Durante uma orientação de saúde na escola, foi explicado que certas substâncias estimulantes podem deixar o…
Publicado por Alexandre Lombardi dos Santos, fundador do GeraProva
Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
Fonte: Base Nacional Comum Curricular (MEC).Questão
Durante uma orientação de saúde na escola, foi explicado que certas substâncias estimulantes podem deixar o sistema nervoso mais ativo. Uma pessoa que as utilizou relatou ficar muito desperta, com pulsação mais rápida e mãos trêmulas. Explique como a ação dessa substância no sistema nervoso pode causar o estado de alerta e as mudanças no corpo relatadas pela pessoa.
✍️ Questão dissertativa: veja abaixo a resposta esperada e a explicação.
Resposta esperada
A substância pode aumentar a atividade do sistema nervoso, deixando a pessoa mais alerta e com reações mais rápidas. Essa maior atividade também pode acelerar os batimentos cardíacos e provocar tremores nas mãos.
Explicação
A resposta relaciona o aumento da atividade do sistema nervoso ao estado de alerta e a efeitos corporais, como pulsação acelerada e tremores, citados no texto-base.
Raio-X da questão
Efeito estimulante no sistema nervoso.
Explicar efeitos est
Função geral do sistema nervoso. · Batimentos cardíacos e tremores como sinais do corpo.
Alterações corporais causadas por estimulantes.
Afirmar que a substância diminui a atividade do sistema nervoso.
Saúde
Autocuidado
Orientação de saúde
Questões parecidas com resolução
- Durante uma atividade escolar, Ana tomou uma substância estimulante. Esse tipo de substância atua no sistema nervoso e…
- Uma turma fez um registro do próprio dia: antes da prova, alguns alunos tomaram uma bebida energética. Depois, relataram…
- Em uma roda de conversa, um aluno contou que um colega tomou uma bebida com muito estimulante antes de dormir para…
- Uma estudante relatou que tomou várias latas de bebida energizante no mesmo dia para estudar. Depois, disse sentir o…
- Em uma atividade de educação para a saúde, um cartaz comparou dois relatos: no primeiro, uma pessoa que usou uma…
- Analise o caso: um adolescente que começou a usar estimulantes (ex.: anfetaminas) relata insônia, aumento da frequência…
Todas as questões de Interação entre os sistemas locomotor e nervoso
🔎 Procurar outra questão
Procure no banco do GeraProva pelo tema ou por um trecho do enunciado. Cada questão já vem com resolução comentada e a análise de cada alternativa.
Professor: monte a prova com questões como esta, com gabarito e folha de respostas, em 30 segundos. Ver planos · Blog
