GeraProva GeraProva Provas com IA para professores do Brasil
Educação Física8º anoBNCC EF89EF09Difícil⏱ longo

Discuta os riscos do uso de medicamentos para aumentar o desempenho físico em crianças. Quais consequências…

Publicado por Alexandre Lombardi dos Santos, fundador do GeraProva

Habilidade BNCC EF89EF09

Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.

Fonte: Base Nacional Comum Curricular (MEC).

Questão

Discuta os riscos do uso de medicamentos para aumentar o desempenho físico em crianças. Quais consequências podem surgir no desenvolvimento delas?

✍️ Questão dissertativa: veja abaixo a resposta esperada e a explicação.

Resposta esperada

O uso de medicamentos para aumentar desempenho em crianças pode causar sérios riscos à saúde. Consequências incluem problemas de crescimento, dependência, distúrbios alimentares e psicológicos. A pressão para performar pode afetar a autoestima e levar a uma relação negativa com a atividade física e saúde. A educação sobre hábitos saudáveis é essencial para evitar tais riscos.

Explicação

A resposta aborda os principais riscos associados ao uso de medicamentos para melhorar o desempenho físico em crianças, destacando as consequências físicas e psicológicas. Além disso, enfatiza a importância da educação sobre hábitos saudáveis como uma forma de prevenção. Essa abordagem integral é fundamental para compreender os impactos negativos que tais práticas podem ter no desenvolvimento infantil.

Raio-X da questão

Dificuldade Difícil
Bloom Avaliar
Leitura alto
Discriminação alto
Peso pedagógico alto
Autonomia do enunciado completo
Cobertura da habilidade multipla
🧪 Simulado🩺 Diagnóstico🧮 Exige cálculo🏠 Cotidiano🔗 Interdisciplinar⭐ Representativa✍️ interpretativa🧩 desafio
🎯 Conceito central

uso de medicamentos em crianças

📌 Objetivo

diagnostico

🧱 Pré-requisitos

uso de medicamentos · desenvolvimento infantil

📚 Reveja

Revisar os efeitos de medicamentos no desenvolvimento infantil.

⚠️ Erro mais comum

O aluno pode subestimar os riscos e consequências do uso de medicamentos, acreditando que não há efeitos colaterais significativos.

🌎 Tema transversal

saude

🤝 Socioemocional

pensamento_critico

🏫 Contexto

cientifico

Questões parecidas com resolução

Todas as questões de Ginástica de condicionamento físico

🔎 Procurar outra questão

Procure no banco do GeraProva pelo tema ou por um trecho do enunciado. Cada questão já vem com resolução comentada e a análise de cada alternativa.

Professor: monte a prova com questões como esta, com gabarito e folha de respostas, em 30 segundos. Ver planos · Blog

Ocorreu um erro inesperado. Recarregar X

Rejoining the server...

Rejoin failed... trying again in seconds.

Failed to rejoin.
Please retry or reload the page.

The session has been paused by the server.

Failed to resume the session.
Please retry or reload the page.