GeraProva GeraProva Provas com IA para professores do Brasil
Educação Física9º anoFácil⏱ curto

Identifique uma consequência do uso excessivo de dispositivos eletrônicos na coordenação motora.

Publicado por Alexandre Lombardi dos Santos, fundador do GeraProva

Questão

Identifique uma consequência do uso excessivo de dispositivos eletrônicos na coordenação motora.

  1. A) Melhora da coordenação motora fina.
  2. B) Aumento da força muscular.
  3. C) Diminuição da agilidade física.
  4. D) Aumento da resistência física.
  5. E) Melhora da postura durante atividades físicas.

✅ Resposta correta: alternativa C

Resolução passo a passo

  1. O enunciado pede uma consequência do uso excessivo de dispositivos eletrônicos sobre a coordenação motora. Esse uso costuma reduzir o tempo de movimento corporal, de brincadeiras e de atividades práticas, e a falta de estímulo motor tende a diminuir a agilidade física. Passo 2: Portanto, a alternativa C (Diminuição da agilidade física) é a consequência que se associa ao problema descrito. Passo 3: A alternativa A está errada porque o uso excessivo de telas favorece o sedentarismo e pouco treina a coordenação motora fina, em vez de melhorá-la. Passo 4: A alternativa B está errada porque a força muscular depende de treino de resistência e de atividade física regular, e o uso excessivo de eletrônicos não a aumenta. Passo 5: A alternativa D está errada porque a resistência física se desenvolve com exercício contínuo, e a inatividade associada às telas a reduz. Passo 6: A alternativa E está errada porque a postura durante atividades físicas depende da prática de exercícios e da consciência corporal, e o uso prolongado de telas costuma piorar a postura, não melhorá-la. Passo 7: Conclusão: o gabarito oficial C está correto e coerente com o enunciado.

💡 Dica: Pense nas habilidades motoras afetadas pelo uso de eletrônicos.

Alternativa por alternativa

A Erradaerro: Senso comum

O aluno supõe que qualquer atividade com as mãos, como digitar ou tocar em telas, treina a motricidade fina e, por isso, melhora a coordenação.

B Erradaerro: Conceituala que mais engana

O aluno associa o uso de aparelhos a movimento corporal e imagina que isso ganha força muscular, sem perceber que o ganho de força exige esforço físico intenso e repetido.

Por que engana: Confundir os efeitos negativos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos com benefícios físicos, como aumento de força ou resistência.

C Correta

Pode afetar negativamente a agilidade.

D Erradaerro: Conceitual

O aluno confunde resistência física com qualquer tipo de atividade prolongada, pensando que ficar muito tempo usando aparelhos desenvolve a resistência do corpo.

E Erradaerro: Interpretação

O aluno pensa que a postura melhora com o uso de dispositivos, talvez por ler a alternativa como algo positivo ou por não relacionar a postura à prática de exercícios.

Raio-X da questão

Dificuldade Fácil
Bloom Lembrar
Leitura baixo
Discriminação medio
Peso pedagógico medio
Autonomia do enunciado completo
Cobertura da habilidade unica
🧪 Simulado🩺 Diagnóstico🧮 Exige cálculo🏠 Cotidiano🔗 Interdisciplinar⭐ Representativa✍️ direta🧩 consolidacao
🎯 Conceito central

uso de dispositivos eletrônicos

📌 Objetivo

avaliacao

🧱 Pré-requisitos

efeitos do uso de tecnologia · coordenação motora humana

📚 Reveja

Revisar os efeitos do uso excessivo de tecnologia na saúde.

⚠️ Erro mais comum

Confundir os efeitos negativos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos com benefícios físicos, como aumento de força ou resistência.

🌎 Tema transversal

saude

🤝 Socioemocional

tomada_decisao

🏫 Contexto

cotidiano

Questões parecidas com resolução

🔎 Resolver outra questão

Cole o enunciado e veja a resolução passo a passo, a alternativa correta e por que as outras estão erradas.

Professor: monte a prova com questões como esta, com gabarito e folha de respostas, em 30 segundos. Ver planos · Blog

Ocorreu um erro inesperado. Recarregar X

Rejoining the server...

Rejoin failed... trying again in seconds.

Failed to rejoin.
Please retry or reload the page.

The session has been paused by the server.

Failed to resume the session.
Please retry or reload the page.