Atitudes de professores de estudos sociais sobre outros países: diversidade exige tempo
As atitudes docentes influenciam como diversidade, cidadania e culturas são trabalhadas em Estudos Sociais. Pesquisas recentes também apontam que confiança profissional e tempo de planejamento fazem diferença.
As atitudes dos professores de Estudos Sociais podem influenciar quais perspectivas culturais ganham espaço e como os estudantes discutem diversidade e cidadania. Pesquisas recentes relacionam a prática docente à autoeficácia, ao contexto local e às condições de planejamento. Os estudos fornecidos não investigam diretamente o ensino de países estrangeiros, mas ajudam a compreender fatores que podem orientar esse trabalho.
Como as atitudes de quem ensina Estudos Sociais influenciam a maneira como a turma aprende sobre outros países? Elas influenciam o que ganha espaço, como a diversidade é apresentada e quais perguntas podem ser discutidas. As pesquisas recentes oferecem pistas úteis — e mostram que confiança e tempo de planejamento também importam.
Os estudos reunidos aqui não formam uma receita única nem tratam todos diretamente de países estrangeiros. Em conjunto, ajudam a pensar como crenças docentes, contexto cultural, participação e condições de trabalho atravessam o ensino. A ideia é traduzir esses achados para decisões possíveis na educação básica brasileira, sem tomar resultados de outros países como regras para nossas escolas.
O que são atitudes de professores de Estudos Sociais sobre países estrangeiros e por que isso importa?
Atitudes docentes são as ideias, expectativas e disposições que influenciam como o professor seleciona e conduz uma aula. No tema dos países estrangeiros, isso aparece na escolha de exemplos, na forma de apresentar modos de vida diferentes e no espaço concedido às perguntas dos estudantes. Não é apenas gostar ou não de um assunto: envolve também o que se considera importante ensinar e como se interpreta a diversidade.
Na rotina escolar, essas atitudes aparecem quando uma turma compara formas de organização social, discute migração, cultura, cidadania ou relações entre comunidades. Um professor pode tratar um país como um lugar homogêneo, resumido a alguns símbolos, ou abrir espaço para mostrar diferenças internas, histórias e perspectivas. Essa escolha não depende apenas da intenção individual: os estudos também chamam atenção para recursos, formação, currículo e tempo de planejamento.
“Países estrangeiros” tampouco são um tema isolado. Ao conversar sobre outras sociedades, a turma também pode refletir sobre sua própria comunidade, sobre estereótipos e sobre os critérios usados para dizer que uma cultura é diferente. Os estudos desta seleção pesquisaram aspectos como educação multicultural, cidadania, narrativas locais, autoeficácia docente e organização do ensino. Eles ajudam a formular perguntas para a prática, mas não avaliam todos diretamente a maneira como professores brasileiros ensinam sobre países.
O que a pesquisa recente mostra sobre atitudes docentes e diversidade?
Ensinar outras sociedades pede contexto, não um retrato único
Na região caribenha dos Países Baixos, uma pesquisa exploratória investigou como a educação para a cidadania poderia dialogar com as experiências de vida, oportunidades e perspectivas de estudantes de Bonaire, Santo Eustáquio e Saba. As entrevistas com professores, gestores e formuladores de políticas indicaram que temas de cidadania eram trabalhados de modo compartimentalizado, em disciplinas como história e Estudos Sociais, muitas vezes seguindo diretrizes neerlandesas. O estudo também identificou participantes que não conheciam o conceito de educação para a cidadania e apontou necessidade de uma visão adequada ao contexto pós-colonial das ilhas (Pang-Montroos, 2026).
Esse achado não diz respeito diretamente ao ensino de países estrangeiros no Brasil, mas toca uma questão próxima: materiais e orientações gerais podem não conversar suficientemente com a experiência concreta de quem aprende. A pesquisa destaca a importância de considerar contexto, aspirações e justiça social, em vez de supor que uma abordagem serve igualmente a todos. Para o professor brasileiro, a pergunta prática é como apresentar outra sociedade sem apagar suas particularidades — e sem transformar diferenças históricas em caricaturas.
Na Indonésia, um estudo com estudantes do ensino fundamental II de Ternate examinou a relação entre percepções sobre educação multicultural, ambiente escolar e valores multiculturais. Os resultados relatam associação significativa entre percepções positivas da educação multicultural e um ambiente escolar inclusivo e harmonioso. Também indicam relação com respeito às diferenças, tolerância e empatia social. Os autores recomendam fortalecer a formação docente em educação multicultural e atualizar o currículo de Estudos Sociais para responder melhor às questões da diversidade (Muhammad, 2025).
É importante preservar o sentido do resultado: a investigação estudou estudantes de escolas de uma cidade indonésia e analisou relações entre variáveis, não testou uma intervenção brasileira. Ainda assim, ela reforça que a maneira como a diversidade é compreendida pode estar ligada a valores cotidianos. Em sala, estudar outros países pode ser uma oportunidade para discutir como as pessoas convivem com diferenças, sem afirmar que todos os habitantes de um lugar pensam ou vivem da mesma forma.
As escolhas pedagógicas dependem também da confiança e do tempo
Uma pesquisa com professores de Estudos Sociais do ensino médio na Região Central de Gana investigou crenças de autoeficácia — a confiança dos docentes em sua capacidade de realizar o trabalho. O estudo encontrou níveis muito altos de autoeficácia e identificou diferenças estatisticamente relacionadas a gênero, idade e anos de experiência. Os autores recomendam considerar essas características na oferta de atualização e desenvolvimento profissional contínuo (Bentil, 2025).
Esse resultado não permite concluir que professores com determinado perfil ensinem melhor sobre outros países. Ele sugere, de forma mais delimitada, que a confiança profissional merece atenção e que pode variar entre grupos de docentes. Para o tema deste artigo, isso importa porque abordar questões culturais complexas pode exigir segurança para mediar dúvidas, acolher discordâncias e reconhecer limites do próprio conhecimento. A pesquisa não examinou essas situações específicas, então a conexão com a aula é uma possibilidade de aplicação, não um resultado medido.
O tempo aparece de forma direta em um estudo com seis professores do ensino médio da Nova Escócia, no Canadá, responsáveis pela disciplina Estudos Mi'kmaw 11. Os participantes apontaram as restrições ao tempo de planejamento como impedimento para realizar o trabalho de educação para a reconciliação. Segundo o resumo, faltava tempo para dialogar com colegas, criar vínculos com estudantes e refletir sobre a elaboração dos cursos. Os autores defendem que o trabalho exige tempo e espaço para compreender histórias e contextos contemporâneos complexos (Legge, 2025).
O caso canadense não deve ser confundido com as condições de trabalho brasileiras, e o estudo trata de reconciliação e de uma disciplina específica. Ainda assim, a questão é reconhecível: uma aula sobre outra sociedade não se prepara apenas escolhendo um conteúdo. Há decisões sobre fontes, linguagem, perspectiva e possíveis dúvidas. O estudo coloca uma tensão importante sobre a mesa: espera-se que o professor trate temas complexos com cuidado, mas isso requer condições para planejar e refletir.
Histórias, diálogo e avaliação podem tornar a aprendizagem mais concreta
Na Turquia, professores de Estudos Sociais dos anos finais do ensino fundamental foram entrevistados sobre o uso de contos populares e narrativas locais. Eles relataram contribuições percebidas para a preservação do patrimônio cultural, o enriquecimento dos materiais, a participação e a motivação dos estudantes, além de pensamento crítico e habilidades de linguagem e comunicação. Também apontaram obstáculos: encontrar materiais, administrar o tempo, lidar com dificuldades de língua e usar tecnologias de modo efetivo. Entre as estratégias mencionadas estavam parcerias com bibliotecas, planejamento por temas e métodos interativos (Avcu, 2025).
Esse estudo se concentra em narrativas locais turcas, não em narrativas de outros países usadas em escolas brasileiras. O valor para nossa reflexão está na possibilidade de aproximar temas sociais da vida e das histórias das pessoas. Uma narrativa pode ajudar a turma a perceber que cultura não é uma lista de costumes, mas também memória, identidade e interpretação. Ao mesmo tempo, o estudo lembra que encontrar materiais adequados e planejar sua utilização são tarefas reais, não detalhes menores.
Outro estudo turco investigou as percepções de professores de Estudos Sociais sobre o programa Filosofia para Crianças, voltado ao pensamento filosófico e crítico desde a primeira infância. A pesquisa qualitativa coletou opiniões docentes sobre o impacto do programa nas qualificações dos estudantes e relata que os achados foram analisados, mas o resumo disponível não especifica quais resultados foram encontrados (Koçoglu, 2025). Portanto, é adequado dizer que o estudo investigou as percepções dos professores, mas não atribuir a ele conclusões particulares sobre os efeitos do programa.
Em uma investigação exploratória de oito semanas, rotinas de pensamento visível foram trabalhadas em Estudos Sociais com estudantes do quinto ano de uma escola pública de ensino fundamental. Os resultados sugerem que as rotinas ajudaram os alunos a organizar ideias, reconhecer relações entre elementos de um sistema e refletir sobre o próprio raciocínio. Os estudantes relataram experiências positivas de envolvimento e prazer; a professora observou explicações mais aprofundadas, mas também desafios de gestão do tempo e equilíbrio das atividades. Os autores apresentam percepções sensíveis ao contexto, não uma relação causal comprovada (Bozkurt, 2026).
Essas rotinas não foram descritas especificamente como ensino sobre países estrangeiros. Ainda assim, podem inspirar atividades em que os estudantes conectem fatores sociais, em vez de memorizar informações separadas. Uma atividade aberta pode convidar a turma a explicar como diferentes elementos se relacionam, mas exige organização e tempo. A pesquisa, assim, aproxima uma escolha pedagógica de uma condição concreta de implementação.
Em Gana, professores de Estudos Sociais do ensino médio foram entrevistados e observados sobre suas concepções de avaliação formativa. O estudo relata que os docentes tinham conhecimento e compreensão suficientes da avaliação formativa como método pedagógico. Os autores recomendam investigar e usar continuamente estratégias alternativas para avaliar os estudantes, favorecendo engajamento e compreensão mais profunda. O estudo envolveu dez professores de duas escolas de Sefwi Wiawso e usou entrevistas e observações (Bordoh, 2026).
Já uma pesquisa com estudantes de escolas pequenas examinou uma abordagem de Estudos Sociais que combinava aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem baseada na comunidade. Professores e estudantes manifestaram alta satisfação com a abordagem, e o estudo relata desenvolvimento de habilidades do século XXI, especialmente em vida e carreira, aprendizagem e inovação, informação, mídia e tecnologia. O contexto é específico e o resumo não autoriza tratar o modelo como solução universal, mas ele chama atenção para a possibilidade de conectar problemas e comunidade na organização das aprendizagens (Phinla, 2025).
Quais estudos ajudam a entender atitudes docentes e o ensino de diversidade?
A tabela reúne os estudos citados e resume o que cada resumo permite afirmar. Os contextos variam: há pesquisas sobre professores, outras sobre percepções de estudantes ou abordagens de ensino. Nem todas estudaram diretamente o ensino sobre países estrangeiros, e essa diferença ajuda a evitar generalizações.
| Estudo | O que investigou | O que relata | Contexto |
|---|---|---|---|
| (Pang-Montroos, 2026) | Educação para cidadania em contexto pós-colonial. | Temas tratados de modo compartimentalizado; necessidade de abordagem contextualizada e apoio estruturado. | Bonaire, Santo Eustáquio e Saba; entrevistas com profissionais e formuladores de políticas. |
| (Muhammad, 2025) | Percepções de educação multicultural e valores entre estudantes. | Percepções positivas associaram-se a inclusão, tolerância, respeito e empatia. | Ternate, Indonésia; 360 estudantes do ensino fundamental II. |
| (Bentil, 2025) | Autoeficácia de professores de Estudos Sociais. | Níveis muito altos; diferenças relacionadas a gênero, idade e experiência. | Região Central de Gana; 342 professores do ensino médio. |
| (Legge, 2025) | Tempo de planejamento e educação para reconciliação. | Professores apontaram restrições de tempo como impedimento ao trabalho. | Nova Escócia, Canadá; seis professores de Estudos Mi'kmaw 11. |
| (Avcu, 2025) | Percepções docentes sobre narrativas e contos locais. | Benefícios percebidos para cultura, participação e pensamento crítico; desafios de material, tempo, língua e tecnologia. | Elâzığ, Turquia; 16 professores dos anos finais. |
| (Koçoglu, 2025) | Opiniões docentes sobre o programa Filosofia para Crianças. | Investiga percepções sobre qualificações dos estudantes; o resumo não detalha os resultados. | Turquia; professores de Estudos Sociais. |
| (Bozkurt, 2026) | Rotinas de pensamento visível e pensamento sistêmico. | Sugere apoio à organização de ideias e explicações mais aprofundadas; relata desafios de tempo. | Escola pública; quinto ano; investigação de oito semanas. |
| (Bordoh, 2026) | Concepções docentes de avaliação formativa. | Professores demonstraram compreensão suficiente; recomendou-se variedade de estratégias. | Sefwi Wiawso, Gana; dez professores de ensino médio. |
| (Phinla, 2025) | Aprendizagem baseada em problemas e comunidade. | Alta satisfação e desenvolvimento relatado de habilidades do século XXI. | Escolas pequenas; professores de Estudos Sociais do 6º ano. |
O que os estudos têm em comum e onde eles divergem?
Uma convergência é que o ensino de Estudos Sociais não se reduz à transmissão de fatos. Os estudos abordam participação, pensamento crítico, compreensão de sistemas, valores multiculturais, cidadania e avaliação. Mesmo quando os objetos de pesquisa são diferentes, aparece a preocupação com o modo como os estudantes interpretam o conteúdo e o relacionam à vida social.
Outra aproximação está entre intenção pedagógica e condições de trabalho. Os estudos de narrativas locais, rotinas de pensamento e educação para a reconciliação mencionam desafios ligados a tempo, materiais ou organização. A pesquisa sobre autoeficácia acrescenta que a confiança docente pode variar segundo características dos professores. Isso não significa que todos enfrentem os mesmos obstáculos ou que os resultados se apliquem igualmente a qualquer escola.
As divergências também são importantes. Alguns estudos ouviram professores; outros mediram percepções de estudantes ou testaram uma abordagem de ensino em um contexto determinado. Há pesquisas qualitativas, levantamentos quantitativos e investigações exploratórias. Seus resultados não podem ser colocados na mesma escala como se medissem um único efeito. Além disso, cidadania pós-colonial nas ilhas caribenhas, reconciliação na Nova Escócia e educação multicultural na Indonésia respondem a histórias e contextos próprios.
Permanece em aberto como atitudes de professores brasileiros influenciam especificamente o ensino sobre países estrangeiros, e quais recursos formativos ajudam a enfrentar estereótipos sem simplificar sociedades complexas. Os estudos desta seleção oferecem pistas, não uma resposta conclusiva para essas perguntas. Também não mostram uma estratégia única que seja eficaz em todas as etapas, disciplinas e realidades escolares.
Como levar essas ideias para a sala de aula?
Os estudos sugerem temas para reflexão, mas as propostas abaixo são aplicações possíveis, não resultados testados por todas as pesquisas. Adapte-as à idade dos estudantes, aos objetivos da aula e aos materiais disponíveis. O princípio é manter a curiosidade sem transformar uma cultura inteira em uma descrição única.
1. Compare contextos sem criar uma hierarquia
Como aplicação, proponha que a turma compare uma questão social em dois contextos, perguntando o que é semelhante, o que difere e quais fatores podem explicar essas diferenças. Por exemplo, ao estudar formas de participação comunitária, os grupos podem levantar perguntas antes de apresentar conclusões. Evite organizar a comparação como “melhor” e “pior” sem critérios claros. Essa escolha conversa com a atenção ao contexto destacada pela pesquisa sobre educação para a cidadania nas Antilhas Holandesas e com o interesse por relações entre elementos sociais relatado no estudo de pensamento sistêmico.
2. Comece pelas ideias que os estudantes já trazem
Como aplicação, peça que os alunos registrem o que imaginam saber sobre um país e de onde vieram essas ideias. Depois, a turma pode confrontar expectativas com materiais variados e separar informação verificada, hipótese e estereótipo. Em uma turma hipotética de 7º ano, por exemplo, os estudantes poderiam investigar como diferentes regiões de um mesmo país são representadas. A proposta não pressupõe que a pesquisa tenha testado essa atividade; ela transforma em pergunta pedagógica a preocupação dos estudos com percepções, diversidade e interpretação.
3. Use narrativas como ponto de partida, não como retrato total
Como aplicação, uma história, relato ou narrativa pode abrir uma conversa sobre memória e patrimônio. Se o tema for outro país, apresente a narrativa como uma perspectiva entre outras, contextualizando quem a conta e em que situação. Uma turma pode identificar quais valores aparecem no relato e quais informações ainda precisa investigar. O estudo turco sobre narrativas locais registra benefícios percebidos pelos professores, além de desafios de materiais, língua e tempo; por isso, vale planejar com antecedência e verificar se o recurso é apropriado.
4. Organize perguntas que conectem fatores
Como aplicação, em vez de oferecer somente uma sequência de dados isolados, proponha uma pergunta que convide a turma a relacionar aspectos históricos, sociais e culturais. Imagine que os estudantes investiguem como mudanças em uma comunidade afetam diferentes grupos. Eles podem explicitar conexões e também apontar o que ainda não sabem. As rotinas de pensamento visível estudadas por Bozkurt sugerem que esse tipo de organização pode apoiar a construção de explicações e a reflexão sobre o raciocínio, mas a atividade precisa caber no tempo da aula.
5. Avalie o raciocínio durante o percurso
Como aplicação, combine uma produção final com momentos curtos de acompanhamento: uma pergunta de saída, uma explicação oral ou uma revisão em pares. Em uma atividade sobre culturas, o professor pode observar se os estudantes justificam uma comparação e reconhecem limites de uma fonte, em vez de avaliar apenas a lembrança de nomes. Bordoh relata compreensão docente da avaliação formativa e recomenda variedade de estratégias. A sugestão aqui é usar essas estratégias para acompanhar como a turma está pensando, sem afirmar que um instrumento específico foi testado para esse tema.
6. Faça da comunidade uma ponte, com cuidado
Como aplicação, uma questão local pode servir de ponto de comparação com outras sociedades, sem presumir que experiências locais e estrangeiras sejam equivalentes. Uma turma pode levantar um problema próximo, pesquisar como ele é abordado em outro contexto e discutir o que pode ou não ser comparado. A abordagem baseada em problemas e comunidade foi associada a alta satisfação no estudo de escolas pequenas, mas o modelo ocorreu em um contexto específico. A adaptação exige considerar os recursos e objetivos da escola.
7. Reserve tempo para revisar materiais e conversar
Como aplicação, antes de uma unidade sobre outro país, faça uma revisão breve: as fontes apresentam mais de uma perspectiva? Há generalizações? O vocabulário está adequado à turma? Se possível, converse com colegas para identificar pontos que merecem cuidado. A pesquisa canadense sobre Estudos Mi'kmaw 11 destaca como professores perceberam a falta de tempo de planejamento como obstáculo à educação para a reconciliação. Na prática brasileira, a proposta pode começar com uma etapa pequena de planejamento coletivo, sem ignorar que a disponibilidade de tempo varia muito entre escolas.
O que muda quando aplicamos esses estudos ao contexto brasileiro?
Os estudos foram realizados em Gana, Turquia, Indonésia, na Nova Escócia e nas ilhas caribenhas vinculadas aos Países Baixos, além de contextos específicos de ensino superior e escolas pequenas. Não descrevem diretamente a realidade das redes brasileiras. Cada pesquisa trata de currículos, histórias, comunidades e condições institucionais próprias; por isso, seus resultados não devem ser apresentados como diagnóstico do Brasil.
O cuidado principal é transportar perguntas, não copiar respostas. A investigação caribenha chama atenção para a necessidade de relacionar cidadania às experiências e aspirações dos estudantes. No Brasil, essa questão pode levar o professor a perguntar como um conteúdo conversa com a comunidade da turma, sem supor que as histórias locais sejam iguais às de outras regiões. A pesquisa indonésia, por sua vez, oferece uma pista sobre a relação entre educação multicultural e valores de convivência, mas não prova que uma abordagem específica produza o mesmo resultado aqui.
Também é necessário observar as condições de trabalho e os materiais disponíveis. Os desafios de tempo e acesso a recursos aparecem em estudos de contextos distintos, mas sua forma concreta pode mudar de escola para escola no Brasil. Uma aplicação responsável começa com fontes confiáveis, linguagem acessível e espaço para que estudantes façam perguntas. Quando o assunto for sensível ou envolver histórias de violência, desigualdade ou colonialismo, pode ser útil buscar apoio de colegas e materiais que apresentem contexto, em vez de depender de uma única narrativa.
Por fim, não se deve transformar “outros países” em uma categoria uniforme. Um país reúne regiões, grupos e experiências diferentes. A pesquisa sobre contextos pós-coloniais, por exemplo, mostra a importância de considerar singularidades históricas, enquanto os estudos sobre narrativas locais destacam identidade e patrimônio. Para a prática brasileira, isso pode significar apresentar diversidade interna, evitar generalizações e deixar explícito quando uma comparação é apenas uma aproximação didática.
Quais são os limites desta leitura?
Este artigo se baseia nos resumos de estudos recentes disponíveis no ERIC, e não na leitura integral de cada publicação. Os resumos permitem identificar objetivos, métodos e resultados relatados, mas nem sempre apresentam detalhes suficientes para avaliar instrumentos, limitações, características completas das amostras ou todas as interpretações dos autores. Por isso, as conclusões foram mantidas no nível descrito nos resumos.
Ficam em aberto perguntas importantes: como professores brasileiros falam sobre países estrangeiros em diferentes etapas da educação básica? Que formas de formação ajudam a discutir diversidade cultural com segurança? Como estudantes interpretam as representações que encontram nos materiais? E quais estratégias são viáveis em escolas com diferentes condições de planejamento e acesso a recursos? Para responder, seriam necessárias pesquisas diretamente realizadas nesses contextos.
Faz sentido consultar o estudo completo quando você pretende usar um resultado como base de formação, política escolar ou mudança curricular; quando precisa conhecer melhor a metodologia; ou quando deseja adaptar uma abordagem específica. Isso é especialmente importante para estudos exploratórios e contextuais: eles podem gerar boas perguntas para a prática, mas não necessariamente demonstram que uma estratégia terá o mesmo efeito em outra escola.
Como o GeraProva ajuda com este assunto?
Uma avaliação sobre outros países pode incluir questões de interpretação de fontes, comparação de contextos e justificativa de ideias, em vez de cobrar apenas memorização de informações. O gerador de provas do GeraProva pode ajudar a elaborar questões para revisar conteúdos e acompanhar a aprendizagem; cabe ao professor conferir a precisão, a adequação e a diversidade dos materiais. Para conhecer a plataforma, você pode fazer o cadastro grátis.
Perguntas frequentes sobre atitudes docentes e outros países
As pesquisas provam que as atitudes dos professores determinam o que os estudantes pensam de outros países?
Não. Os estudos reunidos investigam aspectos relacionados, como educação multicultural, autoeficácia docente, cidadania, narrativas e práticas pedagógicas, mas não demonstram que atitudes de professores determinem diretamente o que estudantes pensam sobre países estrangeiros. A pesquisa de Muhammad, por exemplo, encontrou relações entre percepções dos estudantes sobre educação multicultural e valores como tolerância e respeito à diversidade. Isso é uma pista relevante, mas não equivale a uma prova causal aplicável a qualquer sala de aula. É mais preciso dizer que as escolhas docentes podem criar oportunidades para discutir diversidade e examinar representações.
Como evitar estereótipos ao ensinar sobre uma cultura diferente?
Os estudos não testam uma fórmula única para evitar estereótipos. Como aplicação, apresente mais de uma perspectiva, reconheça diferenças internas e convide a turma a perguntar de onde vêm as informações usadas. A pesquisa sobre cidadania nas Antilhas Holandesas destaca a importância de relacionar a educação às experiências e ao contexto dos estudantes, enquanto o estudo sobre narrativas locais aponta a relevância de identidade e patrimônio. Essas ideias podem orientar uma aula que não trate uma cultura como homogênea. Também vale distinguir fatos, interpretações e generalizações, deixando espaço para revisar conclusões à medida que a turma encontra novas fontes.
O que a pesquisa diz sobre a confiança dos professores de Estudos Sociais?
Um levantamento com 342 professores do ensino médio da Região Central de Gana encontrou níveis muito altos de crenças de autoeficácia. O estudo também identificou diferenças estatisticamente relacionadas a gênero, idade e anos de experiência e recomendou considerar essas características em ações de desenvolvimento profissional (Bentil, 2025). Isso não significa que a pesquisa tenha medido confiança para ensinar sobre países estrangeiros especificamente. Para a prática, o resultado convida a pensar em formação que reconheça experiências diversas entre docentes, sem presumir que todos precisem do mesmo apoio ou que uma característica pessoal determine a qualidade do ensino.
Por que o tempo de planejamento importa para tratar temas complexos?
Em um estudo com professores de Estudos Mi'kmaw 11 na Nova Escócia, os participantes apontaram restrições de tempo de planejamento como impedimento ao trabalho de educação para a reconciliação. O resumo destaca a falta de tempo para dialogar com colegas, construir vínculos com estudantes e refletir sobre a elaboração dos cursos (Legge, 2025). Esse contexto canadense é específico, mas coloca uma questão útil: preparar uma aula sobre história, cultura ou cidadania pode exigir mais do que selecionar um conteúdo. No Brasil, as condições variam, mas organizar momentos de revisão e conversa entre colegas pode ser uma aplicação possível quando houver oportunidade.
Contos e narrativas locais podem ser usados para falar de outros países?
O estudo de Avcu examinou narrativas locais na Turquia e não avaliou diretamente o uso de histórias de outros países em escolas brasileiras. Os professores entrevistados perceberam contribuições para patrimônio cultural, participação, motivação, pensamento crítico e comunicação, mas também relataram desafios com materiais, tempo, língua e tecnologia. Como aplicação, uma narrativa estrangeira pode iniciar uma investigação, desde que seja contextualizada e apresentada como uma perspectiva, não como retrato completo de uma sociedade. É prudente verificar a origem e a adequação do material e complementá-lo com outras fontes, especialmente quando o tema envolver grupos diversos ou memórias históricas distintas.
Posso aplicar diretamente no Brasil as estratégias dos estudos?
Não convém transferir resultados automaticamente. As pesquisas ocorreram em contextos diversos e algumas trataram de etapas, disciplinas ou comunidades específicas. A investigação de rotinas de pensamento, por exemplo, foi exploratória e realizada durante oito semanas em uma escola; a abordagem baseada em problemas e comunidade também foi desenvolvida para escolas pequenas em um contexto particular. O professor pode usar essas pesquisas como inspiração e testar adaptações compatíveis com sua turma, mas deve observar recursos, objetivos e repertórios locais. Se uma decisão importante depender de um método, vale consultar o estudo completo e verificar como a intervenção foi planejada e avaliada.
Referências
- Pang-Montroos, N. e Duarte, J. (2026). Educação para a cidadania em contextos pós-coloniais: um estudo exploratório nas Antilhas Holandesas (Citizenship Education in Postcolonial Settings: An Exploratory Study in the Caribbean Netherlands). European Educational Research Journal. Link.
- Muhammad, S., Djumat, I. e Sergi, M. (2025). A influência da aprendizagem de Estudos Sociais na internalização de valores multiculturais acomodativos entre estudantes do Ensino Fundamental II (The Influence of Social Studies Learning on the Internalization of Accommodative Multicultural Values among Junior High School Students). Journal of Social Studies Education Research. Link.
- Bentil, J., Eshun, I., Kuranchie, A. e Bordoh, A. (2025). Crenças de autoeficácia de professores de Estudos Sociais: as características demográficas fazem diferença? (Social Studies Teachers' Self-Efficacy Beliefs: Do Demographic Characteristics Make a Difference). Asian Journal of Education and Training. Link.
- Legge, S. e Downey, A. M. (2025). 7 de 8: a redução do tempo de planejamento como barreira à educação para a reconciliação (7 of 8: Decreased Planning Time as a Barrier to Reconciliation Education). in education. Link.
- Avcu, K. M. (2025). Percepções de professores sobre o uso de contos populares e narrativas locais no ensino de Estudos Sociais (Teachers' Perspectives on the Use of Local Folk Stories and Narratives in Social Studies Education). Educational Research and Reviews. Link.
- Koçoglu, E., Avcu, K. M., Ulukaya Öteles, Ü., Demir Evcimen, F. B. e Yildirim, G. (2025). As percepções de professores de Estudos Sociais sobre o perfil de estudantes qualificados no programa Filosofia para Crianças (The Qualified Student Perceptions of Social Studies Teachers in P4C Program). Higher Education Studies. Link.
- Bozkurt, E. (2026). Cultivando o pensamento sistêmico por meio de rotinas de pensamento visível: percepções pedagógicas e de liderança a partir de um estudo exploratório em sala de aula (Cultivating Systems Thinking through Visible Thinking Routines: Pedagogical and Leadership Insights from an Exploratory Classroom Study). Journal of Pedagogical Research. Link.
- Bordoh, A. (2026). Concepção de avaliação formativa por professores de Estudos Sociais em escolas selecionadas do ensino médio na Região Norte-Ocidental de Gana (Social Studies Teachers' Conceptualisation of Formative Assessment in Selected Senior High Schools in the Western North Region of Ghana). Discover Education. Link.
- Phinla, W., Phinla, W. e Mahapoonyanont, N. (2025). Desenvolvimento de uma abordagem de gestão da aprendizagem em Estudos Sociais utilizando a aprendizagem baseada em problemas e a aprendizagem baseada na comunidade para desenvolver habilidades do século XXI em estudantes de escolas pequenas (Development of Social Studies Learning Management Approach Using Problem-Based and Community-Based Learning to Enhance 21st-Century Skills for Students in Small Schools). Shanlax International Journal of Education. Link.
Se este tema apareceu em uma conversa ou unidade da sua turma, escolha uma pergunta para explorar com os estudantes e adapte as ideias ao contexto da sua escola.
Encontrou um erro neste conteúdo? Veja nossa política editorial e avise a gente.
O GeraProva busca questões com gabarito comentado e BNCC no acervo e monta a prova pronta para imprimir.
