Como o uso de anfetaminas afeta o sistema nervoso?
Publicado por Alexandre Lombardi dos Santos, fundador do GeraProva
Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
Fonte: Base Nacional Comum Curricular (MEC).Questão
Como o uso de anfetaminas afeta o sistema nervoso?
- A) Reduz a atenção
- B) Aumenta a ansiedade
- C) Não influencia o humor
- D) Diminui a frequência cardíaca
- E) Impacto positivo no sistema nervoso
✅ Resposta correta: alternativa B
Resolução passo a passo
- Anfetaminas são estimulantes do sistema nervoso central. Elas aumentam a liberação de neurotransmissores como dopamina e noradrenalina, o que deixa a pessoa mais alerta e agitada, mas também pode provocar efeitos indesejados como nervosismo, irritabilidade e ansiedade. Passo 2: A alternativa B, aumenta a ansiedade, descreve um efeito conhecido e típico do uso dessas substâncias, por isso é a resposta mais adequada entre as opções. Passo 3: A alternativa A está errada, pois as anfetaminas tendem a aumentar a atenção e o estado de alerta, e não a reduzi-los. Passo 4: A alternativa C está errada, pois essas substâncias atuam diretamente no humor, podendo causar euforia seguida de irritabilidade ou depressão. Passo 5: A alternativa D está errada, pois as anfetaminas aceleram o coração e aumentam a pressão arterial, em vez de diminuir a frequência cardíaca. Passo 6: A alternativa E está errada, pois o termo positivo não corresponde aos efeitos dessas drogas, que são estimulantes com riscos à saúde, como dependência, arritmias e insônia. Passo 7: O gabarito oficial B está coerente com a análise, pois a questão é de caráter geral e a ansiedade é um efeito real e documentado. Ressalva: a resposta depende do nível de detalhamento esperado pela banca, já que a euforia e o aumento de alerta também são efeitos centrais, mas não estão entre as alternativas.
💡 Dica: Pesquise sobre os efeitos das anfetaminas no sistema nervoso.
Alternativa por alternativa
O aluno pode ter associado a dependência ou o uso excessivo da substância à perda de concentração, achando que a droga dispersa a mente. Ele confunde o efeito estimulante com um efeito sedativo.
Por que engana: Confundir os efeitos das anfetaminas, acreditando que reduzem a atenção ou não influenciam o humor.
Podem causar aumento da ansiedade e agitação.
O aluno pode acreditar que a substância atua só no corpo físico e não afeta o humor, desconhecendo que estimulantes alteram a liberação de dopamina e noradrenalina, que regulam o humor e a motivação.
O aluno pode ter confundido anfetaminas com depressores do sistema nervoso, como calmantes, que reduzem o ritmo cardíaco. Ele aplica a lógica de substâncias sedativas a um estimulante.
O aluno pode ter interpretado o termo positivo de forma genérica, supondo que qualquer estímulo ao cérebro é benéfico. Ele ignora os riscos e danos associados ao uso dessas substâncias.
Raio-X da questão
efeitos das anfetaminas
diagnostico
sistema nervoso humano · efeitos de substancias no corpo
Revisar os efeitos das substâncias psicoativas no corpo humano.
Confundir os efeitos das anfetaminas, acreditando que reduzem a atenção ou não influenciam o humor.
saude
tomada_decisao
cientifico
Questões parecidas com resolução
- Como o uso de drogas pode impactar o sistema nervoso?
- Quais os efeitos do uso de drogas no sistema nervoso?
- Uma pessoa usou uma droga. Como essa droga pode alterar o sistema nervoso?
- Analise como as drogas estimulantes afetam o sistema nervoso e o comportamento.
- O que acontece com o sistema nervoso quando uma pessoa usa drogas?
- Qual efeito típico no sistema nervoso ocorre após o consumo de substâncias estimulantes, como a cafeína?
🔎 Resolver outra questão
Cole o enunciado e veja a resolução passo a passo, a alternativa correta e por que as outras estão erradas.
Professor: monte a prova com questões como esta, com gabarito e folha de respostas, em 30 segundos. Ver planos · Blog
