GeraProva GeraProva Provas com IA para professores do Brasil
Educação Física9º anoBNCC EF89EF09Média⏱ medio

Discuta os riscos da automedicação em atletas.

Publicado por Alexandre Lombardi dos Santos, fundador do GeraProva

Habilidade BNCC EF89EF09

Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.

Fonte: Base Nacional Comum Curricular (MEC).

Questão

Discuta os riscos da automedicação em atletas.

  1. A) Aumenta a segurança no desempenho
  2. B) Promove recuperação mais rápida
  3. C) Pode causar efeitos adversos
  4. D) É uma prática aceitável entre atletas
  5. E) Melhora o desempenho sempre

✅ Resposta correta: alternativa C

Resolução passo a passo

  1. O enunciado pede que se discutam os riscos da automedicação em atletas, ou seja, quais perigos essa prática traz para a saúde e o desempenho de quem pratica esporte.
  2. Analisando as alternativas, a ideia de risco implica possibilidade de dano. A alternativa C, 'Pode causar efeitos adversos', descreve exatamente um risco: tomar medicamentos sem orientação profissional pode provocar reações indesejadas, interações com outras substâncias, mascaramento de sintomas e, em alguns casos, problemas com regras antidoping.
  3. As demais alternativas são incorretas. A alternativa A afirma que a automedicação aumenta a segurança, o que contraria o conceito de risco. A alternativa B afirma que ela promove recuperação mais rápida, afirmação sem base, pois a recuperação depende de diagnóstico e tratamento adequados. A alternativa D afirma que a prática é aceitável, o que ignora os perigos discutidos. A alternativa E afirma que a automedicação melhora o desempenho sempre, uma generalização absoluta e falsa, já que o uso indevido pode prejudicar o rendimento.
  4. Conclusão: a alternativa correta é a C, que coincide com o gabarito oficial.

💡 Dica: Considere os efeitos colaterais e a dependência de substâncias.

Alternativa por alternativa

A Erradaerro: Senso comum

O aluno pode ter entendido que tomar medicamentos por conta própria traz segurança por dar autonomia ao atleta sobre a própria saúde, ignorando que a prática envolve riscos.

B Erradaerro: Senso comum

O aluno pode ter associado medicamento a recuperação imediata, acreditando que qualquer remédio acelera a cicatrização ou o alívio de lesões sem necessidade de diagnóstico.

C Correta

Efeitos adversos são comuns em uso inadequado.

D Erradaerro: Senso comum

O aluno pode ter confundido prática comum com prática aceitável, supondo que, por ser frequente entre atletas, a automedicação seja adequada.

E Erradaerro: Atençãoa que mais engana

O aluno pode ter lido a expressão 'melhora o desempenho' como verdade absoluta, sem perceber que o advérbio 'sempre' generaliza indevidamente a afirmação.

Por que engana: Achar que automedicação é segura e sempre benéfica para o desempenho atlético.

Raio-X da questão

Dificuldade Média
Bloom Avaliar
Leitura medio
Discriminação medio
Peso pedagógico medio
Autonomia do enunciado completo
Cobertura da habilidade dupla
🧪 Simulado🩺 Diagnóstico🧮 Exige cálculo🏠 Cotidiano🔗 Interdisciplinar⭐ Representativa✍️ interpretativa🧩 progressao
🎯 Conceito central

automedicação em atletas

📌 Objetivo

diagnostico

🧱 Pré-requisitos

riscos da automedicação · efeitos colaterais de medicamentos

📚 Reveja

Revisar os riscos e consequências da automedicação em esportes.

⚠️ Erro mais comum

Achar que automedicação é segura e sempre benéfica para o desempenho atlético.

🌎 Tema transversal

saude

🤝 Socioemocional

pensamento_critico

🏫 Contexto

cotidiano

Questões parecidas com resolução

Todas as questões de Ginástica de condicionamento físico

🔎 Procurar outra questão

Procure no banco do GeraProva pelo tema ou por um trecho do enunciado. Cada questão já vem com resolução comentada e a análise de cada alternativa.

Professor: monte a prova com questões como esta, com gabarito e folha de respostas, em 30 segundos. Ver planos · Blog

Ocorreu um erro inesperado. Recarregar X

Rejoining the server...

Rejoin failed... trying again in seconds.

Failed to rejoin.
Please retry or reload the page.

The session has been paused by the server.

Failed to resume the session.
Please retry or reload the page.