Barreiras ao construtivismo: formação e recursos fazem diferença
A pesquisa recente aponta obstáculos que vão além da escolha de métodos: formação inadequada, escassez de recursos e preferências de professores e estudantes. Veja o que pode ajudar a aproximar a proposta da rotina escolar.
A adoção do construtivismo pode ser dificultada por formação inadequada, falta de recursos, pouco apoio institucional e preferências de professores ou estudantes por práticas mais tradicionais. Estudos recentes também apontam desafios de tempo e de preparação das atividades. Formação continuada, troca entre docentes e propostas ajustadas às condições da escola podem apoiar a aplicação, sem exigir que toda aula siga um único método.
Em escolas de ensino fundamental II da Etiópia, professores de Estudos Sociais relataram que a implementação do ensino construtivista esbarrava em formação inadequada, escassez de recursos e preferências pedagógicas de professores e alunos. O estudo também identificou falta de responsabilização e a preferência de estudantes por registrar anotações como obstáculos à mudança da prática (Tsehay, 2024).
Esse resultado ajuda a olhar para uma dificuldade conhecida: defender que o estudante participe mais da construção do conhecimento é uma coisa; fazer isso caber no tempo, nos recursos e nas rotinas reais da escola é outra. A pesquisa recente não apresenta uma receita única, mas mostra barreiras concretas e pistas para pensar em apoios possíveis, sem transformar o construtivismo em uma oposição simplista entre explicar e deixar os alunos descobrirem tudo sozinhos.
O que são as barreiras à adoção do construtivismo nas práticas de ensino e por que importam?
As barreiras à adoção do construtivismo são os fatores que dificultam planejar e sustentar aulas em que os estudantes participam ativamente da construção de conhecimentos, relacionam ideias, investigam problemas e aprendem com outras pessoas. Na rotina, elas podem aparecer como pouco tempo para acompanhar grupos, falta de materiais, insegurança para organizar atividades abertas ou expectativa de que a aula seja principalmente exposição e cópia.
Construtivismo, aqui, não significa ausência de ensino explícito nem que toda aprendizagem tenha de acontecer por projetos. A ideia central é que o estudante não é apenas receptor de informações: ele interpreta, testa, relaciona e reorganiza conhecimentos, com mediação do professor. Essa mediação pode incluir explicações, perguntas, demonstrações, exemplos, devolutivas e apoio gradual. O desafio está em combinar essas ações e ajustar o nível de autonomia ao objetivo e às condições da turma.
As barreiras importam porque uma proposta pedagógica pode parecer adequada no papel, mas não se sustentar se depender de recursos indisponíveis ou de uma formação que o professor não teve. Também importa distinguir um problema de desenho da aula de um problema institucional: nem toda dificuldade se resolve com mais esforço individual. Em alguns casos, o professor precisa de tempo, apoio, materiais acessíveis e oportunidades de trocar experiências com colegas.
O que a pesquisa recente mostra sobre as dificuldades do ensino construtivista?
Os estudos reunidos apontam um quadro variado. Alguns investigam diretamente desafios da abordagem construtivista; outros examinam práticas próximas, como projetos, colaboração, resolução de problemas e aprendizagem prática. Eles não são provas de que toda estratégia ativa terá o mesmo resultado em qualquer escola. Em conjunto, ajudam a identificar tensões recorrentes: preparação docente, condições materiais, orientação clara para estudantes e escolha de atividades compatíveis com o contexto.
Formação e apoio institucional pesam na implementação
O estudo mais diretamente ligado ao tema ouviu professores de Estudos Sociais do ensino fundamental II em West Gojjam, na Etiópia. Os autores apontam falta de comprometimento, escassez de recursos, preferências pedagógicas de professores e estudantes e formação inadequada. Também registram deficiências nas habilidades construtivistas dos professores e falta de responsabilização. A conclusão destaca que fatores institucionais, docentes, discentes, parentais e curriculares influenciam a implementação (Tsehay, 2024).
Esse conjunto é importante porque impede reduzir a barreira à vontade individual do professor. Saber que uma aula deveria dar espaço à investigação não garante, por si só, saber como lançar uma tarefa, acompanhar diferentes percursos e intervir sem retirar dos estudantes toda a iniciativa. Os autores recomendam o uso de técnicas construtivistas, leitura, desenvolvimento profissional e troca de experiências, além de maior prioridade institucional para a abordagem (Tsehay, 2024).
Uma revisão narrativa sobre alfabetização em inteligência artificial para crianças em idade escolar aproxima a discussão da preparação dos professores. Ao sintetizar pesquisas publicadas entre 2009 e 2024, a revisão destaca cinco temas: aprendizagem ativa e prática, projetos de investigação, integração da ética, andaimento adequado à idade e apoio docente com ferramentas acessíveis. A preparação dos professores e o acesso a ferramentas apropriadas aparecem como fatores críticos para implementar essas experiências (Busuttil, 2025).
A revisão trata de uma área específica — alfabetização em IA — e não mede diretamente a adoção do construtivismo em todas as disciplinas. Ainda assim, sua contribuição é útil: uma proposta de aprendizagem prática precisa ser planejada para a idade dos estudantes e acompanhada por recursos que tornem viável a atividade. Na revisão, crianças mais novas se beneficiam de analogias corporais e contextos narrativos, enquanto estudantes do ensino médio são descritos em projetos colaborativos de design ligados a desafios do mundo real (Busuttil, 2025).
Participação ativa precisa de estrutura, não apenas de liberdade
O estudo sobre ensino de inglês baseado em tarefas ouviu seis adolescentes a respeito de aulas de produção escrita. Os participantes relataram benefícios como maior interesse pela escrita e melhora percebida em vocabulário, conteúdo, organização e gramática. Também apontaram desafios: desconhecimento do processo das aulas, lacunas de conhecimento, vocabulário limitado, interferência da língua materna e restrições de tempo (Lap, 2025).
O estudo não trata de todas as formas de ensino construtivista, mas revela uma tensão que pode ocorrer em atividades centradas no estudante: a proposta pode ser interessante e, ao mesmo tempo, exigir mais orientação do que se imagina. Se o aluno não entende o que se espera, ou ainda não tem recursos para realizar a tarefa, a participação pode virar confusão ou espera. Os relatos reforçam a importância de explicitar etapas e dar apoio adequado, sem retirar o desafio da atividade (Lap, 2025).
Em uma escola especial para estudantes com deficiência visual na África do Sul, dois professores de matemática empregavam instrução direta, contextualização, andaimento, tutoria entre pares e resolução de problemas. Entre os obstáculos, o estudo identificou habilidades insuficientes no uso do Braille, limitações de tempo, falta de apoio no ambiente doméstico e falhas tecnológicas. Os recursos usados incluíam ampliadores e tradutores de texto, impressoras Braille e calculadoras científicas falantes (Liaga, 2025).
Esse caso mostra que combinar explicação, apoio gradual e resolução de problemas pode ser parte do trabalho de facilitar a construção de conhecimento. Também evidencia que uma atividade participativa não é automaticamente acessível: as condições de comunicação e os recursos necessários fazem diferença. Como o estudo se concentrou em dois professores de uma escola especial sul-africana, não permite generalizar a mesma lista de obstáculos a todas as turmas, mas chama atenção para barreiras que podem ficar invisíveis quando o planejamento considera apenas a atividade em si (Liaga, 2025).
Projetos e colaboração abrem possibilidades, mas trazem desafios próprios
Uma experiência construcionista de dez horas, centrada primeiro em projetos de programação, envolveu 38 estudantes de escolas com acesso limitado à tecnologia. A habilidade de programação aumentou no primeiro dia e permaneceu estável ao longo da intervenção; os resultados não foram afetados pela semântica nem pela sintaxe de Python. Os autores não conseguiram determinar conclusivamente se as características dos programas indicavam as habilidades dos estudantes. Os padrões irregulares observados levaram à defesa de práticas pedagógicas centradas primeiro em projetos (Ezeamuzie, 2023).
O contexto importa: os participantes estudavam em ambientes com acesso limitado à tecnologia, e a experiência investigou programação para iniciantes. O achado não significa que projetos resolvam todas as dificuldades, nem que os mesmos resultados ocorram em qualquer disciplina. Ele sugere que começar por uma produção concreta pode ser uma alternativa a iniciar exclusivamente por explicações abstratas, mas também evidencia que avaliar o percurso de aprendizagem pode ser complexo (Ezeamuzie, 2023).
Na Malásia, entrevistas com 12 professores de Ciências do ensino secundário inferior exploraram como entendiam e conduziam atividades colaborativas, projetos e trabalhos em grupo. O estudo examinou por que os professores preferiam essas atividades e quais desafios enfrentavam, mas o resumo não especifica resultados particulares sobre cada desafio. Por isso, vale usá-lo como evidência de que a implementação da colaboração foi investigada a partir da perspectiva docente, sem atribuir a esses professores dificuldades que o resumo não relata (Ravana, 2023).
Uma pesquisa alemã comparou duas maneiras de ensinar competências básicas de suporte à vida a estudantes de 11 a 13 anos: uma intervenção integrada às aulas regulares de Biologia e uma instrução básica organizada como atividade de projeto. A probabilidade de sucesso e o interesse aumentaram, a ansiedade percebida diminuiu e a autoeficácia geral melhorou do pré ao pós-intervenção. Não foram encontradas diferenças no desempenho prático entre os grupos, nem diferenças quanto à carga cognitiva e ao ensino construtivista. Os autores consideram que as duas abordagens têm justificativa pedagógica e sugerem combinar conteúdos curriculares específicos com conteúdos de suporte à vida para economizar tempo e recursos (Dumcke, 2024).
Esse estudo oferece uma ressalva útil: não é preciso escolher entre uma aula ligada à disciplina e uma atividade de projeto como se apenas uma pudesse funcionar. Na comparação, as duas abordagens tiveram resultados próprios, sem diferença de desempenho prático. A recomendação de combinar conteúdos curriculares e o tema estudado decorre desse contexto de formação em suporte à vida na Alemanha; não é uma regra universal para toda aula construtivista (Dumcke, 2024).
O acesso a materiais e a familiaridade com a tarefa também contam
Uma revisão sobre alfabetização em IA defende que estudantes aprendem de forma mais eficaz quando manipulam e experimentam sistemas, em vez de apenas receber conteúdos teóricos. A revisão associa a abordagem construcionista à compreensão conceitual, ao raciocínio ético e à agência crítica, e destaca a necessidade de ferramentas acessíveis e de preparação docente (Busuttil, 2025). Por ser uma revisão narrativa de uma área delimitada, ela sustenta possibilidades para esse campo, não uma garantia de resultado para qualquer conteúdo escolar.
Em programação, outro estudo avaliou uma biblioteca simplificada de Python para atividades multimídia, desenvolvida para iniciantes. Dois estudos empíricos aconteceram no Japão e no Reino Unido, com estudantes universitários sem formação técnica, e não com turmas da educação básica. Os participantes reagiram positivamente aos materiais; no estudo japonês, estudantes com dificuldades em tarefas relacionadas à matemática desenvolveram habilidades fundamentais por meio das atividades com a biblioteca. A partir da sétima semana, apresentaram bom desempenho nos dois tipos de exercício, resultado que os autores interpretam como sinal de apoio à aprendizagem transferível entre contextos (Wang, 2026).
Embora o público seja diferente do foco deste artigo, o trabalho ajuda a pensar uma barreira comum: a dificuldade de entrada numa tarefa pode estar ligada à complexidade do recurso usado para realizá-la. Tornar uma ferramenta mais acessível pode permitir que o estudante se concentre no conceito que está aprendendo. Essa é uma pista específica sobre programação multimídia, não uma recomendação comprovada para qualquer disciplina ou faixa etária (Wang, 2026).
O que os estudos sobre construtivismo investigaram lado a lado?
Os estudos abaixo variam bastante em método, disciplina e contexto. A tabela resume o que cada um permite afirmar a partir do resumo disponível, sem tratar estudos de caso, entrevistas e intervenções como se fossem comparações equivalentes.
| Estudo | O que investigou | O que relata | Contexto |
|---|---|---|---|
| Tsehay (2024) | Desafios para implementar ensino construtivista em Estudos Sociais. | Formação inadequada, falta de recursos, preferências pedagógicas, habilidades docentes e responsabilização insuficientes; recomenda desenvolvimento profissional e troca de experiências. | Professores do ensino fundamental II em West Gojjam, Etiópia. |
| Busuttil (2025) | Abordagens construcionistas para alfabetização em IA na educação escolar. | Destaca aprendizagem prática, projetos, ética, andaimento adequado à idade e preparação docente com ferramentas acessíveis. | Revisão de pesquisas de 2009 a 2024 sobre crianças em idade escolar. |
| Lap (2025) | Experiências de adolescentes com ensino de escrita em inglês baseado em tarefas. | Relata interesse e ganhos percebidos na escrita, junto a desconhecimento do processo, lacunas de conteúdo e restrições de tempo. | Seis adolescentes; contexto de inglês como língua estrangeira. |
| Liaga (2025) | Abordagens e recursos para ensinar matemática a estudantes com deficiência visual. | Relata uso combinado de instrução direta, contextualização, andaimento, pares e resolução de problemas; aponta desafios de tempo, Braille, apoio doméstico e tecnologia. | Dois professores de escola especial na África do Sul. |
| Ezeamuzie (2023) | Aprendizagem de programação centrada primeiro em projetos. | Habilidade aumentou no primeiro dia e se manteve estável; os autores destacam o potencial de práticas centradas em projetos. | 38 estudantes de escolas com acesso limitado à tecnologia; intervenção de dez horas. |
| Ravana (2023) | Perspectivas de professores sobre projetos e colaboração em Ciências. | Investiga compreensão, preferências e desafios docentes; o resumo não detalha resultados específicos dos desafios. | 12 professores do ensino secundário inferior em escolas públicas da Malásia. |
| Dumcke (2024) | Comparação de dois modelos de ensino de suporte básico à vida. | Melhora em motivação e autoeficácia; sem diferenças no desempenho prático, carga cognitiva ou ensino construtivista entre grupos. | Estudantes de 11 a 13 anos em uma escola secundária alemã. |
| Wang (2026) | Uma biblioteca simplificada para programação multimídia de iniciantes. | Reação positiva aos materiais; no estudo japonês, estudantes com dificuldades em tarefas matemáticas desenvolveram habilidades fundamentais. | Estudantes universitários no Japão e no Reino Unido; não é uma amostra da educação básica. |
Que pontos em comum e divergências aparecem entre os estudos?
Um ponto em comum é que atividades participativas exigem condições para acontecer. Formação, recursos, tempo, acesso e apoio aparecem de formas diferentes nos estudos. Em West Gojjam, formação inadequada e escassez de recursos foram apontadas como barreiras à adoção do ensino construtivista. Na pesquisa sul-africana, tempo, tecnologia e habilidades de Braille entraram na lista de desafios. Na revisão sobre alfabetização em IA, a preparação do professor e a disponibilidade de ferramentas acessíveis foram consideradas fatores críticos (Tsehay, 2024; Liaga, 2025; Busuttil, 2025).
Outro ponto é a importância de orientar os estudantes. Adolescentes entrevistados sobre escrita baseada em tarefas relataram desconhecimento do funcionamento das aulas, além de lacunas de vocabulário e de conteúdo. No caso da matemática acessível, o andaimento foi uma das abordagens utilizadas. Esses achados não dizem que toda atividade deve ser conduzida passo a passo; sugerem que participação e autonomia podem depender de apoio proporcional às necessidades da turma (Lap, 2025; Liaga, 2025).
Os estudos diferem no que entendem por intervenção e no que medem. Há entrevistas sobre percepções, um estudo de caso com observação, uma revisão narrativa, uma experiência de programação e uma comparação entre dois modelos de ensino. Por isso, não cabe concluir que projetos são sempre superiores à instrução direta, ou que uma única barreira seja a mais importante em todas as escolas. O estudo de suporte à vida, por exemplo, não encontrou diferença de desempenho prático entre os grupos e considera que abordagens diferentes podem ter justificativa pedagógica (Dumcke, 2024).
Também permanece em aberto como os resultados de contextos específicos se traduzem para outras etapas e realidades. Uma escola especial sul-africana, escolas com acesso tecnológico limitado e escolas públicas malaias enfrentam condições que não devem ser presumidas como iguais às brasileiras. A evidência disponível oferece perguntas e pistas de planejamento; não estabelece uma solução universal nem permite medir quanto cada barreira pesa em qualquer rede escolar.
O que isso significa para a sala de aula?
As sugestões a seguir são aplicações possíveis das ideias discutidas, não resultados testados em conjunto pelos estudos. O princípio prático é começar por uma tarefa viável e manter a mediação do professor visível: planejar o que o estudante fará, que apoio terá e como será possível perceber o que aprendeu.
1. Comece com um objetivo de aprendizagem e uma tarefa concreta
Aplicação: em vez de planejar um projeto amplo só porque ele parece mais ativo, escolha primeiro o que a turma precisa compreender ou praticar. Imagine uma turma de 7º ano investigando como diferentes materiais absorvem água. O professor pode propor uma pergunta, oferecer materiais simples e pedir que os grupos comparem observações. A atividade tem uma produção observável, mas continua ligada a um objetivo claro. Essa organização conversa com as experiências centradas em projetos descritas em programação e alfabetização em IA, sem supor que o mesmo formato sirva para toda disciplina (Ezeamuzie, 2023; Busuttil, 2025).
2. Explique o processo antes de pedir autonomia
Aplicação: uma forma de usar os relatos de adolescentes é apresentar as etapas e o resultado esperado antes da tarefa. Imagine uma atividade de escrita em que os alunos precisam produzir um texto para um público definido. O professor pode mostrar como escolher ideias, organizar uma primeira versão e revisar, deixando espaço para decisões dos estudantes. Isso não é entregar a resposta: é reduzir o desconhecimento do processo, um desafio apontado pelos participantes do estudo de ensino baseado em tarefas (Lap, 2025).
3. Planeje apoios graduais e retire-os conforme a turma avança
Aplicação: prepare perguntas-guia, exemplos parciais ou etapas intermediárias para quem precisar. Em um problema de matemática, por exemplo, o professor pode começar pedindo que os alunos identifiquem os dados e expliquem o que procuram, antes de solicitar uma estratégia própria. Se a turma já domina essa etapa, o apoio pode diminuir. O estudo de Liaga descreve o uso de andaimento junto a resolução de problemas, contextualização e instrução direta, mostrando uma combinação de abordagens em vez de uma escolha excludente (Liaga, 2025).
4. Antecipe obstáculos de tempo, material e acesso
Aplicação: antes de iniciar um projeto, verifique o que cada grupo precisará e se há uma alternativa caso falte equipamento ou conexão. Imagine uma atividade de pesquisa em que nem todos conseguem usar um dispositivo ao mesmo tempo: os grupos podem dividir funções ou trabalhar com materiais que não dependam de acesso individual. Essa decisão é uma sugestão de aplicação, não um resultado dos estudos. Ela responde, de maneira prática, à presença de escassez de recursos e falhas tecnológicas nos contextos investigados (Tsehay, 2024; Liaga, 2025).
5. Use os pares com uma tarefa e uma responsabilidade definidas
Aplicação: organize duplas em que cada estudante tenha uma contribuição identificável, como propor uma hipótese e verificar se as evidências apoiam a explicação. Em uma turma de Ciências, por exemplo, um estudante pode registrar observações e outro comparar resultados, com troca de funções na atividade seguinte. A tutoria entre pares aparece entre as abordagens usadas no estudo de matemática com estudantes com deficiência visual, e a pesquisa malaia investigou atividades colaborativas. A forma concreta de organizar os papéis é uma possibilidade de aplicação, não um achado desses estudos (Liaga, 2025; Ravana, 2023).
6. Combine explicação e investigação quando o conteúdo exigir
Aplicação: uma aula construtivista não precisa excluir uma explicação breve. Imagine que os estudantes vão resolver um problema novo: o professor pode apresentar um conceito essencial, propor uma questão para aplicar a ideia e, depois, discutir estratégias e erros. A comparação alemã sobre suporte à vida encontrou justificativa pedagógica tanto para uma intervenção integrada às aulas de Biologia quanto para uma atividade de projeto, sem diferenças no desempenho prático. A combinação sugerida aqui deve ser adaptada ao conteúdo e ao tempo disponível (Dumcke, 2024).
7. Observe o percurso, não apenas o produto final
Aplicação: durante uma atividade, recolha sinais simples do raciocínio: uma hipótese, uma explicação oral, uma primeira tentativa ou a justificativa de uma escolha. Imagine grupos que constroem uma solução para um problema; além de avaliar o produto, o professor pode perguntar que evidência levou cada grupo a mudar de ideia. Essa prática pode tornar visíveis dificuldades que um resultado final não mostra. No estudo de programação, os padrões das soluções eram irregulares e os autores não conseguiram determinar conclusivamente se as características do programa indicavam a habilidade do estudante (Ezeamuzie, 2023).
8. Transforme a experimentação docente em troca profissional
Aplicação: escolha uma pequena mudança para testar e combine com um colega como observar se ela ajudou. Por exemplo, dois professores podem comparar maneiras de apresentar as etapas de uma atividade em turmas diferentes e conversar sobre dúvidas recorrentes. A sugestão se aproxima da recomendação de desenvolvimento profissional e troca de experiências feita no estudo etíope, mas o formato de observação entre colegas é uma proposta prática de aplicação. O objetivo é construir repertório sem exigir que cada docente resolva sozinho todas as dificuldades (Tsehay, 2024).
O que muda ao aplicar essas ideias no contexto brasileiro?
Os estudos foram realizados em países e situações diferentes do cotidiano de muitas escolas brasileiras: Etiópia, África do Sul, Malásia, Alemanha, Japão e Reino Unido aparecem nos resumos, além de pesquisas com públicos que não correspondem diretamente à educação básica. As barreiras e os resultados relatados precisam ser lidos à luz desses contextos, não como diagnóstico automático das escolas do Brasil. Uma escola com poucos recursos, por exemplo, pode encontrar desafios diferentes de uma escola com acesso amplo a materiais ou tecnologias.
O ponto de partida brasileiro pode ser perguntar quais condições existem na própria turma e na escola: tempo para desenvolver a atividade, materiais disponíveis, acessibilidade, familiaridade dos estudantes com o formato e possibilidade de acompanhar o trabalho em grupo. O resumo de um estudo sul-africano destaca barreiras específicas de estudantes com deficiência visual, enquanto a experiência de programação de Ezeamuzie se concentrou em contextos de acesso limitado à tecnologia. Essas situações lembram que o planejamento precisa considerar quem participa e quais recursos estão realmente disponíveis, mas não autorizam presumir que as mesmas soluções possam ser copiadas sem adaptação.
Também vale considerar a cultura de sala de aula. Se os estudantes estão acostumados a registrar anotações, uma proposta com mais investigação pode exigir que o professor explique a finalidade e a sequência das etapas. No estudo etíope, a preferência pelo registro de anotações apareceu como um dos obstáculos. Em outro contexto, adolescentes relataram desconhecimento do processo de aulas baseadas em tarefas. Para uma turma brasileira, isso pode significar apresentar combinados e critérios de participação de modo explícito, como sugestão de aplicação, sem tratar os relatos de outros países como retrato dos nossos alunos (Tsehay, 2024; Lap, 2025).
Por fim, não é necessário importar programas, políticas ou estruturas de outros países para aprender com os estudos. O que pode ser aproveitado são perguntas para o planejamento: que apoio o professor precisa? Que recurso é indispensável? Como tornar a atividade acessível? Como saber se o estudante está avançando? A resposta depende da etapa, da disciplina, da turma e das condições locais. Os estudos dão repertório para essa análise, não uma norma pronta para escolas brasileiras.
Quais são os limites desta leitura?
Este artigo se baseia nos resumos de estudos recentes, não na leitura integral dos artigos. Os trabalhos têm objetivos, métodos, participantes e contextos diferentes: incluem uma revisão narrativa, entrevistas, estudos de caso e intervenções. Por isso, os resultados não podem ser tratados como se viessem de uma pesquisa única ou como se representassem todas as escolas, disciplinas e etapas da educação básica.
Algumas perguntas permanecem em aberto: quais barreiras têm maior peso em escolas brasileiras? Que tipos de formação ajudam professores a sustentar práticas construtivistas ao longo do tempo? Como as condições de turma e os recursos disponíveis afetam a participação de cada estudante? E quais formas de avaliação captam não só o produto final, mas também o raciocínio e a aprendizagem durante uma atividade? Os resumos não permitem responder a essas questões de maneira geral.
Faz sentido consultar os estudos completos quando você estiver planejando uma mudança de prática, buscando detalhes sobre os procedimentos ou querendo avaliar se um resultado se aplica ao seu contexto. Isso é especialmente importante para trabalhos com grupos pequenos ou contextos muito específicos, como o estudo com dois professores de uma escola especial. A leitura dos resumos ajuda a localizar ideias e limites; a leitura integral permite examinar melhor como cada pesquisa chegou às suas conclusões.
Como o GeraProva ajuda com o ensino construtivista?
O GeraProva pode apoiar a elaboração de provas e atividades de avaliação, mas não substitui o planejamento da aula nem garante, por si só, uma abordagem construtivista. Uma possibilidade é usar questões para verificar conhecimentos prévios, acompanhar a compreensão depois de uma atividade ou variar os tipos de pergunta que os estudantes respondem. Conheça o gerador de provas do GeraProva e, se quiser experimentar a plataforma, faça seu cadastro grátis.
Perguntas frequentes sobre barreiras ao construtivismo
O que mais dificulta aplicar o construtivismo em sala?
Os estudos apontam mais de um tipo de barreira. Em West Gojjam, na Etiópia, professores relataram formação inadequada, escassez de recursos, preferências pedagógicas de docentes e estudantes, deficiências em habilidades construtivistas e falta de responsabilização (Tsehay, 2024). Outros trabalhos destacam limitações de tempo, falhas tecnológicas e necessidade de apoio gradual em contextos específicos (Liaga, 2025; Lap, 2025). Isso não significa que todas essas dificuldades estejam presentes em toda escola. O ponto é verificar quais condições concretas estão interferindo na atividade planejada.
Ensino construtivista significa deixar os alunos aprenderem sozinhos?
Não. Nos estudos reunidos aparecem estratégias como andaimento, contextualização, instrução direta, tutoria entre pares e resolução de problemas. No caso de matemática com estudantes com deficiência visual, essas abordagens foram usadas pelos professores em conjunto (Liaga, 2025). Isso ajuda a lembrar que participação ativa não elimina a mediação docente. O professor pode explicar, modelar um procedimento, fazer perguntas e oferecer apoio; a diferença é que os estudantes também têm oportunidades de usar, relacionar e construir conhecimentos. A quantidade de orientação pode variar conforme a tarefa e as necessidades da turma.
Projetos são sempre melhores do que aulas expositivas?
Os resumos não sustentam uma conclusão desse tipo. Em um estudo alemão sobre ensino de suporte básico à vida, uma intervenção integrada às aulas de Biologia e uma atividade de projeto foram comparadas; não houve diferença no desempenho prático, e os autores consideraram que as duas abordagens tinham justificativa pedagógica (Dumcke, 2024). Isso não prova que os formatos sejam equivalentes em qualquer disciplina. Sugere, porém, que vale escolher a estratégia de acordo com o objetivo, o tempo e os recursos, em vez de tratar projeto e explicação como opções necessariamente incompatíveis.
Como posso começar sem muitos recursos?
Os estudos não oferecem uma receita universal para trabalhar com poucos recursos. Um deles investigou uma experiência de programação centrada em projetos com estudantes em contextos de acesso limitado à tecnologia e identificou aumento inicial na habilidade de programação, que depois se manteve estável durante a intervenção (Ezeamuzie, 2023). Como aplicação, você pode começar com uma tarefa concreta que use materiais já disponíveis e delimitar o que os grupos vão observar ou produzir. Antes de iniciar, verifique quais recursos são realmente indispensáveis e planeje uma alternativa para quem não tiver acesso a eles.
Como evitar que os alunos se percam numa atividade aberta?
Uma possibilidade é tornar explícitos o propósito e as etapas, sem antecipar todas as respostas. Essa sugestão conversa com relatos de adolescentes que apontaram desconhecimento do processo das aulas baseadas em tarefas, junto a lacunas de vocabulário e restrições de tempo (Lap, 2025). O professor pode dividir uma tarefa em momentos, apresentar um exemplo de como começar e oferecer perguntas-guia. Depois, pode reduzir o apoio quando os estudantes ganham familiaridade. O estudo citado investigou aulas de escrita em inglês; a aplicação desse princípio em outras disciplinas precisa ser ajustada ao contexto.
O que é importante avaliar numa aula construtivista?
Além do resultado final, pode ser útil observar como o estudante chegou à resposta: que hipótese formulou, que evidência considerou e como reviu uma ideia. Isso é uma sugestão de aplicação. Um estudo de programação encontrou padrões irregulares nas soluções e não conseguiu determinar conclusivamente se as características de um programa indicavam as habilidades de quem o produziu (Ezeamuzie, 2023). A observação do processo pode oferecer informações adicionais, mas não substitui critérios claros de avaliação. A forma de verificar a aprendizagem deve corresponder ao objetivo da atividade e ao que a turma teve oportunidade de praticar.
Referências
- Busuttil (2025). Construindo a Alfabetização em IA: Uma Abordagem Prática para Crianças em Idade Escolar (Constructing AI Literacy: A Hands-On Approach for School Children). Informatics in Education. Link.
- Dumcke (2024). Motivação atual, autoeficácia, carga cognitiva e desempenho prático de estudantes do ensino secundário durante a formação em ressuscitação cardiopulmonar por pessoas presentes: um estudo comparativo de intervenção entre dois modelos de ensino (Current Motivation, Self-Efficacy, Cognitive Load, and Hands-On Performance of Secondary School Students during Bystander-Cardiopulmonary Resuscitation Training: A Comparative Interventional Study between Two Teaching Models). Global Education Review. Link.
- Ezeamuzie (2023). Abordagem centrada primeiro em projetos para o ensino de programação na educação básica: acompanhamento do desenvolvimento de programadores iniciantes em contextos com acesso limitado à tecnologia (Project-First Approach to Programming in K-12: Tracking the Development of Novice Programmers in Technology-Deprived Environments). Education and Information Technologies. Link.
- Lap (2025). Benefícios e desafios percebidos por adolescentes em relação ao ensino de línguas baseado em tarefas nas aulas de produção escrita em inglês (Teenagers' Reflected Benefits and Challenges for Task-Based Language Teaching in English Writing Lessons). International Journal of Research in Education and Science. Link.
- Liaga (2025). Tornando a Matemática Acessível a Estudantes com Deficiência Visual do Ensino Médio na África do Sul: Abordagens de Ensino, Recursos Assistivos e Desafios dos Professores (Making Mathematics Accessible to Visually Impaired High School Learners in South Africa: Teachers' Instructional Approaches, Assistive Devices and Challenges). International Journal of Disability, Development and Education. Link.
- Ravana (2023). Perspectivas dos professores sobre a condução de atividades de aprendizagem colaborativa em Ciências nas escolas de ensino secundário da Malásia (Teachers' Perspectives in Conducting Collaborative Learning Activities for Science in Malaysian Secondary Schools). Malaysian Online Journal of Educational Sciences. Link.
- Tsehay (2024). Desafios no Ensino Construtivista: Percepções de Professores de Estudos Sociais em Escolas do Ensino Fundamental II, Zona West Gojjam, Etiópia (Challenges in Constructivist Teaching: Insights from Social Studies Teachers in Middle-Level Schools, West Gojjam Zone, Ethiopia). Cogent Education. Link.
- Wang (2026). Reduzindo as barreiras à programação para iniciantes com a Medialib: estudos sobre sua eficácia e transferibilidade (Lowering Novice Programming Barriers with Medialib: Studies of Its Effectiveness and Transferability). Smart Learning Environments. Link.
Se quiser experimentar uma pequena mudança na sua próxima aula, escolha uma tarefa, antecipe o apoio necessário e observe o que seus estudantes fazem com ela. Boa prática — e conte com seus colegas para trocar ideias.
Encontrou um erro neste conteúdo? Veja nossa política editorial e avise a gente.
O GeraProva busca questões com gabarito comentado e BNCC no acervo e monta a prova pronta para imprimir.
