Ansiedade, medo e redes sociais: ruminar o conteúdo também pesa
Estudos recentes associam diferentes formas de uso das redes sociais a estresse digital e a sintomas de ansiedade em jovens. Veja o que esses achados podem orientar na rotina escolar — e quais cuidados cabem ao contexto brasileiro.
Pesquisas recentes associam a ruminação sobre conteúdos de redes sociais a sintomas posteriores de ansiedade em jovens, e identificam fontes de estresse como pressão por disponibilidade, medo de avaliação negativa e exposição a conteúdos nocivos. São associações, não prova de que as redes causem ansiedade. Para professores, os achados ajudam a abrir conversas e planejar atividades sem tratar todos os estudantes como iguais.
As pesquisas recentes sobre redes sociais deixaram de tratar o uso como uma coisa só: olhar publicações, conversar em privado e publicar conteúdo podem trazer pressões diferentes. Para quem ensina, essa distinção importa porque o efeito não aparece necessariamente como uma conversa explícita sobre ansiedade; pode surgir em preocupações com o que os colegas estão fazendo, com a resposta a uma mensagem ou com a avaliação dos outros.
Um achado que merece atenção é que pensar repetidamente no conteúdo das redes — o próprio ou o de outras pessoas — foi associado a sintomas posteriores de ansiedade entre estudantes mais novos. Ao mesmo tempo, os estudos não autorizam concluir que toda rede social faz mal, nem que um professor consiga identificar ou diagnosticar um problema apenas observando a turma. Eles ajudam, isso sim, a formular perguntas mais cuidadosas sobre experiências digitais que atravessam a vida escolar.
O que são ansiedade e medo associados às redes sociais e por que isso importa para o professor?
Ansiedade e medo associados às redes sociais são preocupações que podem se relacionar a experiências como ficar de fora de acontecimentos, receber contatos indesejados, ser avaliado por uma publicação ou continuar pensando no que apareceu on-line. Um conceito presente nos estudos é o medo de ficar de fora, conhecido pela sigla FoMO: a apreensão de perder experiências ou interações que outras pessoas estão vivendo. Isso não é sinônimo de diagnóstico clínico, e a palavra “medo” nos estudos pode descrever experiências distintas, não uma única condição.
Na rotina escolar, o tema pode aparecer de forma indireta. Um estudante pode estar preocupado com uma conversa privada, com a resposta a uma mensagem ou com a reação dos colegas a uma publicação; outro pode permanecer mentalmente preso a algo que viu, mesmo durante uma atividade. Essas são possibilidades para reflexão, não sinais que permitam concluir o que está acontecendo com um aluno específico. O ponto para o professor é perceber que o bem-estar digital pode se relacionar à atenção, à participação e às relações entre pares, sem reduzir a pessoa ao uso do celular.
Também é importante separar fenômenos que às vezes são colocados no mesmo pacote. Estresse digital pode envolver perda de tempo, culpa, exposição a conteúdo nocivo, pressão para estar disponível, expectativa de perfeição e receio de avaliação negativa. Ruminação, por sua vez, diz respeito a ficar voltando mentalmente a conteúdos ou experiências. FoMO trata da preocupação de perder o que acontece com outras pessoas. Os estudos investigam recortes diferentes, e essa diferença ajuda a evitar explicações simplistas.
O que a pesquisa recente mostra sobre redes sociais, medo e ansiedade?
A pesquisa recente sugere uma relação complexa: diferentes formas de uso podem vir acompanhadas de diferentes pressões, e ruminar sobre o conteúdo apareceu associado à ansiedade posterior em um estudo longitudinal. Outros estudos examinaram FoMO, autoestima e bem-estar emocional; seus resultados ajudam a ampliar a conversa, mas não autorizam uma regra universal sobre todas as crianças e adolescentes.
O tipo de uso muda a forma do estresse digital
Em entrevistas com 24 adolescentes de 13 a 14 anos, Winstone e colegas investigaram como tipos distintos de uso das redes se relacionavam ao estresse digital no início da adolescência. A análise organizou os relatos em fatores ligados ao uso passivo, à comunicação privada e à publicação de conteúdo. No uso passivo apareceram perda de tempo, culpa digital e exposição a conteúdos nocivos. Nas conversas privadas surgiram expectativas de disponibilidade e contato não solicitado de desconhecidos. Para quem publica, foram relatadas expectativas de perfeição e sexualização, medo de avaliação negativa e riscos à privacidade (Winstone, 2023).
O estudo também observou que alguns fatores de estresse pareciam presentes de maneira ampla no uso cotidiano. Os autores apontam que fortalecer recursos sociais e emocionais fora do ambiente digital e incentivar o uso eficaz das configurações de privacidade podem melhorar a resiliência diante de diferentes fontes de estresse. Para a escola, o valor desse resultado está em não resumir o problema a “tempo de tela”: o que o estudante faz, com quem interage e que pressão sente também entram na conversa.
Essa distinção permite pensar em perguntas mais concretas, sem invadir a privacidade do aluno. Em vez de perguntar apenas quanto tempo alguém passa on-line, uma conversa educativa pode abordar o que torna uma interação confortável ou desconfortável, como se pode reagir a contatos indesejados e por que ninguém precisa publicar algo para corresponder a uma expectativa de perfeição. Essas perguntas são uma aplicação pedagógica possível, não um protocolo testado pelo estudo.
Ruminar sobre publicações foi associado à ansiedade posterior
Um estudo longitudinal com 126 estudantes do 5º ao 7º ano, em um estado do Meio-Oeste dos Estados Unidos, examinou ruminação nas redes sociais e sintomas de ansiedade e depressão em dois momentos: outubro de 2021 e março de 2022. Os autores distinguiram a ruminação relacionada ao próprio conteúdo daquela relacionada ao conteúdo de outras pessoas. Ambos os tipos, medidos no primeiro momento, associaram-se positivamente à ansiedade posterior, sem interação significativa de gênero (Chen, 2026).
O resultado não foi igual para todos os sintomas: a ruminação sobre o conteúdo de outras pessoas associou-se positivamente à depressão posterior; a ruminação sobre o próprio conteúdo não apresentou essa associação no estudo. A pesquisa também examinou e validou a estrutura de uma escala de ruminação nas redes sociais, que separou essas duas dimensões. Isso reforça que “pensar muito nas redes” não é uma experiência única e que ansiedade e depressão não devem ser tratadas como equivalentes.
Como o desenho acompanhou os estudantes em dois momentos, o estudo oferece uma perspectiva temporal que pesquisas de uma única ocasião não oferecem. Ainda assim, a formulação apropriada é “associou-se”, não “causou”. A pesquisa não prova que ruminar seja a causa da ansiedade, nem que qualquer estudante que pense sobre publicações vá desenvolver sintomas. O achado sugere que esse tipo de preocupação merece ser incluído em investigações futuras sobre bem-estar juvenil.
FoMO e autoestima aparecem relacionados, mas o retrato depende do grupo
Em escolas particulares de Amã, na Jordânia, uma pesquisa com 590 estudantes do 7º e do 10º ano, no ano letivo de 2022/2023, investigou níveis de FoMO e autoestima e a relação entre eles. Os resultados indicaram baixo nível de FoMO e alto nível de autoestima no grupo estudado, além de uma correlação negativa significativa entre as duas variáveis: níveis mais altos de FoMO estavam associados a níveis mais baixos de autoestima (Al-Nasa'h, 2024).
O estudo encontrou diferenças entre anos escolares: estudantes do 7º ano tiveram pontuações mais altas nas dimensões de FoMO, e a autoestima foi maior entre estudantes do 10º ano. A média de autoestima relatada foi 3,16 no 10º ano e 3,05 no 7º. Não foram encontradas diferenças significativas por sexo na maioria das dimensões, com exceção da dimensão “necessidade de fama” para FoMO; o resumo também relata ausência de diferença de autoestima por sexo.
Esses resultados não significam que todo estudante mais novo tenha mais FoMO, nem que a autoestima de uma pessoa possa ser inferida pela série em que está. São diferenças encontradas naquela amostra, em escolas particulares de uma cidade específica. Para o professor, a contribuição é outra: idade e etapa podem ser relevantes para formular perguntas e planejar atividades, mas não substituem a escuta da turma nem justificam rótulos individuais.
Uso das redes, FoMO e bem-estar infantil precisam ser lidos com cuidado
Um estudo quantitativo com estudantes do ensino fundamental de Jacarta, na Indonésia, investigou o impacto do uso de mídias sociais e do FoMO sobre o bem-estar emocional. Participaram 265 estudantes selecionados por amostragem por conglomerados, e os dados foram obtidos por questionário. Os autores relatam efeitos estatisticamente significativos do uso das mídias sociais e do FoMO sobre o bem-estar emocional das crianças (Mujazi, 2025).
O resumo apresenta o resultado como um efeito positivo e significativo, mas não detalha como as variáveis foram codificadas para interpretar a direção substantiva desse efeito. Portanto, é mais fiel dizer que o estudo encontrou uma relação estatisticamente significativa, sem transformá-la em afirmação de que as redes melhoram ou pioram o bem-estar. A pesquisa aponta o tema como relevante para educadores, famílias e profissionais que apoiam crianças, mas não fornece, no resumo, uma estratégia específica de intervenção.
Outra pesquisa, realizada com estudantes do ensino secundário no sul da Espanha, investigou as experiências emocionais relacionadas às mudanças climáticas e a relação com educação, comunicação e participação. Não encontrou uma tendência emocional claramente definida para a amostra geral; as experiências variaram conforme fatores estudados. O uso frequente de fontes de informação — incluindo redes sociais — associou-se a maior intensidade emocional, e as redes tiveram forte influência como fonte de informação (González-Muñoz, 2024). Esse estudo não investigou ansiedade causada por redes sociais em geral: seu foco era a marca emocional das mudanças climáticas. Ele ajuda a lembrar que o tema e o conteúdo consumido também importam.
Os estudos sobre ansiedade e redes sociais lado a lado
Os estudos abaixo investigam perguntas e grupos diferentes. A tabela resume o que cada um examinou e o que o resumo relata, sem tratar os resultados como diretamente comparáveis.
| Estudo | O que investigou | O que relata | Contexto |
|---|---|---|---|
| Winstone, 2023 | Tipos de uso das redes e estresse digital. | Relatos de estressores ligados ao uso passivo, à comunicação privada e à publicação; recursos sociais e emocionais fora do ambiente digital e configurações de privacidade podem favorecer resiliência. | 24 adolescentes de 13 a 14 anos; país não informado no resumo. |
| Chen, 2026 | Ruminação nas redes e sintomas posteriores de ansiedade e depressão. | Ruminação sobre conteúdo próprio e de outras pessoas associou-se à ansiedade posterior; a ruminação sobre conteúdo alheio associou-se à depressão posterior. | 126 estudantes do 5º ao 7º ano, Meio-Oeste dos Estados Unidos; dados em outubro de 2021 e março de 2022. |
| Al-Nasa'h, 2024 | FoMO, autoestima e diferenças entre anos escolares e sexo. | Baixo FoMO e alta autoestima no grupo; correlação negativa significativa entre FoMO e autoestima; diferenças entre o 7º e o 10º ano. | 590 estudantes do 7º e do 10º ano de escolas particulares de Amã, Jordânia; 2022/2023. |
| Mujazi, 2025 | Uso das mídias sociais, FoMO e bem-estar emocional infantil. | Relata efeitos estatisticamente significativos do uso das mídias sociais e do FoMO sobre o bem-estar emocional. | 265 estudantes do ensino fundamental em Jacarta, Indonésia. |
| González-Muñoz, 2024 | Experiências emocionais sobre mudanças climáticas, educação, fontes de informação e ação. | Não encontrou tendência emocional geral definida; uso frequente de fontes, entre elas redes sociais, associou-se a maior intensidade emocional. | 1.050 estudantes do ensino secundário no sul da Espanha. |
O que os estudos têm em comum e onde divergem?
Em conjunto, os estudos sugerem que as experiências digitais não se resumem a uma medida única de tempo de uso. O formato da interação, o conteúdo observado, a pressão para responder, a possibilidade de avaliação e a repetição mental de publicações são aspectos distintos. Winstone e colegas descrevem estressores por tipo de uso, enquanto Chen e colegas examinam a ruminação como uma experiência que pode se relacionar a sintomas posteriores. As pesquisas sobre FoMO ampliam o foco para a apreensão de perder interações e para sua associação com autoestima ou bem-estar emocional.
Há também uma convergência importante na necessidade de não confundir associação com causa. A pesquisa longitudinal de Chen acompanha variáveis em dois momentos, mas ainda relata associações. O estudo jordano é correlacional: mostra relação entre FoMO e autoestima, não que um necessariamente provoque o outro. O trabalho de Mujazi informa efeito estatisticamente significativo, mas o resumo não permite interpretar com segurança a direção prática. Já as entrevistas de Winstone ajudam a descrever experiências, sem estimar sua frequência em todos os adolescentes.
Os resultados também diferem no que conseguem afirmar. Um estudo encontra FoMO baixo e autoestima alta no conjunto de estudantes analisado, ainda que exista correlação negativa entre as variáveis. Outro identifica estressores cotidianos em entrevistas. A pesquisa espanhola trata de emoções ligadas às mudanças climáticas e mostra que o tema da informação importa; ela não deve ser lida como prova de que as redes, por si, provocam ansiedade. Diferenças de população, país, idade, método e pergunta impedem uma comparação direta.
Continuam em aberto questões úteis para a escola: quais experiências digitais são mais relevantes em diferentes idades e contextos; como relações entre pares e condições familiares se relacionam com esses resultados; e que estratégias escolares ajudam sem estigmatizar o uso das redes. Os resumos disponíveis não estabelecem uma lista de sinais diagnósticos, uma quantidade de uso segura ou uma intervenção universal. O caminho mais responsável é usar os achados como ponto de partida para educação, escuta e encaminhamentos adequados quando necessário.
O que o professor pode fazer em sala de aula?
Uma aplicação prudente é transformar os achados em oportunidades de aprendizagem e conversa, sem tentar diagnosticar estudantes. As propostas a seguir são sugestões pedagógicas inspiradas nas perguntas levantadas pelos estudos; não são intervenções cuja eficácia tenha sido testada por eles.
1. Diferencie os tipos de experiência digital
Em uma atividade de reflexão, convide a turma a pensar, sem expor contas ou conversas pessoais, sobre situações hipotéticas: acompanhar publicações sem interagir, receber uma mensagem insistente ou preparar uma publicação com receio da reação dos colegas. Peça que identifiquem quais pressões são diferentes em cada cena. Essa aplicação acompanha a distinção entre uso passivo, comunicação privada e publicação encontrada por Winstone e colegas. O objetivo não é perguntar quem passou por aquilo, mas ampliar o vocabulário para falar de expectativas, privacidade e avaliação.
2. Fale sobre ruminação sem transformar o tema em diagnóstico
Uma forma de usar o resultado de Chen em sala é discutir o que significa ficar voltando mentalmente a uma publicação, a uma resposta ou ao conteúdo de outra pessoa. Em uma situação hipotética, um estudante relê várias vezes uma interação e tem dificuldade de voltar à tarefa. A turma pode listar estratégias gerais de pausa e de retomada da atenção, sem pedir que alguém revele experiências pessoais. Deixe explícito que a atividade não identifica ansiedade clínica; ela ensina a reconhecer uma experiência possível e a procurar apoio adulto quando uma preocupação pesa.
3. Trabalhe privacidade e contato indesejado de modo concreto
Como aplicação pedagógica, proponha uma simulação com situações inventadas: uma mensagem de desconhecido, uma publicação compartilhada além do esperado ou uma conversa que insiste em respostas imediatas. Os estudantes podem discutir opções de proteção e a quem recorrer, sem reproduzir dados reais. Winstone e colegas destacam expectativas de disponibilidade, contatos não solicitados e riscos à privacidade como fatores de estresse relatados. A escola pode abordar esses temas como parte da convivência e da segurança digital, seguindo suas próprias orientações de proteção.
4. Explore o FoMO por meio de situações hipotéticas
Uma aplicação simples é apresentar uma cena fictícia em que parte de um grupo combina uma atividade on-line e alguém fica sabendo depois. Pergunte que pensamentos podem surgir, como “estão vivendo algo sem mim”, e que outras explicações poderiam existir. Isso permite conversar sobre FoMO sem afirmar que todo desconforto seja causado por redes. O estudo jordaniano encontrou relação entre FoMO e autoestima, mas não permite concluir o que um aluno sente a partir de sua série ou de sua participação digital. Evite pedir que a turma classifique colegas como “dependentes” ou “inseguros”.
5. Fortaleça vínculos e recursos fora das plataformas
Como sugestão de aplicação, planeje atividades em que os estudantes cooperem, conversem e reconheçam formas de pertencimento que não dependam de curtidas ou respostas digitais. Uma turma hipotética pode criar um combinado de escuta em uma atividade em grupo, com diferentes formas de participação. A proposta conversa com a recomendação de Winstone e colegas de fortalecer recursos sociais e emocionais fora do ambiente digital. Ela não substitui apoio especializado quando necessário nem significa que atividades presenciais resolvam todo tipo de sofrimento.
6. Evite transformar o celular em explicação automática
Se um estudante se distrai ou demonstra preocupação, uma aplicação cuidadosa é considerar várias possibilidades antes de atribuir o comportamento às redes. Pergunte com discrição se há algo dificultando a participação e siga os procedimentos de apoio da escola. Os estudos tratam de associações entre variáveis e não oferecem um método para identificar a causa de um comportamento individual. Essa cautela protege o estudante de rótulos e permite que o professor observe o contexto: conteúdo da aula, relações entre pares, acontecimentos recentes e necessidades de aprendizagem.
7. Integre o tema às atividades sem exigir relatos pessoais
Uma discussão sobre informação digital pode usar exemplos inventados e conteúdos públicos adequados à idade, sem pedir que os alunos mostrem perfis ou mensagens privadas. O estudo de González-Muñoz e colegas, centrado em mudanças climáticas, indica que fontes de informação — redes sociais incluídas — se associaram à intensidade emocional em relação a esse tema. Como aplicação, o professor pode explorar como diferentes conteúdos provocam respostas distintas e como conversar sobre temas emocionalmente carregados com cuidado. Não se deve apresentar esse estudo como evidência direta sobre ansiedade geral causada por redes.
O que muda quando levamos esses estudos para o contexto brasileiro?
Os estudos resumidos foram realizados em contextos de outros países: Indonésia, Jordânia, Espanha e Estados Unidos; o trabalho de Winstone não informa o país no resumo. Portanto, seus resultados não descrevem automaticamente estudantes brasileiros. As amostras variam em idade, etapa escolar e tipo de escola, e pelo menos uma delas foi composta por estudantes de escolas particulares de Amã. Diferenças de acesso, práticas familiares, plataformas usadas, relações escolares e condições locais podem mudar a experiência dos alunos.
Isso não torna os estudos inúteis para professores no Brasil. As perguntas que eles ajudam a formular — sobre medo de ficar de fora, pressão para responder, avaliação de publicações, privacidade e ruminação — podem orientar conversas e atividades, desde que sejam tratadas como hipóteses de trabalho, não como resultados já confirmados para toda a realidade brasileira. Uma atividade sobre segurança digital, por exemplo, pode ser adaptada às regras da escola e à idade da turma, sem copiar procedimentos de outro país.
Também convém evitar conclusões universais sobre gênero ou idade. A pesquisa jordaniana encontrou diferenças entre anos escolares e poucas diferenças por sexo nas dimensões relatadas; o estudo de Chen não identificou interações de gênero significativas nas associações examinadas. São achados específicos das amostras analisadas, não uma regra sobre estudantes brasileiros. Na prática, escutar a turma e respeitar as diferenças individuais é mais útil do que supor que um grupo inteiro se comportará de determinada forma.
Por fim, o professor não precisa assumir sozinho a responsabilidade pelo bem-estar digital. Se uma preocupação persistente estiver afetando a participação ou o cotidiano de um estudante, faz sentido seguir os fluxos de acolhimento da escola e conversar com os profissionais responsáveis, em diálogo cuidadoso com a família quando apropriado. Os estudos aqui resumidos não definem protocolos brasileiros de atendimento; essa parte depende das orientações locais e da rede de apoio disponível.
Quais são os limites desta leitura?
Este artigo se baseia nos resumos de estudos recentes indexados no ERIC, não na leitura integral dos trabalhos. Isso permite apresentar suas perguntas e resultados relatados, mas deixa em aberto detalhes necessários para avaliar por completo instrumentos, análises, características de cada amostra e alcance das conclusões. A pesquisa de Winstone é qualitativa e pequena; os demais estudos citados também se referem a populações delimitadas, e seus resultados não representam automaticamente todos os jovens.
Ficam perguntas importantes: como os resultados se reproduzem em estudantes brasileiros; que fatores familiares, escolares e sociais podem contribuir para as associações; e quais práticas de apoio produzem efeitos consistentes em diferentes contextos. Também seria necessário ler os estudos completos para compreender melhor as medidas utilizadas, a interpretação do efeito relatado por Mujazi e a aplicação prática das recomendações de cada equipe. Essa leitura mais aprofundada faz sentido para quem vai criar um programa escolar, orientar uma política institucional ou usar uma escala de avaliação, e não apenas planejar uma conversa introdutória.
Por isso, as implicações práticas deste texto são sugestões de aplicação, não prescrições clínicas nem resultados experimentais. O professor pode abrir espaço para conversas educativas e observar necessidades, mas não deve diagnosticar ansiedade ou depressão com base em uma atividade ou em um comportamento isolado.
Como o GeraProva pode ajudar com este assunto?
Uma prova ou atividade pode verificar se os estudantes compreenderam conceitos como FoMO, privacidade, avaliação social e diferença entre associação e causa, sem pedir que revelem experiências pessoais. O gerador de provas do GeraProva pode ajudar a criar questões e atividades para trabalhar esses conteúdos de forma adequada à turma; para experimentar a plataforma, você pode fazer o cadastro grátis.
Perguntas frequentes sobre ansiedade e redes sociais
As redes sociais causam ansiedade em crianças e adolescentes?
Os estudos citados não permitem afirmar que as redes sociais causem ansiedade em todas as crianças e adolescentes. Chen e colegas encontraram associações entre ruminação nas redes em um primeiro momento e ansiedade posterior, mas associação não é prova de causa. Winstone e colegas identificaram diferentes fatores de estresse digital relatados por adolescentes, enquanto outros estudos examinaram FoMO, autoestima e bem-estar. Esses resultados ajudam a formular perguntas, mas não substituem a avaliação individual nem justificam tratar todo uso de rede como prejudicial.
O que significa FoMO e como isso pode aparecer entre estudantes?
FoMO é a sigla em inglês para medo de ficar de fora: a preocupação de perder experiências ou interações que outras pessoas estão vivendo. Na escola, pode ser útil discutir hipoteticamente pensamentos ligados a não ter sido incluído em uma conversa ou a descobrir depois uma atividade do grupo. A pesquisa com estudantes de escolas particulares de Amã encontrou baixo FoMO no conjunto analisado e uma correlação negativa significativa com autoestima. Isso não permite identificar FoMO em um aluno apenas pela série, pelo uso do celular ou por um episódio isolado.
O que é ruminação nas redes sociais?
É voltar repetidamente a pensamentos sobre conteúdos ou interações nas redes. No estudo longitudinal de Chen, os pesquisadores separaram ruminação sobre o próprio conteúdo e sobre o conteúdo de outras pessoas. Ambos os tipos no primeiro momento se associaram à ansiedade posterior; somente a ruminação relacionada ao conteúdo de outras pessoas se associou à depressão posterior. Esses resultados descrevem relações encontradas no grupo estudado, não um diagnóstico. Na escola, o tema pode ser trabalhado com exemplos fictícios, sem solicitar acesso a perfis, mensagens ou relatos íntimos.
Como conversar sobre o assunto sem invadir a privacidade dos alunos?
Use situações inventadas e perguntas gerais: que pressões podem surgir quando alguém sente que precisa responder imediatamente? O que pode ajudar quando uma publicação gera preocupação? A pesquisa de Winstone identificou expectativas de disponibilidade, contatos indesejados, medo de avaliação negativa e riscos à privacidade. Uma atividade pode abordar opções de proteção e adultos de confiança sem que estudantes mostrem conversas ou contem experiências pessoais. Se surgir uma preocupação individual, converse com discrição e siga os procedimentos de acolhimento da escola, sem transformar a turma em espaço de exposição.
Os estudos mostram que alunos mais novos têm mais FoMO?
Um estudo com estudantes do 7º e do 10º ano de escolas particulares de Amã encontrou pontuações mais altas de FoMO entre estudantes do 7º ano e autoestima mais alta entre os do 10º. Isso é um resultado daquela amostra, não uma regra para todos os adolescentes. Outra pesquisa, com estudantes do 5º ao 7º ano nos Estados Unidos, examinou ruminação e sintomas de ansiedade e depressão. As diferenças de população e pergunta impedem juntar os resultados para concluir que uma idade específica esteja sempre mais vulnerável.
O professor deve encaminhar todo estudante preocupado com redes?
Não. Os estudos não oferecem um protocolo de encaminhamento nem indicam que qualquer preocupação pontual seja um problema clínico. O professor pode escutar, observar se a situação está afetando o cotidiano escolar e seguir os fluxos de apoio definidos pela escola quando houver necessidade. As pesquisas citadas são úteis para reconhecer que pressão, privacidade, FoMO e ruminação podem ser temas relevantes, mas não ensinam a diagnosticar. Se a preocupação for persistente ou intensa, a decisão sobre os próximos passos deve ser feita com os profissionais responsáveis, conforme os procedimentos locais.
Referências sobre ansiedade, medo e redes sociais
As referências abaixo correspondem aos estudos citados no texto. Os títulos em português são apresentados junto aos títulos originais.
- Al-Nasa'h, M. (2024). Medo de Ficar de Fora (FoMO) em Plataformas de Redes Sociais e sua Relação com a Autoestima entre Adolescentes na Jordânia (Fear of Missing out on Social Media Platforms and Its Relationship to Self-Esteem among Adolescents in Jordan). Journal of Social Studies Education Research. link.
- Chen, S. (2026). Além de curtidas e seguidores: investigação longitudinal das associações entre a ruminação nas redes sociais e sintomas internalizantes em estudantes do ensino fundamental II (Beyond Likes and Follows: Investigating the Longitudinal Associations between Social Media Rumination and Internalizing Symptoms in Middle School Students). Child & Youth Care Forum. link.
- González-Muñoz, E. (2024). Em busca da marca emocional das mudanças climáticas nos jovens: conexões com a educação, as fontes de informação e a ação climática (Looking for the Emotional Footprint of Climate Change in Young People: Connections with Education, Information Sources and Climate Action). Environmental Education Research. link.
- Mujazi, M. (2025). O efeito do uso das mídias sociais e do medo de ficar de fora sobre o bem-estar emocional de crianças na era digital (The Effect of Using Social Media and Fear of Missing Out on Emotional Wellbeing in Children in the Digital Age). Journal of Education and Learning (EduLearn). link.
- Winstone, L. (2023). Tipos de uso das redes sociais e estresse digital no início da adolescência (Types of Social Media Use and Digital Stress in Early Adolescence). Journal of Early Adolescence. link.
Se este tema aparece nas conversas da sua turma, comece com uma pergunta cuidadosa e uma atividade segura — e adapte a proposta à realidade dos seus estudantes.
Encontrou um erro neste conteúdo? Veja nossa política editorial e avise a gente.
O GeraProva busca questões com gabarito comentado e BNCC no acervo e monta a prova pronta para imprimir.
