GeraProva GeraProva Provas com IA para professores do Brasil
Pesquisa

Perseguição aos judeus na história europeia: por que ensinar exige explicar o antissemitismo

Estudos recentes mostram que ensinar o Holocausto sem explicar o antissemitismo pode limitar a compreensão dos estudantes. Veja o que as pesquisas apontam e como transformar esses achados em escolhas pedagógicas cuidadosas.

Perseguição aos judeus na história europeia: por que ensinar exige explicar o antissemitismo

A perseguição aos judeus marcou a história europeia por meio de séculos de antissemitismo e atingiu sua expressão extrema no Holocausto, durante o regime nazista. Estudos recentes indicam que ensinar esse passado exige explicar o antissemitismo e o contexto histórico, sem reduzir o tema a uma lição moral genérica. Para professores, isso também envolve abordar perspectivas, escolhas individuais e conexões com o presente com rigor e cuidado.

Em uma pesquisa com estudantes suecos que participaram de uma viagem a memoriais do Holocausto, o conteúdo histórico específico e a explicação do antissemitismo foram pouco abordados; sem esse contexto, os raciocínios dos estudantes sobre por que o Holocausto aconteceu ficaram limitados (Flennegård, 2025). Esse achado aponta para uma questão central para quem ensina a perseguição aos judeus: lembrar a violência e condená-la não substitui explicar os processos históricos que a tornaram possível.

Ensinar esse passado envolve apresentar fatos, ideias e ações em seu contexto, sem reduzir a história a uma lição moral pronta. Estudos recentes, realizados em países e espaços educativos diferentes, investigam desde a preparação dos professores até as interpretações dos estudantes, as visitas a memoriais e o trabalho de museus. Em conjunto, ajudam a pensar escolhas concretas para uma abordagem cuidadosa, sem sugerir que exista uma fórmula única para todas as turmas.

O que é a perseguição aos judeus na história europeia e por que importa para o professor?

A perseguição aos judeus na história europeia é um processo histórico de exclusão e violência contra comunidades judaicas, com o Holocausto como um episódio central, mas não como sinônimo de toda a história judaica. Para o professor, importa apresentar tanto o que ocorreu quanto as ideias e estruturas que deram forma à perseguição, incluindo o antissemitismo — preconceito e hostilidade contra judeus — e as ações de indivíduos e instituições.

Na rotina escolar, o tema pode aparecer em aulas de História, em leituras e análises de narrativas, em conversas sobre racismo e em atividades ligadas à memória. Os estudos reunidos aqui também tratam de genocídio, vida judaica, crimes nazistas, violência política e resgate de pessoas perseguidas. Essa variedade não significa que todos esses assuntos sejam intercambiáveis: cada um pede contexto próprio. Uma abordagem que trate o Holocausto apenas como exemplo genérico de maldade pode apagar as características específicas do antissemitismo e do período histórico.

Para quem ensina, há duas tarefas que caminham juntas. A primeira é ajudar os estudantes a compreenderem a história, em vez de apenas reconhecerem que a violência foi injusta. A segunda é construir condições para que a turma examine interpretações, responsabilidades e escolhas sem transformar o sofrimento de pessoas reais em recurso dramático. As pesquisas não oferecem um roteiro didático universal, mas mostram questões úteis para planejar o trabalho.

O que a pesquisa recente mostra sobre ensinar o Holocausto?

Explicar o antissemitismo é diferente de falar do racismo em geral

O estudo sueco sobre viagens a memoriais mostra uma tensão importante. A estratégia pedagógica observada procurava aproximar passado e presente para incentivar os estudantes a agir contra o racismo. Ao mesmo tempo, a análise identificou que o conteúdo histórico específico e o ensino explicativo eram pouco abordados. Os estudantes formularam por conta própria raciocínios sobre a pergunta “por quê”, mas esses raciocínios ficaram limitados pela falta de explicação sobre o antissemitismo (Flennegård, 2025).

Isso não significa que conexões com o presente devam ser abandonadas. O estudo mostra, antes, um risco: a intenção de transmitir uma mensagem universal contra o racismo pode deixar em segundo plano o que torna a perseguição aos judeus historicamente específica. Os autores também argumentam que viagens de estudo talvez não possam ser legitimadas como o principal recurso de combate ao antissemitismo. A experiência de um memorial pode contribuir, mas não substitui o trabalho de contextualização.

Uma pesquisa escocesa sobre escolas secundárias participantes do programa Vision School Scotland identificou outra lacuna: embora o antissemitismo nazista estivesse incluído no ensino do Holocausto, o antissemitismo contemporâneo em geral não era ensinado nem discutido nas aulas ou na escola (Cowan, 2024). O contexto escocês é próprio: o ensino do Holocausto não é obrigatório no currículo da Escócia, e sua implementação depende do compromisso de professores ou escolas. O estudo destaca a importância da liderança escolar e estudantil, mas também a distância entre tratar o antissemitismo histórico e conversar sobre suas formas contemporâneas.

Os estudantes podem extrair lições diferentes do mesmo tema

Em entrevistas com 15 estudantes de 17 a 18 anos que haviam estudado o Holocausto em nível avançado, Nuttall encontrou uma variedade de lições. Entre as mais comuns estavam as lições antirracistas, as relacionadas a sistemas de Estado e as que tratavam da natureza humana. Os participantes tenderam a se concentrar menos em lições morais ou deontológicas e mais em lições ontológicas — em outras palavras, em interpretações sobre o que o Holocausto revela sobre a condição humana (Nuttall, 2025).

Os estudantes identificaram, por conta própria, tipos de lição que organizações de educação sobre o Holocausto e alguns teóricos haviam sugerido ou esperado. O resultado não autoriza concluir que todos os estudantes interpretam o tema dessa maneira: a pesquisa trabalhou com um grupo pequeno, e alguns participantes tiveram influência predominante nas conversas. Ainda assim, ela chama atenção para uma escolha pedagógica: não presumir que uma turma sairá de uma sequência com uma única mensagem moral, mesmo quando essa mensagem parece evidente para o adulto.

Uma pesquisa com 319 estudantes tchecos em formação docente investigou opiniões sobre incluir a Shoah no programa educacional de referência para a educação primária e em temas transversais do currículo. A maioria dos respondentes, 73%, acreditava que o conceito de Shoah deveria ser explicitado nesse programa; 96% consideravam que o tema deveria ser integrado à Educação para o Pensamento em Contextos Europeus e Globais (Masat, 2024). Esses números descrevem as opiniões daquele grupo de futuros professores na República Tcheca. Não medem aprendizagem de alunos nem podem ser apresentados como resultado de professores brasileiros.

Preparar professores e sustentar o trabalho na escola faz diferença

Conner e colegas investigaram como professores em formação inicial percebiam sua preparação para ensinar o Holocausto. A pesquisa combinou questionários respondidos por aproximadamente 200 participantes e 25 entrevistas. Os resultados sugerem que formadores de professores devem oferecer estratégias pedagógicas para abordar histórias difíceis, especialmente em contextos nos quais coexistem determinações conflitantes sobre prevenir o antissemitismo e evitar conceitos considerados divisivos (Conner, 2026).

Esse achado conversa com a pesquisa canadense sobre professores do ensino médio que ensinam violência política. Com base em entrevistas semiestruturadas, Roman descreve o ensino como uma forma de “diplomacia cotidiana”: os professores recorrem a estratégias que podem ir da esquiva à resistência explícita diante de desafios e preocupações de diferentes atores. As estratégias variam conforme o contexto de ensino, as relações com esses atores, o poder que as pressões parecem ter e a maturidade profissional e confiança do docente (Roman, 2025). O estudo não é exclusivamente sobre o Holocausto, mas oferece uma lente para pensar as pressões em torno de temas sensíveis.

Na Escócia, a pesquisa sobre o programa Vision School Scotland também identificou a relevância da liderança de profissionais da escola e de estudantes para integrar o ensino do Holocausto (Cowan, 2024). Os estudos, portanto, deslocam a questão de “o professor deve falar sobre isso?” para outras perguntas: que preparação tem, que apoios existem e como a escola organiza a continuidade do trabalho? No Brasil, as respostas dependem de cada rede e escola; os estudos estrangeiros não descrevem nossas regras ou condições.

Museus, biografias e perguntas podem abrir caminhos, mas exigem intenção

Dois projetos educativos do Wien Museum, em Viena, geraram cinco princípios para programas sobre o Holocausto e os crimes nazistas: dialogar com o universo de vida dos estudantes, trabalhar com biografias, abordar múltiplas perspectivas, destacar a capacidade de ação individual em um sistema totalitário e estabelecer conexões com lugares da região. O estudo discute esses princípios a partir de um programa escolar de duas horas e de um projeto que durou vários meses (Asche, 2024).

Esses princípios ajudam a evitar que a história seja apresentada apenas como uma sucessão de acontecimentos distantes. Uma biografia pode tornar visíveis experiências e escolhas individuais, enquanto múltiplas perspectivas ajudam a questionar a ideia de que todos viveram o período da mesma maneira. O estudo relata aprendizados de projetos de um museu específico; não comprova que uma atividade biográfica, isoladamente, produza determinado resultado em qualquer turma.

Schneider, ao refletir sobre a própria prática de pesquisa no Museu da Cidade de Linz, discute o potencial e o risco da liberdade de abordar o passado nazista em museus municipais. A falta de pressão para tratar do tema pode favorecer discussões mais abertas, mas também pode facilitar que o assunto seja evitado. A autora propõe desenvolver práticas de aprendizagem abertas, guiadas por processos e perguntas, que abordem antissemitismo e exclusão racista de maneira multidirecional e sensível (Schneider, 2024). Trata-se de uma discussão metodológica situada em um museu austríaco, não de uma avaliação de uma estratégia escolar brasileira.

Na educação religiosa católica do ensino médio, Fraler argumenta que narrativas de resgate de judeus por pessoas reconhecidas como Justos entre as Nações podem ser estudadas por meio do Evangelho de Mateus e da figura do “trapaceiro”. A proposta procura reconhecer a complexidade de agir virtuosamente em circunstâncias injustas e ampliar a percepção de que isso é possível. O artigo também observa que esses salvadores não são amplamente usados como modelos nesse contexto e que alguns educadores se sentem desconfortáveis com os métodos de resgate (Fraler, 2025). É uma proposta conceitual de educação religiosa, não uma recomendação universal para todas as disciplinas.

Ensinar temas relacionados pede contexto e ambiente seguro

Um relatório da RAND examinou como professores norte-americanos de Língua Inglesa e Estudos Sociais do 6º ao 12º ano abordam o Holocausto e outros temas ligados ao povo judeu e à sua história. O levantamento abrange temas como genocídio, antissemitismo, história de Israel e vida judaica. O relatório situa o ensino em um momento em que o conflito no Oriente Médio tornou mais desafiador conduzir discussões cuidadosas e manter um ambiente de aprendizagem seguro (Shapiro, 2025).

O resumo apresenta o propósito e o contexto do relatório, mas não oferece resultados específicos sobre frequência de ensino ou estratégias docentes. Por isso, é adequado usá-lo para reconhecer a amplitude dos temas investigados e o desafio de abordá-los na escola norte-americana, não para atribuir a seus autores conclusões que o resumo não apresenta. A distinção é útil também na prática: Holocausto, vida judaica, antissemitismo e história de Israel podem se relacionar, mas não devem ser confundidos ou reduzidos uns aos outros.

O que os estudos sobre ensino do Holocausto investigaram lado a lado?

Os estudos reunidos a seguir variam em método, público e contexto: incluem entrevistas com estudantes, pesquisas com professores em formação, questionários, análises de práticas em museus e trabalhos sobre formação docente. A tabela resume o que cada investigação buscou compreender e o que o resumo disponível relata, sem tratar resultados de países diferentes como se descrevessem automaticamente a escola brasileira.

EstudoO que investigouO que relataContexto
Conner, 2026Percepções de professores em formação inicial sobre o preparo para ensinar o Holocausto.Questionários e entrevistas; sugere oferecer estratégias para ensinar histórias difíceis.Formação docente; aproximadamente 200 questionários e 25 entrevistas; contexto dos Estados Unidos indicado pelas referências a estados.
Nuttall, 2025Lições que estudantes inferem do estudo do Holocausto.Lições variadas; frequentes as antirracistas, sobre sistemas de Estado e natureza humana.15 estudantes de 17 a 18 anos, A Level, em contexto britânico.
Fraler, 2025Uso de narrativas de resgate na educação religiosa católica.Propõe uma leitura dos Justos entre as Nações por um referencial religioso e arquetípico.Educação religiosa católica no ensino médio; contexto descrito no estudo.
Flennegård, 2025Estratégias docentes e compreensão de estudantes em viagem a memoriais.Relata pouca abordagem do contexto histórico e do antissemitismo explicativo; raciocínios causais limitados.Suécia; entrevistas e observações antes, durante e depois da viagem.
Roman, 2025Desafios de professores ao ensinar violência política.Descreve estratégias da esquiva à resistência e sua relação com contexto, pressões e confiança.Professores canadenses do ensino médio; entrevistas semiestruturadas.
Shapiro, 2025Instrução sobre Holocausto e temas relacionados ao povo judeu.Examina se, quanto, como e por que professores oferecem ensino sobre esses temas.Estados Unidos; professores de Língua Inglesa e Estudos Sociais do 6º ao 12º ano.
Cowan, 2024Integração do ensino do Holocausto em escolas secundárias escocesas.Liderança escolar e estudantil é significativa; antissemitismo contemporâneo geralmente não é discutido.Escócia; escolas associadas ao Vision School Scotland.
Masat, 2024Opiniões de futuros professores sobre incluir a Shoah no ensino.73% apoiavam explicitar o conceito no programa e 96% sua integração em tema transversal.República Tcheca; questionário com 319 estudantes de formação docente.
Asche, 2024Aprendizados de dois projetos educativos de museu sobre Holocausto e crimes nazistas.Apresenta cinco princípios, incluindo biografias, múltiplas perspectivas e conexões locais.Wien Museum, Viena; programa de duas horas e projeto de vários meses.
Schneider, 2024Prática de aprendizagem orientada por pesquisa em educação museal sobre Holocausto.Discute o risco de evitar o passado nazista e propõe abordagem aberta e sensível.Museu da Cidade de Linz, Áustria.

Quais pontos em comum e divergências aparecem nas pesquisas?

Um ponto em comum é que ensinar não se resume a apresentar uma data, visitar um memorial ou recomendar uma conclusão moral. Flennegård mostra que a conexão entre passado e presente, sem contexto explicativo suficiente, pode deixar incompleta a compreensão do antissemitismo. Asche e Schneider, em ambientes museológicos, destacam escolhas de abordagem, perguntas e perspectivas. Conner chama atenção para a preparação dos docentes, enquanto Roman evidencia que o trabalho pode ser afetado por pressões e relações institucionais.

Os estudos também convergem na importância de não presumir que a intenção do educador determine a interpretação do estudante. Nuttall encontrou diferentes tipos de lições entre os participantes. Isso reforça a necessidade de escutar como os estudantes estão compreendendo o conteúdo e de oferecer elementos históricos que sustentem suas interpretações. Não basta esperar que todos extraiam espontaneamente a mesma mensagem antirracista ou cívica.

As diferenças são importantes. Algumas pesquisas analisam experiências de estudantes; outras descrevem perspectivas docentes, currículos, museus ou propostas teóricas. O relatório norte-americano da RAND mapeia a instrução sobre vários temas, mas o resumo não informa resultados específicos. O trabalho de Fraler formula uma proposta para educação religiosa católica, enquanto o estudo escocês examina práticas escolares em um sistema curricular próprio. Não é possível comparar diretamente seus resultados como se respondessem à mesma pergunta.

Continuam em aberto questões sobre quais estratégias funcionam melhor em diferentes etapas escolares, como os estudantes brasileiros interpretam essas narrativas e quais apoios institucionais são necessários em cada rede. Os resumos não permitem estabelecer relações causais entre uma prática e a aprendizagem, nem afirmar que uma abordagem será eficaz em qualquer contexto. A pergunta mais produtiva, por ora, é como manter juntas a especificidade histórica, a escuta dos estudantes e a responsabilidade de tratar o tema com cuidado.

Como transformar esses achados em escolhas para a sala de aula?

As propostas abaixo são aplicações possíveis para o contexto escolar, não resultados comprovados pelos estudos. O professor pode ajustá-las à idade da turma, ao currículo, ao tempo disponível e às orientações da escola. O princípio é oferecer contexto e espaço para análise, sem simplificar a história nem pedir que estudantes reproduzam uma resposta moral esperada.

1. Comece por uma pergunta histórica, não só por uma mensagem moral

Uma forma de usar isso em sala é organizar a sequência em torno de perguntas como “que ideias e estruturas tornaram possível a perseguição?” e “como se manifestou o antissemitismo?”. Em uma turma hipotética de 8º ano, o professor pode apresentar um conjunto curto de fontes adequadas à idade e pedir que os estudantes diferenciem informação contextual, interpretação e julgamento. A proposta conversa com o achado sueco de que a pergunta “por quê” precisa de conteúdo explicativo para não ficar limitada. A atividade não deve converter-se em uma busca por uma causa única ou em uma explicação que responsabilize as vítimas.

2. Separe a especificidade do Holocausto das conexões mais amplas

Uma aplicação possível é trabalhar primeiro o contexto específico do antissemitismo e da perseguição aos judeus e, depois, discutir como o estudo pode dialogar com outras formas de racismo e violência. Imagine uma turma de 9º ano que compara duas narrativas: uma centrada no contexto do Holocausto e outra sobre discriminação em outro período. O professor pode pedir que a turma identifique semelhanças e diferenças, registrando também o que não deve ser confundido. Essa escolha responde ao risco identificado por Flennegård de universalizar o tema a ponto de deixar o antissemitismo sem explicação.

3. Pergunte que lições os estudantes estão construindo

Uma forma de aplicação é reservar um momento de resposta individual ou de conversa em pequenos grupos, com perguntas abertas: “o que você considera que esta história permite compreender?” e “que evidência sustenta sua interpretação?”. Em uma turma hipotética de ensino médio, os estudantes poderiam agrupar as respostas por temas — racismo, Estado, escolhas humanas ou outros — sem que o professor declare antecipadamente qual conclusão todos devem alcançar. A pesquisa de Nuttall encontrou variedade de lições entre um grupo pequeno de estudantes avançados; a atividade sugerida serve para conhecer a interpretação daquela turma, não para reproduzir o estudo.

4. Use biografias para mostrar experiências e escolhas sem transformar alguém em herói simples

Uma aplicação possível, inspirada nos princípios discutidos pelo Wien Museum, é selecionar uma biografia documentada e situá-la em seu contexto. Em uma turma de 7º ano, por exemplo, o professor pode pedir que os alunos distingam o que a narrativa mostra sobre a pessoa, o que revela sobre as condições do período e o que não permite concluir. Se o foco for uma história de resgate, convém discutir a complexidade das escolhas sem sugerir que a ação individual apaga a violência do sistema. Asche relata o uso de biografias e da capacidade de ação individual como princípios de programas museológicos, não como uma garantia de aprendizagem.

5. Planeje a visita a um memorial antes e depois da experiência

Se houver possibilidade de visita, uma aplicação é preparar perguntas históricas antes do percurso e voltar a elas depois, em vez de esperar que o local, por si só, explique o passado. Uma turma hipotética pode registrar o que aprendeu sobre o contexto, quais perguntas permaneceram e que elementos do memorial ajudaram a pensar. O estudo sueco acompanhou estudantes antes, durante e depois de uma viagem e chama atenção para limites de uma visita sem abordagem explicativa suficiente. Quando a visita não for possível, o professor pode trabalhar com imagens e fontes contextualizadas, sem apresentá-las como equivalentes a uma experiência presencial.

6. Abra espaço para perspectivas sem perder a precisão histórica

Uma forma de aplicação é organizar a análise de uma fonte perguntando quem fala, de que posição e o que a fonte permite conhecer. Em uma turma de ensino médio, diferentes grupos podem examinar relatos contextualizados e depois comparar o que cada perspectiva ilumina e o que deixa de fora. A ideia se aproxima do princípio de múltiplas perspectivas relatado por Asche e da aprendizagem orientada por perguntas discutida por Schneider. Não significa tratar todas as afirmações como igualmente confiáveis: cabe ao professor ajudar a verificar contexto e distinguir evidência de opinião.

7. Combine critérios de conversa e apoio institucional

Uma aplicação possível é combinar previamente regras de discussão: criticar ideias sem atacar colegas, não exigir que estudantes judeus falem em nome de um grupo e interromper generalizações sobre pessoas judias. O professor pode conversar com a coordenação sobre materiais, objetivos e encaminhamentos para situações de tensão. Roman mostra, no contexto canadense, que estratégias docentes variam com as pressões e relações institucionais; Conner destaca a necessidade de preparo para histórias difíceis. Esses estudos sustentam a relevância do apoio profissional, embora não prescrevam um protocolo para escolas brasileiras.

O que muda ao ensinar a perseguição aos judeus no contexto brasileiro?

Os estudos citados foram realizados em contextos estrangeiros: Suécia, Escócia, República Tcheca, Canadá, Estados Unidos e Áustria, além de propostas voltadas a ambientes educativos específicos. Suas conclusões não descrevem automaticamente as escolas brasileiras. Mudam os currículos, as instituições, as experiências locais e os recursos disponíveis; por isso, resultados sobre programas escoceses, formação tcheca ou museus austríacos não devem ser tratados como regras para o Brasil.

A contribuição mais transferível é a pergunta pedagógica, não a cópia de uma política. O estudo sueco alerta para o risco de uma abordagem universal que não explique o antissemitismo; a pesquisa escocesa mostra que incluir o antissemitismo nazista não implica necessariamente discutir o contemporâneo; e os estudos de museus apresentam possibilidades de trabalho com biografias, perspectivas, perguntas e conexões locais (Flennegård, 2025; Cowan, 2024; Asche, 2024; Schneider, 2024). No Brasil, o professor pode investigar como esses princípios se articulam com os materiais, o currículo e a realidade da própria comunidade escolar.

Também é importante não importar sem adaptação debates sobre políticas ou conflitos de outros países. O relatório norte-americano aborda o ensino de Holocausto, genocídio, antissemitismo, história de Israel e vida judaica em um momento descrito como desafiador para escolas dos Estados Unidos (Shapiro, 2025). Esse contexto ajuda a reconhecer que temas relacionados podem demandar mediação cuidadosa, mas não fornece uma descrição do cenário brasileiro. Ao aproximar passado e presente, mantenha as diferenças entre períodos e temas, sem transformar estudantes em representantes de grupos ou exigir relatos pessoais.

Quais são os limites desta leitura dos estudos?

Este artigo se baseia nos resumos de dez estudos recentes, não na leitura integral de cada publicação. Os resumos permitem identificar objetivos, métodos e resultados que foram descritos, mas não oferecem todos os detalhes necessários para avaliar instrumentos, critérios analíticos, materiais didáticos ou condições completas de cada investigação. Por isso, as sugestões de sala de aula foram apresentadas como aplicações possíveis, e não como efeitos comprovados.

Os contextos e métodos são diferentes, e alguns trabalhos têm alcance delimitado. Nuttall informa que a amostra de 15 estudantes é pequena e que alguns participantes influenciaram predominantemente as conversas. O estudo tcheco relata opiniões de futuros professores, não resultados de aprendizagem de crianças. O trabalho de Flennegård examina uma viagem sueca; os estudos de Asche e Schneider tratam de museus; e a pesquisa de Roman aborda violência política no ensino médio canadense, não somente o Holocausto. Já o resumo de Shapiro apresenta o escopo do relatório, sem detalhar achados específicos.

Ler os textos completos faz sentido quando o professor ou a escola precisa avaliar uma prática para adotá-la, preparar formação docente, selecionar materiais ou fundamentar uma decisão curricular. Também seria importante consultar pesquisas com estudantes brasileiros e investigações sobre diferentes faixas etárias. Permanecem em aberto perguntas sobre como medir compreensão histórica, que materiais funcionam em cada etapa e como apoiar professores diante de conflitos ou pressões locais. Este panorama ajuda a formular essas perguntas, mas não as resolve sozinho.

Como o GeraProva pode ajudar com este assunto?

O GeraProva pode apoiar o professor na criação de provas e atividades relacionadas ao tema, por exemplo, com questões de compreensão de fontes, contextualização histórica e distinção entre evidência e interpretação. A ferramenta pode ajudar a preparar materiais, mas a seleção das fontes, a revisão do conteúdo e a condução de uma conversa sensível continuam dependendo do julgamento docente. Conheça o gerador de provas do GeraProva ou faça seu cadastro grátis.

Perguntas frequentes sobre como ensinar a perseguição aos judeus

Por que não basta ensinar que o Holocausto foi uma injustiça?

Condenar a violência é importante, mas não explica como a perseguição se desenvolveu nem qual foi o papel do antissemitismo. No estudo sueco, os estudantes construíram raciocínios sobre por que o Holocausto ocorreu, mas esses raciocínios foram limitados pela falta de conteúdo explicativo sobre o antissemitismo (Flennegård, 2025). Para a sala, isso sugere combinar reflexão ética com contextualização histórica. Uma turma pode discutir por que a violência é injusta e, ao mesmo tempo, examinar ideias, estruturas e circunstâncias que precisam ser compreendidas em seus próprios termos.

É adequado relacionar o Holocausto a outras formas de racismo?

É possível fazer conexões, desde que elas não apaguem o contexto específico da perseguição aos judeus. A pesquisa sueca identificou uma abordagem universalista que aproximava passado e presente para incentivar ações contra o racismo, mas também observou pouco ensino explicativo sobre o antissemitismo (Flennegård, 2025). Uma aplicação cuidadosa é estudar primeiro o contexto do Holocausto e depois comparar processos, explicitando semelhanças e diferenças. Isso evita tratar experiências históricas distintas como idênticas ou usar o Holocausto apenas como metáfora para qualquer injustiça.

Uma visita a um memorial é suficiente para ensinar o tema?

Os estudos não indicam que uma visita, por si só, seja suficiente. A pesquisa sueca acompanhou uma viagem a memoriais e argumentou que esse tipo de experiência talvez não possa ser legitimado como principal bastião contra o antissemitismo, especialmente quando o conteúdo explicativo é pouco abordado (Flennegård, 2025). Se houver visita, o professor pode preparar questões antes e retomá-las depois, situando o local em seu contexto. Se não houver, outras fontes contextualizadas também podem apoiar o ensino, desde que sejam selecionadas e trabalhadas com cuidado.

Os estudantes devem chegar a uma única lição moral?

Não é necessário presumir que todos extrairão a mesma lição. Em entrevistas com 15 estudantes de 17 a 18 anos, Nuttall encontrou interpretações variadas, incluindo lições antirracistas, sobre sistemas de Estado e sobre a natureza humana (Nuttall, 2025). O grupo era pequeno, então o resultado não deve ser generalizado para todos os estudantes. Na prática, o professor pode convidar a turma a explicar suas interpretações e apontar em que evidências se apoiam, sem transformar a atividade em uma tentativa de obter uma resposta moral predeterminada.

Como abordar o antissemitismo contemporâneo sem perder o foco histórico?

Uma possibilidade é organizar a aprendizagem em etapas: compreender o antissemitismo no contexto histórico estudado e, depois, discutir manifestações contemporâneas com fontes e delimitações próprias. Na Escócia, o estudo de escolas participantes do Vision School Scotland encontrou inclusão do antissemitismo nazista, mas pouca discussão do antissemitismo contemporâneo (Cowan, 2024). Esse resultado descreve aquele contexto, não as escolas brasileiras. Para uma turma no Brasil, a aplicação depende das fontes, da idade dos estudantes e das condições de diálogo; é importante não confundir períodos nem generalizar sobre pessoas judias.

Como o professor pode se preparar para tratar de um assunto sensível?

Os estudos apontam para a importância de preparação e apoio, sem apresentar uma receita única. Conner e colegas sugerem que a formação docente ofereça estratégias para ensinar histórias difíceis, enquanto Roman descreve como professores canadenses ajustam suas respostas a pressões, relações institucionais e confiança profissional (Conner, 2026; Roman, 2025). Uma aplicação possível é planejar objetivos e fontes com antecedência, combinar regras de conversa e conversar com a equipe escolar sobre possíveis encaminhamentos. Se a escola precisar adotar uma política específica, será necessário consultar orientações locais e materiais completos, não apenas este panorama.

Referências sobre educação e perseguição aos judeus

  1. Conner, Caroline J.; Bohan, Chara H.; Badger, James (2026). Preparação de professores para o ensino do Holocausto em tempos de polarização (Preparing Teachers in Holocaust Education during Polarizing Times). Journal of Education. link.
  2. Nuttall, Dan (2025). Que lições, se é que alguma, os estudantes inferem de seus estudos sobre o Holocausto? (What Lessons, If Any, Do Students Infer from Their Studies of the Holocaust?). Curriculum Journal. link.
  3. Fraler, Amy (2025). Trapaceiros justos: uma pedagogia mateana para integrar narrativas de resgate do Holocausto à educação religiosa católica (Righteous Tricksters: A Matthean Pedagogy for Integrating Holocaust Rescue Narratives into Catholic Religious Education). Religious Education. link.
  4. Flennegård, Ola (2025). Quando o antissemitismo é deixado de fora: estratégias pedagógicas de professores suecos e compreensão do Holocausto por estudantes durante uma viagem de estudo a memoriais (When Antisemitism Is Left Out: Swedish Teachers' Educational Strategies and Students' Understanding of the Holocaust during a Study Trip to Memorial Sites). Scandinavian Journal of Educational Research. link.
  5. Roman, Sigrid (2025). Ensinar sobre violência política no Canadá: os desafios e as estratégias diplomáticas cotidianas de professores do ensino médio (Teaching about Political Violence in Canada: The Everyday Diplomatic Challenges and Strategies of Secondary Teachers). Pedagogy, Culture and Society. link.
  6. Shapiro, Anna; Woo, Ashley; Kaufman, Julia H. (2025). Ensino sobre o Holocausto e temas relacionados ao povo judeu nas escolas públicas: como professores de Língua Inglesa e de Estudos Sociais do ensino médio abordam esses temas complexos (Public School Instruction on the Holocaust and Topics Related to Jewish People: Understanding How Secondary English Language Arts and Social Studies Teachers Address These Complex Topics). RAND Corporation, relatório RR-A3615-1. link.
  7. Cowan, Paula; Killen, Andrew; Maitles, Henry; Ramage, Elysha (2024). Liderança e currículo: integrar o ensino e a aprendizagem sobre o Holocausto nas escolas da Escócia (Leadership and Curriculum: Embedding Teaching and Learning about the Holocaust in Schools in Scotland). Intercultural Education. link.
  8. Masat, Milan (2024). Implementação dos eventos da Shoah no ensino segundo a experiência de estudantes universitários tchecos (Implementation of the Shoah Events into Teaching According to the Experience of Czech University Students). International Society for Technology, Education, and Science. link.
  9. Asche, Farina; Plawecki, Susan (2024). Lembrar com os estudantes: aprendizados de dois projetos-piloto educativos do Wien Museum sobre o Holocausto e os crimes nazistas (Remembering with Students. Insights from Two Pilot Education Projects at the Wien Museum about the Holocaust and Nazi Crimes). Journal of Museum Education. link.
  10. Schneider, Karin (2024). Os desafios de trabalhar com a multidirecionalidade: pesquisa colaborativa sobre a própria prática na educação sobre o Holocausto no Museu da Cidade de Linz (The Challenges of Doing Multidirectionality. Co-Researching the Own Practice on Holocaust Education in the City Museum of Linz). Journal of Museum Education. link.

Se este tema está no seu planejamento, escolha uma pergunta histórica para começar, reúna fontes contextualizadas e adapte a conversa à sua turma. Um passo de cada vez também pode abrir espaço para uma aprendizagem mais cuidadosa.

Encontrou um erro neste conteúdo? Veja nossa política editorial e avise a gente.

Monte uma prova com questões como estas

O GeraProva busca questões com gabarito comentado e BNCC no acervo e monta a prova pronta para imprimir.

Criar minha prova

Artigos relacionados

0 comentários

Nome
E-mail (não é publicado)
Comentário
Questões resolvidas Resolução passo a passo, gabarito e o erro de cada alternativa315.546 questões
Ver todas as questões →
Ocorreu um erro inesperado. Recarregar X

Rejoining the server...

Rejoin failed... trying again in seconds.

Failed to rejoin.
Please retry or reload the page.

The session has been paused by the server.

Failed to resume the session.
Please retry or reload the page.