GeraProva GeraProva Provas com IA para professores do Brasil
BiologiaENEMBNCC EM13CNT207Média⏱ curto

João experimentou um novo energético que promete aumentar a concentração. Após duas horas, ele começou a…

Publicado por Alexandre Lombardi dos Santos, fundador do GeraProva

Habilidade BNCC EM13CNT207

Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar.

Fonte: Base Nacional Comum Curricular (MEC).

Questão

João experimentou um novo energético que promete aumentar a concentração. Após duas horas, ele começou a sentir ansiedade e palpitações. Qual substância psicoativa pode ter causado esses efeitos no sistema nervoso?

  1. A) Etanol
  2. B) Cafeína
  3. C) Nicotine
  4. D) Anfetamina
  5. E) Cannabis

✅ Resposta correta: alternativa B

Resolução passo a passo

  1. A questão associa um energético, que promete aumentar a concentração, aos sintomas de ansiedade e palpitações, que são efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso central e o coração. Passo 2: Resolvendo por conta própria, a substância típica de energéticos é a cafeína, um estimulante do sistema nervoso central que bloqueia receptores de adenosina, reduz a sonolência, aumenta a atividade neural e pode acelerar os batimentos cardíacos. Passo 3: Os efeitos surgem após algum tempo da ingestão, compatível com a absorção e o pico de concentração da cafeína no sangue. Passo 4: Por que as outras estão erradas: A) etanol é um depressor do sistema nervoso central, causando sedação e não ansiedade com palpitações típicas de estimulante. C) a nicotina (grafia correta em português) é estimulante, mas não é um componente usual de energéticos, e o enunciado pede a substância do energético. D) a anfetamina é um estimulante potente que causaria sintomas semelhantes, mas não é ingrediente comum de energéticos vendidos legalmente. E) a cannabis, principalmente pelo THC, tende a causar relaxamento, euforia e às vezes ansiedade, mas não é um estimulante cardíaco típico nem está associada a energéticos. Passo 5: Conclusão: a alternativa B, cafeína, é a mais coerente com o contexto do energético e com os sintomas descritos, concordando com o gabarito oficial. A questão tem um pouco de ambiguidade, pois a anfetamina também produziria esses efeitos, mas o contexto do energético torna a cafeína a resposta mais adequada.

💡 Dica: Identifique a substância psicoativa associada aos sintomas descritos.

Alternativa por alternativa

A Erradaerro: Senso comum

O aluno pode associar qualquer bebida ou substância social à sensação de agitação, sem perceber que o etanol deprime o sistema nervoso central.

B Correta

A cafeína é um estimulante que pode causar ansiedade e palpitações.

C Erradaerro: Interpretação

O aluno sabe que a nicotina é estimulante, mas esquece que o enunciado fala de um energético e não de cigarro ou produto com tabaco.

D Erradaerro: Conceituala que mais engana

O aluno sabe que a anfetamina é um potente estimulante e assume que ela estaria presente, sem considerar que não é ingrediente usual de energéticos.

Por que engana: Confundir os efeitos da cafeína com os de outras substâncias, como a anfetamina, que pode causar reações mais intensas de ansiedade.

E Erradaerro: Conceitual

O aluno associa a cannabis a ansiedade e alterações psíquicas e ignora que o efeito típico dela não é estimulante cardíaco nem está ligado a energéticos.

Raio-X da questão

Dificuldade Média
Bloom Aplicar
Leitura medio
Discriminação alto
Peso pedagógico medio
Autonomia do enunciado completo
Cobertura da habilidade unica
🧪 Simulado🩺 Diagnóstico🧮 Exige cálculo🏠 Cotidiano🔗 Interdisciplinar⭐ Representativa✍️ situacional🧩 progressao
🎯 Conceito central

substâncias psicoativas

📌 Objetivo

diagnostico

🧱 Pré-requisitos

efeitos de substâncias psicoativas · sistema nervoso

📚 Reveja

Revisar os efeitos das substâncias psicoativas no sistema nervoso.

⚠️ Erro mais comum

Confundir os efeitos da cafeína com os de outras substâncias, como a anfetamina, que pode causar reações mais intensas de ansiedade.

🌎 Tema transversal

saude

🤝 Socioemocional

pensamento_critico

🏫 Contexto

cotidiano

Questões parecidas com resolução

Todas as questões de Efeitos de substâncias psicoativas no sistema nervoso

🔎 Procurar outra questão

Procure no banco do GeraProva pelo tema ou por um trecho do enunciado. Cada questão já vem com resolução comentada e a análise de cada alternativa.

Professor: monte a prova com questões como esta, com gabarito e folha de respostas, em 30 segundos. Ver planos · Blog

Ocorreu um erro inesperado. Recarregar X

Rejoining the server...

Rejoin failed... trying again in seconds.

Failed to rejoin.
Please retry or reload the page.

The session has been paused by the server.

Failed to resume the session.
Please retry or reload the page.