Educação de povos indígenas e ilhéus do Pacífico: sucesso vai além do ingresso
Pesquisas recentes da Austrália e da Nova Zelândia mostram que identidade cultural, relações e pertencimento fazem parte da experiência escolar. Os estudos também questionam avaliações de sucesso limitadas a resultados acadêmicos ou ao ingresso na universidade.
Pesquisas recentes sobre educação de povos indígenas e ilhéus do Pacífico, realizadas principalmente na Austrália e na Nova Zelândia, destacam a importância de valorizar identidades, línguas, relações com as famílias e vozes dos estudantes. Elas também indicam que o sucesso escolar pode incluir pertencimento e conexão cultural, não apenas desempenho ou ingresso na universidade. Esses estudos oferecem ideias para reflexão, mas suas políticas não se aplicam automaticamente ao Brasil.
O debate sobre educação de povos indígenas e ilhéus do Pacífico importa porque as pesquisas recentes mostram que a experiência escolar não se resume a notas, desempenho ou ingresso em uma universidade: identidade, relações e pertencimento também estão em jogo. O que significa sucesso para estudantes e famílias? Como práticas e materiais podem reconhecer culturas e conhecimentos sem reduzi-los a símbolos ocasionais? E o que professores brasileiros podem adaptar desses estudos sem importar políticas de outros países?
Para responder, reunimos pesquisas publicadas desde 2023 sobre Austrália e Aotearoa Nova Zelândia. Elas tratam de educação infantil, escolas, currículo, relações com famílias e programas de aproximação com a universidade. Os contextos são diferentes entre si e do Brasil, mas oferecem perguntas úteis para observar quem se sente reconhecido, como se constrói a aprendizagem e quais resultados a escola considera importantes.
O que é educação de povos indígenas e ilhéus do Pacífico em outros países e por que importa para o professor?
É o conjunto de experiências, políticas e práticas educativas relacionadas a estudantes, famílias e comunidades indígenas ou do Pacífico, considerando suas histórias, identidades, línguas e conhecimentos. Na rotina, o assunto aparece em escolhas concretas: que histórias entram nas atividades, quem participa da definição do que é sucesso, como se conversa com as famílias e se a cultura é tratada como parte viva da aprendizagem ou como um tema isolado.
Os estudos aqui reunidos não descrevem uma única realidade. Na Austrália, há pesquisas sobre estudantes aborígenes e das Ilhas do Estreito de Torres, além de práticas de Reconhecimento do País. Na Nova Zelândia, Aotearoa, as pesquisas abordam estudantes Māori e povos do Pacífico, bem como a relação bicultural Māori-Pākehā e o tratado Te Tiriti o Waitangi. As categorias, histórias e políticas desses lugares não são equivalentes às dos povos indígenas brasileiros nem às comunidades do arquipélago do Pacífico.
Para professores, o valor da leitura está menos em copiar uma atividade e mais em examinar as perguntas que ela levanta. Uma rotina aparentemente neutra pode privilegiar um idioma, uma visão de conhecimento ou uma forma de participação. A pesquisa sobre educação infantil na Nova Zelândia, por exemplo, discute como normas eurocêntricas podem prevalecer nos espaços educativos, enquanto estudos australianos investigam se estudantes indígenas se sentem apoiados e como definem o êxito de programas escolares (Ong, 2025; Highfield, 2025; Barney, 2025).
O que a pesquisa recente mostra?
Em conjunto, os estudos mostram que identidade, voz estudantil, relações respeitosas e integração cultural no cotidiano são dimensões relevantes da educação. Eles também revelam tensões: entre metas institucionais e sentidos de sucesso definidos pelas comunidades; entre reconhecer culturas e tratá-las de maneira superficial; e entre intenções curriculares e a confiança ou as condições disponíveis para colocá-las em prática.
Sucesso escolar também pode ser pertencimento e reconhecimento
Um dos achados mais diretos vem de uma pesquisa australiana sobre programas de aproximação com a universidade para estudantes aborígenes e das Ilhas do Estreito de Torres. Esses programas levam estudantes da educação básica aos campi para ajudar a desmistificar a universidade e manter o vínculo com a instituição. O estudo reuniu perspectivas de estudantes que participaram desses programas quando estavam na escola, profissionais e pais ou responsáveis. A pesquisa destaca que há diferentes entendimentos sobre o que conta como sucesso (Barney, 2025).
Os autores apontam uma tensão: equipes podem sofrer pressão para estabelecer metas ligadas ao número de estudantes indígenas que ingressam na universidade que organiza o programa, enquanto estudantes, famílias e profissionais podem valorizar outros resultados. A conclusão apresentada é que os indicadores devem ir além do ingresso e contemplar uma visão multidimensional. Entre os sentidos de sucesso mencionados estão desenvolver pertencimento à comunidade junto aos colegas e afirmar e conectar-se com a própria identidade cultural (Barney, 2025).
Essa ampliação não significa abandonar resultados acadêmicos ou trajetórias futuras. Significa não deixar que um único indicador represente toda a experiência. Em outro estudo, estudantes Māori de 5 a 13 anos, em dez escolas de uma área urbana de baixo nível socioeconômico na Ilha do Norte da Nova Zelândia, descreveram fatores de ensino e aprendizagem percebidos como positivos ou negativos para seu sucesso e sua motivação. Os achados registram apoio percebido de maneira inconsistente, percepções de serem “medianos” e efeitos possíveis das práticas docentes sobre a autoeficácia acadêmica (Highfield, 2025).
A pesquisa de Highfield e colegas dá centralidade às percepções dos estudantes, não apenas às intenções dos adultos. As escolas participavam de um programa de desenvolvimento profissional voltado a práticas culturalmente relevantes, mas os estudantes ainda relataram níveis inconsistentes de apoio. Isso não autoriza concluir que toda iniciativa desse tipo falha; mostra, sim, por que a experiência dos alunos precisa ser ouvida ao avaliar se uma prática chega de fato à sala de aula.
Cultura não é um evento: pode atravessar rotinas, espaços e relações
Uma pesquisa em cinco centros australianos de educação infantil investigou como crianças compreendem práticas de Reconhecimento do País e conhecimentos aborígenes. As práticas apareceram em recitações, contato com artefatos e conversas sobre obras de arte. As crianças demonstraram compreensões emergentes sobre nomes de lugares, plantas e animais da Austrália e o uso simbólico de bandeiras para representar lugares e pessoas. O estudo também encontrou referências a culturas aborígenes como culturas vivas e esforços das crianças para compreender conceitos e línguas por meio de brincadeiras imaginativas (Townley, 2024).
O ponto importante é que o Reconhecimento do País não apareceu como um momento isolado do dia. Segundo os autores, estava integrado a rotinas, histórias, brincadeiras e atividades criativas planejadas para apoiar a aprendizagem. As crianças participavam ativamente, experimentando ideias e construindo sentidos. O contexto é australiano; não se trata de uma recomendação para reproduzir essa prática no Brasil, mas de uma pista para perguntar se uma abordagem cultural aparece ao longo das experiências ou somente em uma data especial.
Na educação infantil da Nova Zelândia, Ong examina como os espaços educativos podem afirmar identidades, línguas e direitos culturais de tamariki. O texto argumenta que ambientes não são neutros: a predominância do inglês, referenciais ocidentais de desenvolvimento e rituais monoculturais podem reproduzir normas eurocêntricas. Entre as práticas discutidas estão pūrākau, narrativas tradicionais, tecelagem conduzida por whānau e artes que sustentam culturas. O trabalho também aponta desafios: tokenismo, formação docente inconsistente e valorização persistente do inglês e de normas ocidentais (Ong, 2025).
O estudo de Townley e o de Ong se aproximam ao deslocar a cultura do campo da decoração para o da aprendizagem cotidiana, mas partem de abordagens distintas. Um explora compreensões de crianças em centros australianos; o outro discute espaços culturais na educação infantil de Aotearoa Nova Zelândia, articulando teoria, políticas e exemplos de prática. Ambos ajudam a pensar a diferença entre apenas apresentar um símbolo e criar oportunidades contínuas de escuta, investigação e participação.
Abordagens culturalmente responsivas exigem escuta e condições de trabalho
Na Nova Zelândia, uma pesquisa com 310 professores de educação infantil investigou como apoiam a aprendizagem socioemocional, com atenção aos valores e às abordagens Māori. Os resultados relatam um movimento em direção a práticas biculturais que articulam conhecimentos Māori e ocidentais. Entre os exemplos aparecem relações tuakana-teina, narrativas pūrākau e uso da língua Māori. Os professores consideravam cada vez mais essas abordagens fundamentais, embora a confiança ainda estivesse em desenvolvimento (Houghton-Katipa, 2026).
Esse resultado torna visível que uma mudança de perspectiva pode estar em andamento sem que todos os docentes se sintam igualmente seguros. A pesquisa associa as práticas a uma visão bicultural de Te Whāriki, o currículo de educação infantil de Aotearoa. Isso não transforma o currículo neozelandês em modelo para escolas brasileiras; ajuda a observar que formação, confiança profissional e valorização de conhecimentos indígenas podem caminhar juntas, em vez de serem tratadas como tarefas separadas.
Uma análise de três versões da Política de Educação do Pacífico 2009–2030, também na Nova Zelândia, identificou a priorização de culturas dominantes não pacíficas em detrimento das línguas, culturas e identidades do Pacífico. Os autores propõem conceitos samoanos como va tapuia, relações sagradas, e teu le va, cuidar das relações, como imperativos éticos para construir vínculos respeitosos entre professores e famílias. Sugerem ainda visitas às casas de famílias de crianças do Pacífico, desde que existam tempo e recursos para diálogo e reflexão antes e depois (Cooper, 2024).
Essa recomendação é situada no contexto dos projetos e políticas examinados em Aotearoa, e não deve ser convertida em receita universal. O que o estudo enfatiza é que parcerias dependem de condições: criar um vínculo respeitoso não se resolve com uma iniciativa pontual se não houver tempo para compreender as relações e refletir sobre a prática.
Na Austrália, pesquisadores investigaram por que professores e lideranças não indígenas hesitam em abordar histórias e culturas aborígenes e das Ilhas do Estreito de Torres, apesar de orientações curriculares e profissionais existentes naquele país. Com base em literatura e entrevistas com 12 professores e cinco líderes de escolas e colégios católicos da Tasmânia, propuseram um modelo de engajamento com três dimensões: estrutura, afetividade e conhecimento. O modelo ajuda a situar a hesitação e pensar uma abordagem de mudança escolar baseada nas potencialidades (Andersen, 2025).
A contribuição prática desse modelo é lembrar que a hesitação pode envolver mais de uma questão. Conhecer conteúdos é importante, mas também entram em cena sentimentos, relações e estruturas de apoio. O estudo não apresenta uma solução automática nem garante que o modelo tenha o mesmo funcionamento em outros sistemas. Ainda assim, oferece uma lente para equipes que queiram entender se o obstáculo está na formação, na insegurança para abordar o tema, nas condições da escola ou na combinação desses fatores.
Currículo, narrativas e participação podem mudar a forma de aprender
Um estudo de Aotearoa Nova Zelândia relata uma investigação de dez semanas em uma turma dos anos iniciais, com estudantes do 2º e 3º anos, sobre Te Tiriti o Waitangi. Os estudantes examinaram artigos e princípios do tratado, com atenção a relações, perspectivas e negociações; depois, elaboraram colaborativamente um tiriti para a sala, estabelecendo comportamentos esperados na comunidade de aprendizagem. O relato apresenta essa abordagem como um caminho interativo para compreender o tratado como documento vivo, para além da memorização de datas e figuras (Bradshaw, 2024).
O exemplo está ligado a uma escola, a um currículo e a uma história nacional específicos. Seu interesse para outros contextos é metodológico: estudantes podem investigar como acordos são construídos e discutir relações e perspectivas, em vez de receber apenas uma sequência de fatos. A pesquisa relata uma conexão mais significativa dos estudantes com Te Tiriti e sua relevância contínua em Aotearoa; não afirma que a mesma atividade possa ser transferida sem adaptação.
Outro estudo analisou valores democráticos em documentos curriculares australianos, com foco em formas de governo e conteúdos de História. A análise identificou oportunidades perdidas para abordar temas contemporâneos de cidadania, democracia e funções do governo, pois os conteúdos tendem a permanecer no passado e circunscritos a seu contexto cronológico (Nally, 2025). É uma análise de documentos, não uma observação direta de aulas, e sua contribuição é apontar uma tensão curricular: a história pode ser ensinada sem conectar suficientemente os temas à vida política atual.
Por fim, uma pesquisa sobre aprendizagem digital investigou como um website centrado na cultura Moana apoiou estudantes a compor histórias multimodais. Os autores relatam que ambientes digitais culturalmente responsivos, com princípios relacionais incorporados, favoreceram a exploração de identidade e o engajamento significativo dos estudantes Moana (Meiklejohn-Whiu, 2026). O estudo descreve um desenho de aprendizagem digital orientado pelas percepções dos estudantes; seu foco não é simplesmente usar tecnologia, mas criar um espaço culturalmente relevante em que eles possam compartilhar conhecimentos e expressar identidades por meio de contranarrativas.
Os estudos lado a lado: o que cada pesquisa investigou?
O quadro resume os dez estudos citados e diferencia seus objetos e contextos. Essa comparação ajuda a não tratar como iguais uma análise de política, um relato de prática, entrevistas ou uma investigação com crianças. Também deixa visível que os achados pertencem a países, comunidades e etapas educacionais específicos.
| Estudo | O que investigou | O que relata | Contexto |
|---|---|---|---|
| Meiklejohn-Whiu (2026) | Website culturalmente centrado e narrativas digitais de estudantes Moana. | Ambientes responsivos favoreceram exploração identitária e engajamento significativo. | Estudantes Moana; espaço digital; país não especificado no resumo. |
| Houghton-Katipa (2026) | Práticas de aprendizagem socioemocional de professores da educação infantil. | Movimento a práticas biculturais, com relações, narrativas e língua Māori; confiança em desenvolvimento. | Aotearoa Nova Zelândia; questionário com 310 professores. |
| Barney (2025) | Sentidos de sucesso em programas de aproximação com a universidade. | Propõe indicadores multidimensionais, incluindo pertencimento e identidade cultural. | Austrália; estudantes indígenas do ensino médio, equipes e responsáveis. |
| Andersen (2025) | Hesitação docente em ensinar histórias e culturas indígenas. | Modelo de engajamento com estrutura, afetividade e conhecimento. | Tasmânia, Austrália; entrevistas com 12 professores e 5 líderes. |
| Ong (2025) | Espaços culturais na educação infantil e direitos culturais. | Discute práticas afirmativas e desafios como tokenismo e formação inconsistente. | Aotearoa Nova Zelândia; educação infantil. |
| Highfield (2025) | Percepções de estudantes Māori sobre ensino e aprendizagem. | Relata apoio inconsistente, autoconceito e possíveis impactos na autoeficácia. | Ilha do Norte, Nova Zelândia; estudantes de 5 a 13 anos em dez escolas. |
| Nally (2025) | Valores democráticos em documentos curriculares australianos. | Identifica oportunidades perdidas para conectar cidadania e governo ao presente. | Austrália; documentos curriculares e História escolar. |
| Cooper (2024) | Política de Educação do Pacífico e relações entre professores e famílias. | Aponta priorização de culturas dominantes e propõe cuidado ético das relações. | Aotearoa Nova Zelândia; análise de três versões da política. |
| Townley (2024) | Compreensões infantis de Reconhecimento do País e conhecimentos aborígenes. | Mostra aprendizagens em rotinas, histórias, brincadeiras e atividades criativas. | Austrália; cinco centros de educação infantil. |
| Bradshaw (2024) | Investigação sobre Te Tiriti o Waitangi e criação de um tiriti de sala. | Relata conexão com o tratado por investigação colaborativa e interativa. | Aotearoa Nova Zelândia; turma do 2º e 3º anos, investigação de dez semanas. |
Pontos em comum e divergências entre os estudos: o que ainda falta entender?
Os estudos convergem em alguns pontos. Primeiro, a voz dos estudantes importa: ela permite perceber se há apoio, reconhecimento e sentido de pertencimento, em vez de avaliar apenas o que adultos pretendiam oferecer. Isso aparece nas percepções de estudantes Māori sobre práticas docentes e na discussão australiana sobre como os próprios estudantes definem o sucesso de programas universitários (Highfield, 2025; Barney, 2025).
Segundo, a cultura ganha mais sentido quando está presente nas relações e nas experiências, não apenas em um evento isolado. A integração de histórias, brincadeiras e rotinas nos centros australianos se aproxima da discussão sobre ambientes de educação infantil culturalmente afirmativos e de práticas biculturais na Nova Zelândia (Townley, 2024; Ong, 2025; Houghton-Katipa, 2026). Terceiro, boas intenções não bastam: hesitação, formação, recursos, tempo e estruturas escolares aparecem como condições relevantes (Andersen, 2025; Cooper, 2024).
As diferenças também importam. Alguns trabalhos analisam documentos e políticas; outros investigam experiências de estudantes, professores ou crianças. Um estudo sobre democracia curricular identifica lacunas entre passado e presente, enquanto pesquisas sobre narrativas digitais ou acordos de sala descrevem outras formas de participação e aprendizagem (Nally, 2025; Meiklejohn-Whiu, 2026; Bradshaw, 2024). Não é possível comparar diretamente seus resultados como se fossem medidas de uma mesma intervenção.
Há perguntas que permanecem abertas: como estudantes e famílias de contextos diversos definem sucesso? Que mudanças duram depois de uma formação ou projeto? Como evitar que a inclusão de conhecimentos indígenas se torne tokenismo? E quais estratégias fazem sentido em cada comunidade, idioma e etapa? Os resumos não permitem responder a tudo isso. O conjunto, porém, sugere que avaliar práticas exige olhar para o processo, para as relações e para as vozes de quem vive a experiência escolar.
O que isso significa para a sala de aula?
As pesquisas oferecem ideias para reflexão, não uma receita única. As propostas abaixo são aplicações possíveis para professores brasileiros, inspiradas nas perguntas e nos achados dos estudos, e não resultados testados por essas pesquisas no Brasil.
1. Pergunte aos estudantes o que os faz sentir que pertencem
Aplicação possível: proponha uma conversa breve, uma saída de aula ou uma atividade anônima sobre momentos em que os estudantes se sentem ou não reconhecidos. Imagine uma turma em que alunos apontem que suas referências familiares aparecem pouco nas atividades. A resposta não precisa ser criar uma aula temática imediata; pode começar por ouvir, identificar padrões e discutir com a equipe como incluir perspectivas sem pedir que um estudante represente um grupo inteiro. A ideia se aproxima da centralidade dada à voz estudantil nos estudos sobre sucesso e experiência escolar (Barney, 2025; Highfield, 2025).
2. Defina o sucesso com mais de um indicador
Aplicação possível: ao avaliar um projeto, combine objetivos de aprendizagem com observações sobre participação, colaboração, autonomia ou capacidade de relacionar o tema a diferentes perspectivas. Imagine uma turma que visita uma instituição ou participa de uma atividade de orientação: além de registrar presença e conclusão da tarefa, pergunte o que os estudantes entenderam, que vínculos construíram e se conseguem imaginar próximos passos. Isso não substitui critérios pedagógicos; amplia a conversa sobre o que a experiência alcançou, como sugere a pesquisa australiana sobre programas de aproximação (Barney, 2025).
3. Integre a abordagem cultural às rotinas, não apenas a uma data
Aplicação possível: ao planejar uma sequência, distribua o tema por leituras, conversas, atividades artísticas e perguntas de investigação, em vez de concentrá-lo em uma comemoração. Imagine uma turma investigando nomes de lugares e relações com o território, com materiais escolhidos de forma responsável e contextualizada. A pesquisa australiana encontrou aprendizagens sobre conhecimentos aborígenes distribuídas por rotinas e brincadeiras; a adaptação brasileira precisaria partir das comunidades e referências pertinentes ao território da escola, e não copiar o Reconhecimento do País (Townley, 2024).
4. Examine quem e o que aparece como referência de conhecimento
Aplicação possível: antes de iniciar uma unidade, revise exemplos, narrativas e recursos para perguntar quais perspectivas estão presentes e quais parecem ausentes. Imagine uma turma que estuda formas de viver em diferentes territórios: convide os estudantes a comparar fontes, reconhecer autoria e discutir como cada material apresenta os conhecimentos. Evite transformar uma pessoa ou estudante em porta-voz de uma comunidade. Essa revisão dialoga com as discussões sobre normas dominantes na educação infantil e sobre narrativas digitais que permitem aos estudantes expressar identidades (Ong, 2025; Meiklejohn-Whiu, 2026).
5. Planeje acordos de convivência como construção coletiva
Aplicação possível: peça à turma que investigue como acordos são construídos e que princípios podem orientar a convivência e a aprendizagem. Imagine grupos que discutem escuta, responsabilidade e reparação e, em seguida, criam combinados para o trabalho em equipe. O exemplo não deve ser apresentado como equivalente a Te Tiriti o Waitangi: esse tratado tem história e significado próprios em Aotearoa. O que pode ser adaptado é a estratégia de investigação colaborativa, deixando claro que um acordo cotidiano de turma não substitui tratados, direitos ou processos históricos (Bradshaw, 2024).
6. Trate a parceria com famílias como relação, não como convocação
Aplicação possível: organize formas de diálogo que respeitem disponibilidade, idioma, prioridades e conhecimentos das famílias. Imagine uma escola que oferece horários e canais variados para escutar responsáveis, pergunta como preferem participar e compartilha o propósito das atividades. O estudo sobre a política do Pacífico destaca a importância do cuidado das relações e da existência de tempo e recursos para preparar e refletir sobre visitas. No Brasil, uma visita domiciliar não deve ser presumida como adequada a todos; a escolha do formato precisa respeitar as famílias e as condições locais (Cooper, 2024).
7. Converse sobre a hesitação docente sem culpabilizar
Aplicação possível: em reunião pedagógica, identifique o que dificulta abordar um conteúdo: falta de conhecimento, receio de errar, ausência de materiais ou pouco apoio institucional. Imagine uma equipe que escolhe uma questão específica, consulta fontes confiáveis e planeja como apresentar o tema com respeito, em vez de esperar que cada professor resolva tudo sozinho. O modelo australiano de estrutura, afetividade e conhecimento pode funcionar como roteiro de reflexão, mas precisa ser adaptado ao contexto brasileiro e não deve ser tratado como instrumento validado para qualquer rede (Andersen, 2025).
O que muda no contexto brasileiro?
O principal cuidado é não transportar políticas, conceitos e práticas de Austrália ou Nova Zelândia como se fossem brasileiros. Te Tiriti o Waitangi, o Reconhecimento do País, Te Whāriki, os conceitos samoanos va tapuia e teu le va e as políticas educacionais citadas pertencem a contextos próprios. Povos indígenas brasileiros têm histórias, línguas, direitos, organizações e relações com a escola que não podem ser substituídos por analogias com Māori, povos aborígenes, povos das Ilhas do Estreito de Torres ou comunidades do Pacífico.
O que pode viajar entre contextos são perguntas pedagógicas: quem define o sucesso? Como a voz dos estudantes participa da avaliação? A cultura aparece como parte viva da aprendizagem ou apenas em ocasiões especiais? Que apoio a equipe precisa para trabalhar com responsabilidade? Essas perguntas não oferecem respostas universais, mas ajudam a planejar em diálogo com as comunidades e a evitar que uma atividade bem-intencionada vire representação superficial.
Uma adaptação responsável começa pela realidade local. Se a escola trabalha com estudantes indígenas ou com comunidades tradicionais, não cabe presumir que todos compartilhem a mesma identidade, idioma ou relação com o território. Uma forma de aplicar os estudos é verificar com as pessoas e organizações pertinentes quais conhecimentos podem ser compartilhados, como devem ser apresentados e quem deve participar da decisão. Também é importante não transferir para um aluno a obrigação de ensinar a turma sobre sua comunidade.
Os trabalhos sobre condições institucionais lembram ainda que responsabilidade não deve ficar apenas no professor individual. Tempo para planejamento, diálogo, formação e reflexão importa. Se a rede decide ampliar conteúdos culturais, precisa considerar como sustentar o trabalho e como avaliar seus efeitos. Os estudos não definem uma política brasileira nem oferecem medidas nacionais; ajudam a formular critérios de reflexão e a reconhecer limites de iniciativas pontuais.
Quais são os limites desta leitura?
Este texto se baseia nos resumos de dez estudos recentes registrados no ERIC, e não na leitura integral dos trabalhos. Os resumos oferecem objetivos, abordagens e resultados selecionados, mas não permitem examinar em profundidade instrumentos, análises completas, discussões metodológicas ou todas as condições de cada pesquisa. Por isso, as conclusões aqui atribuídas a cada estudo ficam restritas ao que os resumos informam.
Os estudos variam bastante: há pesquisas com questionários, entrevistas e grupos focais, análises de política e currículo, reflexões sobre práticas e investigação baseada em design. Seus contextos também não são intercambiáveis, e os resultados não representam automaticamente todos os estudantes indígenas ou do Pacífico, nem podem ser generalizados para escolas brasileiras. Alguns resumos descrevem práticas ou argumentos, mas não apresentam resultados comparáveis entre si.
Ficam em aberto, por exemplo, como os efeitos de práticas culturalmente responsivas se mantêm ao longo do tempo, como comunidades diferentes avaliam essas iniciativas e que condições tornam uma mudança sustentável. Para tomar decisões de política, formar equipes ou aplicar uma prática específica, faz sentido consultar o estudo completo, verificar seus métodos e, quando possível, dialogar com pesquisadores, comunidades e profissionais diretamente envolvidos.
Como o GeraProva ajuda com este assunto?
Uma avaliação sobre identidade, relações e conhecimentos culturais pode incluir perguntas de interpretação, comparação de perspectivas e reflexão, em vez de depender apenas de memorização de termos. O gerador de provas do GeraProva pode ajudar a preparar questões e atividades, que o professor deve revisar para conferir precisão, adequação ao currículo e respeito ao contexto da turma. Para conhecer a plataforma, acesse o cadastro grátis.
Perguntas frequentes sobre educação indígena e dos povos do Pacífico
O que os estudos entendem por sucesso escolar?
Não há uma definição única entre os estudos. A pesquisa australiana sobre programas de aproximação com a universidade mostra que ingresso é apenas um dos possíveis indicadores: pertencimento junto aos colegas e afirmação da identidade cultural também podem fazer parte do sucesso (Barney, 2025). Já o estudo com estudantes Māori examina como apoio percebido, autoconceito e práticas docentes se relacionam com a experiência de aprendizagem (Highfield, 2025). Para a escola, a lição é discutir o que cada objetivo deve medir e ouvir estudantes e famílias, sem substituir resultados acadêmicos por um indicador único de pertencimento.
Como incluir conhecimentos indígenas sem cair no tokenismo?
Os estudos não oferecem uma fórmula universal, mas apontam a importância de ir além de símbolos ou eventos isolados. Em centros australianos de educação infantil, conhecimentos aborígenes apareceram em rotinas, histórias, brincadeiras e atividades criativas (Townley, 2024). O trabalho de Ong também identifica o tokenismo como desafio e discute a afirmação de línguas, identidades e direitos culturais nos ambientes educativos (Ong, 2025). Uma aplicação possível é planejar continuidade, contextualizar os materiais e buscar orientação adequada, sem pedir a um estudante que represente uma comunidade.
É possível adaptar para o Brasil as práticas descritas na Nova Zelândia?
É possível adaptar perguntas e estratégias de investigação, mas não copiar a história, as políticas ou os conceitos Māori como se fossem brasileiros. A criação colaborativa de um tiriti de sala, por exemplo, aparece em uma escola de Aotearoa como parte de uma investigação sobre Te Tiriti o Waitangi (Bradshaw, 2024). Isso não torna um combinado escolar equivalente ao tratado. Professores brasileiros podem adaptar a participação dos estudantes na construção de acordos, desde que reconheçam a diferença entre a atividade de sala e os processos históricos e direitos de cada povo.
O que fazer se eu não me sentir seguro para abordar o tema?
Comece identificando a fonte da insegurança: pode ser falta de conhecimento, receio de cometer um erro, falta de tempo ou ausência de apoio. O estudo australiano sobre hesitação docente organiza o engajamento em dimensões de estrutura, afetividade e conhecimento, oferecendo uma lente para discutir essas barreiras (Andersen, 2025). Isso não significa que o professor precise saber tudo antes de começar, nem que possa improvisar sem cuidado. Uma aplicação possível é planejar com colegas, procurar fontes pertinentes e considerar que apoio institucional será necessário.
Como envolver as famílias de maneira respeitosa?
Os estudos sugerem que relações com famílias exigem cuidado e condições, não apenas convites pontuais. A análise de política sobre educação do Pacífico destaca a valorização de relações respeitosas e recomenda que professores disponham de tempo e recursos para diálogo e reflexão (Cooper, 2024). As visitas às casas aparecem como proposta situada nos projetos analisados em Aotearoa, não como obrigação aplicável a todas as comunidades. No Brasil, uma forma de adaptar o princípio é perguntar às famílias como preferem participar e respeitar sua disponibilidade, seus conhecimentos e seus limites.
Os estudos provam que uma atividade cultural melhora as notas?
Os resumos apresentados não permitem afirmar isso. Eles relatam resultados diferentes: um estudo encontrou apoio inconsistente percebido por estudantes Māori e possíveis impactos das práticas docentes na autoeficácia (Highfield, 2025); outro relata que ambientes digitais centrados na cultura Moana favoreceram exploração identitária e engajamento significativo (Meiklejohn-Whiu, 2026). Esses achados não equivalem a uma prova geral de aumento de notas, nem são diretamente comparáveis. O professor pode definir objetivos de aprendizagem e avaliar seus resultados, sem atribuir às pesquisas uma conclusão que elas não apresentam.
Referências
- Meiklejohn-Whiu, S.; Jesson, R. N. (2026). Tecendo identidades: percepções de estudantes sobre identidade, aprendizagem e narrativas em espaços digitais (Weaving Selves: Students' Insights into Identity, Learning and Storytelling in Digital Spaces). English Teaching: Practice and Critique. Link.
- Houghton-Katipa, J. (2026). Caminhos biculturais para a aprendizagem socioemocional em Aotearoa Nova Zelândia (Bicultural Pathways to Social and Emotional Learning in Aotearoa New Zealand). Australasian Journal of Early Childhood. Link.
- Barney, K.; Williams, H. (2025). Redefinindo o “sucesso” em relação aos programas de aproximação com a universidade para estudantes aborígenes e das Ilhas do Estreito de Torres: colocando em primeiro plano as vozes dos estudantes, das equipes e dos responsáveis (Re-Defining 'Success' in Relation to Outreach Programs for Aboriginal and Torres Strait Islander Students: Centering the Voices of Students, Staff and Caregivers). Australian Educational Researcher. Link.
- Andersen, C. et al. (2025). Superando a hesitação em abordar as histórias e culturas dos povos aborígenes e dos povos das Ilhas do Estreito de Torres nas escolas australianas (Overcoming Hesitancy in Delivering Aboriginal and Torres Strait Islander Histories and Cultures in Australian Schools). Australian Educational Researcher. Link.
- Ong, P. (2025). Gramsci na educação infantil: criando e transformando espaços culturais (Gramsci in the Kindergarten: Creating and Transforming Cultural Spaces). New Zealand Journal of Teachers' Work. Link.
- Highfield, C.; Webber, M.; Woods, R. (2025). Voz do Estudante Indígena: As Testemunhas Perspicazes da Escolarização (Indigenous Student Voice: The Astute Witnesses of Schooling). Australian Educational Researcher. Link.
- Nally, D.; Sharp, H. (2025). Discursos da consciência democrática em documentos fundamentais do currículo australiano (Discourses of Democratic Consciousness in Key Australian Curriculum Documents). Citizenship, Social and Economics Education. Link.
- Cooper, M.; Oldehaver, J.; Hedges, H. (2024). Revisitando as parcerias entre professores e famílias: uma análise crítica da Política de Educação do Pacífico 2009–2030 (Revisiting Teacher-Family Partnerships: A Critical Policy Analysis of Pacific Education Policy 2009-2030). New Zealand Journal of Educational Studies. Link.
- Townley, C. et al. (2024). “Adoramos compartilhar sua terra”: compreensões das crianças sobre as práticas de Reconhecimento do País e os conhecimentos aborígenes em centros de educação infantil ('We Love Sharing Your Land': Children's Understandings of Acknowledgement to Country Practices and Aboriginal Knowledges in Early Learning Centres). Australasian Journal of Early Childhood. Link.
- Bradshaw, K. et al. (2024). Criando um Tiriti para a sala de aula com estudantes dos anos iniciais: um caminho para compreender Te Tiriti o Waitangi (Creating a Classroom Tiriti with Young Learners: A Pathway to Understanding Te Tiriti o Waitangi). New Zealand Journal of Teachers' Work. Link.
Se alguma dessas perguntas conversa com a realidade da sua turma, escolha uma para levar ao planejamento e siga investigando com escuta, contexto e cuidado. Boa aula!
Encontrou um erro neste conteúdo? Veja nossa política editorial e avise a gente.
O GeraProva busca questões com gabarito comentado e BNCC no acervo e monta a prova pronta para imprimir.
