguro se a dosagem for baixa, ignorando os riscos à saúde.

🌎 Tema transversal

saude

🤝 Socioemocional

pensamento_critico

🏫 Contexto

cotidiano

Questões parecidas com resolução

🔎 Procurar outra questão

Procure no banco do GeraProva pelo tema ou por um trecho do enunciado. Cada questão já vem com resolução comentada e a análise de cada alternativa.

Professor: monte a prova com questões como esta, com gabarito e folha de respostas, em 30 segundos. Ver planos · Blog

Ocorreu um erro inesperado. Recarregar X

Rejoining the server...

Rejoin failed... trying again in seconds.

Failed to rejoin.
Please retry or reload the page.

The session has been paused by the server.

Failed to resume the session.
Please retry or reload the page.