Pesquisa-ação participativa com jovens: quem escolhe o problema muda o processo
Estudos recentes mostram que a escolha aberta dos temas pelos jovens pode favorecer a consciência crítica e a agência cívica. Veja como transformar perguntas da turma em investigação e ação na escola.
Uma investigação sobre a própria escola muda de sentido quando os estudantes deixam de ser apenas fontes de informação e passam a escolher o que merece ser investigado. Mas o que caracteriza a pesquisa-ação participativa com jovens? Por que a escolha do tema importa tanto? E como um professor pode criar uma experiência possível, respeitosa e útil para sua turma?
Estudos recentes respondem a essas perguntas de modos diferentes: alguns acompanham projetos em escolas, outros analisam atividades extracurriculares, experiências com arte ou a participação de jovens em decisões. Em conjunto, ajudam a pensar como transformar inquietações estudantis em perguntas, produção de conhecimento e ações — sem presumir que toda turma precisa seguir um único modelo.
O que é pesquisa-ação participativa com jovens e por que importa para o professor?
Pesquisa-ação participativa com jovens é uma forma de investigação em que crianças e adolescentes participam ativamente de etapas como identificar um problema, formular perguntas, produzir e interpretar dados e pensar em ações. Em vez de falar sobre os estudantes sem ouvi-los, o processo reconhece que eles conhecem aspectos da vida escolar a partir de experiências que os adultos não vivenciam da mesma maneira. O professor pode atuar como facilitador, ajudando a organizar a investigação e a abrir caminhos para que os achados sejam considerados.
Na rotina escolar, o ponto de partida pode ser uma pergunta que surge dos próprios jovens: o que torna um espaço acolhedor? Como a carga de avaliações é percebida? Que mudanças ajudariam na convivência? A pesquisa não se resume a recolher opiniões. A ideia é que os estudantes participem da construção do percurso e que a investigação se conecte a alguma possibilidade de ação. Isso não significa prometer que toda demanda será atendida; significa tratar as perguntas com seriedade e explicar o que pode ou não ser feito.
A abordagem também traz uma questão de poder. Adultos costumam definir horários, regras, temas aceitáveis e formas de apresentar resultados. Se os jovens só podem escolher entre opções previamente decididas, sua participação pode ficar limitada. Um estudo com turmas de ensino fundamental II e médio na Califórnia identificou a seleção aberta de temas pelos jovens como um componente importante para criar oportunidades de desenvolvimento da consciência crítica (Neas, 2026). Isso não quer dizer que o professor abandone sua responsabilidade, mas que precisa distinguir entre orientar o processo e tomar todas as decisões por ele.
O que a pesquisa recente mostra?
Os estudos recentes mostram que a pesquisa participativa juvenil aparece em formatos e contextos distintos. Há pesquisas que examinam como a escolha do tema, a expressão criativa e a apresentação dos resultados podem apoiar a participação; outras acompanham o que jovens dizem sobre exames, bem-estar e condições escolares. As evidências não formam uma receita única. Elas ajudam a observar escolhas concretas de desenho: quem define a pergunta, como os dados são produzidos e para quem os resultados são apresentados.
Deixar os jovens escolherem o tema abre espaço para investigação crítica
Em quatro turmas de ensino fundamental II e ensino médio no norte da Califórnia, Neas e colaboradores investigaram componentes de programas de pesquisa-ação participativa com jovens. O estudo recorreu a grupos focais com jovens e entrevistas com educadores para explorar como o processo se relacionava com o desenvolvimento da consciência crítica. Um aspecto destacado pelos autores foi a escolha aberta de temas pelos jovens, em contraste com uma lista restrita definida pelos adultos facilitadores (Neas, 2026).
Para a prática, a distinção é importante. Oferecer opções pode facilitar a organização, mas também pode estreitar a investigação antes de ela começar. Uma escolha realmente aberta não exige que o adulto aceite qualquer proposta sem conversa: exige que a turma tenha espaço para propor temas e que os limites necessários sejam discutidos de forma transparente. O resumo do estudo apresenta a seleção dos temas como central para a oportunidade de desenvolver consciência crítica; não como garantia de que toda proposta levará a uma mudança.
Outro trabalho, realizado em uma escola de ensino médio na Tailândia, mostra que participação e influência adulta precisam ser compreendidas dentro das relações de poder de cada contexto. Jovens pesquisadores investigaram a insatisfação com a necessidade de frequentar aulas pagas além das aulas regulares. Eles registraram aspectos dessa experiência por meio de fotografias, compartilharam imagens com a gestão e produziram dados de uma pesquisa mais ampla. Segundo o estudo, os estudantes defenderam e formularam mudanças positivas em sua vida escolar; a pesquisa também permitiu à gestão tomar decisões fundamentadas em evidências (Martı, 2025).
O estudo tailandês também apresenta uma tensão relevante: a expectativa de diálogo entre jovens e adultos em condições de igualdade pode não corresponder a contextos com hierarquias rígidas. Os autores propõem considerar parcerias com adultos aliados que reconheçam essas relações de poder. Isso não equivale a desistir da voz juvenil; significa pensar quais formas de colaboração tornam possível que os jovens apresentem evidências e influenciem decisões dentro das condições concretas da instituição.
Arte, reflexão e produção de dados podem caminhar juntas
Uma colaboração desenvolvida ao longo de um ano letivo entre uma professora de Língua Inglesa do nono ano e um projeto universitário em uma escola urbana examinou a integração de métodos autobiográficos baseados em arte à pesquisa participativa. Mais de cem estudantes se envolveram em narrativas por meio de colagem, poesia e escrita narrativa. O estudo analisou trabalhos produzidos pelos estudantes, questionários, entrevistas e uma entrevista com a professora (Rahill, 2025).
Os autores relatam que a expressão criativa serviu simultaneamente como dado e como ação, e posicionam a reflexão como uma fase fundamental do processo. Em termos pedagógicos, isso chama atenção para uma possibilidade: a investigação não precisa começar e terminar em formulários. Modos diferentes de expressão podem apoiar a exploração de identidades e a comunicação de perspectivas. O estudo documenta uma implementação específica; não afirma que arte seja a melhor escolha para toda turma ou tema.
A pesquisa mostra ainda como uma prática integrada à sala de aula pode articular reflexão e participação. Para o professor, uma consequência útil é pensar com antecedência sobre o que cada forma de produção permite expressar e como os estudantes poderão decidir o que compartilhar. Uma colagem ou narrativa pessoal pode revelar experiências sensíveis; por isso, participação não deve ser confundida com obrigação de expor vivências particulares diante dos colegas.
Ouvir os jovens pode revelar como escola, avaliação e bem-estar se relacionam
Em uma pesquisa sobre educação e bem-estar, crianças e jovens participaram como pesquisadores: ajudaram a elaborar perguntas com adultos, produziram dados e formularam ações. Um questionário com questões abertas e fechadas foi respondido por 247 jovens que frequentavam uma instituição de ensino no leste de Londres. Os jovens pesquisadores e os adultos analisaram os dados em colaboração, e os jovens decidiram como apresentar e divulgar os resultados, inclusive em conferências e à Comissão Seleta de Educação do Reino Unido (Khawaja, 2025).
Os autores relatam que muitos participantes acreditavam que a escola e, em particular, os exames impunham estresse e pressão excessivos, que poderiam contribuir para dificuldades de saúde mental. Também tendiam a considerar que os exames não os preparavam adequadamente para o futuro. Esses resultados dizem respeito às percepções dos participantes daquele estudo; não devem ser convertidos automaticamente em uma descrição de todos os estudantes ou sistemas escolares.
O valor metodológico do trabalho está também em envolver jovens na elaboração das questões, na análise e na escolha de como comunicar os resultados. Uma investigação escolar pode perguntar não apenas “o que os estudantes pensam?”, mas também “quais perguntas deveriam ser feitas?” e “quem precisa ouvir o que encontrarmos?”. Esse deslocamento torna mais visível a participação juvenil ao longo do processo, em vez de concentrá-la somente na etapa de responder a um questionário.
Em entrevistas com doze estudantes ativistas do ensino médio, Somerville investigou como os jovens relacionavam justiça, condições escolares e bem-estar. Os participantes associaram a redução do bem-estar à reprodução, pela escola, de injustiças mais amplas; por outro lado, relataram maior bem-estar em “bolsões de humanidade” que se contrapunham a essas injustiças. A análise também chama atenção para a influência de condições externas à escola sobre as experiências dos estudantes (Somerville, 2025).
Esse estudo não é apresentado como um projeto de pesquisa-ação participativa em sala de aula, mas oferece um contraponto útil: ouvir jovens pode ajudar a perceber que bem-estar não depende apenas de características individuais. As condições e relações do ambiente escolar também entram na experiência. Para o professor, a contribuição é manter a pergunta aberta: que aspectos do cotidiano ampliam ou reduzem o sentimento de justiça e acolhimento, e o que está ao alcance da turma ou da escola?
A participação pode se ligar à agência cívica e a trajetórias futuras
Durand e colaboradores estudaram um programa extracurricular de pesquisa-ação participativa com jovens em que participaram quinze estudantes do ensino fundamental II, a maioria jovens latinos. O programa incluía discussão de literatura juvenil e teorias críticas, pesquisa-ação e apresentação de achados e recomendações a colegas e professores. Com métodos etnográficos, os autores examinaram como essas práticas se relacionavam com a agência cívica dos jovens (Durand, 2025).
Os autores argumentam que as práticas favoreceram momentos que abriram novas oportunidades de agência cívica e poderiam levar a mudanças mais amplas orientadas pela justiça social. O contexto é um programa extracurricular, não uma turma regular brasileira. O estudo sugere que leitura, investigação e apresentação pública podem ser combinadas, mas não permite concluir que a mesma combinação produzirá os mesmos efeitos em qualquer escola.
Outro estudo procura compreender como a participação no YPAR durante o ensino médio se relaciona, na visão de ex-participantes, com suas mentalidades e escolhas de curso superior e carreira um ou mais anos depois da conclusão dos projetos. Os autores apresentam percepções dos participantes sobre essas conexões (Buckley-Marudas, 2025). O resumo não detalha quais escolhas ocorreram nem permite tratar o projeto como causa direta de trajetórias posteriores; sua contribuição é colocar a continuidade dos efeitos como pergunta relevante.
O papel adulto pode apoiar a participação sem ocupar o centro
Um artigo conceitual propõe aproximar a aprendizagem socioemocional situada da pesquisa-ação participativa juvenil. A proposta parte da ideia de que a aprendizagem acontece nas experiências compartilhadas por uma comunidade e defende estudantes, famílias e comunidades como cocriadores do bem-estar social e emocional. O texto apresenta a YPAR como possível ponto de partida para os estudantes identificarem e investigarem problemas e defenderem soluções para melhorar suas vidas e instituições. Também destaca a participação direta de orientadores escolares como facilitadores em parceria com professores (Paris, 2026).
Por ser uma proposta conceitual, o trabalho não deve ser lido como prova de que uma prática específica já produziu determinado resultado em todas as escolas. Ainda assim, ajuda a formular uma pergunta prática: que adultos precisam estar presentes para apoiar a investigação e, ao mesmo tempo, deixar espaço para os estudantes? O apoio pode envolver proteção, acesso a informações, organização de encontros e diálogo com a gestão, sem substituir a escolha juvenil sobre o que investigar.
Também é importante reconhecer que a formação dos adultos faz parte das condições do processo. Um estudo sobre desenvolvimento profissional crítico investigou como educadores da educação infantil ao ensino médio construíam sentidos sobre a branquitude enquanto aprendiam teorias relacionadas à YPAR. Os autores relatam que os educadores reconheciam a relação entre racismo sistêmico e danos aos estudantes, mas tanto nomeavam a branquitude quanto evitavam nomeá-la. Defendem que a formação ajude educadores a questioná-la e nomeá-la sem colocá-la no centro, além de apoiar práticas antirracistas concretas (Carmichael, 2025).
Esse estudo não relata uma investigação conduzida por estudantes, mas é pertinente porque mostra que facilitar participação exige reflexão adulta. Se um tema envolve desigualdade, não basta convidar os jovens a falar e depois tratar o problema como algo individual. É preciso considerar como os adultos interpretam as falas e que condições existem para que perspectivas diversas sejam levadas a sério.
Os estudos lado a lado
Os trabalhos reunidos abaixo investigam formatos diferentes de participação juvenil, desde projetos em sala até programas extracurriculares e análises conceituais. A tabela resume o foco e os resultados ou propostas relatados nos resumos disponíveis, sem sugerir que todos tenham o mesmo desenho de pesquisa.
| Estudo | O que investigou | O que relata | Contexto |
|---|---|---|---|
| Neas, 2026 | Componentes da YPAR ligados ao desenvolvimento da consciência crítica. | A escolha aberta de temas pelos jovens foi importante para criar oportunidades de desenvolver consciência crítica. | Quatro turmas de ensino fundamental II e médio; norte da Califórnia. |
| Rahill, 2025 | YPAR autobiográfica com métodos baseados em arte em sala de aula. | Mais de cem estudantes usaram colagem, poesia e escrita narrativa; expressão criativa funcionou como dado e ação. | Escola urbana; nono ano; colaboração de um ano letivo. |
| Martı, 2025 | YPAR sobre aulas pagas além das aulas regulares. | Fotografias e dados apoiaram reivindicações e mudanças positivas na vida escolar; hierarquias exigiram pensar em aliados adultos. | Escola de ensino médio na Tailândia. |
| Khawaja, 2025 | Perspectivas de jovens sobre educação, exames e bem-estar. | 247 participantes responderam a questionário; jovens participaram da pesquisa, análise e divulgação. Muitos associaram exames a estresse e pressão. | Instituição de ensino no leste de Londres. |
| Somerville, 2025 | Relações entre justiça escolar e bem-estar percebidas por jovens ativistas. | Injustiças escolares foram associadas à redução do bem-estar; “bolsões de humanidade”, a maior bem-estar. | Entrevistas com doze estudantes ativistas do ensino médio. |
| Durand, 2025 | Práticas de um programa extracurricular e agência cívica juvenil. | Discussão, pesquisa-ação e apresentação de recomendações abriram oportunidades de agência cívica. | Quinze estudantes do ensino fundamental II; programa extracurricular; maioria latinx. |
| Buckley-Marudas, 2025 | Percepções de ex-participantes sobre influências posteriores da YPAR. | Investiga conexões percebidas entre participação, mentalidades e escolhas de curso e carreira. | Ex-participantes do ensino médio; um ou mais anos após os projetos. |
| Paris, 2026 | Proposta de aprendizagem socioemocional situada articulada à YPAR. | Propõe comunidades de prática e participação de orientadores como facilitadores em parceria com professores. | Texto conceitual sobre educação básica, com foco em educação urbana. |
| Carmichael, 2025 | Como educadores constroem sentidos sobre branquitude em formação crítica ligada à YPAR. | Educadores reconhecem o racismo sistêmico, mas também podem ter dificuldade de nomear explicitamente a branquitude. | Educadores da educação infantil ao ensino médio; formação profissional. |
Pontos em comum e divergências entre os estudos
Um ponto em comum é a importância de tratar os jovens como participantes capazes de produzir interpretações, não apenas como pessoas que respondem a perguntas formuladas por adultos. Isso aparece de maneiras diferentes: na escolha dos temas (Neas, 2026), na decisão sobre a divulgação dos resultados (Khawaja, 2025), na produção de narrativas e imagens (Rahill, 2025; Martı, 2025) e na apresentação de recomendações a colegas e professores (Durand, 2025).
Outro eixo comum é a relação entre investigação e ação. Em alguns estudos, a ação aparece como defesa de mudanças ou apresentação de recomendações; em outros, como proposta conceitual ou possibilidade de ampliar a agência cívica. Nem todos os resumos descrevem mudanças concretas, e a investigação sobre trajetórias posteriores busca compreender conexões percebidas, não provar que a YPAR causou escolhas futuras (Buckley-Marudas, 2025). Distinguir o que foi observado do que é possibilidade evita prometer resultados que os estudos não estabelecem.
Há também diferenças importantes. Os trabalhos variam entre pesquisas qualitativas, uma experiência que inclui questionário respondido por 247 jovens, uma colaboração de sala de aula com mais de cem estudantes e uma proposta teórica. Seus contextos incluem os Estados Unidos, o Reino Unido e a Tailândia, além de ambientes escolares e extracurriculares. Assim, os resultados não são diretamente intercambiáveis: uma estratégia que funcionou dentro de um programa específico não pode ser presumida como igualmente viável em toda turma.
Uma tensão atravessa a ideia de participação: quanto espaço de decisão é possível quando adultos controlam os recursos e as regras institucionais? Neas destaca a abertura na escolha dos temas; o estudo na Tailândia chama atenção para hierarquias rígidas e para a importância de aliados adultos (Neas, 2026; Martı, 2025). Os resumos não resolvem como equilibrar autonomia, segurança, tempo curricular e capacidade real de influenciar decisões em cada escola. Essa é uma questão para ser negociada com os estudantes, não ocultada deles.
O que isso significa para a sala de aula?
Os estudos não fornecem um roteiro universal para todas as escolas. As propostas abaixo são aplicações possíveis inspiradas nos trabalhos, não resultados garantidos pela pesquisa. O professor pode adaptar o formato à idade dos estudantes, ao tempo disponível e às condições da escola, combinando participação real com limites explicados desde o começo.
1. Comece com perguntas dos estudantes, não com um tema fechado
Como aplicação, reserve um momento para a turma sugerir questões sobre a vida escolar e agrupe ideias parecidas sem decidir sozinho qual delas merece investigação. Imagine uma turma que propõe estudar o uso do pátio, a convivência nos intervalos e a quantidade de avaliações. A classe pode conversar sobre o que é investigável, quais limites existem e que pergunta é mais relevante para seus integrantes. Essa abertura se inspira no papel da seleção de temas identificado por Neas (2026), mas o formato concreto depende da turma e do contexto.
2. Explique com clareza o que a turma pode mudar
Como aplicação, antes de iniciar, diferencie decisões sob controle dos estudantes, decisões que exigem diálogo com a gestão e questões fora do alcance imediato da turma. Imagine que os jovens queiram alterar uma regra escolar: eles podem investigar como a regra afeta o cotidiano e preparar uma recomendação, mas talvez a decisão final dependa de outras pessoas. Apresentar essa condição desde o começo reduz falsas promessas e permite pensar em aliados. A atenção às hierarquias é especialmente relevante à luz do estudo realizado na Tailândia (Martı, 2025).
3. Ofereça mais de uma forma de produzir dados
Como aplicação, permita que os estudantes escolham entre conversa, questionário simples, observação combinada ou produção criativa, conforme a pergunta. Imagine uma turma que investiga quais espaços são percebidos como acolhedores: além de conversar, os estudantes poderiam criar poemas ou colagens sobre características dos espaços, sem obrigação de revelar experiências pessoais. A experiência com colagem, poesia e narrativa mostra um caminho possível para integrar expressão e investigação, mas não estabelece que toda forma artística seja adequada a qualquer tema (Rahill, 2025).
4. Deixe os jovens participarem da análise
Como aplicação, leve os registros de volta à turma e pergunte o que eles percebem, que ideias aparecem mais de uma vez e onde existem diferenças. Imagine que um questionário sobre avaliações reúna opiniões divergentes: em vez de escolher apenas a interpretação adulta, os estudantes podem ajudar a organizar as respostas e discutir o que cada conclusão permite afirmar. A participação conjunta na análise e na divulgação é descrita no estudo sobre educação e bem-estar de jovens no leste de Londres (Khawaja, 2025).
5. Planeje para quem os resultados serão apresentados
Como aplicação, combine com os estudantes quem precisa conhecer os achados e qual formato tornaria a comunicação compreensível. Uma turma que investiga o intervalo pode preparar uma conversa com representantes da gestão e colegas, em vez de encerrar o processo com uma atividade que só o professor lê. O programa estudado por Durand e colaboradores incluiu apresentação de achados e recomendações a colegas e professores (Durand, 2025). Isso inspira uma possibilidade, não obriga a escola a organizar uma apresentação formal.
6. Proteja o direito de não expor uma experiência pessoal
Como aplicação, ofereça alternativas para que ninguém precise contar publicamente algo íntimo para participar. Se a investigação aborda bem-estar, os estudantes podem analisar condições do ambiente escolar sem identificar colegas ou narrar situações particulares. A pesquisa com jovens sobre educação e saúde mental mostra a relevância de conhecer suas perspectivas, enquanto o trabalho com narrativas autobiográficas destaca o uso da expressão pessoal (Khawaja, 2025; Rahill, 2025). A decisão sobre o que compartilhar deve fazer parte do cuidado pedagógico, e não ser tratada como detalhe.
7. Convide outros adultos como apoio, sem transferir a eles a investigação
Como aplicação, identifique quais adultos podem ajudar a turma a acessar informações, dialogar com a gestão ou organizar uma ação. Imagine que os estudantes queiram entender uma regra e precisem conversar com a orientação escolar: o adulto pode facilitar o encontro, mas os jovens continuam responsáveis por formular o que desejam perguntar e apresentar. A proposta de envolver orientadores como facilitadores em parceria com professores oferece uma referência para pensar essa colaboração (Paris, 2026).
8. Faça uma devolutiva, mesmo quando a resposta for “não agora”
Como aplicação, encerre cada ciclo com uma conversa sobre o que foi ouvido, quais propostas serão consideradas e quais não poderão avançar. A turma pode registrar perguntas ainda sem resposta e decidir se há uma próxima etapa possível. Uma devolutiva honesta evita que a participação vire apenas coleta de opiniões. Os estudos mostram diferentes formas de comunicar achados e buscar mudanças, mas não garantem que toda recomendação será adotada; por isso, explicar o resultado institucional também faz parte do processo.
O que muda no contexto brasileiro?
O contexto muda muito, e os estudos não foram conduzidos em escolas brasileiras. Eles incluem experiências nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Tailândia, com organizações, estruturas escolares e relações institucionais próprias. Portanto, não é adequado importar regras, políticas ou formatos locais como se fossem automaticamente aplicáveis aqui. O que pode ser aproveitado são perguntas de desenho: quem escolhe o problema, como estudantes participam da análise e que pessoas têm poder para responder a uma recomendação.
Na escola brasileira, a viabilidade de um projeto vai depender de elementos que os resumos não permitem generalizar: tempo de aula, tamanho das turmas, recursos disponíveis, apoio da gestão e possibilidade de diálogo com a comunidade. Uma investigação breve pode começar com uma pergunta delimitada e poucos dados, desde que a participação dos estudantes seja real. Se a escola tem condições para um projeto mais longo, pode incluir revisão das perguntas, diferentes formas de produção de dados e uma devolutiva para quem participou.
Também é preciso cuidado ao discutir desigualdades. Os estudos sobre raça, justiça escolar e experiências de jovens foram produzidos em contextos específicos; suas categorias e debates não devem ser transplantados sem análise. Ao mesmo tempo, ajudam a lembrar que as experiências dos estudantes não são todas iguais e que questões de bem-estar e participação podem estar ligadas às condições da comunidade. Uma aplicação brasileira responsável começa ouvindo como os próprios jovens descrevem sua realidade e evitando que o adulto imponha interpretações antes da investigação.
Por fim, não é necessário apresentar a YPAR como uma atividade que resolverá problemas estruturais da escola. Uma investigação estudantil pode tornar uma questão mais visível, organizar evidências e abrir conversa; decisões e recursos podem depender de instâncias além da turma. Ser transparente sobre essa diferença protege a confiança dos estudantes e mantém a ação proporcional ao que a escola consegue fazer.
Quais são os limites desta leitura?
Este texto se baseia nos resumos de estudos recentes, não na leitura integral dos trabalhos. Os resumos informam os objetivos, alguns aspectos dos métodos e os resultados ou propostas principais, mas não oferecem todos os detalhes necessários para avaliar cada instrumento, etapa de análise ou condição de implementação. As experiências também variam em contexto, participantes e formato; não são uma amostra representativa de todas as escolas ou de todos os jovens.
Ficam em aberto perguntas importantes: quanto tempo cada prática exige? Como se distribuem as decisões entre estudantes e adultos ao longo de um projeto? Que apoios são necessários para envolver jovens com experiências diversas? Quais mudanças persistem depois da apresentação dos resultados? Os resumos não permitem comparar diretamente a eficácia dos diferentes modelos nem afirmar que uma estratégia produzirá os mesmos efeitos em uma escola brasileira.
Vale ler os estudos completos quando a escola pretende adotar um modelo específico, trabalhar com temas sensíveis, envolver parceiros externos ou avaliar resultados ao longo do tempo. A leitura integral também é importante para entender limites, procedimentos de consentimento e detalhes de análise que não cabem nesta síntese. Aqui, a proposta é oferecer uma leitura útil e fiel dos temas e achados disponíveis, não substituir essa consulta.
Como o GeraProva ajuda com este assunto?
A pesquisa participativa pode inspirar atividades de investigação, discussão e avaliação formativa, mas uma prova não substitui a escuta nem a participação dos jovens na escolha do problema. O gerador de provas do GeraProva pode ajudar a preparar questões e atividades de apoio, enquanto o cadastro grátis permite conhecer a plataforma. Use esses recursos como parte do planejamento, mantendo a investigação e as decisões pedagógicas nas mãos da comunidade escolar.
Perguntas frequentes sobre pesquisa-ação participativa com jovens
Pesquisa-ação participativa com jovens é o mesmo que pedir opinião à turma?
Não necessariamente. Pedir opiniões pode ser uma etapa, mas a pesquisa participativa envolve os jovens de forma mais ampla, por exemplo na escolha de perguntas, na produção e interpretação de dados e na comunicação dos achados. No estudo de Khawaja, os jovens participaram da elaboração das questões, da análise e da decisão sobre como divulgar os resultados (Khawaja, 2025). Isso ajuda a diferenciar uma consulta pontual de um processo em que estudantes têm participação em várias decisões, sem apagar o papel de facilitação dos adultos.
Que idade os estudantes precisam ter para participar?
Os estudos reunidos incluem participantes do ensino fundamental II, do ensino médio e, em um trabalho, crianças e jovens que frequentavam uma instituição de ensino. Eles não estabelecem uma idade mínima universal. Como aplicação, o professor pode ajustar a linguagem, o tamanho das etapas e o tipo de atividade à maturidade e às condições da turma. A questão central é oferecer participação compreensível e significativa, sem exigir que estudantes conduzam sozinhos tarefas que precisam de apoio adulto.
O professor deve deixar os jovens escolherem qualquer tema?
Os estudos não oferecem uma regra absoluta. Neas destaca a escolha aberta de temas como importante para criar oportunidades de desenvolver consciência crítica (Neas, 2026). Na prática, o professor pode acolher propostas e conversar com a turma sobre segurança, privacidade, tempo e limites de atuação. A abertura não significa prometer que toda demanda será resolvida, mas evitar restringir as perguntas antes de ouvi-las. Explicar por que certos limites existem é mais transparente do que fingir que a escolha é totalmente livre.
É possível fazer uma investigação participativa sem recursos especiais?
Os resumos não estabelecem um conjunto obrigatório de materiais. O estudo de Rahill descreve colagem, poesia e escrita narrativa; o trabalho na Tailândia relata o uso de fotografias produzidas pelos estudantes, além de dados de uma pesquisa mais ampla (Rahill, 2025; Martı, 2025). Como aplicação, uma turma pode escolher formas de registro compatíveis com o que tem disponível e com a pergunta investigada. O mais importante é decidir com os estudantes como produzir e interpretar informações, e não depender de um formato sofisticado.
Como evitar que a participação vire apenas uma atividade simbólica?
Uma forma de reduzir esse risco é envolver os jovens em decisões identificáveis e devolver o que aconteceu com suas contribuições. Khawaja relata que os jovens pesquisadores participaram da análise e escolheram como divulgar os resultados (Khawaja, 2025). Como aplicação, combine desde o início quais decisões cabem à turma, quem receberá os achados e como a escola responderá. Se uma proposta não puder ser adotada, explique a razão. A participação não garante que os adultos concordarão com tudo, mas precisa ter consequências visíveis no processo.
Pesquisa-ação participativa com jovens garante mudanças na escola?
Não. Os estudos relatam diferentes possibilidades e resultados, incluindo mudanças positivas em um contexto escolar na Tailândia e apresentação de recomendações em um programa extracurricular (Martı, 2025; Durand, 2025). Esses relatos não significam que toda pesquisa participativa levará a mudanças ou que os resultados se repetirão em qualquer instituição. Uma investigação pode organizar evidências, tornar experiências visíveis e abrir diálogo. A decisão final depende também de adultos, regras e recursos. É melhor apresentar a ação como possibilidade construída coletivamente, sem prometer um desfecho que a turma não controla.
Referências
- Neas, Sally; Worker, Steven; Kok, Car Mun; Espinoza, Dorina (2026). A PPAJ como processo: apoiando o desenvolvimento de jovens por meio da Pesquisa-Ação Participativa com Jovens (YPAR as Process: Supporting Youth Development through Youth Participatory Action Research). Afterschool Matters. Link.
- Rahill, Maggie; Godinez, Rosalinda; Voight, Adam M.; Buckley-Marudas, Mary Frances (2025). Pesquisa-Ação Participativa com Jovens (YPAR) Autobiográfica Baseada em Arte em uma Escola Urbana (Art-Based Autobiographical Youth Participatory Action Research (YPAR) in an Urban School). LEARNing Landscapes. Link.
- Martın Cummınğş (2025). YPAR e parcerias poderosas para a mudança: reconceptualizações da pesquisa-ação participativa liderada por jovens e da validade catalítica (YPAR and Powerful Partnerşhıpş for Chanğe: Reconceptualışatıonş of Youth-Led Partıcıpatory Actıon Reşearch and Catalytıc Valıdıty). Educational Action Research. Link.
- Khawaja, Jaspar; Bagley, Christopher; Ogundamisi, Tumi Mary; Mason, Reegan; Ngoma, Christevie (2025). Pesquisa-ação participativa juvenil: explorando as experiências de jovens com a educação e o bem-estar (Youth Participatory Action Research: Exploring Young People's Educational and Wellbeing Experiences). Educational Research. Link.
- Somerville, Kate (2025). Como “bolsões de humanidade” no ambiente escolar podem promover o bem-estar dos estudantes: perspectivas juvenis sobre justiça e bem-estar na escola (How School-Based "Pockets of Humanity" Can Promote Student Well-Being: Youth Perspectives on Justice and Well-Being in School). AERA Open. Link.
- Durand, E. Sybil; González, Taucia; Bertrand, Melanie (2025). “Queremos ajudar nossa comunidade”: Fomentando a agência cívica juvenil em um terceiro espaço ("We Want to Help Our Community": Fostering Youth Civic Agency in a Third Space). International Journal of Qualitative Studies in Education (QSE). Link.
- Buckley-Marudas, Molly; Jones, Marquan D. (2025). O que acontece quando o projeto de YPAR (pesquisa-ação participativa com jovens) termina? A influência duradoura do YPAR (What Happens When the YPAR (Youth Participatory Action Research) Project Is Over? The Enduring Influence of YPAR). AERA Online Paper Repository. Link.
- Paris, Christopher J. V. (2026). Aprendizagem socioemocional situada (SSEL): reconceituando como abordamos a aprendizagem socioemocional na educação básica (Situated Social-Emotional Learning (SSEL): Reconceptualizing How We Approach SEL in K-12 Education). Urban Review: Issues and Ideas in Public Education. Link.
- Carmichael, Jami; Casanova, Carlos R.; Parnell, Justine; King, Jordan; Cashion, Molly; McGehee, Robert (2025). Uma exploração de como professores constroem sentidos em torno da branquitude durante um curso crítico de desenvolvimento profissional (An Exploration of Teacher Sense-Making around Whiteness during a Critical Professional Development Course). AERA Open. Link.
Se uma pergunta da sua turma merece ser investigada, comece ouvindo os estudantes e construindo com eles um primeiro passo possível.
O GeraProva busca questões com gabarito comentado e BNCC no acervo e monta a prova pronta para imprimir.
Criar minha prova