GeraProva GeraProva Provas com IA para professores do Brasil
Educação Física9º anoBNCC EF89EF09Difícil⏱ medio

Qual a relação entre uso de medicamentos e desempenho físico?

Publicado por Alexandre Lombardi dos Santos, fundador do GeraProva

Habilidade BNCC EF89EF09

Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.

Fonte: Base Nacional Comum Curricular (MEC).

Questão

Qual a relação entre uso de medicamentos e desempenho físico?

  1. A) Não há relação.
  2. B) Medicamentos sempre melhoram o desempenho.
  3. C) Risco de dependência e efeitos colaterais.
  4. D) Aumentam a resistência física apenas.
  5. E) Podem ser usados sem supervisão médica.

✅ Resposta correta: alternativa C

Resolução passo a passo

  1. A pergunta pede a relação entre o uso de medicamentos e o desempenho físico, ou seja, o que se pode afirmar de forma geral sobre essa relação.
  2. Medicamentos podem alterar o desempenho físico, mas não de forma sempre positiva. Seus efeitos dependem do tipo de substância, da dose, do tempo de uso e da condição de quem usa.
  3. A alternativa C afirma que existem riscos de dependência e efeitos colaterais, o que descreve corretamente a relação: o uso pode trazer benefícios, mas também danos ao organismo, por isso é a resposta mais adequada.
  4. A alternativa A está errada, pois há relação entre medicamentos e desempenho físico, já que substâncias podem modificá-lo.
  5. A alternativa B está errada porque a palavra 'sempre' torna a afirmação absoluta; medicamentos nem sempre melhoram o desempenho e podem até prejudicá-lo.
  6. A alternativa D está errada porque restringe o efeito a apenas um aspecto, a resistência, enquanto os efeitos podem ser muito variados e não se limitam a ela.
  7. A alternativa E está errada porque descreve uma prática inadequada e perigosa, não uma relação geral entre medicamento e desempenho; o uso correto deve ser orientado por profissional de saúde.
  8. Conclusão: o gabarito oficial C está correto.

💡 Dica: Considere os efeitos dos medicamentos no corpo durante a atividade física.

Alternativa por alternativa

A Erradaerro: Senso comum

O aluno acredita que medicamentos e desempenho físico não se influenciam, ignorando que substâncias podem alterar o funcionamento do corpo.

B Erradaerro: Interpretaçãoa que mais engana

O aluno entende que qualquer medicamento sempre aumenta o desempenho, desconsiderando efeitos negativos e a variação de resultados conforme a substância e a dose.

Por que engana: Achar que medicamentos sempre melhoram o desempenho físico sem considerar riscos e efeitos colaterais.

C Correta

Medicações podem causar dependência e efeitos adversos.

D Erradaerro: Conceitual

O aluno associa o efeito dos medicamentos apenas a um ganho de resistência, sem perceber que os efeitos sobre o desempenho e o organismo são mais amplos.

E Erradaerro: Interpretação

O aluno confunde a pergunta sobre a relação geral com uma característica de uso, tomando o uso sem orientação como se fosse a relação em si, o que não responde ao que foi perguntado.

Raio-X da questão

Dificuldade Difícil
Bloom Analisar
Leitura medio
Discriminação medio
Peso pedagógico medio
Autonomia do enunciado completo
Cobertura da habilidade dupla
🧪 Simulado🩺 Diagnóstico🧮 Exige cálculo🏠 Cotidiano🔗 Interdisciplinar⭐ Representativa✍️ interpretativa🧩 progressao
🎯 Conceito central

medicamentos e desempenho físico

📌 Objetivo

diagnostico

🧱 Pré-requisitos

efeitos dos medicamentos no corpo · noções básicas de desempenho físico

📚 Reveja

Revisar os efeitos dos medicamentos no desempenho atlético.

⚠️ Erro mais comum

Achar que medicamentos sempre melhoram o desempenho físico sem considerar riscos e efeitos colaterais.

🌎 Tema transversal

saude

🤝 Socioemocional

pensamento_critico

🏫 Contexto

cotidiano

Questões parecidas com resolução

Todas as questões de Ginástica de condicionamento físico

🔎 Resolver outra questão

Cole o enunciado e veja a resolução passo a passo, a alternativa correta e por que as outras estão erradas.

Professor: monte a prova com questões como esta, com gabarito e folha de respostas, em 30 segundos. Ver planos · Blog

Ocorreu um erro inesperado. Recarregar X

Rejoining the server...

Rejoin failed... trying again in seconds.

Failed to rejoin.
Please retry or reload the page.

The session has been paused by the server.

Failed to resume the session.
Please retry or reload the page.