Aprendizagem experiencial no fundamental: entusiasmo, barreiras e um ponto de atenção
Estudos recentes associam experiências práticas a envolvimento e aprendizagem, mas também apontam obstáculos como tempo, formação e apoio. Veja o que professores podem aproveitar e o que ainda precisa ser investigado.
Aprender pela experiência importa no ensino fundamental porque aproxima conceitos escolares de ações, observações e situações que os estudantes podem explorar. Mas o que os estudos recentes dizem sobre a disposição dos professores para trabalhar assim, quais condições ajudam ou atrapalham e como transformar essas ideias em escolhas possíveis para a rotina da turma?
Vamos responder a essas três perguntas olhando para pesquisas sobre atividades ao ar livre, ambientes não escolares, música, robótica, estratégias didáticas e mundos virtuais. O conjunto traz sinais favoráveis ao envolvimento e à aprendizagem, mas também um alerta importante: a proposta não depende apenas da vontade individual do professor; tempo, formação, recursos e apoio influenciam sua realização.
O que são atitudes de professores do fundamental em relação à aprendizagem experiencial e por que importam?
Atitudes docentes em relação à aprendizagem experiencial são as percepções, disposições e decisões que influenciam se o professor considera viável e valioso organizar situações em que os estudantes aprendem fazendo, investigando, criando, observando ou participando de experiências concretas. Na rotina, isso pode aparecer numa investigação no pátio, numa atividade prática de Ciências, numa produção musical ou numa simulação virtual em que os alunos tomam decisões.
Aprendizagem experiencial não é sinônimo de passeio, brincadeira sem objetivo ou substituição de todo o ensino explícito. A experiência ganha sentido pedagógico quando está ligada a uma intenção de aprendizagem e quando há orientação para que os estudantes observem, experimentem, relacionem ideias e expressem o que compreenderam. Os estudos reunidos aqui trabalham com diferentes abordagens; não formam uma definição única nem testam um único modelo de aula.
Para o professor, a questão prática é avaliar tanto o potencial da experiência quanto as condições para realizá-la. Uma atividade pode parecer atraente e, ainda assim, exigir preparação, tempo, materiais, apoio de colegas ou adaptação ao contexto da turma. Por isso, conhecer as atitudes e as dificuldades relatadas por outros educadores ajuda a planejar com mais realismo, sem tratar uma estratégia ativa como solução automática.
O que a pesquisa recente mostra sobre aprendizagem experiencial?
Experiências concretas podem dar propósito à aprendizagem, mas esbarram na rotina
Um estudo sobre projetos de Ciência Participativa em escolas dos anos iniciais examinou como professores aplicaram essas propostas em aulas de Ciências e em atividades ao ar livre. Os docentes relataram benefícios, entre eles a possibilidade de aprender Ciências com um propósito definido, e desafios, como restrições de tempo e pressão decorrente de avaliações. Os dados de professores e estudantes também documentaram benefícios cognitivos e afetivos associados à participação dos alunos (Carrier, 2026).
O estudo sustenta o potencial de projetos de Ciência Participativa que incluam atividades no pátio escolar como complemento ao ensino de Ciências. Para a conversa sobre atitudes docentes, o ponto é duplo: os professores identificam valor na experiência e, ao mesmo tempo, precisam conciliá-la com prioridades e exigências da escola. O achado não sugere que qualquer saída ao pátio produza os mesmos efeitos; refere-se à participação em projetos com uma proposta de Ciência Participativa.
Outra investigação, com professores regentes do 4º ano na Turquia, explorou a contribuição de ambientes de aprendizagem não escolares para Estudos Sociais. Segundo os participantes, os estudantes aprendiam conteúdos por meio da ação e da vivência, apresentavam aumento no desempenho acadêmico e se sentiam motivados. Os professores também associaram esses ambientes a conexões entre passado e futuro, conhecimentos sobre cultura e cidadania, socialização, aprendizagem interdisciplinar e pensamento independente (Karbeyaz, 2025).
O contexto importa: esse estudo trata de professores turcos e de Estudos Sociais no 4º ano, não de uma regra geral para todas as disciplinas ou escolas brasileiras. Ainda assim, ele mostra a amplitude de aspectos que docentes podem valorizar numa atividade fora da sala convencional. A aplicação local precisa considerar a realidade da escola e o objetivo da experiência, sem presumir que todos esses resultados ocorrerão em qualquer visita ou atividade externa.
O professor pode valorizar estratégias ativas e ainda haver diferença no que alunos percebem
Uma pesquisa na Eslovênia comparou percepções de 1.536 estudantes do 7º e do 9º ano e de 263 professores sobre estratégias didáticas. Alunos e professores apontaram aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem baseada em pesquisa entre as estratégias mais utilizadas, enquanto a aprendizagem baseada em projetos foi a menos frequente. Apesar dessa concordância geral, houve diferenças estatisticamente significativas entre as percepções dos dois grupos em todas as estratégias selecionadas. Os professores relataram utilizá-las com mais frequência do que os alunos percebiam (Mithans, 2024).
Esse resultado é especialmente útil para pensar as atitudes docentes com cuidado. A intenção de propor uma estratégia ativa não garante que os estudantes a reconheçam como tal. A pesquisa também encontrou impacto estatisticamente significativo de um melhor desempenho de aprendizagem sobre a percepção de determinadas estratégias didáticas, e seus autores apontam novas questões para análises mais detalhadas sobre o uso dessas estratégias na prática.
Uma leitura pedagógica possível — como aplicação, não como resultado testado pelo estudo — é tornar mais visível o propósito de uma atividade. Antes de começar, o professor pode explicar qual problema será investigado; depois, pedir que os estudantes descrevam o que fizeram e como isso se relaciona com o conteúdo. Essa conversa pode ajudar a aproximar a intenção do docente da experiência percebida pela turma.
Formação, apoio e colaboração aparecem como condições relevantes
Um estudo sobre robótica educacional desenvolveu e validou um instrumento para medir atitudes, conhecimentos e aplicação da robótica por professores. O processo resultou num modelo de cinco fatores e 49 itens, validado com dados de 307 professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. O resumo relata evidências de confiabilidade e validade do instrumento, não uma conclusão sobre o nível de entusiasmo ou de uso da robótica pelos professores (Gavrilas, 2025).
Essa diferença é importante: o estudo oferece uma ferramenta de pesquisa para investigar atitudes e práticas, mas não permite afirmar que os professores pesquisados eram favoráveis ou contrários à robótica. Ainda assim, a existência de dimensões distintas — atitudes, conhecimentos e aplicação — ajuda a lembrar que gostar de uma ideia, saber conduzi-la e conseguir incorporá-la à rotina são questões relacionadas, mas não idênticas.
Em escolas de Ontário, no Canadá, uma pesquisa qualitativa explorou percepções, barreiras e condições facilitadoras para o ensino de nutrição. Os professores participantes consideravam a nutrição parte importante do trabalho, mas relataram obstáculos como formação insuficiente, pouco tempo, concorrência com disciplinas prioritárias e recursos limitados. Atividades interativas, integração com outras disciplinas e apoio da gestão, das famílias e de organizações profissionais apareceram como facilitadores (Franco-Arellano, 2026).
Nutrição não é sinônimo de aprendizagem experiencial, e o estudo investigou educação nutricional, não atitudes diante de toda prática ativa. Sua contribuição para este tema está em mostrar, num contexto específico, como condições de trabalho podem favorecer ou restringir atividades educativas. As sensibilidades culturais, socioeconômicas e relacionadas a transtornos alimentares relatadas pelos participantes também lembram que atividades concretas precisam ser planejadas com atenção ao contexto dos estudantes.
Abordagens experienciais podem mudar práticas e papéis, em contextos específicos
Na República da Irlanda, uma pesquisa-ação participativa acompanhou a abordagem Musical Futures em seis escolas primárias. Professores e estudantes participaram durante um período de dez a trinta semanas. Os resultados indicaram mudanças na apropriação da aprendizagem, nas práticas de avaliação em música e no desenvolvimento de habilidades musicais e extramusicais (Gubbins, 2024).
O estudo oferece um exemplo de investigação de uma abordagem específica numa área específica, a educação musical. Não autoriza concluir que a mesma mudança ocorrerá em todas as disciplinas ou escolas. Para o tema das atitudes docentes, mostra que uma experiência de ensino pode envolver mudanças tanto na maneira de aprender quanto na avaliação, algo que merece espaço no planejamento e na reflexão profissional.
Em outro contexto, uma pesquisa sobre mundos virtuais baseados em Open Sim investigou estratégias pedagógicas em salas de aula presenciais da Educação Básica. Participaram 12 professores do ensino fundamental e 11 estudantes do quinto e sexto anos. A aprendizagem experiencial foi a estratégia pedagógica mais prevalente no ambiente virtual, seguida de treino, prática e modelagem, aprendizagem baseada em projetos, jogos e colaboração. Professores e estudantes apresentaram pequenas diferenças em suas perspectivas sobre os protótipos de ensino e o grau de centralidade docente; ambos posicionaram os estudantes como principais designers das atividades no ambiente virtual (Porat, 2023).
O estudo trata de uma plataforma imersiva específica e não de atividades digitais em geral. Ainda assim, acrescenta uma questão relevante: em determinados ambientes, o professor pode atuar mais como facilitador ou guia do que como expositor central. Isso não significa desaparecer da aula. A mediação continua importante para apoiar a aprendizagem, como também aparece entre os elementos de prática descritos por professores de Ciência da Computação.
Uma pesquisa qualitativa com oito professores premiados de Ciência da Computação, da educação infantil ao 9º ano, investigou justificativas, práticas e necessidades para integrar pensamento computacional e Ciência da Computação. Os professores descreveram aplicações no mundo real, atividades práticas, estratégias de orientação da aprendizagem, colaboração com docentes regentes e apoio de formação continuada como aspectos importantes. Os autores apontaram necessidade de mais apoio e oportunidades de formação para professores regentes e de Ciência da Computação (Liao, 2024).
Esse estudo não mede atitudes de todos os professores do fundamental, nem representa todas as escolas. Ele registra práticas e necessidades apontadas por um grupo específico de educadores. Sua contribuição é conectar a experiência prática a elementos de sustentação: exemplos concretos, orientação aos estudantes, colaboração profissional e formação continuada.
Quais estudos foram comparados e o que cada um relata?
Os estudos abaixo investigam áreas, países e métodos diferentes; a tabela ajuda a distinguir o que cada resumo efetivamente informa. Ela não representa uma comparação direta entre os resultados, porque as pesquisas não aplicaram um mesmo instrumento nem observaram a mesma intervenção.
| Estudo | O que investigou | O que relata | Contexto |
|---|---|---|---|
| Carrier, 2026 | Experiências com Ciência Participativa e aprendizagem ao ar livre. | Professores relataram aprendizagem com propósito, mas também restrições de tempo e pressão de avaliações; os dados documentaram benefícios cognitivos e afetivos da participação estudantil. | Anos iniciais; projetos de Ciências e atividades externas. País não indicado no resumo. |
| Franco-Arellano, 2026 | Percepções, barreiras e facilitadores no ensino de nutrição. | Formação, tempo, prioridades e recursos foram barreiras; atividades interativas, integração curricular e apoio foram facilitadores. | Escolas de ensino fundamental de Ontário, Canadá; nove participantes. |
| Karbeyaz, 2025 | Contribuição de ambientes não escolares para Estudos Sociais. | Professores relataram aprendizagem pela ação, motivação, desempenho e outros benefícios associados às vivências fora da escola. | 13 professores regentes do 4º ano, Turquia. |
| Gavrilas, 2025 | Desenvolvimento e validação do instrumento AKAER sobre robótica educacional. | O resumo relata um instrumento de cinco fatores e 49 itens com evidências de validade e confiabilidade; não informa atitudes favoráveis ou desfavoráveis dos participantes. | 307 professores da educação infantil e dos anos iniciais; país não indicado no resumo. |
| Mithans, 2024 | Percepções de alunos e professores sobre estratégias didáticas. | Aprendizagem baseada em problemas e pesquisa foram apontadas como mais usadas; projetos, como menos frequentes. Professores relataram uso mais frequente que o percebido pelos alunos. | Eslovênia; estudantes do 7º e do 9º ano e seus professores. |
| Gubbins, 2024 | Abordagem Musical Futures e mudanças no ensino e aprendizagem de música. | Foram indicadas mudanças na apropriação da aprendizagem, avaliação musical e habilidades musicais e extramusicais. | Seis escolas primárias da República da Irlanda; sete professores e 137 estudantes. |
| Holland, 2024 | Influência de formação experiencial em ambientes naturais sobre educadores. | Os resultados sugerem satisfação, desenvolvimento de traços positivos, avanço profissional e integração de métodos experienciais nas escolas. | Educadores da educação infantil ao ensino médio; país não indicado no resumo. |
| Liao, 2024 | Justificativas, práticas e necessidades na integração de Ciência da Computação. | Professores descreveram aplicações reais, atividades práticas, orientação, colaboração e formação continuada como elementos de apoio. | Oito professores premiados, da educação infantil ao 9º ano; país não indicado no resumo. |
| Porat, 2023 | Estratégias e papéis docentes em mundos virtuais Open Sim. | Aprendizagem experiencial foi a estratégia mais prevalente; estudantes foram posicionados como principais designers das atividades. | 12 professores do ensino fundamental e 11 estudantes do 5º e 6º anos; país não indicado no resumo. |
O que os estudos têm em comum e onde divergem?
Em conjunto, os estudos sugerem que experiências práticas podem ser valorizadas por professores e associadas a participação, propósito, motivação ou mudanças na aprendizagem. Porém, esses sinais vêm de situações variadas: projetos ao ar livre, Estudos Sociais fora da escola, música, robótica, Ciência da Computação e mundos virtuais. Não se deve somá-los como se fossem evidências de uma única intervenção universal.
Também aparece uma tensão entre intenção e viabilidade. Em estudos sobre Ciência Participativa e nutrição, professores relatam obstáculos de tempo, prioridades, formação ou recursos. A pesquisa sobre Ciência da Computação ressalta apoio profissional e colaboração; a de robótica contribui com um instrumento para investigar atitudes, conhecimentos e aplicação, mas não apresenta no resumo um resultado sobre a disposição dos participantes. A ideia de que uma proposta é interessante, portanto, não equivale a ter condições para implementá-la.
Outra diferença importante está na fonte da informação. Algumas pesquisas recolhem percepções de professores; outras incluem estudantes, observações ou registros de prática. A pesquisa eslovena encontrou discrepância entre o uso que os professores relatavam e o que os alunos percebiam. Já o estudo dos mundos virtuais identificou pequenas diferenças entre as perspectivas dos dois grupos. Isso indica que a relação entre intenção docente e experiência discente merece ser observada em cada contexto, em vez de presumida.
Permanece em aberto como essas experiências se sustentam ao longo do tempo, quais formatos funcionam melhor para diferentes objetivos e como resultados de contextos estrangeiros se traduzem para escolas brasileiras. Os resumos também não permitem estabelecer uma escala comum para comparar efeitos. A evidência reunida apoia uma leitura prudente: há possibilidades promissoras e condições concretas que precisam ser consideradas.
Como aplicar aprendizagem experiencial na sala de aula?
As ideias a seguir são sugestões de aplicação, não resultados testados em conjunto pelos estudos. O objetivo é usar os achados como ponto de partida para escolhas pequenas, observáveis e ajustáveis à realidade da turma.
1. Comece por uma pergunta que a experiência ajude a investigar
Uma forma de aplicar a aprendizagem experiencial é partir de uma pergunta concreta, em vez de começar pela atividade em si. Imagine uma turma de 5º ano observando como a sombra de um objeto muda em diferentes momentos do período escolar. O professor pode definir o que será observado e como os alunos vão comparar seus registros. Essa estrutura aproxima a vivência de uma finalidade, em sintonia com o valor de uma aprendizagem de Ciências com propósito relatado por professores no estudo de Ciência Participativa (Carrier, 2026).
2. Use o espaço disponível antes de planejar uma saída complexa
Uma atividade experiencial não precisa depender de uma excursão. Como aplicação, o pátio, um jardim ou outro espaço acessível pode servir para observar elementos do ambiente e relacioná-los a uma questão da aula. Imagine uma turma identificando características de plantas no entorno da escola, com uma tarefa de comparação preparada antes da saída. O estudo de Carrier (2026) apoia o potencial de projetos que incluem atividades no pátio, mas cada escola precisa verificar segurança, acesso, tempo e adequação do espaço.
3. Planeje a mediação, não apenas a experiência
Atividades abertas podem deixar dúvidas sobre o que observar ou fazer. Uma sugestão de aplicação é organizar etapas breves: apresentar o desafio, demonstrar um procedimento quando necessário, circular para orientar e reservar um momento para que os estudantes expliquem suas escolhas. Na pesquisa sobre Ciência da Computação, os professores descreveram estratégias para apoiar e orientar a aprendizagem, além de atividades práticas (Liao, 2024). O estudo não prescreve uma sequência específica; a estrutura é uma forma de adaptar essa ideia a uma aula concreta.
4. Convide os alunos a explicar como aprenderam
Como aplicação, depois de uma atividade peça aos estudantes que digam o que fizeram, o que perceberam e como isso se liga ao objetivo. Imagine uma turma que constrói um modelo simples para representar um processo; ao final, cada grupo apresenta uma decisão tomada e uma evidência observada. Essa pausa pode ajudar o professor a verificar se a experiência foi percebida como investigação, projeto ou apenas execução de instruções. A sugestão conversa com a diferença entre percepções de professores e alunos observada por Mithans (2024), sem afirmar que uma conversa resolve essa diferença.
5. Integre a experiência a conteúdos próximos, sem forçar conexões
Uma possibilidade é conectar uma atividade prática a mais de uma área quando a relação fizer sentido. Imagine uma sequência sobre alimentação em que a turma analisa escolhas de um cardápio hipotético e conversa sobre medidas, organização de informações e hábitos, sem pedir que estudantes exponham a própria situação familiar. O estudo canadense aponta integração entre disciplinas e atividades interativas como facilitadores relatados para educação nutricional (Franco-Arellano, 2026). A adaptação deve levar em conta sensibilidades culturais, socioeconômicas e relacionadas a transtornos alimentares, que também foram identificadas nessa pesquisa.
6. Considere formas de participação que deem agência aos estudantes
Como aplicação, o professor pode oferecer escolhas limitadas e claras: qual pergunta investigar primeiro, que material usar entre opções disponíveis ou como apresentar uma descoberta. Numa aula com recurso digital, por exemplo, pequenos grupos poderiam criar partes de um ambiente simulado, enquanto o docente acompanha as decisões. No estudo sobre mundos virtuais, os estudantes foram posicionados como principais designers das atividades nesse ambiente (Porat, 2023). Isso não significa que toda aula deva ser virtual ou que o professor transfira toda a responsabilidade à turma.
7. Faça uma versão pequena antes de ampliar a proposta
Quando tempo e recursos são limitados, uma aplicação razoável é testar uma versão curta da atividade, observar o que funcionou e decidir se vale ampliá-la. Imagine uma aula de música em que os estudantes experimentem criar uma sequência sonora antes de uma atividade mais longa de produção coletiva. A pesquisa sobre Musical Futures examinou mudanças ao longo de dez a trinta semanas e encontrou mudanças relatadas em práticas de aprendizagem e avaliação (Gubbins, 2024); não define uma duração ideal para outras propostas. O teste pequeno é uma sugestão de planejamento, não um achado daquele estudo.
8. Registre também as condições de implementação
Uma atividade pode gerar participação e ainda assim ser difícil de repetir. Como aplicação, anote quanto tempo exigiu, quais materiais foram necessários, que apoio recebeu e que ajustes a turma pediu. Isso permite discutir a experiência com colegas e gestão, sem reduzir o resultado à impressão de que “deu certo” ou “não deu”. Os estudos relatam barreiras e facilitadores ligados a tempo, recursos, formação e apoio (Carrier, 2026; Franco-Arellano, 2026). O registro pode ajudar a escola a decidir que condições precisam mudar antes de ampliar a prática.
O que muda quando levamos esses achados para o contexto brasileiro?
Os estudos citados incluem pesquisas realizadas na Turquia, na Eslovênia, na Irlanda e no Canadá, além de contextos cujo país não é informado nos resumos. Eles não descrevem diretamente as escolas brasileiras. Por isso, seus resultados servem como referências para formular perguntas e possibilidades, não como prova de que uma estratégia terá o mesmo efeito em qualquer rede ou turma do Brasil.
As diferenças de estrutura, disponibilidade de materiais, organização do tempo, formação e apoio escolar podem alterar o que é viável. Uma proposta de aprendizagem ao ar livre pode precisar usar o entorno imediato da escola; uma experiência com robótica ou mundos virtuais pode depender de recursos e suporte que não estão igualmente disponíveis. O cuidado não é abandonar a abordagem quando faltam equipamentos, mas evitar presumir que todos os professores podem implementá-la nas mesmas condições.
Também é importante adaptar temas sensíveis e exemplos ao contexto dos estudantes. A pesquisa sobre educação nutricional no Canadá relata preocupações relacionadas à cultura, à condição socioeconômica e a transtornos alimentares, além de falta de recursos em francês. Isso não descreve diretamente as escolas brasileiras; ainda assim, lembra que atividades sobre alimentação devem ser planejadas sem expor ou constranger estudantes e levando em conta diferentes realidades familiares.
Uma forma prudente de aproveitar os estudos é selecionar um objetivo de aprendizagem, identificar uma experiência possível com os recursos locais e combinar como a turma vai refletir sobre o que fez. Se a escola tiver outros recursos, a proposta pode ser ampliada; se não tiver, pode ser adaptada. O princípio é não confundir inovação com equipamento caro nem tratar a atividade externa, digital ou prática como garantia de aprendizagem.
Quais são os limites desta leitura?
Este texto se baseia nos resumos de estudos recentes disponíveis na fonte de pesquisa indicada, e não na leitura integral de cada publicação. Os resumos permitem identificar objetivos, contextos e resultados relatados, mas não oferecem sempre os detalhes necessários para avaliar instrumentos, procedimentos completos, duração das intervenções ou todas as limitações de cada pesquisa.
Além disso, os estudos não investigam exatamente a mesma pergunta. Alguns tratam das percepções de professores; outros examinam experiências dos alunos, estratégias didáticas, instrumentos de medida ou práticas em componentes curriculares específicos. Os resultados de estudos qualitativos, de validação de instrumento e de pesquisa-ação não podem ser comparados como se fossem medidas equivalentes de um único efeito.
Ficam em aberto perguntas como: quais experiências são sustentáveis numa rotina escolar comum? Que tipos de apoio tornam a prática viável? Como alunos e professores avaliam a mesma atividade? E quais adaptações são necessárias em diferentes redes brasileiras? Para decisões de formação, investimento, adoção de programas ou avaliação de resultados, faz sentido consultar os estudos completos, verificar seus métodos e considerar a realidade específica da escola.
Como o GeraProva pode ajudar com aprendizagem experiencial?
O GeraProva pode apoiar o professor na criação de questões para acompanhar o que os estudantes compreenderam depois de uma atividade prática, de uma investigação ou de um projeto. A avaliação não precisa substituir a experiência: pode ajudar a retomar conceitos e verificar como os alunos justificam suas respostas. Você pode conhecer o gerador de provas do GeraProva e fazer o cadastro grátis para explorar a plataforma.
Perguntas frequentes sobre aprendizagem experiencial no ensino fundamental
Aprendizagem experiencial significa deixar os alunos aprenderem sem orientação?
Não. Os estudos citados não defendem a ausência do professor. Na pesquisa sobre Ciência da Computação, os docentes descreveram atividades práticas acompanhadas de estratégias para apoiar e orientar a aprendizagem (Liao, 2024). No estudo sobre mundos virtuais, os papéis de facilitador e guia ao lado estiveram entre os protótipos predominantes, e os estudantes foram posicionados como designers das atividades naquele ambiente (Porat, 2023). Uma aplicação possível é dar espaço para escolhas dos alunos e, ao mesmo tempo, explicitar objetivos, orientar procedimentos e ajudar a turma a refletir sobre o que fez.
É preciso sair da escola para trabalhar com aprendizagem experiencial?
Não necessariamente. Alguns estudos investigaram ambientes externos e não escolares, como a aprendizagem ao ar livre e os espaços de Estudos Sociais (Carrier, 2026; Karbeyaz, 2025), mas outros trataram de atividades práticas, música, robótica ou ambientes virtuais. Isso mostra que a experiência pode assumir formatos diferentes. Usar o pátio ou visitar outro espaço pode ser uma possibilidade, não uma exigência para toda proposta. O professor pode começar com uma atividade acessível dentro da escola, desde que a experiência esteja ligada a um objetivo e seja acompanhada por orientação e reflexão.
Os estudos comprovam que atividades experienciais melhoram a aprendizagem de todos os alunos?
Não é possível fazer essa afirmação geral com os resumos disponíveis. Algumas pesquisas relatam benefícios, mudanças ou associações em contextos específicos. Professores participantes do estudo turco relataram desempenho e motivação associados a ambientes não escolares (Karbeyaz, 2025), enquanto dados de um estudo sobre Ciência Participativa documentaram benefícios cognitivos e afetivos (Carrier, 2026). Esses resultados não demonstram que toda atividade experiencial funcione da mesma forma em todas as turmas. A disciplina, a proposta, o contexto e as condições de implementação variam entre os estudos.
O que costuma dificultar a realização dessas propostas?
Os obstáculos variam conforme a atividade e o contexto. No estudo de Ciência Participativa, professores mencionaram restrições de tempo e pressão de avaliações (Carrier, 2026). Na pesquisa sobre nutrição em Ontário, apareceram formação insuficiente, tempo limitado, concorrência com disciplinas consideradas prioritárias e recursos financeiros limitados, entre outras barreiras (Franco-Arellano, 2026). Esses relatos não descrevem todas as escolas brasileiras, mas mostram por que não basta recomendar que o professor faça atividades práticas. Planejamento, recursos, formação e apoio da escola podem influenciar a viabilidade.
Como saber se os alunos perceberam a atividade do jeito que o professor planejou?
Uma possibilidade é perguntar aos estudantes o que fizeram, que decisões tomaram e como relacionam a atividade ao objetivo da aula. Essa sugestão se relaciona ao estudo esloveno, em que professores relataram utilizar estratégias didáticas com mais frequência do que os alunos percebiam (Mithans, 2024). A pesquisa não testa uma técnica específica para reduzir a diferença, então a conversa de fechamento deve ser entendida como aplicação possível. Observar as respostas e comparar a intenção do planejamento com a experiência dos alunos pode oferecer pistas para ajustar a próxima atividade.
Como começar quando há pouco tempo ou poucos materiais?
Os estudos não oferecem uma receita universal para escolas com poucos recursos. Uma opção prática é começar por uma experiência curta, com materiais já disponíveis e um objetivo bem delimitado, e avaliar o esforço necessário antes de ampliá-la. Essa é uma sugestão de aplicação, não um resultado experimental dos estudos. A pesquisa sobre Ciência Participativa relata restrições de tempo, e a pesquisa canadense sobre nutrição relata limitações de recursos (Carrier, 2026; Franco-Arellano, 2026). Esses achados reforçam que o planejamento deve considerar as condições reais, em vez de pressupor que toda proposta seja igualmente acessível.
Referências sobre aprendizagem experiencial e professores do fundamental
- Carrier, Sarah J.; Scharen, Danielle R.; Hayes, Meredith L.; Smith, P. Sean; Goforth, Christine; Craven, Laura; Sachs, Lindsey (2026). Incorporando a Ciência Participativa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Experiências de Professores e Alunos com a Aprendizagem ao Ar Livre (Incorporating Participatory Science in Elementary Schools: Teacher and Student Experiences with Outdoor Learning). Electronic Journal for Research in Science & Mathematics Education. Link.
- Franco-Arellano, Beatriz; Vogel, Ellen; Stein, Matthew; Brown, Jacqueline Marie; Laketa, Vanessa; Arcand, JoAnne (2026). Fatores que influenciam a educação nutricional nas escolas de ensino fundamental: um estudo qualitativo (Factors Influencing Nutrition Education in Elementary Schools: A Qualitative Study). Health Education Journal. Link.
- Karbeyaz, Aytekin; Kurt, Murat (2025). Investigando a contribuição dos ambientes de aprendizagem não escolares para o ensino de Estudos Sociais no 4º ano, segundo a perspectiva dos professores regentes (Investigating the Contribution of Out-of-School Learning Environments to the Teaching of 4th Grade Social Studies Course According to the [Views of Classroom Teachers]). Social Studies. Link.
- Gavrilas, Leonidas; Kotsis, Konstantinos T. (2025). Desenvolvimento e validação de um instrumento de pesquisa sobre atitudes, conhecimentos e aplicação da robótica educacional (AKAER) (Development and Validation of a Survey Instrument towards Attitude, Knowledge, and Application of Educational Robotics (AKAER)). International Journal of Research & Method in Education. Link.
- Mithans, Monika; Zurc, Joca; Ivanuš Grmek, Milena (2024). Percepções sobre Estratégias Didáticas entre Alunos e Professores do Ensino Fundamental (Perceptions of Didactic Strategies among Pupils and Teachers in Primary School). Center for Educational Policy Studies Journal. Link.
- Gubbins, Edmond (2024). “Musical Futures” e as escolas primárias irlandesas: uma investigação sobre o impacto da aprendizagem informal e do ensino não formal na educação musical (“Musical Futures” and Irish Primary Schools: An Investigation into the Impact of Informal Learning and Non-Formal Teaching on Music Education). Irish Educational Studies. Link.
- Liao, Yin-Chan; Kim, Jiyoung; Ottenbreit-Leftwich, Anne T.; Karlin, Michael; Guo, Meize (2024). Vozes de professores de Ciência da Computação do ensino fundamental: justificativas e práticas de integração da Ciência da Computação (Voices of Elementary Computer Science Teachers: Computer Science Integration Rationales and Practices). ACM Transactions on Computing Education. Link.
- Porat, Erez; Shamir-Inbal, Tamar; Blau, Ina (2023). Protótipos de Ensino e Estratégias Pedagógicas na Integração de Mundos Virtuais Baseados em Open Sim na Educação Básica: Percepções e Práticas de Professores e Estudantes (Teaching Prototypes and Pedagogical Strategies in Integrating Open Sim-Based Virtual Worlds in K-12: Insights from Perspectives and Practices of Teachers and Students). Journal of Computer Assisted Learning. Link.
Se alguma dessas ideias conversa com sua realidade, escolha uma experiência pequena para testar, observe como a turma responde e compartilhe o que aprender com seus colegas.
O GeraProva busca questões com gabarito comentado e BNCC no acervo e monta a prova pronta para imprimir.
Criar minha prova