GeraProva GeraProva Provas com IA para professores do Brasil
Pesquisa

Como escolher materiais de leitura no fundamental: prazer e desafio também contam

Estudos com crianças em diferentes países mostram que a escolha de leituras envolve preferências, autonomia e contexto. Veja o que essas pesquisas podem inspirar na seleção de materiais para sua turma.

Como escolher materiais de leitura no fundamental: prazer e desafio também contam

A seleção de materiais de leitura para alunos do fundamental pode considerar não só a dificuldade dos textos, mas também o prazer, os interesses e a possibilidade de escolha das crianças. Estudos no Butão e em escolas do leste de Londres investigaram essas preferências e encontraram diferentes maneiras de escolher: algumas crianças valorizam textos desafiadores; outras preferem leituras prazerosas ou ligadas à própria cultura.

Cena hipotética: numa mesa de leitura do 4º ano, há contos, histórias em quadrinhos, textos informativos e livros com diferentes níveis de desafio. Algumas crianças escolhem pela capa; outras procuram um tema conhecido ou querem experimentar algo novo. A professora observa que a mesma seleção pode despertar curiosidade em uma criança e parecer distante para outra.

Essa cena resume uma decisão cotidiana: como organizar materiais que convidem os alunos a ler, sem reduzir a escolha a uma única medida de dificuldade? Pesquisas com crianças de diferentes países ajudam a pensar nessa pergunta, mostrando que prazer, autonomia, desafio, representação e conversa sobre as leituras também entram na escolha.

O que é seleção de materiais de leitura para alunos do fundamental em outros países e por que importa para o professor?

Selecionar materiais de leitura é decidir quais textos ficam disponíveis, como são apresentados e que espaço os alunos têm para escolhê-los. Na rotina escolar, isso aparece na montagem de uma biblioteca de sala, na escolha de títulos para leitura individual, na organização de rodas de leitura e na definição de obras para discussão coletiva. Não é apenas escolher textos considerados adequados: também envolve criar condições para que diferentes crianças encontrem motivos para começar e continuar lendo.

Os estudos reunidos aqui vêm de contextos distintos: duas escolas do leste de Londres, escolas primárias do Butão, um programa nacional do Chile e uma intervenção literária na Suíça. Eles não propõem uma lista universal de títulos nem uma fórmula única de seleção. Em conjunto, ajudam a olhar para dimensões que podem ser consideradas pelo professor: o que atrai as crianças, como elas escolhem, que lugar têm as leituras prazerosas e desafiadoras e como a conversa sobre um texto pode ampliar a experiência.

O assunto importa porque uma coleção disponível não garante, por si só, que os alunos se envolvam com ela. A escolha pode depender de elementos variados e de oportunidades concretas de explorar os materiais. Ao mesmo tempo, a seleção escolar tem objetivos: apoiar a aprendizagem, ampliar repertórios e oferecer experiências que talvez não apareçam na escolha espontânea. O trabalho docente está nesse equilíbrio, e as pesquisas não tratam prazer e intencionalidade pedagógica como dimensões que precisam se excluir.

O que a pesquisa recente mostra sobre a escolha de leituras?

Os estudos mais diretamente ligados à seleção investigam como crianças escolhem textos e livros, quais preferências expressam e o que relatam sobre experiências de leitura. Outras pesquisas aqui ajudam a pensar o uso dos materiais: uma discute a avaliação de um programa de leitura no Chile; outra analisa uma intervenção com obras literárias e conversas em pequenos grupos na Suíça. Esse conjunto oferece pistas, mas cada estudo responde a perguntas diferentes.

A escolha das crianças tem motivos variados, não apenas a dificuldade do texto

Em duas escolas de ensino fundamental do leste de Londres, Reedy e Reedy observaram crianças de aproximadamente 6, 8 e 10 anos enquanto elas escolhiam materiais de leitura de um conjunto previamente selecionado. Os textos variavam em gênero, faixa etária recomendada e representação de grupos diversos. Depois da escolha, as crianças foram entrevistadas para que os pesquisadores compreendessem os fatores considerados. A análise identificou sete temas principais, embora o resumo não enumere quais são eles. As falas destacadas no título apontam motivos diferentes: reconhecer elementos da própria cultura, querer um desafio e gostar dos aspectos visuais de um texto (Reedy, 2024).

Para o professor, o ponto útil não é transformar essas falas em uma regra de seleção, mas perceber que a escolha infantil pode reunir dimensões diferentes. Uma criança pode se aproximar de um texto porque encontra algo familiar; outra, porque quer testar seus limites; outra, porque um elemento visual chama sua atenção. A pesquisa investigou escolhas autônomas em um conjunto de materiais preparado pelos pesquisadores, não uma escolha irrestrita em uma biblioteca inteira. Ainda assim, ela convida a observar o que as crianças dizem sobre suas decisões, em vez de presumir que o interesse depende somente do nível de leitura.

O estudo foi realizado em Londres, e suas conclusões não determinam como crianças brasileiras escolherão. As coleções, as línguas, os repertórios culturais e as condições de acesso variam. A contribuição transferível é uma pergunta de trabalho: que motivos os alunos desta turma apresentam quando escolhem? Uma breve conversa sobre escolhas pode revelar critérios que não ficam visíveis apenas pela contagem de páginas ou pela classificação de dificuldade.

Prazer, desafio e formas de escolher podem coexistir

O estudo de Pem e Sukavatee investigou opiniões de estudantes butaneses do quarto ano sobre leitura extensiva. Dezesseis estudantes participaram; seis também foram entrevistados. Os autores relatam que a leitura extensiva teve impacto positivo no desenvolvimento das proficiências linguísticas gerais, conforme os resultados do estudo. As preferências não foram uniformes: alguns participantes preferiram livros desafiadores, enquanto muitos outros preferiram livros prazerosos a textos acadêmicos. Também houve diferenças nas formas de escolher livros e nos locais preferidos para ler (Pem, 2024).

Essa variedade importa porque “o aluno gosta de ler” não descreve necessariamente o que ele quer ler, como quer escolher ou onde se sente confortável. O estudo não apresenta uma preferência única para todas as crianças; pelo contrário, informa que as respostas variaram. Para a seleção de materiais, isso sustenta uma composição menos estreita: não depender apenas de textos acadêmicos, nem concluir que todos preferem leituras fáceis ou sempre prazerosas. Há alunos que procuram desafio, enquanto outros valorizam o prazer, e as duas motivações podem estar presentes no mesmo grupo.

O contexto é o de escolas primárias do Butão, onde, segundo o resumo, a leitura extensiva ainda não havia sido implementada nem avaliada como conceito. Os participantes sugeriram que ela fosse implementada em contextos semelhantes de escolas primárias butanesas. Isso não equivale a uma recomendação automática para o Brasil: as condições de ensino de línguas, os acervos e as práticas escolares são diferentes. O resultado é útil como convite para perguntar aos próprios alunos que materiais, formatos e espaços de leitura fazem sentido para eles, sem presumir que uma experiência internacional possa ser reproduzida sem adaptação.

Materiais e leitura também precisam ser acompanhados por avaliação

No Chile, Honorato-Errázuriz e colegas desenvolveram, validaram e realizaram um estudo piloto de questionários destinados a avaliar um programa nacional de leitura, especialmente no período de recuperação educacional pós-pandemia. O instrumento abrangia a proficiência em leitura de estudantes do primeiro ano do ensino fundamental, o uso de tecnologia e materiais de leitura na educação infantil e a compreensão e o uso das informações do programa por diferentes atores. O estudo relata que os questionários foram validados e apresentaram resultados de confiabilidade considerados robustos pelos autores (Honorato-Errázuriz, 2024).

Essa pesquisa não testa qual gênero, livro ou formato as crianças preferem, nem compara coleções para indicar a melhor. Sua relação com a seleção é outra: materiais fazem parte de uma iniciativa de leitura que pode ser acompanhada por perguntas organizadas sobre uso e compreensão. Para a prática escolar, isso ajuda a separar duas decisões. Uma é escolher materiais; outra é verificar se eles estão sendo usados e se a proposta de leitura está chegando aos envolvidos. Uma coleção pode ser bem intencionada e, ainda assim, o professor precisar observar como ela entra na rotina.

O caso chileno é um programa nacional daquele país, não uma política brasileira. Os questionários foram desenvolvidos para avaliar esse contexto e não devem ser tratados como instrumentos prontos para aplicar em qualquer escola do Brasil. A ideia mais geral é que o acompanhamento pode ajudar a tomar decisões sobre programas e recursos, desde que as perguntas correspondam à realidade local e sejam adequadas ao propósito da avaliação.

O modo de conversar sobre obras também influencia a experiência de leitura

Na Suíça, Dammert e colegas examinaram uma intervenção literária baseada na abordagem Quality Talk. Participaram nove professores e 104 alunos do quarto e do quinto ano. Ao longo de um ano letivo, os estudantes do grupo de intervenção leram e discutiram, em pequenos grupos, quatro obras de ficção literária; os professores receberam acompanhamento baseado em vídeos para conduzir as conversas. O estudo encontrou uma mudança de práticas mais monológicas para práticas mais dialógicas entre os professores e contribuições de maior qualidade nas discussões dos alunos (Dammert, 2026).

Entre as mudanças relatadas, professores passaram a fazer menos perguntas de teste, controlar menos a alternância de turnos e avaliar menos as respostas. Também se tornaram mais propensos a usar movimentos de fala associados à discussão dialógica. Nas contribuições dos estudantes, os pesquisadores observaram aumento de perguntas autênticas, fala cumulativa e exploratória, raciocínio e explicações elaboradas. O estudo não comparou métodos para escolher os títulos nem afirma que qualquer obra produzirá esses efeitos. Ele mostra que a seleção pode ser pensada junto com o uso: uma obra literária pode ser lida em uma rotina que abre espaço para interpretações e conversa entre alunos.

O contexto suíço e a intervenção específica limitam qualquer generalização direta. Ainda assim, há uma aplicação plausível: ao escolher uma obra para leitura compartilhada, considerar se ela oferece pontos de vista, dilemas ou situações que possam sustentar perguntas abertas. Isso é uma sugestão de aplicação, não uma conclusão de que um tipo particular de livro seja superior. A pesquisa desloca parte da atenção do acervo para a interação que acontece depois que o texto é escolhido.

Os estudos lado a lado

Os quatro estudos abaixo se relacionam com a seleção por ângulos distintos: escolha autônoma, preferências, avaliação de um programa que inclui materiais e discussão de obras. A tabela separa o que cada pesquisa investigou do que seus resumos relatam, para não transformar resultados diferentes em uma conclusão única.

Estudo (Autor, ano)O que investigouO que relataContexto
Reedy (2024)Fatores que influenciam a escolha autônoma de textos por crianças.Identificou sete temas principais na análise das escolhas; as falas destacadas indicam motivos ligados à cultura, ao desafio e a elementos visuais.Duas escolas do leste de Londres; crianças de aproximadamente 6, 8 e 10 anos.
Pem (2024)Opiniões de estudantes sobre leitura extensiva, materiais, seleção de livros, local de leitura e benefícios percebidos.Relata impacto positivo nas proficiências linguísticas gerais e preferências diversas: alguns escolheram livros desafiadores; muitos preferiram leituras prazerosas a textos acadêmicos.Butão; estudantes do quarto ano; 16 participantes, com seis entrevistados.
Honorato-Errázuriz (2024)Validação e estudo piloto de questionários para avaliar um programa nacional de leitura.Relata validade e confiabilidade dos instrumentos; eles abrangem proficiência leitora, uso de tecnologia e materiais e compreensão das informações do programa.Chile; programa nacional; inclui estudantes do primeiro ano e educação infantil.
Dammert (2026)Intervenção literária e mudanças nas práticas docentes e contribuições dos estudantes em discussões.Relata passagem para práticas mais dialógicas e contribuições estudantis com mais perguntas autênticas, exploração, raciocínio e explicações elaboradas.Suíça; nove professores e 104 estudantes do quarto e quinto anos; quatro obras de ficção ao longo de um ano letivo.

Quais pontos em comum e divergências aparecem entre os estudos?

Um ponto em comum é que a leitura escolar envolve mais do que a presença física de textos. Reedy e Pem olham diretamente para escolhas e preferências das crianças; Dammert mostra como a interação em torno de obras pode configurar a experiência de leitura; Honorato-Errázuriz trata do acompanhamento de um programa que inclui materiais. Nenhum desses ângulos, isoladamente, resolve a seleção. Juntos, indicam que vale considerar tanto o que está disponível quanto o modo como os alunos se relacionam com os textos e como a escola acompanha sua proposta.

Há também uma tensão produtiva entre autonomia e intencionalidade. A escolha autônoma investigada em Londres permite observar critérios que as crianças mobilizam; a experiência butanesa mostra preferências variadas, entre desafio e prazer. Já a intervenção suíça organiza a leitura de obras específicas e uma discussão orientada. Isso não significa que o professor precise optar entre deixar escolher e propor uma leitura comum. São situações diferentes, úteis para objetivos diferentes: a escolha livre pode abrir espaço para interesses individuais, enquanto uma obra compartilhada pode sustentar conversa coletiva.

Os estudos diferem bastante em método, contexto e pergunta. Um analisa escolhas em grupos focais; outro investiga opiniões sobre leitura extensiva; um desenvolve instrumentos para avaliar um programa; outro acompanha uma intervenção literária. Portanto, não é possível comparar os resultados como se fossem testes de uma mesma estratégia de seleção. Também permanecem perguntas abertas: que combinação de escolha livre e títulos indicados funciona em cada turma? Como as preferências variam ao longo do tempo? Que recursos são necessários para oferecer variedade real? Os resumos não permitem responder a essas questões em conjunto.

O que isso significa para a sala de aula?

Para a prática, as pesquisas servem como ponto de partida para observar, selecionar e rever materiais, não como receita pronta. As propostas abaixo são aplicações possíveis inspiradas pelos temas dos estudos; não são resultados testados diretamente em todas as escolas ou contextos mencionados.

1. Pergunte aos alunos por que escolheram determinado texto

Aplicação: depois de uma escolha livre, convide a criança a explicar o motivo, sem transformar a conversa em uma prova de interpretação. Numa turma hipotética, um aluno pode dizer que escolheu uma história porque reconheceu um tema familiar; outro, porque parece difícil. Anotar motivos recorrentes ajuda o professor a conhecer o repertório de interesse da turma. A pesquisa de Reedy (2024) investigou justamente fatores associados à escolha autônoma e mostra a utilidade de tratar as razões das crianças como parte da decisão pedagógica.

2. Ofereça variedade de motivos para se aproximar da leitura

Aplicação: organize materiais que convidem por diferentes caminhos, como assuntos familiares, gêneros diversos e elementos visuais atraentes. Em uma cena hipotética, uma criança encontra uma história com referências culturais que reconhece, enquanto outra se interessa por um texto com um tema novo. A variedade não garante que todos escolherão algo, mas evita pressupor um único critério de interesse. Essa proposta dialoga com os diferentes motivos destacados no estudo de Londres, sem afirmar que a mesma combinação será ideal para toda turma brasileira.

3. Combine opções prazerosas e textos que proponham desafio

Aplicação: em vez de classificar a turma inteira como preferindo textos fáceis ou difíceis, deixe disponíveis alternativas com graus distintos de exigência e permita que os alunos expliquem suas escolhas. Numa turma hipotética, alguns estudantes podem optar por uma leitura que consideram desafiadora, enquanto outros procuram uma história que lhes dê prazer imediato. As preferências relatadas por estudantes do Butão mostram essa diversidade (Pem, 2024). O professor pode acompanhar se o desafio está convidando à leitura ou se está afastando o aluno, sem transformar essa observação em julgamento de capacidade.

4. Converse sobre formatos, modos e lugares de leitura

Aplicação: investigue não apenas quais livros os alunos preferem, mas também como escolhem e em que condições gostam de ler. Uma conversa simples pode perguntar se preferem escolher sozinhos, receber sugestões ou ouvir uma indicação de colega. Em uma situação hipotética, parte da turma pode valorizar a leitura silenciosa, enquanto outros gostam de comentar o texto depois. Pem e Sukavatee encontraram diferenças nas preferências de locais e formas de escolha entre os participantes; a aplicação local deve partir da realidade da turma, não presumir que essas preferências sejam iguais no Brasil.

5. Planeje o que acontece depois da escolha

Aplicação: ao propor uma obra comum, pense em como os alunos poderão conversar sobre ela. Em vez de perguntar apenas “qual é a resposta certa?”, o professor pode abrir espaço para perguntas genuínas, explicações e construção de ideias entre colegas. Numa turma hipotética, depois de uma história com um dilema, grupos pequenos discutem o que cada personagem poderia ter feito e por quê. A intervenção suíça relatou mudanças nas práticas de discussão e nas contribuições dos estudantes, mas essa proposta é uma adaptação de sala, não garantia de resultados iguais (Dammert, 2026).

6. Faça pequenos registros sobre o uso dos materiais

Aplicação: crie um acompanhamento simples para perceber quais materiais são escolhidos, quais ficam de lado e que comentários aparecem. Numa turma hipotética, o professor registra por algumas semanas os gêneros mais procurados e conversa com os alunos sobre os motivos. O objetivo não é transformar cada leitura em uma planilha de desempenho, mas usar observações para rever a oferta. O estudo chileno lembra que avaliação e uso de materiais podem fazer parte do acompanhamento de programas. A forma de registro sugerida aqui é uma possibilidade local, não o instrumento validado no Chile (Honorato-Errázuriz, 2024).

7. Reveja a seleção com base no que a turma mostra

Aplicação: trate o acervo como algo que pode ser ajustado. Se os alunos não se aproximam de certo conjunto de textos, vale investigar se o tema, a apresentação, o acesso ou a proposta de leitura está dificultando o encontro. Numa situação hipotética, a professora mantém alguns títulos pouco procurados por seu valor pedagógico, mas acrescenta opções que dialogam com os interesses revelados nas conversas. Essa decisão combina observação e intenção docente. Os estudos não oferecem um método universal de revisão de acervo; a sugestão é transformar as evidências da própria turma em uma pergunta para o planejamento.

O que muda quando aplicamos essas ideias ao contexto brasileiro?

No Brasil, a principal adaptação é não importar conclusões como se fossem instruções prontas. As pesquisas citadas foram realizadas em Inglaterra, Butão, Chile e Suíça, com sistemas escolares, repertórios linguísticos, coleções e propostas diferentes. O estudo chileno envolve um programa nacional específico; o butanês trata de leitura extensiva em um contexto no qual ela ainda não havia sido implementada nem avaliada; o suíço examina uma intervenção estruturada. Esses cenários oferecem perguntas úteis, não um modelo automaticamente transferível.

Uma questão particularmente importante é a diversidade da turma brasileira. Alunos podem ter histórias familiares, referências culturais, experiências de leitura e formas de acesso a materiais distintas. O estudo londrino torna visível que reconhecimento cultural pode aparecer entre os motivos de escolha. Isso não autoriza concluir que um único tipo de representação será adequado a todos. Como aplicação, o professor pode revisar se a seleção oferece perspectivas variadas e perguntar aos estudantes o que sentem falta de encontrar, respeitando a realidade do acervo disponível.

Também é preciso considerar as condições concretas da escola. Uma proposta de escolha autônoma depende de haver opções acessíveis; uma discussão literária depende de tempo e organização; acompanhar um programa exige perguntas proporcionais ao que a escola pode observar. Se o acervo é pequeno, o professor pode alternar materiais, organizar empréstimos ou propor escolhas entre os textos disponíveis, deixando claro que são adaptações possíveis. As pesquisas não descrevem as condições de cada escola brasileira, por isso a adequação deve ser feita com conhecimento do contexto local.

Por fim, prazer e desafio não precisam virar categorias rígidas. A preferência de uma criança pode mudar de um texto para outro, e um material inicialmente escolhido pelo tema pode acabar sendo desafiador. Em vez de definir antecipadamente o que cada aluno deve gostar, o professor pode observar as escolhas, oferecer mediação e permitir novas tentativas. Essa postura preserva a intenção pedagógica sem apagar a voz dos leitores.

Quais são os limites desta leitura?

Este artigo se baseia nos resumos de quatro estudos recentes, e não na leitura integral dos trabalhos. Os resumos permitem identificar perguntas investigadas, contextos e resultados relatados, mas não oferecem todos os detalhes necessários para avaliar instrumentos, procedimentos, critérios de seleção ou limites metodológicos de cada pesquisa. Por isso, as recomendações de sala foram apresentadas como aplicações possíveis, não como efeitos comprovados em qualquer escola.

Há perguntas que ficam em aberto: quais características específicas dos textos pesaram mais nas escolhas das crianças de Londres? Como as preferências se relacionam com a evolução da leitura em diferentes contextos? Que critérios foram usados para selecionar as quatro obras da intervenção suíça? Como os instrumentos chilenos se comportam fora do programa para o qual foram desenvolvidos? Para responder com precisão, é necessário consultar os estudos completos e verificar detalhes que não aparecem nos resumos.

A leitura integral faz ainda mais sentido se o professor ou a equipe pretende adotar uma intervenção, usar um instrumento de avaliação, comparar resultados ou sustentar uma decisão institucional. Para uma reflexão inicial sobre a organização do acervo, os resumos já ajudam a formular perguntas; para replicar métodos ou atribuir efeitos a uma prática, é importante examinar os artigos completos e verificar o quanto o contexto pesquisado se aproxima do contexto da escola.

Como o GeraProva ajuda com a seleção de materiais de leitura?

Depois de escolher textos, o professor pode criar perguntas de compreensão, atividades de interpretação ou avaliações relacionadas às leituras trabalhadas, ajustando-as aos objetivos da turma. O GeraProva pode apoiar essa etapa com o gerador de provas do GeraProva; para conhecer a plataforma, há também o cadastro grátis. A ferramenta não substitui a escolha pedagógica dos materiais nem a conversa com os alunos: pode ajudar a preparar atividades a partir do trabalho que o professor já planejou.

Perguntas frequentes sobre escolha de materiais de leitura

Como escolher livros de leitura para uma turma do ensino fundamental?

As pesquisas reunidas não oferecem uma lista universal de livros nem uma regra única de seleção. Elas sugerem considerar mais de um aspecto: os motivos que levam as crianças a escolher, a variedade de preferências e as possibilidades de conversar sobre as obras. Uma aplicação prática é disponibilizar opções diferentes, observar o que atrai os alunos e perguntar por que escolheram cada texto. A decisão final continua ligada aos objetivos da aula, ao acervo existente e ao contexto da turma. A escolha pode ser revista conforme o professor acompanha o uso dos materiais.

É melhor deixar os alunos escolherem livremente ou indicar as leituras?

Os estudos não comparam diretamente escolha livre e indicação docente como alternativas concorrentes. A pesquisa de Reedy investigou escolhas autônomas; a intervenção de Dammert trabalhou com obras literárias discutidas em pequenos grupos. São propostas diferentes, que podem servir a objetivos diferentes. Como aplicação, o professor pode reservar momentos de escolha individual e também propor uma leitura comum para a turma. A escolha livre permite conhecer interesses; a obra compartilhada pode sustentar uma conversa coletiva planejada. O equilíbrio depende das metas, do tempo e das opções realmente disponíveis na escola.

Devo priorizar livros fáceis para que as crianças gostem de ler?

O estudo com estudantes do quarto ano no Butão não sustenta uma preferência única por livros fáceis. Alguns participantes preferiram livros desafiadores, enquanto muitos preferiram livros prazerosos a textos acadêmicos. Isso aponta para uma variedade de respostas, não para uma regra que sirva a toda criança. Uma aplicação possível é oferecer leituras com diferentes níveis de exigência e acompanhar como os alunos reagem. O professor pode conversar sobre a escolha e apoiar quem encontra dificuldade, sem presumir que o desafio sempre afasta ou que o prazer depende de um texto simples.

O que as crianças levam em conta ao escolher um texto?

Em duas escolas do leste de Londres, o estudo de Reedy analisou fatores que influenciavam a escolha autônoma de textos. O resumo destaca falas relacionadas a reconhecer a própria cultura, querer um desafio e gostar de elementos visuais, além de informar que a análise identificou sete temas principais. Esses exemplos mostram que a escolha pode envolver dimensões diferentes, mas não permitem afirmar que sejam os únicos critérios ou que apareçam da mesma forma em todas as turmas. Uma aplicação é perguntar aos alunos o que os fez escolher um texto e usar as respostas para conhecer melhor a turma.

Como saber se os materiais de leitura estão funcionando para minha turma?

Os estudos não fornecem um teste único para avaliar o acervo de qualquer escola. O trabalho realizado no Chile desenvolveu e validou questionários para acompanhar um programa nacional de leitura, incluindo aspectos relacionados ao uso de materiais. Esse instrumento pertence àquele contexto e não deve ser tomado como ferramenta pronta para o Brasil. Na prática, o professor pode acompanhar quais materiais são procurados, conversar com os alunos e observar como as leituras entram nas atividades. Esses registros simples são uma aplicação local, não uma medida validada pelas pesquisas citadas.

Escolher um bom livro basta para promover discussões de qualidade?

O estudo suíço mostra que a experiência não depende apenas da obra: a intervenção combinou quatro obras de ficção, leitura em pequenos grupos e acompanhamento dos professores para conduzir as conversas. Os autores relatam mudanças nas práticas docentes e contribuições dos alunos com mais perguntas autênticas, exploração e explicações elaboradas. O estudo não conclui que qualquer livro produzirá esse efeito por si só. Como aplicação, ao selecionar uma leitura compartilhada, o professor pode considerar se ela oferece assuntos que sustentem perguntas abertas e planejar como os alunos terão espaço para construir ideias juntos.

Referências

  1. Reedy, A.; Reedy, D. (2024). “Porque me lembra a minha cultura.” “Porque quero me desafiar.” “Porque gosto de todas as estrelas e dos arabescos.” O que influencia a escolha autônoma de textos pelas crianças? ('Because It Reminds Me of My Culture.' 'Because I Want to Challenge Myself.' 'Because I Like All the Stars and the Swirls.' What Influences Children's Independent Choice of Text?). Literacy. Link.
  2. Pem, K.; Sukavatee, P. (2024). Opiniões de estudantes butaneses do quarto ano sobre a leitura extensiva (Bhutanese Fourth Grade Students' Opinions towards Extensive Reading). LEARN Journal: Language Education and Acquisition Research Network. Link.
  3. Honorato-Errázuriz, J.; Bastidas-Schade, V.; Ramírez-Montoya, M.-S. (2024). Mensuração de um Programa Nacional de Leitura: elaboração, validação e aplicação piloto de questionários (Measuring a National Reading Program: Questionnaires Design, Validation and Pilot Testing). Journal of Social Studies Education Research. Link.
  4. Dammert, Y.; Gasser, L.; Murphy, P. K. (2026). Efeitos de uma Intervenção Literária nas Práticas Monológicas e Dialógicas dos Professores e na Qualidade das Contribuições dos Alunos (Effects of a Literary Intervention on Teachers' Monologic and Dialogic Practices and the Quality of Students' Contributions). Instructional Science: An International Journal of the Learning Sciences. Link.

Que tal observar nesta semana o que seus alunos procuram quando escolhem uma leitura? Uma conversa curta pode render boas pistas para a próxima seleção.

Encontrou um erro neste conteúdo? Veja nossa política editorial e avise a gente.

Monte uma prova com questões como estas

O GeraProva busca questões com gabarito comentado e BNCC no acervo e monta a prova pronta para imprimir.

Criar minha prova

Artigos relacionados

0 comentários

Nome
E-mail (não é publicado)
Comentário
Questões resolvidas Resolução passo a passo, gabarito e o erro de cada alternativa315.687 questões
Ver todas as questões →
Ocorreu um erro inesperado. Recarregar X

Rejoining the server...

Rejoin failed... trying again in seconds.

Failed to rejoin.
Please retry or reload the page.

The session has been paused by the server.

Failed to resume the session.
Please retry or reload the page.