GeraProva GeraProva Provas com IA para professores do Brasil
Pesquisa

Formação de professores do ensino médio: prática e preparo nem sempre caminham juntos

Estudos internacionais investigam como futuros professores se preparam para ensinar, da prática em oficina ao uso de vídeos e tecnologias. Os resultados destacam experiências úteis, mas também lacunas de preparo e diferenças entre contextos.

Formação de professores do ensino médio: prática e preparo nem sempre caminham juntos

A formação de professores do ensino médio varia entre países e áreas, mas os estudos recentes destacam alguns pontos recorrentes: experiências práticas, reflexão sobre as escolhas pedagógicas e desenvolvimento de conhecimentos específicos para ensinar. Também revelam lacunas de preparo em temas como bem-estar e tecnologias. Esses resultados oferecem pistas para pensar a formação no Brasil, sem pressupor que políticas estrangeiras possam ser copiadas diretamente.

Na formação de futuros professores de Design e Tecnologia na Austrália Ocidental, experiências práticas em oficina foram associadas a mais confiança, motivação e sentimento de pertencimento — mas tarefas muito prescritivas deixaram pouco espaço para explorar explicitamente o pensamento projetual (Puddicombe, 2026). O contraste é concreto: fazer algo pode envolver e fortalecer quem aprende, mas produzir um objeto não garante, por si só, que se aprenda a projetar.

Esse tipo de tensão aparece em pesquisas recentes sobre a preparação de docentes para o ensino secundário em diferentes países. Os estudos olham para oficinas, estágio, vídeos, competências digitais, bem-estar, diversidade e ensino de Ciências, entre outros temas. Não descrevem um modelo internacional único; ajudam, isso sim, a pensar quais experiências da formação se conectam com as decisões que o professor toma depois, diante de uma turma.

O que é formação de professores do ensino médio e por que importa para o professor

Formação de professores do ensino médio é o percurso pelo qual futuros docentes desenvolvem conhecimentos e modos de ensinar para trabalhar com estudantes dessa etapa. Ela inclui, conforme os estudos aqui reunidos, aprender conteúdo específico, relacioná-lo a escolhas pedagógicas, conhecer orientações curriculares, refletir sobre práticas e preparar-se para situações reais de ensino. Na rotina escolar, essas dimensões aparecem ao planejar uma aula, escolher uma atividade, observar a participação dos estudantes e avaliar se a proposta favoreceu a aprendizagem.

O assunto importa porque a formação não se resume a acumular conteúdo da disciplina nem a assistir a demonstrações de aula. Os estudos mostram diferentes peças desse percurso: a experiência prática pode aumentar a confiança; observar colegas pode ajudar a perceber estratégias; desenvolver capacidades digitais pode se relacionar à autoeficácia; e pensar sobre aprendizagem pode influenciar as orientações de ensino. Outros trabalhos apontam questões que atravessam o preparo, como promover bem-estar e atuar em contextos culturalmente diversos.

Essas pesquisas vêm de contextos específicos: Austrália, Irlanda, Espanha, Ontário, Argentina e Tailândia, entre outros recortes apresentados nos resumos. Suas regras de formação, currículos e condições escolares não devem ser transplantados automaticamente para o Brasil. O valor está em comparar perguntas e experiências, não em supor que um programa estrangeiro seja uma receita pronta para qualquer escola brasileira.

O que a pesquisa recente mostra

Os estudos recentes retratam a formação docente como uma combinação de experiências, conhecimentos e oportunidades para refletir sobre o ensino. Alguns investigam diretamente futuros professores; outros acompanham professores em exercício ou combinam diferentes grupos. Em vez de apontar uma fórmula universal, eles oferecem pistas sobre o que pode favorecer o preparo e sobre lacunas que precisam de atenção.

Fazer, observar e refletir: a prática precisa ir além da tarefa

O estudo com dez professores de Design e Tecnologia em formação inicial na Austrália Ocidental investigou como suas experiências escolares anteriores influenciaram a relação com a disciplina. Os participantes relataram que o envolvimento prático em oficinas contribuiu para confiança, motivação e pertencimento, especialmente entre aqueles que tinham dificuldades em disciplinas acadêmicas mais tradicionais. Ao mesmo tempo, descreviam tarefas dos primeiros anos da educação secundária como prescritivas e centradas em habilidades, com pouca atenção explícita aos processos de design (Puddicombe, 2026).

A tensão identificada não é entre prática e teoria como se fosse necessário escolher uma delas. O estudo destaca que produzir e projetar precisam permanecer integrados. Se há apenas uma sequência fechada de passos para fabricar um artefato, a atividade pode oferecer experiência manual, mas restringir a exploração criativa, a iteração e a aprendizagem de ordem superior. Para a formação docente, isso coloca uma pergunta útil: o futuro professor aprende a executar uma atividade ou também aprende a criar, revisar e justificar escolhas?

Na Tailândia, uma pesquisa acompanhou 37 futuros professores de Biologia, em sua maioria interessados em atuar na educação secundária, no primeiro e no quarto ano de um programa de formação em Ciências de cinco anos. As orientações dos participantes para o ensino baseado em investigação se fortaleceram; os autores relacionam essa mudança sobretudo à compreensão que desenvolveram sobre a aprendizagem dos estudantes. Entrevistas com cinco participantes que apresentaram os maiores avanços permitiram discutir experiências que favoreceram essas orientações (Ladachart, 2026).

Os dois estudos tratam de áreas e contextos distintos, mas ajudam a separar atividade de intenção pedagógica. Uma oficina ou uma investigação científica não se torna formativa apenas por ser prática. Importa também o que o futuro professor entende que os estudantes estão aprendendo e como a proposta abre espaço para explorar, interpretar e rever ideias. O estudo tailandês não oferece uma regra para todas as disciplinas; examina especificamente orientações para ensinar Ciências.

Ver a prática de perto: vídeos como apoio à preparação

Em uma universidade australiana, 102 estudantes de licenciatura foram consultados sobre vídeos de microensino apresentados por colegas com alto desempenho, usados na preparação para o primeiro estágio. Os participantes disseram que os vídeos trouxeram novas ideias de ensino e ajudaram a perceber estratégias de engajamento, linguagem verbal e não verbal e escolhas pedagógicas que poderiam ser eficazes ou não. A possibilidade de observar pontos fortes e fracos de outros iniciantes foi considerada benéfica (Nguyen, 2026).

O benefício relatado foi particularmente relevante para estudantes on-line e de comunidades regionais e remotas, que tinham oportunidades limitadas de participar de demonstrações presenciais. Os participantes também demonstraram interesse em ver práticas de colegas: segundo o resumo, futuros professores podem se sentir intimidados por vídeos de docentes experientes, mas se interessar por estudos de caso apresentados por pares (Nguyen, 2026). O estudo investigou percepções sobre a utilidade dessa abordagem; não é uma comparação de resultados de aprendizagem em sala de aula.

Outra pesquisa examinou a produção de vídeos didáticos por licenciandos de Língua Inglesa para diferentes etapas escolares, incluindo os Anos Finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Os participantes criaram oito tipos de conteúdo, como tutoriais, histórias, documentários e resenhas, e os divulgaram em canais de YouTube ligados a um portal de TV on-line aberto. As percepções foram positivas quanto ao enriquecimento de competências, com destaque para o trabalho em equipe (García, 2026).

Os dois trabalhos tratam de vídeo, mas a atividade é diferente. Em um, futuros professores observam microensino feito por colegas; no outro, concebem e produzem materiais. Juntos, oferecem possibilidades para pensar o vídeo como apoio à observação da prática e como tarefa de criação. O estudo de produção, porém, investigou percepções dos licenciandos, não estabelece que qualquer vídeo produzido terá o mesmo efeito em qualquer curso.

Preparar-se para ensinar também envolve tecnologia, conteúdo e confiança

Uma pesquisa nacional australiana analisou fatores associados à autoeficácia para ensinar tecnologias digitais. O estudo incluiu professores em exercício e futuros professores, com grupos distintos que abrangiam professores dos anos iniciais, docentes de tecnologias dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio e docentes de outras áreas dessas etapas. A capacidade pessoal de computação apresentou a associação mais forte com a autoeficácia em todos os grupos; a expectativa de resultados também se associou significativamente a ela (Blannin, 2026).

O padrão não foi idêntico em todos os grupos. A percepção de letramento digital associou-se significativamente à autoeficácia entre professores em exercício, mas não entre futuros professores. Valores e crenças relacionados à computação não apresentaram associação significativa em nenhum grupo. Os autores sugerem que a formação inicial e continuada se concentre no desenvolvimento das capacidades de computação, em vez de priorizar valores e crenças sobre computação. Trata-se de resultado sobre associações na pesquisa australiana, não de prova de que uma atividade isolada cause maior autoeficácia (Blannin, 2026).

Em Ontário, a preparação para ensinar Saúde e Educação Física no ensino secundário é descrita em relação a um programa em Faculdade de Educação credenciada que leva ao Bacharelado em Educação. O estudo apresenta a importância de conhecimentos do conteúdo, pedagógicos do conteúdo e curriculares. Também descreve que, a cada ano, os futuros docentes analisam o que se espera que estudantes das séries 9 a 12 aprendam segundo os documentos curriculares de Ontário (Ryan, 2026).

Esse resumo descreve a estrutura de preparação e os conhecimentos considerados relevantes, mas não relata uma avaliação de eficácia nem compara resultados de participantes. Por isso, sua contribuição aqui é mostrar uma forma de articular conteúdo, pedagogia e currículo em uma formação específica. As orientações curriculares citadas pertencem a Ontário, não ao Brasil, e não devem ser tratadas como exigências brasileiras.

Bem-estar, diversidade e compromisso social fazem parte do preparo

Na Irlanda, um estudo de métodos mistos investigou se futuros professores de Tecnologia do último ano se sentiam preparados para ensinar e promover o bem-estar em escolas pós-primárias. Embora demonstrassem interesse no tema, muitos participantes não se sentiam preparados e não tinham compreensão aprofundada, especialmente de sua dimensão curricular. Entre os desafios relatados estavam sobrecarga curricular, pressão de avaliação e diferenças de experiência docente (Mullane, 2026).

O bem-estar dos próprios professores surgiu como questão relevante: estresse elevado afeta a eficácia em sala de aula, segundo os resultados relatados. O estudo também identificou oportunidades, como atividades extracurriculares e recursos específicos, e aponta a necessidade de apoio sistêmico da comunidade escolar. O contexto é o currículo irlandês após reformas recentes, portanto os programas e diretrizes mencionados não correspondem automaticamente às políticas brasileiras (Mullane, 2026).

Na Espanha, um levantamento transversal com 629 futuros professores do ensino secundário em Madri examinou relações entre sensibilidade intercultural, inteligência emocional, comportamento pró-social e orientação à dominância social. Os participantes no final do curso relataram níveis maiores de sensibilidade intercultural em confiança na interação, respeito às diferenças e envolvimento do que aqueles no início. A inteligência emocional se correlacionou positivamente com as dimensões avaliadas; o comportamento pró-social predisse maior envolvimento e confiança, enquanto a orientação à dominância social teve impacto negativo nas três dimensões (Talí, 2026).

Esses resultados tratam de relações entre variáveis e autorrelatos, não de uma avaliação direta de como cada futuro docente atuou em uma turma. Ainda assim, tornam visível que preparar para ensinar também envolve disposições e modos de se relacionar com diferenças culturais. Os autores apontam implicações para programas que promovam inteligência emocional e pró-socialidade e abordem tendências à dominância social, com o objetivo de favorecer ambientes inclusivos e equitativos (Talí, 2026).

Na Argentina, um projeto colaborativo de pesquisa-ação de dois anos investigou como professores de inglês em escolas públicas de ensino médio mobilizaram sua agência para promover defesa de direitos. Participaram sete professores em exercício, cinco em formação e 220 estudantes, dos quais 30 eram adultos. A pesquisa relata práticas contextualizadas que incluíram reflexividade docente, passagem de uma abordagem centrada na forma para abordagens críticas, contextualização local, responsabilidade social e sinergia entre agência docente e estudantil (Darí, 2026).

O estudo argentino não apresenta um modelo geral para todas as disciplinas ou escolas. Seu foco é o ensino de inglês orientado pela justiça social em duas cidades argentinas. A contribuição é mostrar como, nesse projeto, reflexão e ação se organizaram em torno de práticas pedagógicas contextualizadas e de oportunidades de participação. Para professores brasileiros, isso pode abrir perguntas sobre como o conteúdo dialoga com o contexto local, sem presumir que a mesma abordagem ou as mesmas condições estejam disponíveis em toda escola.

Conhecer o que se ensina e como avaliar esse conhecimento

Em Taiwan, pesquisadores desenvolveram e validaram uma escala para avaliar conhecimentos docentes relacionados ao ensino de inteligência artificial no ensino fundamental e médio. A proposta organiza o conhecimento em quatro dimensões: conhecimento sobre IA, conhecimento do conteúdo relacionado à IA, conhecimento pedagógico relacionado à IA e conhecimento pedagógico do conteúdo relacionado à IA. Com 200 respostas válidas, a análise resultou em uma escala de 26 itens e quatro fatores; os resultados indicaram bom ajuste do modelo e validade e consistência interna consideradas adequadas pelos autores (Kuo, 2026).

A escala também apresentou invariância de medida entre gêneros e funções docentes — formação inicial e exercício profissional —, o que possibilita comparações válidas entre esses grupos no contexto do instrumento. O estudo não afirma que todos os professores precisam ensinar IA de uma mesma maneira, nem testa um curso de formação. Ele oferece uma ferramenta de mensuração e uma estrutura para investigar conhecimentos necessários ao ensino relacionado à IA (Kuo, 2026).

Em conjunto com o estudo australiano sobre tecnologias digitais, esse trabalho mostra dois ângulos diferentes da preparação tecnológica. Um investiga fatores associados à confiança para ensinar tecnologias digitais; o outro constrói uma escala para mensurar conhecimentos ligados ao ensino de IA. Não são resultados intercambiáveis: autoeficácia e conhecimento pedagógico do conteúdo são conceitos distintos, e os contextos e instrumentos também diferem.

Os estudos lado a lado

A tabela resume o foco e o que cada pesquisa relata, sem transformar resultados de contextos diferentes em uma classificação de modelos de formação. Quando o resumo não especifica uma etapa ou país, a coluna registra apenas o que está indicado.

EstudoO que investigouO que relataContexto
Puddicombe (2026)Como experiências escolares moldaram professores de Design e Tecnologia em formação.Prática em oficina associada a confiança, motivação e pertencimento; tarefas prescritivas limitaram a abordagem explícita ao pensamento projetual.Austrália Ocidental; educação secundária; dez professores em formação.
Mullane (2026)Preparo de futuros professores de Tecnologia para ensinar e promover bem-estar.Muitos se sentiam despreparados; desafios incluem sobrecarga curricular, pressão avaliativa e diferenças de experiência.Irlanda; escolas pós-primárias; participantes no último ano.
Talí (2026)Relações entre fatores socioemocionais e sensibilidade intercultural.Relatos de maior sensibilidade no fim do curso; inteligência emocional e pró-socialidade se relacionaram positivamente em dimensões específicas.Madri, Espanha; 629 futuros professores do ensino secundário.
Nguyen (2026)Percepções sobre vídeos de microensino na preparação para estágio.Participantes relataram ideias de ensino, atenção a estratégias e reflexão sobre escolhas pedagógicas.Universidade australiana; 102 estudantes de licenciatura; primeiro estágio.
Ryan (2026)Preparação para ensinar Saúde e Educação Física.Descreve a articulação entre conteúdo, pedagogia do conteúdo e currículo na formação.Ontário, Canadá; ensino secundário, séries 9 a 12.
Darí (2026)Agência docente e defesa de direitos no ensino de inglês.Relata práticas contextualizadas, reflexividade, abordagens críticas e sinergia entre agência de professores e estudantes.Duas cidades argentinas; escolas públicas de ensino médio; projeto de 2022–2023.
García (2026)Percepções sobre competências desenvolvidas ao produzir vídeos educativos.Percepções positivas de enriquecimento de competências, sobretudo trabalho em equipe.Licenciandos de Língua Inglesa para várias etapas, incluindo ensino médio.
Blannin (2026)Fatores associados à autoeficácia para ensinar tecnologias digitais.Capacidade pessoal de computação teve a associação mais forte; outros fatores variaram entre grupos.Austrália; professores em exercício e futuros professores da educação básica; n = 366.
Kuo (2026)Construção e validação de escala de conhecimento docente relacionado à IA.Escala final de 26 itens e quatro fatores; resultados apoiaram validade e consistência interna.Taiwan; professores do ensino fundamental e médio; 200 respostas válidas.
Ladachart (2026)Mudanças nas orientações de futuros professores de Biologia para ensinar Ciências.Orientações para ensino baseado em investigação se fortaleceram, principalmente em razão da compreensão da aprendizagem dos estudantes.Tailândia; programa de formação de cinco anos; 37 futuros professores.

O que os estudos têm em comum e onde diferem

Um ponto em comum é que preparar para ensinar envolve mais do que dominar conteúdo. As pesquisas abordam reflexão, relação entre conteúdo e pedagogia, percepção das aprendizagens, competências digitais e modos de interagir com estudantes. Mesmo quando o foco é uma habilidade específica — como produzir vídeos ou ensinar tecnologias digitais —, o trabalho se liga a escolhas pedagógicas e a condições de formação.

Também aparece a importância de experiências concretas. Oficinas, vídeos de microensino, produção de materiais e atividades de investigação dão aos futuros docentes algo para observar, fazer ou analisar. Mas os estudos não sugerem que toda experiência prática seja automaticamente eficaz. Em Design e Tecnologia, tarefas prescritivas podem restringir a exploração; no estudo sobre vídeos, os participantes relatam utilidade percebida; e, na pesquisa tailandesa, a mudança nas orientações é relacionada à compreensão da aprendizagem dos estudantes.

As divergências vêm em parte das perguntas e dos métodos. Há entrevistas com dez participantes, levantamentos com centenas, estudo de métodos mistos, pesquisa-ação colaborativa, análise de percepções e validação de instrumento. Alguns trabalhos relatam associações, outros descrevem experiências ou apresentam uma estrutura formativa. Não é possível colocar todas as conclusões no mesmo nível de evidência ou afirmar que uma prática estudada em um local produzirá o mesmo efeito em outro.

Outra diferença importante é o foco. O preparo para uma disciplina prática, como Design e Tecnologia, não é idêntico ao de Biologia, Saúde e Educação Física, inglês ou tecnologias digitais. Há ainda questões transversais, como bem-estar e sensibilidade intercultural. O que permanece em aberto é como articular essas dimensões em programas de formação, com tempo, recursos e acompanhamento suficientes, e como verificar se os conhecimentos e disposições desenvolvidos se sustentam na prática cotidiana.

O que isso significa para a sala de aula

Os estudos não prescrevem um roteiro único para a escola brasileira. As ideias abaixo são sugestões de aplicação inspiradas nas perguntas e experiências investigadas; devem ser ajustadas à disciplina, à etapa, ao tempo disponível e às condições da turma.

1. Combine a atividade prática com perguntas de projeto

Aplicação possível: ao propor uma construção ou produção, não entregue apenas uma sequência fechada de instruções. Peça que os estudantes expliquem para quem estão criando, que alternativa consideraram e o que mudariam após testar o resultado. Imagine uma turma que constrói um objeto simples para resolver um problema definido pelo professor: uma rodada curta de revisão pode ajudar a tornar visíveis as escolhas, não só o produto final. Essa sugestão dialoga com a tensão entre fazer e projetar apontada no estudo australiano de Design e Tecnologia, mas não é uma atividade testada por ele (Puddicombe, 2026).

2. Use registros de prática para refletir, não para copiar

Aplicação possível: em uma atividade de formação ou planejamento coletivo, registre uma explicação curta ou uma demonstração e reveja o vídeo com uma pergunta específica, como “em que momento a turma teve oportunidade de participar?”. Se houver consentimento e condições adequadas, também é possível analisar exemplos produzidos por colegas. O objetivo não é imitar um modelo perfeito, mas perceber decisões, linguagem e estratégias. A pesquisa australiana estudou percepções sobre vídeos de microensino entre pares, não determinou uma receita de gravação para escolas brasileiras (Nguyen, 2026).

3. Transforme a produção de material em trabalho de equipe

Aplicação possível: organize uma pequena produção didática em grupos, com funções combinadas para planejar, criar e revisar. Imagine estudantes preparando uma explicação em áudio ou vídeo sobre um conceito da disciplina; o professor pode observar tanto o conteúdo quanto a colaboração e a clareza da apresentação. O estudo com licenciandos de Língua Inglesa relata percepções positivas sobre competências desenvolvidas ao produzir vídeos, especialmente trabalho em equipe. A adaptação para estudantes da educação básica é uma sugestão, não um resultado avaliado nessa pesquisa (García, 2026).

4. Dê espaço para desenvolver capacidades digitais em tarefas reais

Aplicação possível: em vez de presumir que familiaridade cotidiana com dispositivos equivale a preparo para ensinar tecnologia, proponha uma tarefa delimitada e acompanhada, como organizar uma demonstração digital relacionada ao conteúdo da disciplina. Depois, discuta o que funcionou e que tipo de apoio ainda é necessário. O estudo australiano encontrou associação forte entre capacidade pessoal de computação e autoeficácia para ensinar tecnologias digitais, mas não avaliou essa proposta de aula. Ela é uma forma de aplicar a ideia de desenvolver capacidades concretas (Blannin, 2026).

5. Pergunte o que os estudantes estão aprendendo durante a atividade

Aplicação possível: antes, durante e depois de uma investigação, reserve momentos para que a turma explicite o que está tentando compreender e quais evidências mudaram sua interpretação. Imagine uma atividade de Ciências em que grupos comparam explicações e justificam uma conclusão; o professor pode recolher essas justificativas para planejar a próxima etapa. A pesquisa com futuros professores de Biologia na Tailândia relacionou o fortalecimento de orientações investigativas à compreensão da aprendizagem dos estudantes. A atividade descrita aqui é uma sugestão, não uma reprodução do estudo (Ladachart, 2026).

6. Inclua a diversidade nas escolhas de participação

Aplicação possível: ao organizar uma discussão, ofereça mais de uma forma de contribuir e observe quem costuma falar, quem é ouvido e quais perspectivas aparecem. Uma turma hipotética pode discutir um tema por meio de fala, produção em grupo ou reflexão individual antes do debate. Essa proposta é uma aplicação possível da atenção à sensibilidade intercultural, não uma técnica testada pela pesquisa de Madri. O estudo encontrou relações entre fatores socioemocionais e dimensões da sensibilidade intercultural em futuros docentes; não avaliou uma estratégia específica para conduzir discussões escolares (Talí, 2026).

7. Contextualize o conteúdo e convide à reflexão crítica

Aplicação possível: escolha exemplos que tenham ligação com a realidade local e abra espaço para que os estudantes analisem como o tema aparece em diferentes situações. Em uma aula de língua, por exemplo, uma atividade hipotética pode trabalhar o conteúdo linguístico junto de uma questão social pertinente à turma, sem reduzir a aula a uma única resposta correta. O projeto argentino relata práticas contextualizadas e abordagens críticas no ensino de inglês. A adaptação para outra disciplina ou contexto brasileiro é uma possibilidade pedagógica, não uma conclusão do estudo (Darí, 2026).

8. Trate bem-estar como parte do planejamento possível

Aplicação possível: ao planejar uma sequência, verifique se as atividades e avaliações cabem no tempo disponível e se há um espaço apropriado para falar de bem-estar sem transformar o professor em responsável isolado por questões que pedem apoio da escola. O estudo irlandês identifica sobrecarga curricular e pressão avaliativa como desafios para futuros professores de Tecnologia, além de destacar o bem-estar docente e o apoio sistêmico. A sugestão é olhar para a organização do trabalho; não substitui políticas, recursos ou suporte especializado (Mullane, 2026).

O que muda no contexto brasileiro

O primeiro cuidado é separar ideias pedagógicas de regras institucionais. O Bacharelado em Educação, as orientações curriculares de Ontário, as diretrizes irlandesas de bem-estar e o programa tailandês de cinco anos pertencem aos contextos descritos nos respectivos estudos. Eles não definem como a formação deve ocorrer no Brasil. Para comparar, o professor brasileiro pode perguntar que problema cada experiência tenta enfrentar e se as condições para aplicá-la existem em sua escola.

Também importa a diversidade de etapas, disciplinas e condições de trabalho no país. Um recurso de vídeo que amplia oportunidades para licenciandos on-line ou de regiões remotas na Austrália pode sugerir uma alternativa para compartilhar práticas, mas sua utilidade depende de acesso, tempo e organização local. Do mesmo modo, trabalhar capacidades digitais pode ser pertinente, mas os resultados australianos não dispensam considerar os recursos e as necessidades dos docentes brasileiros.

As pesquisas sobre bem-estar, diversidade e justiça social podem ajudar a formular perguntas para o planejamento: que apoio a escola oferece? Quem participa das atividades? Como o conteúdo se relaciona com o contexto dos estudantes? Essas perguntas são úteis como reflexão, mas não devem ser apresentadas como achados sobre escolas brasileiras, pois os estudos foram feitos em outros países. A adaptação responsável começa identificando semelhanças e diferenças, em vez de importar respostas prontas.

Por fim, os resultados sugerem que formação inicial, desenvolvimento profissional e condições escolares se conectam, mas não tornam o professor individualmente responsável por resolver limitações estruturais. A pesquisa irlandesa ressalta a necessidade de apoio sistêmico; o estudo argentino destaca agência docente e colaboração; outros investigam conhecimentos e experiências de formação. Para o Brasil, vale usar esses trabalhos como repertório de questões e buscar evidências locais antes de transformar uma ideia internacional em orientação geral.

Quais são os limites desta leitura?

Este artigo se baseia nos resumos de dez estudos recentes indexados no ERIC, não na leitura integral dos trabalhos. Os resumos permitem identificar perguntas, contextos, métodos gerais e resultados relatados, mas não oferecem todos os detalhes necessários para avaliar instrumentos, procedimentos analíticos, limitações específicas ou a força de cada conclusão. Por isso, o texto não compara a qualidade metodológica dos estudos nem afirma que um achado se aplica a todas as escolas.

Ficam em aberto perguntas práticas: que apoio é necessário para transformar uma experiência de formação em prática sustentada? Como os resultados mudam entre disciplinas e condições escolares? Que efeitos aparecem para os estudantes, além das percepções dos futuros professores? E quais adaptações funcionariam em redes brasileiras com realidades distintas? Para responder, seria necessário consultar os estudos completos e, em muitos casos, pesquisas conduzidas no próprio contexto brasileiro.

Também vale distinguir o que cada resumo efetivamente relata. Alguns estudos descrevem relações entre variáveis; outros apresentam percepções, experiências, práticas contextualizadas ou propriedades de uma escala. Quando um resumo não informa um resultado, a discussão se limita ao que foi investigado. Ler o trabalho completo faz sentido quando o professor ou formador pretende adotar uma intervenção, comparar instrumentos ou compreender em profundidade como a pesquisa chegou às conclusões apresentadas.

Como o GeraProva ajuda com este assunto

O GeraProva pode apoiar o trabalho de transformar conteúdos e objetivos de aula em questões para avaliação, sem substituir o julgamento do professor sobre o que faz sentido para sua turma. Para criar uma prova ou explorar atividades relacionadas ao conteúdo que está ensinando, conheça o gerador de provas do GeraProva e faça seu cadastro grátis.

Perguntas frequentes sobre a formação de professores do ensino médio

O que esses estudos dizem que um futuro professor precisa aprender?

Os estudos não definem uma lista universal de requisitos. Eles investigam conhecimentos e experiências distintos: relação entre conteúdo, pedagogia e currículo em Saúde e Educação Física em Ontário; capacidade de computação e autoeficácia para ensinar tecnologias digitais na Austrália; orientações para ensino investigativo entre futuros professores de Biologia na Tailândia; e sensibilidade intercultural entre licenciandos em Madri. Em conjunto, sugerem que a preparação pode envolver conhecimentos disciplinares, decisões pedagógicas, reflexão e competências relacionais. A relevância de cada dimensão depende da disciplina, da etapa escolar e do contexto de formação.

Atividades práticas são sempre melhores na formação docente?

Não é isso que os estudos permitem concluir. A pesquisa sobre Design e Tecnologia na Austrália Ocidental relata que a aprendizagem prática em oficina se associou a confiança, motivação e pertencimento para os participantes. Também identificou que tarefas prescritivas, com pouca atenção explícita ao pensamento projetual, restringiam oportunidades de exploração criativa, iteração e aprendizagem de ordem superior. A leitura mais cuidadosa é que a prática pode ser valiosa, mas importa como é organizada e que espaço oferece para pensar, experimentar e rever decisões. O estudo não compara todas as formas de ensinar.

Vídeos podem ajudar a preparar professores para o estágio?

Em uma universidade australiana, estudantes de licenciatura relataram que vídeos de microensino apresentados por colegas foram úteis para conhecer ideias de ensino, observar estratégias de engajamento, prestar atenção à linguagem verbal e não verbal e refletir sobre escolhas pedagógicas. O benefício foi especialmente apontado por estudantes on-line e de comunidades regionais e remotas, com menos oportunidades de demonstrações presenciais. Esses resultados dizem respeito às percepções dos participantes sobre a preparação para o primeiro estágio. Não garantem que qualquer vídeo, usado em qualquer curso, produza os mesmos efeitos.

Como a formação pode preparar para ensinar tecnologia e inteligência artificial?

Dois estudos oferecem ângulos diferentes. Na Austrália, a capacidade pessoal de computação apresentou a associação mais forte com a autoeficácia para ensinar tecnologias digitais, e a expectativa de resultados também se associou significativamente. Em Taiwan, pesquisadores desenvolveram uma escala de quatro dimensões para avaliar conhecimentos docentes relacionados ao ensino de IA. Um estudo trata de fatores associados à confiança; o outro, de mensuração de conhecimentos. Eles não mostram que uma formação específica seja suficiente, mas ajudam a formular objetivos mais claros para o desenvolvimento de capacidades e conhecimentos pedagógicos.

Os resultados internacionais podem ser aplicados diretamente no Brasil?

Não sem adaptação. Os estudos foram realizados em contextos como Austrália, Irlanda, Espanha, Ontário, Argentina e Tailândia, com currículos, programas de formação e condições diferentes. Uma ideia — por exemplo, observar vídeos de colegas ou refletir sobre participação intercultural — pode inspirar uma atividade brasileira, mas isso é uma aplicação possível, não uma comprovação de eficácia local. Antes de adotar uma proposta, o professor pode considerar a etapa, a disciplina, os recursos disponíveis e as necessidades da turma, além de buscar evidências produzidas no contexto brasileiro.

Por que o bem-estar aparece em pesquisas sobre formação de professores?

O estudo irlandês investigou o preparo de futuros professores de Tecnologia para ensinar e promover bem-estar em escolas pós-primárias. Muitos participantes demonstravam interesse, mas não se sentiam preparados e não tinham compreensão aprofundada do tema, especialmente no âmbito curricular. A pesquisa também identificou sobrecarga curricular, pressões de avaliação e o bem-estar docente como questões relevantes, além de oportunidades como atividades extracurriculares e recursos específicos. Os autores destacam a necessidade de apoio sistêmico. Isso não significa atribuir ao professor sozinho a responsabilidade pelo bem-estar de estudantes ou colegas.

Referências

  1. Puddicombe (2026). Aprendizagem prática e pensamento projetual na educação secundária em Design e Tecnologia (Hands-On Learning and Design Thinking in Secondary Design and Technology Education). Design and Technology Education. link.
  2. Mullane (2026). Uma exploração da percepção de preparo de professores de tecnologia em formação inicial para ensinar e promover o bem-estar em escolas pós-primárias irlandesas (An Exploration of Pre-Service Technology Teachers Perceived Preparedness to Teach and Promote Well-Being in Irish Post-Primary Schools). International Journal of Technology and Design Education. link.
  3. Talí (2026). Sensibilidade intercultural na formação de professores: o papel da inteligência emocional, do comportamento pró-social e da orientação à dominância social (Intercultural Sensitivity in Teacher Training: The Role of Emotional Intelligence, Prosocial Behavior, and Social Dominance). Social Psychology of Education: An International Journal. link.
  4. Nguyen (2026). A aprendizagem baseada em vídeos ajuda futuros professores a se prepararem para o estágio: resultados de uma universidade australiana (Video-Based Learning Helps Pre-Service Teachers Prepare for Practicum: An Australian University's Findings). Issues in Educational Research. link.
  5. Ryan (2026). Preparação para a docência: professores de Saúde e Educação Física do ensino secundário de Ontário (Preparing to Teach: Ontario Secondary Health and Physical Education Teachers). Educational Practice and Theory. link.
  6. Darí (2026). Professores promovendo a defesa de direitos por meio do ensino de inglês orientado pela justiça social: um estudo de pesquisa-ação colaborativa (Teachers Promoting Advocacy through Social Justice English Language Education: A Collaborative Action Research Study). Modern Language Journal. link.
  7. García (2026). Desenvolvimento de Competências de Professores em Formação Inicial por meio da Produção de Vídeos Educacionais (Pre-Service Teachers' Skills Development through Educational Video Generation). European Journal of Teacher Education. link.
  8. Blannin (2026). Examinando os determinantes da autoeficácia docente para ensinar tecnologias digitais nas escolas australianas (Examining the Determinants of Teacher Self-Efficacy to Teach Digital Technologies in Australian Schools). Journal of Education for Teaching: International Research and Pedagogy. link.
  9. Kuo (2026). Construção e validação da escala AIPACK: mensuração do conhecimento pedagógico do conteúdo relacionado à IA dos professores (Constructing and Validating the AIPACK Scale: Measuring Teachers' AI Pedagogical Content Knowledge). European Journal of Education. link.
  10. Ladachart (2026). “Mudou continuamente, e não sei quando”: orientações de futuros professores de Biologia tailandeses para o ensino de Ciências (“It Changed Continuously, and I Don't Know When”: Thai Preservice Biology Teachers' Orientations to Teaching Science). Journal of Teacher Education. link.

Se alguma dessas ideias conversa com um desafio que você enfrenta na escola, escolha uma para testar ou discutir com colegas — e adapte sem pressa à realidade da sua turma.

Encontrou um erro neste conteúdo? Veja nossa política editorial e avise a gente.

Monte uma prova com questões como estas

O GeraProva busca questões com gabarito comentado e BNCC no acervo e monta a prova pronta para imprimir.

Criar minha prova

Artigos relacionados

0 comentários

Nome
E-mail (não é publicado)
Comentário
Questões resolvidas Resolução passo a passo, gabarito e o erro de cada alternativa315.687 questões
Ver todas as questões →
Ocorreu um erro inesperado. Recarregar X

Rejoining the server...

Rejoin failed... trying again in seconds.

Failed to rejoin.
Please retry or reload the page.

The session has been paused by the server.

Failed to resume the session.
Please retry or reload the page.