GeraProva GeraProva Provas com IA para professores do Brasil
Ciências9º anoDifícil⏱ medio

A produção de medicamentos envolve muitos materiais sintéticos. Qual é um desafio associado aos medicamentos…

Publicado por Alexandre Lombardi dos Santos, fundador do GeraProva

Questão

A produção de medicamentos envolve muitos materiais sintéticos. Qual é um desafio associado aos medicamentos sintéticos?

  1. A) São todos 100% seguros.
  2. B) Não causam efeitos colaterais.
  3. C) Podem gerar resistência bacteriana.
  4. D) Eles são sempre mais eficazes que os naturais.
  5. E) Não são utilizados na indústria farmacêutica.

✅ Resposta correta: alternativa C

Resolução passo a passo

  1. O enunciado pergunta qual é um desafio associado aos medicamentos sintéticos, ou seja, um problema real e reconhecido, e não uma afirmação absoluta.
  2. Analisando as alternativas, a alternativa C afirma que medicamentos sintéticos podem gerar resistência bacteriana. Esse é um desafio conhecido: o uso inadequado de antibióticos, muitos deles sintetizados em laboratório, pode selecionar bactérias resistentes, exigindo novas moléculas e cuidados no uso.
  3. A alternativa A está errada porque nenhum medicamento é 100% seguro; todos podem apresentar riscos e efeitos indesejados.
  4. A alternativa B está errada porque praticamente todo medicamento pode causar efeitos colaterais, em maior ou menor grau.
  5. A alternativa D está errada porque eficácia não é garantida pela origem sintética; medicamentos naturais também podem ser muito eficazes, e a comparação depende de cada caso.
  6. A alternativa E está errada porque medicamentos sintéticos são amplamente utilizados pela indústria farmacêutica, que os produz em larga escala.
  7. Conclusão: a alternativa correta é a C, coincidindo com o gabarito oficial.

💡 Dica: Considere os impactos ambientais e de saúde dos medicamentos sintéticos.

Alternativa por alternativa

A Erradaerro: Senso comuma que mais engana

O aluno acredita que medicamentos sintéticos, por serem controlados em laboratório, são absolutamente seguros e sem riscos.

Por que engana: Confundir a segurança dos medicamentos sintéticos, acreditando que todos são isentos de riscos e efeitos colaterais.

B Erradaerro: Conceitual

O aluno supõe que um produto químico desenvolvido em laboratório, por ser planejado, não produz reações indesejadas no organismo.

C Correta

O uso excessivo de antibióticos pode gerar resistência.

D Erradaerro: Senso comum

O aluno associa a produção sintética a maior precisão e, por isso, conclui que esses medicamentos superam sempre os de origem natural.

E Erradaerro: Interpretação

O aluno confunde medicamentos sintéticos com produtos exclusivamente naturais ou artesanais, imaginando que a indústria farmacêutica não os utiliza.

Raio-X da questão

Dificuldade Difícil
Bloom Analisar
Leitura medio
Discriminação medio
Peso pedagógico medio
Autonomia do enunciado completo
Cobertura da habilidade unica
🧪 Simulado🩺 Diagnóstico🧮 Exige cálculo🏠 Cotidiano🔗 Interdisciplinar⭐ Representativa✍️ situacional🧩 progressao
🎯 Conceito central

desafios dos medicamentos sintéticos

📌 Objetivo

diagnostico

🧱 Pré-requisitos

efeitos colaterais de medicamentos · resistência bacteriana

📚 Reveja

Revisar os impactos dos medicamentos sintéticos na saúde e no meio ambiente.

⚠️ Erro mais comum

Confundir a segurança dos medicamentos sintéticos, acreditando que todos são isentos de riscos e efeitos colaterais.

🌎 Tema transversal

ciencia_tecnologia

🤝 Socioemocional

pensamento_critico

🏫 Contexto

cientifico

Questões parecidas com resolução

Todas as questões de Materiais Sintéticos e Reciclagem

🔎 Procurar outra questão

Procure no banco do GeraProva pelo tema ou por um trecho do enunciado. Cada questão já vem com resolução comentada e a análise de cada alternativa.

Professor: monte a prova com questões como esta, com gabarito e folha de respostas, em 30 segundos. Ver planos · Blog

Ocorreu um erro inesperado. Recarregar X

Rejoining the server...

Rejoin failed... trying again in seconds.

Failed to rejoin.
Please retry or reload the page.

The session has been paused by the server.

Failed to resume the session.
Please retry or reload the page.