GeraProva GeraProva Provas com IA para professores do Brasil
Pesquisa

Alunos de grupos minoritários nos EUA: programas socioemocionais beneficiam todos?

Pesquisas recentes examinam equidade em programas socioemocionais, educação especial, participação familiar e acesso a oportunidades para estudantes negros, latinos e outros grupos minoritários. Veja o que os achados sugerem — e o que ainda falta investigar.

Alunos de grupos minoritários nos EUA: programas socioemocionais beneficiam todos?

Uma pergunta ganhou força nas pesquisas recentes sobre aprendizagem socioemocional: os programas considerados eficazes beneficiam também estudantes negros, latinos e de outros grupos racialmente minorizados? Uma revisão de estudos encontrou evidências de benefício para alguns grupos em parte das intervenções examinadas, mas não para todos os grupos analisados (Jones, 2026). Para quem ensina, essa questão não é abstrata: aparece na escolha de atividades, na interpretação do comportamento, no encaminhamento para apoios e na relação com as famílias.

Outros trabalhos recentes ajudam a ampliar o foco. Eles investigam adaptações culturais de programas, barreiras de acesso a oportunidades, experiências na educação especial, identidade e participação juvenil. Os contextos são dos Estados Unidos, e os estudos não descrevem uma única realidade nem oferecem uma receita pronta para escolas brasileiras. Em conjunto, porém, ajudam a formular uma pergunta útil para qualquer equipe: estamos oferecendo a mesma atividade a todos ou verificando se ela é pertinente, acessível e justa para cada estudante?

O que são estudantes de grupos minoritários nos EUA e por que isso importa para o professor?

Neste artigo, a expressão se refere a estudantes que pertencem a grupos racializados que ocupam uma posição minoritária em determinados contextos dos Estados Unidos, como estudantes negros e hispânicos ou latinos. Ela reúne experiências diferentes, não uma identidade única. Os estudos também incluem, conforme o tema, jovens asiático-americanos e estudantes de grupos historicamente sub-representados em áreas STEM. A expressão não deve ser transportada automaticamente para o Brasil: categorias raciais, histórias e relações sociais variam de país para país.

Na rotina escolar, a questão aparece quando uma equipe escolhe um programa socioemocional, interpreta uma avaliação, conversa com responsáveis ou decide quem terá acesso a atividades, serviços e oportunidades. Também aparece na maneira como a escola reage à crítica dos estudantes e na forma como organiza práticas que parecem neutras, mas podem produzir barreiras. Os estudos reunidos aqui observam diferentes partes desse quadro: evidências de programas, experiências escolares, ações de jovens, contato com famílias e caminhos para acessar recursos.

Para o professor brasileiro, o interesse não está em copiar categorias ou políticas norte-americanas. Está em examinar como se constrói a evidência de que uma prática funciona, para quem ela foi pensada e quais condições tornam possível participar. Essa lente é especialmente importante quando uma proposta é apresentada como universal: a intenção de atender a todos não basta, por si só, para mostrar que os resultados foram observados em grupos diversos.

O que a pesquisa recente mostra

Programas socioemocionais: bons resultados não respondem automaticamente para quem funcionam

Uma revisão de 158 artigos que cobriram 97 ensaios e 32 intervenções de aprendizagem socioemocional examinou a representatividade de estudantes não brancos, o tratamento dado à raça e à etnia nas análises e as evidências de benefício para grupos específicos. O resultado central pede cautela ao generalizar: oito intervenções apresentaram alguma evidência de benefício para estudantes negros e quatro para estudantes hispânicos ou latinos. Nenhum ensaio apresentou evidências de benefício para outros grupos de estudantes não brancos. Os autores observam que a representatividade nos ensaios melhorou, mas defendem mais pesquisa para compreender a quem se aplicam as evidências de eficácia (Jones, 2026).

Essa revisão não afirma que programas de aprendizagem socioemocional não funcionem para grupos sem evidência apresentada. A conclusão é mais delimitada: a base examinada ainda não permite afirmar, para esses grupos, que os benefícios foram demonstrados nos ensaios. Para a escola, a diferença é importante. Ausência de evidência específica não é prova de ausência de efeito, mas também não é motivo para presumir que os resultados observados em uma população se transferem sem investigação.

O trabalho sobre o Bounce Back for Classrooms mostra outra etapa do problema: adaptar uma proposta ao contexto em que será usada. O programa havia sido desenvolvido para jovens indígenas norte-americanos em Montana e foi adaptado para um distrito urbano do Meio-Atlântico que atendia predominantemente estudantes negros e latinos. Nove clínicos e 22 professores do segundo ao sexto ano, em dez escolas, participaram da investigação ao longo de dois anos letivos. As avaliações de adequação e relevância cultural foram favoráveis e melhoraram entre os anos; os professores avaliaram a relevância cultural mais positivamente do que os clínicos (Nygaard, 2026).

A maioria dos clínicos fez algum tipo de modificação nas aulas, incluindo duração, sequência, manejo da sala, formato, nível de literacia e exemplos ou recursos culturalmente relevantes. O estudo, portanto, relata tanto uma avaliação favorável quanto o trabalho de adaptação durante a implementação. Ele não autoriza concluir que qualquer programa possa ser ajustado de qualquer maneira; destaca, antes, que a pertinência cultural foi considerada e que as adaptações envolveram aspectos concretos da prática.

Equidade também depende de como a escola organiza acesso, apoio e participação

Um estudo de caso em uma escola de ensino médio suburbana, majoritariamente branca, analisou como racismo, classismo e segregação habitacional se combinaram para criar condições de transporte que marginalizaram estudantes negros, pardos e de baixa renda. O caso relaciona essas restrições a acesso reduzido a recursos e a consequências socioemocionais que terminaram em medidas disciplinares excludentes para dois estudantes. A autora chama atenção para práticas operacionais aceitas como neutras e para culturas que atribuem déficits aos próprios estudantes, defendendo letramento racial e acesso equitativo a recursos que favoreçam o capital social (Preis, 2026).

Esse estudo não trata de um programa de sala de aula, mas ajuda a ampliar o que entendemos por oportunidade educacional. Uma atividade pode estar disponível no papel e, ainda assim, depender de transporte ou de outras condições de participação. O contexto é suburbano nos Estados Unidos; a contribuição para a reflexão docente é observar se regras cotidianas, horários e rotinas da escola criam obstáculos que acabam sendo interpretados como falta de interesse ou compromisso.

Uma investigação crítica sobre educação especial sintetizou resultados quantitativos e qualitativos a respeito da representação desproporcional de estudantes negros e latinos. Os temas identificados foram encaminhamentos injustos feitos por educadores, experiências de injustiça na educação especial e resistência e agência de professores e estudantes. Os autores propõem um modelo antirracista de educação especial voltado a interromper a resegregação sem retirar dos estudantes os apoios e o ensino de que precisam para ter sucesso (Bell, 2026).

A tensão que o resumo explicita é essencial: enfrentar encaminhamentos injustos não significa negar suporte a quem precisa. O foco está em oferecer apoios equitativos e ensino adequado, ao mesmo tempo que se questionam padrões de representação e experiências injustas. Para o professor, isso convida a separar a necessidade concreta de apoio de suposições baseadas em identidade, comportamento ou expectativas sobre o estudante.

O engajamento familiar é outro eixo. Um artigo sobre famílias racializadas, incluindo famílias de estudantes com deficiência e de comunidades cultural e linguisticamente diversas, discute como a marginalização pode ser reforçada pelo sistema e como educadores podem não estar preparados para promover engajamento efetivo. A proposta apresentada associa aprendizagem centrada na cultura a apoios do lar e da comunidade e reúne estratégias culturalmente responsivas, ilustradas por vinhetas (Kea, 2025). O resumo descreve uma contribuição prática e conceitual; não apresenta uma estimativa numérica de impacto que permita comparar a eficácia de estratégias específicas.

Identidade, voz e oportunidades também fazem parte da experiência escolar

Uma pesquisa com estudantes do terceiro ao quinto ano analisou um programa virtual de letramento de verão, culturalmente responsivo e adequado ao desenvolvimento. A iniciativa ganhou relevância no contexto da migração rápida para o ensino on-line durante a COVID-19. Os estudantes foram mais receptivos à programação virtual do que à escolarização tradicional que tinham antes da pandemia, e essa experiência afetou positivamente suas identidades étnico-raciais e suas identidades como aprendizes (Harris, 2025). O resultado é específico ao programa e aos estudantes investigados, não uma demonstração de que o ensino virtual seja sempre preferível.

A pesquisa sobre ativismo juvenil desloca a atenção para a forma como estudantes racialmente minorizados agem diante de práticas que consideram marginalizantes. Em uma escola suburbana de Iowa, o estudo examinou como jovens negros e de outras minorias se mobilizaram por um ambiente mais equitativo e justo. Os participantes compreendiam a cultura escolar como marcada por formas de ignorar suas queixas e de fazê-los duvidar de suas percepções, e enfrentaram tensões ao se engajar no ativismo (Rodriguez, 2025). O resumo investiga e analisa essas experiências; não transforma o ativismo em uma estratégia simples que a escola possa exigir dos próprios estudantes.

Um estudo qualitativo com 14 estudantes negros e latinos do ensino médio, em uma cidade do Meio-Oeste, investigou como jovens analisavam questões sociais por meio de vinhetas e entrevistas. Os participantes consideravam fatores individuais e sistêmicos em diferentes níveis do sistema ecológico, mas também discutiam atribuições individuais no contexto de oportunidades de aprendizagem e redenção. As perspectivas eram influenciadas por adultos e pela capacidade de tomar a perspectiva de outras pessoas e demonstrar empatia. Os autores destacam a importância de evitar explicações binárias e de usar abordagens mais humanizadoras para ensinar análise social crítica (Golden, 2025).

Esses trabalhos sobre voz e identidade não são equivalentes: um examina ativismo em uma escola suburbana, outro analisa raciocínio sobre questões sociais e um terceiro estuda a experiência de um programa virtual. Ainda assim, cada um põe em primeiro plano a participação dos estudantes como parte da experiência educativa, em vez de tratá-los apenas como destinatários de decisões tomadas por adultos.

Há ainda uma pesquisa sobre adolescentes em situação de desvantagem, em comunidades urbanas empobrecidas, que examinou diferenças em problemas internalizantes e externalizantes. A amostra incluiu 211 participantes de programas BRAVE de 2018. Adolescentes afro-americanos relataram maior prevalência de problemas externalizantes do que adolescentes asiáticos; adolescentes latinos apresentaram a maior taxa de delinquência, com p menor que 0,05. Os autores ressaltam a relação entre grupos raciais e problemas enfrentados por jovens e a importância de considerar fatores raciais na oferta de serviços (Kim, 2025).

Esse resultado deve ser lido dentro do recorte descrito: adolescentes de comunidades urbanas empobrecidas que participaram daqueles programas, avaliados por autorrelato. Não é uma característica de todos os jovens de cada grupo racial. O achado pode apoiar uma pergunta sobre adequação dos serviços, mas não justifica transformar diferenças observadas em rótulos ou expectativas sobre indivíduos.

Por fim, um programa virtual de extensão em bioestatística buscou ampliar conhecimento e interesse entre estudantes do ensino médio de grupos sub-representados em STEM, na cidade de Nova York. O encontro de uma hora e quinze minutos combinou exploração interativa de conceitos, apresentação da área e relatos de profissionais sobre suas trajetórias. Os autores relatam que a combinação de exposição e aprendizagem ativa envolveu os estudantes mesmo on-line e disponibilizam recursos para iniciativas semelhantes (Drill, 2025). O estudo descreve uma experiência de extensão; não fornece, no resumo, evidência de mudanças de longo prazo em escolhas de carreira.

Os estudos lado a lado

A tabela resume o foco e o tipo de resultado relatado em cada trabalho citado. Os contextos não são intercambiáveis: alguns estudos analisam intervenções, outros sintetizam pesquisas, apresentam estudos de caso ou investigam experiências qualitativas.

EstudoO que investigouO que relataContexto
Nygaard, 2026Adaptação cultural do programa Bounce Back for Classrooms.Adequação e relevância avaliadas favoravelmente, com melhora entre anos; adaptações em componentes das aulas.Distrito urbano do Meio-Atlântico; professores do 2º ao 6º ano; anos letivos de 2022–2023 e 2023–2024.
Jones, 2026Generalização de evidências de programas de aprendizagem socioemocional entre grupos raciais e étnicos.Oito intervenções com alguma evidência de benefício para estudantes negros; quatro para estudantes latinos; nenhuma para outros grupos não brancos.Revisão de 158 artigos sobre ensaios de 32 intervenções; EUA.
Preis, 2026Relação entre transporte escolar, acesso e equidade.Mostra como transporte, racismo, classismo e segregação se relacionaram a marginalização e disciplina excludente em um caso.Escola de ensino médio suburbana, majoritariamente branca; EUA.
Bell, 2026Resegregação e experiências na educação especial.Identifica encaminhamentos injustos, experiências de injustiça e resistência; propõe modelo antirracista.Estudos sobre estudantes negros e latinos nos EUA; síntese de resultados quantitativos e qualitativos.
Drill, 2025Programa virtual de extensão em bioestatística para jovens sub-representados em STEM.Relata envolvimento com uma sessão interativa on-line e compartilha recursos para iniciativas semelhantes.Estudantes do ensino médio da cidade de Nova York; programa de 1h15.
Rodriguez, 2025Ativismo de jovens racialmente minorizados em escolas suburbanas.Analisa mobilização por equidade, percepção de práticas que desconsideram queixas e tensões vividas pelos jovens.Uma escola suburbana em Iowa, EUA.
Kim, 2025Variações em problemas internalizantes e externalizantes entre adolescentes de diferentes grupos.Relata diferenças entre os grupos estudados em problemas externalizantes e delinquência.211 participantes de programas BRAVE de 2018, em comunidades urbanas empobrecidas.
Kea, 2025Apoios do lar e da comunidade e engajamento familiar.Apresenta estratégias culturalmente responsivas e vinhetas para apoiar engajamento e desempenho.Famílias racializadas, incluindo famílias de estudantes com deficiência e comunidades cultural e linguisticamente diversas.
Harris, 2025Programa virtual de letramento culturalmente responsivo e adequado ao desenvolvimento.Estudantes foram mais receptivos ao programa do que à escolarização tradicional anterior; identidades foram afetadas positivamente.Estudantes do 3º ao 5º ano; programa virtual de verão, no contexto da COVID-19.
Golden, 2025Como adolescentes analisam questões sociais e suas causas.Jovens consideram fatores individuais e sistêmicos; adultos, tomada de perspectiva e empatia influenciam suas visões.14 estudantes negros e latinos do ensino médio, em cidade do Meio-Oeste dos EUA.

O que os estudos têm em comum e onde divergem?

Um ponto comum é que equidade não se resume à presença de estudantes diversos em uma atividade. A revisão sobre aprendizagem socioemocional pergunta se os resultados podem ser generalizados; o estudo de adaptação acompanha mudanças feitas na implementação; os trabalhos sobre transporte, educação especial e famílias observam como as estruturas e as práticas afetam acesso e tratamento. Já as pesquisas sobre identidade, ativismo e análise social destacam experiências e perspectivas dos próprios jovens.

Também há uma tensão produtiva entre intenção universal e pertinência concreta. Uma intervenção pode ser classificada como baseada em evidências, mas a revisão de Jones mostra que a evidência disponível não abrange igualmente todos os grupos. Ao mesmo tempo, Nygaard relata avaliações favoráveis de relevância cultural após um processo de adaptação. Os dois trabalhos não se contradizem: um examina o alcance das evidências entre grupos; o outro acompanha a adaptação e a avaliação de um programa específico num distrito.

Os estudos diferem no tipo de pergunta e no alcance possível das conclusões. A revisão de ensaios permite mapear o que foi pesquisado sobre várias intervenções. Um estudo de caso como o de Preis ilumina mecanismos possíveis numa escola, sem representar todas as escolas suburbanas. Entrevistas e vinhetas, como no trabalho de Golden, ajudam a compreender raciocínios e perspectivas, mas não medem prevalência. A experiência descrita por Drill relata a implementação de uma atividade, enquanto o estudo de Kim apresenta diferenças observadas numa amostra delimitada.

Continuam em aberto questões importantes: como acompanhar se uma adaptação beneficia grupos diferentes; como distinguir uma necessidade individual de um padrão de encaminhamento injusto; quais condições permitem que estudantes e famílias participem; e se experiências de extensão produzem efeitos que continuam depois do programa. Os resumos disponíveis também não permitem comparar diretamente a força dos efeitos entre todos esses trabalhos, porque os objetivos e os desenhos são diferentes.

O que isso significa para a sala de aula?

Os estudos não oferecem um roteiro universal para professores brasileiros. As ideias abaixo são aplicações possíveis inspiradas nas questões levantadas por eles, não resultados testados por essas pesquisas em escolas do Brasil.

1. Pergunte para quem a evidência foi construída

Uma aplicação possível é, ao escolher um programa socioemocional, verificar quais estudantes foram representados nas evidências apresentadas e se os resultados foram analisados para grupos específicos. Por exemplo, numa reunião pedagógica, a equipe pode registrar quais perguntas o programa responde e quais ainda não responde para sua comunidade. Isso não exige descartar uma proposta; ajuda a usá-la com atenção e a acompanhar como os estudantes a recebem.

2. Observe a pertinência cultural durante a implementação

Uma aplicação possível é avaliar se exemplos, linguagem, ritmo e formato das atividades fazem sentido para os estudantes, sem presumir que uma adaptação seja necessária para todos da mesma forma. Imagine uma turma em que uma atividade socioemocional usa situações distantes da vida dos alunos: o professor pode trocar exemplos por situações próximas ao cotidiano local e conversar com a equipe sobre o que foi alterado e por quê. O estudo de Nygaard relata adaptações em dimensões práticas, mas essa aplicação em sala é uma sugestão, não uma regra derivada para o Brasil.

3. Analise barreiras de acesso antes de interpretar a falta de participação

Uma aplicação possível é investigar se horários, deslocamento, organização de atividades ou condições de comunicação dificultam a participação antes de concluir que uma família ou estudante não se interessa. Imagine uma atividade de contraturno com baixa presença: a equipe pode perguntar quais obstáculos concretos existem e se há alternativas viáveis. O caso de Preis trata de transporte nos Estados Unidos; a reflexão brasileira precisa considerar as condições locais, sem copiar a explicação do caso.

4. Diferencie apoio necessário de encaminhamento baseado em suposições

Uma aplicação possível é documentar as necessidades observadas, as estratégias já tentadas e os motivos de um encaminhamento, buscando consistência entre estudantes em situações semelhantes. Numa conversa sobre apoio especializado, por exemplo, a equipe pode examinar se está descrevendo necessidades de aprendizagem ou usando interpretações gerais sobre comportamento. Isso não substitui avaliação profissional nem significa adiar apoios importantes. É uma maneira de manter juntas duas preocupações presentes em Bell: prevenir injustiças e garantir o suporte de que cada estudante precisa.

5. Convide famílias a participar por caminhos variados

Uma aplicação possível é não limitar o engajamento familiar a uma única forma de contato ou participação. Imagine responsáveis que não conseguem comparecer a uma reunião em determinado horário: a escola pode perguntar quais formas de comunicação são acessíveis e quais conhecimentos da família e da comunidade podem contribuir para o acompanhamento do estudante. Kea discute apoios do lar e da comunidade e estratégias culturalmente responsivas; a escolha de canais específicos deve ser feita de acordo com a realidade da escola e das famílias.

6. Trate a voz dos estudantes como informação, não como problema

Uma aplicação possível é criar espaços estruturados para que os estudantes descrevam como percebem regras, atividades e oportunidades, e depois comunicar o que a escola fará com essa escuta. Imagine que alunos apontem que uma regra os afeta de modo desigual: a equipe pode investigar o funcionamento da regra e explicar suas decisões, em vez de reduzir a conversa a uma questão de atitude. Rodriguez analisa ativismo e tensões em uma escola dos EUA; a proposta de escuta aqui é uma aplicação, não a conclusão de que estudantes devem assumir sozinhos a responsabilidade por corrigir a instituição.

7. Explore questões sociais sem respostas binárias

Uma aplicação possível é propor perguntas que permitam considerar tanto decisões individuais quanto condições sociais, sem forçar a turma a escolher uma única causa. Por exemplo, diante de uma vinheta hipotética sobre acesso desigual a uma atividade, o professor pode pedir que os alunos identifiquem fatores pessoais, escolares e comunitários e discutam quais informações ainda faltam. O estudo de Golden encontrou jovens considerando fatores em diferentes níveis e destaca abordagens humanizadoras; a atividade descrita é uma sugestão de aplicação, não uma intervenção avaliada pelo estudo.

8. Amplie o contato com áreas e trajetórias profissionais

Uma aplicação possível é aproximar conteúdos escolares de áreas em que certos grupos estão sub-representados, mostrando conceitos e trajetórias profissionais de forma acessível. Imagine uma atividade de matemática que use uma situação ligada à saúde e convide os estudantes a investigar como estatística ajuda a responder perguntas. Drill descreve um programa específico de bioestatística para estudantes do ensino médio nos EUA; uma atividade brasileira pode inspirar-se na combinação de explicação e participação, sem presumir que terá os mesmos efeitos.

O que muda quando levamos esses estudos para o contexto brasileiro?

Os estudos apresentados foram realizados nos Estados Unidos ou tratam de pesquisas situadas nesse país. Categorias como estudantes afro-americanos e hispânicos ou latinos pertencem a contextos históricos e institucionais próprios. Não correspondem automaticamente às categorias usadas no Brasil nem descrevem, por si só, as experiências de estudantes negros, indígenas, imigrantes ou de outros grupos em escolas brasileiras. A comparação precisa começar pelo contexto, não pela simples troca de nomes.

Também diferem os sistemas escolares e as estruturas específicas estudadas: distrito urbano, escola suburbana, educação especial, programas norte-americanos de aprendizagem socioemocional e iniciativas de extensão em Nova York. Portanto, este conjunto não informa como uma política brasileira funciona nem mede desigualdades nas escolas daqui. Ele oferece perguntas para investigar: quem participou da pesquisa que sustenta uma prática? Que barreiras de acesso existem na comunidade? Como se ouvem estudantes e famílias? O que a escola considera evidência de necessidade de apoio?

Na aplicação, faz sentido partir da realidade local e evitar tanto a importação literal de programas quanto a ideia de que uma única estratégia serve para todas as comunidades. Uma equipe brasileira pode, por exemplo, avaliar se os materiais representam os estudantes a quem se destinam e se regras aparentemente iguais produzem obstáculos diferentes. Essa é uma reflexão profissional inspirada pelos estudos, não uma constatação empírica sobre escolas brasileiras apresentada por eles.

Quais são os limites desta leitura?

Este artigo se baseia nos resumos de dez estudos recentes registrados no ERIC, não na leitura integral dos artigos. Os resumos permitem identificar perguntas, contextos e resultados principais, mas não sustentam uma avaliação completa da qualidade de cada método, de todos os instrumentos usados ou de cada decisão analítica. Por isso, as conclusões foram mantidas no nível que os resumos descrevem e os trabalhos não foram tratados como se tivessem o mesmo desenho ou alcance.

As pesquisas também variam bastante: há revisão de ensaios, estudo de caso, síntese crítica, experiência de programa, análise qualitativa e investigação com uma amostra delimitada. Alguns resumos descrevem resultados; outros se concentram em apresentar estratégias ou explicar o que foi investigado. Um resultado sobre um grupo ou local específico não deve ser convertido em afirmação sobre todos os estudantes negros, latinos, asiático-americanos ou de outros grupos.

Vale ler o estudo completo quando a escola estiver considerando adotar um programa, interpretar um resultado como base para uma decisão ou adaptar uma prática para um grupo específico. Também faz sentido consultar o texto integral para conhecer detalhes de implementação, instrumentos, limites e recomendações completas. Para decisões no Brasil, é necessário ainda buscar evidências e orientações adequadas ao contexto brasileiro; os estudos aqui reunidos não substituem essa etapa.

Como o GeraProva ajuda com este assunto?

O GeraProva pode apoiar a criação de provas e atividades relacionadas a temas como diversidade, equidade e análise crítica, mas a ferramenta não substitui o conhecimento do professor sobre a turma nem garante, por si só, que uma avaliação seja culturalmente pertinente. Uma forma de usar a plataforma é gerar um rascunho de questões e depois revisar linguagem, exemplos, nível de leitura e possíveis pressupostos antes de aplicar. Conheça o gerador de provas do GeraProva ou faça o cadastro grátis.

Perguntas frequentes sobre estudantes de grupos minoritários e equidade escolar

Os programas socioemocionais beneficiam todos os grupos de estudantes?

A revisão de Jones não permite afirmar isso. Entre as intervenções analisadas, oito apresentaram alguma evidência de benefício para estudantes negros e quatro para estudantes hispânicos ou latinos; nenhum ensaio apresentou evidências de benefício para outros grupos não brancos. Isso não prova que esses programas não funcionem para os grupos sem evidência apresentada. Significa que, nos ensaios examinados pela revisão, ainda não havia demonstração de benefício para eles. Para a escola, a distinção importa: é melhor perguntar a quem os resultados se aplicam do que presumir que uma evidência geral vale igualmente para todos.

Adaptar um programa significa que ele deixou de ser baseado em evidências?

Os estudos reunidos não respondem essa pergunta como regra geral. Nygaard relata adaptações de um programa em duração, sequência, formato, manejo da sala, nível de literacia e inclusão de exemplos culturalmente relevantes, junto com avaliações favoráveis de adequação e relevância. Isso mostra que a implementação envolveu mudanças concretas naquele contexto. Não demonstra que qualquer alteração preserve os resultados de qualquer programa. Se a escola pretende adaptar uma proposta, uma aplicação prudente é registrar o que mudou, por que mudou e como os estudantes respondem, sem apresentar essa prática como um resultado comprovado pelos estudos.

O que significa oferecer apoio sem reforçar desigualdades na educação especial?

O trabalho de Bell identifica encaminhamentos injustos, experiências de injustiça e formas de resistência e agência na educação especial. Sua proposta é interromper a resegregação e, ao mesmo tempo, oferecer aos estudantes os apoios equitativos e o ensino necessários para o sucesso. Portanto, questionar padrões injustos não significa retirar suporte de quem precisa. Uma aplicação possível é examinar os motivos e as evidências que sustentam cada encaminhamento, mantendo o foco nas necessidades do estudante e na qualidade do apoio oferecido. Essa reflexão deve ser feita com os profissionais responsáveis e conforme as regras do contexto em que a escola atua.

Como posso envolver famílias cultural e linguisticamente diversas?

Kea discute aprendizagem centrada na cultura e apoios do lar e da comunidade como caminhos para favorecer o engajamento familiar e o desempenho, além de apresentar estratégias culturalmente responsivas em vinhetas. O resumo também observa que educadores nem sempre estão preparados para promover o engajamento de famílias diversas. Uma aplicação possível é perguntar às famílias quais formas de comunicação e participação funcionam para elas, em vez de supor desinteresse quando não comparecem a um encontro. As estratégias concretas precisam ser escolhidas com base nas necessidades locais; o estudo não apresenta uma única fórmula que sirva para todas as escolas.

Os achados sobre estudantes dos EUA podem ser aplicados diretamente no Brasil?

Não diretamente. Os estudos descrevem escolas, programas e grupos situados nos Estados Unidos, e os termos usados para categorizar estudantes estão ligados àquele contexto. O conjunto não apresenta resultados de escolas brasileiras nem permite dizer como uma política daqui funciona. Ainda assim, as pesquisas oferecem perguntas úteis para uma equipe: quem está representado nas evidências? Quem consegue participar? Como os estudantes e as famílias são ouvidos? A aplicação dessas perguntas no Brasil exige considerar as categorias, a história e as condições locais, além de buscar pesquisas brasileiras pertinentes antes de tomar decisões.

Como trabalhar questões sociais sem reduzir tudo a responsabilidade individual ou sistêmica?

O estudo de Golden encontrou que adolescentes negros e latinos consideravam fatores individuais e sistêmicos ao analisar questões sociais, além de levarem em conta oportunidades de aprendizagem e redenção. As perspectivas dos jovens também eram influenciadas por adultos, pela tomada de perspectiva e pela empatia. Os autores destacam abordagens humanizadoras e o afastamento de explicações binárias. Como aplicação, o professor pode propor uma situação hipotética e pedir que a turma examine diferentes níveis de fatores, identificando também o que ainda não sabe. Isso evita apresentar a complexidade como uma escolha forçada entre culpa individual e explicação estrutural única.

Referências

  1. Nygaard, Malena A.; Mullin, Alice; Franco, Meredith P.; Goodwin, Aijah K. B.; Cox, Jennifer; Lever, Nancy (2026). Emprego da humildade cultural para adaptar um programa de prevenção focado em trauma, aplicado em sala de aula (Employing Cultural Humility to Adapt a Classroom-Based Trauma-Focused Prevention Program). School Psychology International. Link.
  2. Jones, Tiffany M.; Kim, Bo-Kyung Elizabeth; Fleming, Charles B.; Deng, Jie; Duane, Addison; Gavin, Amelia R.; Shapiro, Valerie B. (2026). A quem esses resultados se aplicam? Avaliação das evidências sobre a generalização de programas de aprendizagem socioemocional entre grupos raciais e étnicos específicos (To Whom Do These Results Apply? Assessing Evidence for the Generalizability of Social and Emotional Learning Programs among Specific Racial and Ethnic Groups). Review of Educational Research. Link.
  3. Preis, Deirdra (2026). Transporte escolar como capital social: lideranças escolares suburbanas ao volante do acesso equitativo (School Transportation as Social Capital: Suburban School Leaders at the Wheel of Equitable Access). Journal of Cases in Educational Leadership. Link.
  4. Bell, Nicholas S.; Ford, Donna Y.; Carey, Roderick L.; Collier, Zachary; Eisenman, Laura; Scott, LaRon; Vélez, Verónica N. (2026). Investigação crítica dos padrões de resegregação na educação especial: rumo a um modelo antirracista de educação especial (Critical Investigation of Resegregation Patterns in Special Education: Toward an Anti-Racist Special Education Model). Exceptional Children. Link.
  5. Drill, Esther; Lavery, Jessica A.; Lobaugh, Stephanie; Flynn, Jessica; Brown, Samantha; Kalvin, Hannah; Chou, Joanne F.; Nemirovsky, David; Guan, Zoe; Patil, Sujata; Tan, Kay See (2025). “Dia Virtual de Bioestatística”: um programa interativo on-line de extensão em bioestatística dirigido a estudantes do ensino médio pertencentes a grupos historicamente sub-representados em carreiras nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) (“Virtual Biostats Day”: An Interactive Online Biostatistics Outreach Program Directed at High School Students in Groups Historically Underrepresented in STEM Careers). Journal of Statistics and Data Science Education. Link.
  6. Rodriguez, Gabriel (2025). Geografias da Recusa: Compreendendo o Ativismo de Jovens Racialmente Minorizados em Escolas Suburbanas (Geographies of Refusal: Understanding Racially Minoritized Youth Activism in Suburban Schools). AERA Open. Link.
  7. Kim, Caleb; Hong, Rana (2025). Examinando variações comportamentais em adolescentes em situação de desvantagem: um estudo inter-racial com adolescentes afro-americanos, latinos e asiático-americanos (Examining Behavioral Variations in Disadvantaged Adolescents: A Cross-Racial Study of African, Latinx, and Asian American Adolescents). Youth & Society. Link.
  8. Kea, Cathy D.; Young, Fanica; Sirgany, Laura (2025). Utilização de apoios da comunidade e do lar para aumentar o desempenho dos estudantes e o engajamento familiar entre famílias racializadas (Using Community and Home Supports to Increase Student Achievement and Family Engagement among Families of Color). TEACHING Exceptional Children. Link.
  9. Harris, Johari; Darling-Aduana, Jennifer; Kayser, Abigail Amoako; Edwards, Christen; Alridge, Derrick P. (2025). Análise dos Impactos de uma Escola Virtual Adequada ao Desenvolvimento e Culturalmente Relevante nos Resultados dos Estudantes (Examining the Impacts of a Developmentally Appropriate, Culturally Relevant Virtual School on Student Outcomes). Urban Education. Link.
  10. Golden, Alexandrea R.; O'Neill, Sinéad M.; Fike, Kayla J.; Wilkerson, Elise M.; Voight, Adam (2025). É preciso olhar para o quadro completo: um exame qualitativo da análise social crítica entre adolescentes de minorias raciais (You Have to Look at the Whole Picture: A Qualitative Examination of Critical Social Analysis among Racially Minoritized Adolescents). Journal of Adolescent Research. Link.

Se alguma dessas perguntas combina com um desafio da sua escola, vale levá-la para uma conversa com a equipe e observar, junto com os estudantes, o que pode mudar na prática.

Encontrou um erro neste conteúdo? Veja nossa política editorial e avise a gente.

Monte uma prova com questões como estas

O GeraProva busca questões com gabarito comentado e BNCC no acervo e monta a prova pronta para imprimir.

Criar minha prova

Artigos relacionados

0 comentários

Nome
E-mail (não é publicado)
Comentário
Ocorreu um erro inesperado. Recarregar X

Rejoining the server...

Rejoin failed... trying again in seconds.

Failed to rejoin.
Please retry or reload the page.

The session has been paused by the server.

Failed to resume the session.
Please retry or reload the page.