GeraProva GeraProva Provas com IA para professores do Brasil
Educação Física8º anoBNCC EF89EF09Fácil⏱ longo

Em um artigo sobre saúde e bem-estar, discorra sobre os riscos do uso de medicamentos para melhorar o…

Publicado por Alexandre Lombardi dos Santos, fundador do GeraProva

Habilidade BNCC EF89EF09

Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.

Fonte: Base Nacional Comum Curricular (MEC).

Questão

Em um artigo sobre saúde e bem-estar, discorra sobre os riscos do uso de medicamentos para melhorar o desempenho físico e como isso pode afetar a saúde a longo prazo. Inclua exemplos de substâncias comuns utilizadas.

✍️ Questão dissertativa: veja abaixo a resposta esperada e a explicação.

Resposta esperada

O uso de medicamentos para melhorar o desempenho pode levar a problemas sérios como dependência e efeitos colaterais. Exemplos incluem esteróides anabolizantes, que podem causar doenças cardiovasculares e hormonais, e estimulantes que podem afetar o sistema nervoso. O importante é promover saúde de maneira equilibrada, evitando excessos.

Explicação

A resposta aborda os riscos associados ao uso de medicamentos para desempenho físico, citando exemplos específicos que ilustram os perigos à saúde. Ela enfatiza as consequências negativas a longo prazo, como dependência e problemas cardiovasculares, promovendo uma visão equilibrada sobre saúde. Além disso, a mensagem central é a importância de buscar melhorias no desempenho de forma saudável e sustentável.

Raio-X da questão

Dificuldade Fácil
Bloom Criar
Leitura alto
Discriminação alto
Peso pedagógico alto
Autonomia do enunciado completo
Cobertura da habilidade multipla
🧪 Simulado🩺 Diagnóstico🧮 Exige cálculo🏠 Cotidiano🔗 Interdisciplinar⭐ Representativa✍️ interpretativa🧩 desafio
🎯 Conceito central

uso de medicamentos e saúde

📌 Objetivo

avaliacao

🧱 Pré-requisitos

efeitos de medicamentos no corpo · importância da saúde física

📚 Reveja

Revisar os efeitos colaterais de substâncias para desempenho físico.

⚠️ Erro mais comum

O aluno pode descrever apenas os benefícios do uso de medicamentos, ignorando os riscos e efeitos colaterais associados.

🌎 Tema transversal

saude

🤝 Socioemocional

pensamento_critico

🏫 Contexto

cientifico

Questões parecidas com resolução

Todas as questões de Ginástica de condicionamento físico

🔎 Procurar outra questão

Procure no banco do GeraProva pelo tema ou por um trecho do enunciado. Cada questão já vem com resolução comentada e a análise de cada alternativa.

Professor: monte a prova com questões como esta, com gabarito e folha de respostas, em 30 segundos. Ver planos · Blog

Ocorreu um erro inesperado. Recarregar X

Rejoining the server...

Rejoin failed... trying again in seconds.

Failed to rejoin.
Please retry or reload the page.

The session has been paused by the server.

Failed to resume the session.
Please retry or reload the page.