GeraProva GeraProva Provas com IA para professores do Brasil
Pesquisa

Pesquisa-ação: quando os alunos também escolhem o que investigar

A pesquisa-ação transforma dúvidas da rotina escolar em investigação compartilhada. Estudos recentes destacam a escolha dos estudantes, o cuidado e o apoio da escola — e mostram o que ainda precisa de mais evidências.

Pesquisa-ação: quando os alunos também escolhem o que investigar

Como investigar um problema da sala de aula sem transformar os alunos em simples fontes de informação? A pesquisa-ação oferece um caminho: investigar uma questão real e usar o que se aprende para orientar mudanças. Na pesquisa participativa, os estudantes também podem ajudar a escolher o tema, produzir informações e interpretar o que acontece.

Estudos recentes mostram que essa participação pode assumir formatos diferentes, da reflexão sobre o estresse às perguntas sobre segurança, ambiente e saberes locais. A resposta prática não é uma receita pronta: é um processo que combina escuta, escolha, investigação e reflexão, ajustado ao contexto da escola.

O que é pesquisa-ação e pesquisa participativa feita pelo professor e por que importa?

Pesquisa-ação é uma forma de investigar uma situação concreta para compreender melhor o que acontece e orientar ações. Em linguagem de sala de aula, pode começar com uma pergunta que nasce da rotina: por que parte da turma evita falar durante uma atividade? Como os estudantes entendem o estresse antes de uma prova? O que eles consideram um espaço escolar seguro? A investigação não substitui o ensino; ajuda o professor a observar uma questão com método e a tomar decisões mais informadas.

Na pesquisa participativa, quem vive a situação pode colaborar na definição do problema, na coleta de informações e na interpretação. Isso altera a posição dos alunos: em vez de serem apenas observados, podem participar como pesquisadores e interlocutores. A participação, contudo, não é tudo ou nada. Um projeto pode convidar a turma a escolher entre diferentes formas de responder ou, numa iniciativa mais ampla, permitir que jovens definam o próprio tema.

A distinção útil para o cotidiano é esta: pesquisa-ação enfatiza o ciclo de investigar e agir sobre uma situação; pesquisa participativa enfatiza quem tem voz e poder nesse processo. As abordagens podem se combinar. Os estudos reunidos aqui apresentam projetos conduzidos com jovens e crianças, trabalhos sobre práticas escolares e uma revisão sistemática de pedagogias centradas na iniciativa dos estudantes. Não oferecem uma fórmula única, mas ajudam a pensar como organizar uma investigação que respeite os participantes e tenha relação com a vida escolar.

Para o professor, o valor está em tornar visíveis questões que uma impressão rápida talvez não explique. Se a turma parece desmotivada, por exemplo, ouvir os estudantes pode revelar que eles compreendem a atividade de maneiras diferentes. Essa cena é hipotética, mas ilustra o tipo de pergunta que a pesquisa participativa permite formular: não apenas “como faço a turma participar?”, mas também “o que os alunos dizem sobre as condições que favorecem ou dificultam essa participação?”.

O que a pesquisa recente mostra sobre pesquisa-ação na educação?

Os estudos recentes apontam três fios que se cruzam: a participação ganha consistência quando há espaço real de escolha; a investigação pode produzir conhecimento sobre experiências que adultos não percebem por conta própria; e a colaboração depende de condições institucionais, cuidado e pertinência ao contexto. Os trabalhos variam em idade, tema e lugar, então seus resultados devem ser lidos como contribuições situadas, não como uma garantia de que toda iniciativa terá os mesmos efeitos.

Escolher o tema muda a qualidade da participação

Uma das ideias mais claras é que a participação não se resume a pedir respostas depois que os adultos já decidiram o que investigar. Brown e Kara defendem ampliar as escolhas dos participantes em pesquisas sobre primeira infância e outras áreas. Com base na literatura pertinente e em trabalho empírico próprio, argumentam que mais possibilidades de escolha podem levar a dados mais ricos e resultados mais robustos. Relacionam essa abertura à cocriação e à pesquisa-ação participativa, além de questionarem modelos paternalistas e hierárquicos (Brown, 2025).

O papel da escolha aparece também em um estudo com quatro grupos de estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio no norte da Califórnia. Neas e colegas investigaram componentes da pesquisa-ação participativa com jovens e exploraram como o processo pode apoiar o desenvolvimento da consciência crítica. A análise, baseada em grupos focais com jovens e entrevistas com educadores, destaca a seleção aberta de temas pelos próprios jovens como elemento importante para oferecer essa oportunidade. O contraste considerado é com a seleção restrita pelos adultos facilitadores (Neas, 2026).

Esses trabalhos não dizem que toda decisão deve ser entregue aos estudantes, nem que escolher um tema, por si só, assegura bons resultados. Eles ajudam a formular uma pergunta de planejamento: a turma está participando de uma investigação ou apenas respondendo a um roteiro já fechado? Uma escolha delimitada pode ser adequada por tempo, idade ou segurança; ainda assim, deixar claro onde existe margem de decisão é diferente de apresentar uma escolha fictícia.

Quando os jovens investigam, aparecem dimensões que podem ficar invisíveis

Em um estudo sobre segurança escolar, um conselho de pesquisa juvenil formado por estudantes do ensino médio da região de Washington, D.C., planejou e realizou uma pesquisa de métodos múltiplos sobre como, quando e onde os estudantes vivenciam segurança e insegurança. Os achados ampliam a noção de segurança para além do medo de violência física: incluem violência verbal, linguagem discriminatória e respostas institucionais percebidas como insuficientes. Os jovens também descreveram respostas dominantes de segurança como ineficazes e, em certos casos, capazes de reproduzir dano. Em contraste, enfatizaram cuidado, confiança e respostas consistentes e equitativas dos adultos (Call-Cummings, 2026).

O tema e o contexto desse estudo são específicos: a discussão sobre violência escolar e infraestrutura de segurança nos Estados Unidos não deve ser transportada automaticamente para escolas brasileiras. A contribuição para o método é outra: perguntar aos estudantes o que significa sentir-se seguro pode produzir uma imagem mais ampla do problema do que restringir a investigação a uma definição adulta ou a uma única dimensão.

Uma pesquisa qualitativa sobre concepções de estresse seguiu uma estrutura participativa diferente. Sete estudantes de 16 anos, em média, receberam formação como pesquisadores e entrevistaram oito estudantes que haviam feito provas escolares formais no ano anterior. A análise encontrou crenças mais adaptativas sobre a relação entre estresse, produtividade e crescimento pessoal, divergências quanto ao impacto do estresse no desempenho e percepções menos favoráveis sobre sua influência na saúde mental. Professores, pais e experiências anteriores foram apontados como agentes importantes na formação dessas concepções. Entre as recomendações discutidas está a possibilidade de estudantes mais velhos atuarem como mentores de estresse (Mansell, 2026).

Esse resultado é especialmente útil para lembrar que uma mesma palavra pode carregar interpretações diferentes. “Estresse”, por exemplo, não significa necessariamente a mesma coisa para todos os estudantes. A pesquisa não autoriza concluir que uma estratégia única resolverá dificuldades relacionadas a avaliações; mostra que ouvir as concepções dos alunos pode ajudar a compreender o que eles associam ao tema.

Participar exige relações de confiança e condições institucionais

Um estudo de caso em uma escola pública de Buenos Aires, Argentina, explorou as características de uma instituição que apoiou um projeto de pesquisa-ação participativa em aulas de inglês como língua estrangeira. A escola atendia da educação infantil ao ensino médio. O estudo reuniu entrevistas, docência compartilhada e observações em sala, envolvendo estudantes do ensino médio, professores e coordenadores pedagógicos. Os resultados indicaram que a escola, a sala de aula e as políticas constituíam elementos centrais da instituição positiva que apoiou o projeto. Os autores também apresentam recomendações para gestores e professores criarem condições favoráveis a iniciativas participativas (Driver, 2026).

O estudo argentino chama atenção para algo que, na prática, pode passar despercebido: a participação não depende somente da disposição individual do professor. Tempo para colaboração, abertura da gestão e relações na sala podem sustentar ou limitar o trabalho. Como o resumo descreve um caso situado, ele não estabelece que todas as escolas precisam reproduzir a mesma organização; indica que o ambiente institucional fez parte da experiência investigada.

Outra pesquisa desloca o foco para o cuidado na relação entre equipe de pesquisa e participantes. Em comunidades rurais dos Estados Unidos, uma abordagem metodológica centrada no bem-estar de estudantes Latinx que buscavam acesso à educação superior incluiu apoio logístico para concluir inscrições, validação emocional de preocupações e aspirações e construção de pontes para recursos institucionais. A equipe descreve o cuidado e a relacionalidade como valores importantes, em vez de tratar os colaboradores como meios para produzir dados (Puente, 2025). O estudo não é uma pesquisa-ação conduzida por um professor em sala, mas amplia a reflexão sobre ética e participação: ouvir também envolve considerar necessidades e relações concretas.

Temas ligados à comunidade aproximam currículo e experiência

Uma revisão sistemática de 23 estudos examinou pedagogias progressistas e reconstrucionistas com jovens de 11 a 19 anos, incluindo aprendizagem baseada em projetos, pesquisa-ação participativa juvenil e educação para a cidadania com aprendizagem-serviço. As evidências foram mais robustas para desempenho acadêmico, aprendizagem autorregulada e motivação; foram menos robustas para agência, ação coletiva e pertencimento, áreas em que os autores apontam a necessidade de mais pesquisas e definições mais claras. A revisão também relata benefícios para estudantes em situação de desvantagem, embora identifique necessidade de estudos comparativos adicionais (Dobson, 2025).

Esse resultado traz equilíbrio à conversa. Projetos participativos podem ser promissores, mas não é prudente afirmar que desenvolvem todas as competências desejadas com a mesma força. A revisão reúne pedagogias diferentes, implementadas em contextos variados; por isso, ajuda a pensar tendências mais amplas, sem provar que uma atividade específica terá um efeito determinado em cada turma.

Na Tailândia, uma pesquisa qualitativa sobre educação ambiental em escolas primárias de comunidades de manguezal investigou problemas e necessidades ligados à integração de saberes locais, processos de desenvolvimento profissional docente e fatores associados ao êxito dessa integração. Os resultados destacam motivação dos professores, aprendizagem colaborativa, apoio institucional e adequação da formação continuada aos contextos locais. O estudo também situa os saberes transmitidos entre gerações como conhecimentos ligados à identidade cultural e ao ambiente das comunidades (Kaewnoparat, 2026).

O caso mostra que aproximar a escola da comunidade demanda mais do que inserir um assunto local numa aula. É preciso considerar a formação dos docentes e as condições de trabalho. Em outro projeto, realizado numa escola de ensino fundamental próxima a Turim, na Itália, pesquisadores exploraram poesia e utopia em uma perspectiva ecopedagógica, articulando pensamento crítico, escuta de diferentes pontos de vista e diálogo sobre a relação com os seres da Terra. O resumo descreve o foco e a proposta do projeto, sem apresentar um resultado mensurável que permita afirmar efeitos específicos sobre os estudantes (Guarcello, 2026).

Também em educação ambiental, um estudo longitudinal acompanhou a participação de um grupo de pesquisadores do sexto ano e de uma copesquisadora adulta em um projeto sobre horta escolar e natureza na comunidade. O texto compartilha reflexões das crianças sobre sua participação em pesquisa e ação ecológicas e situa a experiência como uma oportunidade transformadora para os jovens pesquisadores e a comunidade (Organization, 2025). O resumo não descreve em detalhe quais mudanças ocorreram, mas reforça que crianças podem ser incluídas como pesquisadoras em questões do ambiente que conhecem.

Os estudos lado a lado: o que cada pesquisa investigou?

Comparar os trabalhos ajuda a separar aquilo que foi investigado de conclusões que não cabem generalizar. A tabela reúne os dez estudos citados: há estudos de caso, pesquisas qualitativas, reflexões metodológicas e uma revisão sistemática. Seus contextos variam e, em alguns casos, o resumo não informa país ou etapa escolar. Nesses casos, a tabela não completa a lacuna com suposições.

EstudoO que investigouO que relataContexto
Driver, 2026Condições institucionais para pesquisa-ação participativa em aulas de inglês.Escola, sala e políticas foram elementos centrais de apoio ao projeto.Escola pública de Buenos Aires, Argentina; ensino médio entre os participantes.
Brown, 2025Escolha dos participantes em pesquisas sobre primeira infância e outras áreas.Defende que ampliar escolhas pode produzir dados mais ricos e resultados mais robustos.Discussão metodológica; o resumo não especifica um país ou etapa única.
Organization, 2025Reflexões de crianças envolvidas em pesquisa-ação participativa ecológica.Compartilha a experiência de jovens pesquisadores em estudo sobre horta e natureza comunitária.Grupo de pesquisadores do sexto ano; país não indicado no resumo.
Puente, 2025Pesquisa com cuidado sobre acesso de estudantes rurais Latinx à universidade.Relata apoio logístico, validação emocional e conexão com recursos institucionais.Comunidades rurais; contexto dos Estados Unidos.
Dobson, 2025Revisão de pedagogias progressistas e reconstrucionistas.Evidências mais robustas para desempenho, autorregulação e motivação; mais limitadas para agência, ação coletiva e pertencimento.23 estudos com jovens de 11 a 19 anos; países variados.
Guarcello, 2026Projeto ecopedagógico com poesia, utopia e diálogo.Explora formas de trabalhar esses elementos; o resumo não apresenta resultados específicos.Escola de ensino fundamental próxima a Turim, Itália; anos letivos de 2021–2022 e 2022–2023.
Call-Cummings, 2026Perspectivas juvenis sobre segurança escolar.Jovens destacaram danos verbais e institucionais e a importância de cuidado, confiança e equidade.Estudantes do ensino médio na região de Washington, D.C., Estados Unidos.
Mansell, 2026Concepções de estudantes sobre estresse em pesquisa participativa.Relata crenças variadas sobre estresse, desempenho e saúde mental e propõe considerar mentoria entre estudantes.Adolescentes que realizaram provas escolares formais; país não indicado no resumo.
Neas, 2026Componentes da pesquisa-ação participativa com jovens e consciência crítica.A seleção aberta de temas pelos jovens foi central para oferecer oportunidade de desenvolver consciência crítica.Quatro grupos no norte da Califórnia, Estados Unidos; ensino fundamental II e médio.
Kaewnoparat, 2026Integração de saberes locais à educação ambiental e desenvolvimento profissional docente.Destaca motivação docente, colaboração, apoio institucional e formação pertinente ao contexto.Escolas primárias em comunidades de manguezal na Tailândia.

O que os estudos têm em comum e onde divergem?

O ponto comum mais forte é a importância de levar a sério o conhecimento de quem vive a situação investigada. Os estudos sobre escolha, segurança, estresse e seleção de temas mostram, cada um à sua maneira, que a perspectiva dos estudantes pode alterar a pergunta feita e o tipo de informação obtida. Nos trabalhos ligados à comunidade, a pertinência local e as relações de cuidado também aparecem como componentes importantes.

Há, porém, diferenças relevantes. Alguns estudos descrevem jovens atuando como pesquisadores; outros examinam condições institucionais, métodos de participação ou pedagogias mais amplas. A revisão de Dobson sintetiza evidências de diferentes abordagens e encontra sustentação mais forte para certos resultados do que para outros. Já os trabalhos de Guarcello e da Eco Research Organization apresentam projetos e reflexões sem que o resumo forneça resultados comparáveis aos de uma revisão ou de uma análise temática. Não seria correto colocá-los todos no mesmo nível de evidência.

Também muda o grau de abertura dado aos estudantes. Em Neas, a seleção aberta de temas se destaca como componente do processo; em Mansell, estudantes recebem formação e realizam entrevistas dentro de um projeto supervisionado; em Driver, a pesquisa participativa acontece com apoio de uma instituição escolar. Essas diferenças sugerem que participação tem dimensões: escolher o assunto, ajudar a construir instrumentos, coletar informações e participar da interpretação são possibilidades distintas.

Permanece em aberto como comparar projetos realizados em contextos diferentes e quais condições são indispensáveis para que a participação resulte em mudanças sustentáveis. A revisão sistemática aponta a necessidade de mais evidências sobre agência, ação coletiva e pertencimento, além de comparações adicionais para compreender benefícios a estudantes em situação de desvantagem. Para a escola, a conclusão prudente é não prometer que um projeto participativo resolverá um problema por si só; ele pode tornar a investigação mais conectada às experiências dos estudantes e apoiar decisões mais refletidas.

Como aplicar pesquisa-ação na sala de aula?

Uma aplicação possível é começar pequeno: escolher uma questão observável, combinar como escutar a turma e voltar aos dados antes de decidir o que mudar. As ideias abaixo são sugestões de aplicação inspiradas nos estudos, não resultados comprovados para qualquer turma. Cada escola pode ajustá-las à idade dos estudantes, ao tempo disponível e às regras de cuidado e privacidade.

1. Comece por uma pergunta que possa ser investigada

Como aplicação, transforme uma preocupação ampla em uma pergunta delimitada. Em vez de “a turma não se interessa”, pergunte “em quais momentos da atividade os estudantes dizem perder o fio?” ou “que parte das instruções parece menos clara?”. Imagine uma turma de 7º ano em que alguns alunos iniciam a tarefa e outros esperam. O professor pode investigar como diferentes estudantes entenderam a orientação, sem presumir de saída que a causa é falta de vontade. Uma pergunta concreta facilita escolher o que observar e evita usar a pesquisa apenas para confirmar uma impressão inicial.

2. Dê aos estudantes escolhas reais, mesmo que delimitadas

Como aplicação, ofereça opções que sejam viáveis para a aula, mas que tenham consequências para o projeto: investigar o trabalho em grupo ou a compreensão das instruções, responder oralmente ou por escrito, propor perguntas para uma conversa. A pesquisa de Brown e Kara e o trabalho de Neas dão motivo para considerar a escolha como parte do processo. Se os limites de tempo impedem uma escolha totalmente aberta, explique quais decisões estão disponíveis e por quê. Não apresente como decisão da turma algo que já foi definido sem ela.

3. Combine diferentes formas de escuta

Como aplicação, use mais de um caminho para conhecer as perspectivas dos estudantes: conversa breve, observação de uma atividade, respostas anônimas ou entrevistas conduzidas por pares, conforme a idade e o contexto. O estudo de Call-Cummings empregou métodos múltiplos para examinar experiências de segurança, enquanto Mansell descreve estudantes entrevistando colegas. Isso não significa que toda investigação escolar precise de instrumentos complexos. Uma combinação simples pode ajudar a perceber se a fala em grupo representa também quem prefere não se expor diante da turma.

4. Prepare os alunos antes de pedir que pesquisem os colegas

Como aplicação, explique o propósito das perguntas, como ouvir sem pressionar e o que fazer se surgir uma informação sensível. O estudo de Mansell descreve formação de estudantes pesquisadores e supervisão adulta; portanto, não reduz a participação a entregar uma lista de entrevistas. Imagine estudantes mais velhos conversando com colegas sobre como se preparam para avaliações: precisam saber que ninguém é obrigado a compartilhar algo pessoal e que a conversa não é um atendimento especializado. O professor continua responsável por conduzir o processo com cuidado.

5. Devolva à turma o que foi aprendido

Como aplicação, organize os achados em temas simples e convide os estudantes a verificar se a interpretação faz sentido. Se investigaram o que torna uma atividade difícil, o professor pode apresentar padrões observados sem identificar colegas e perguntar se algo importante ficou de fora. A participação perde força quando os alunos fornecem informações e nunca sabem o que aconteceu com elas. Os estudos sobre escolha e pesquisa juvenil valorizam a voz dos participantes; uma devolutiva é uma forma prática de reconhecer essa contribuição, sem afirmar que, por si só, garanta resultados melhores.

6. Transforme a investigação em uma mudança pequena e observável

Como aplicação, escolha uma alteração que possa ser testada e revisitada: dividir instruções em etapas, reservar um momento para perguntas ou variar a forma de iniciar uma discussão. Depois, retome a pergunta inicial e observe se a mudança ajudou, para quem e em que condições. Esse ciclo aproxima investigação e ação sem prometer uma solução definitiva. Se o problema for complexo, como segurança ou sofrimento emocional, uma atividade de sala não substitui os procedimentos e apoios adequados da escola; a investigação pode ajudar a identificar questões, mas não deve expor estudantes nem assumir sozinha a função de cuidado especializado.

7. Registre as condições que ajudaram ou atrapalharam

Como aplicação, anote não apenas as respostas dos estudantes, mas também as condições do trabalho: houve tempo para conversar? A gestão apoiou a iniciativa? Os alunos compreenderam o propósito? Driver destaca o papel de escola, sala e políticas no apoio ao projeto de Buenos Aires, e Kaewnoparat ressalta apoio institucional e aprendizagem colaborativa na integração de saberes locais. Um registro simples ajuda o professor a distinguir uma dificuldade do método de uma dificuldade de contexto. Também pode orientar a conversa com colegas e coordenação antes de ampliar a iniciativa.

O que muda quando a pesquisa-ação chega ao contexto brasileiro?

No Brasil, o ponto de partida deve ser a realidade da própria escola, e não a cópia de uma política ou estrutura estrangeira. Os estudos citados vêm de contextos distintos: Argentina, Estados Unidos, Itália e Tailândia, além de pesquisas cujo resumo não especifica país. A pesquisa sobre segurança escolar, por exemplo, discute tiroteios e investimentos em infraestrutura nos Estados Unidos; isso não descreve automaticamente os problemas nem as respostas adequadas às escolas brasileiras. O que pode ser aproveitado é a pergunta metodológica: como os próprios estudantes definem segurança e quais experiências precisam ser escutadas?

Da mesma forma, o trabalho sobre acesso universitário de estudantes rurais Latinx acontece nos Estados Unidos, e a pesquisa sobre saberes locais em comunidades de manguezal está situada na Tailândia. Seus conceitos não substituem a escuta de estudantes, famílias e comunidades brasileiras. Uma aplicação local poderia investigar conhecimentos presentes no território e como podem dialogar com as aulas; é uma sugestão, não um resultado demonstrado nesses estudos para o Brasil. A escola precisaria considerar a diversidade de comunidades, os recursos disponíveis e os objetivos pedagógicos pertinentes.

Há ainda cuidados práticos que atravessam os contextos: explicar aos estudantes para que servem as informações, evitar exposição individual, oferecer formas diversas de participação e não prometer mudanças que o professor não tem condições de realizar. Projetos que envolvem temas sensíveis precisam de atenção adicional e de articulação com os responsáveis e apoios da escola, conforme a situação. Os estudos não estabelecem um protocolo brasileiro único; cabe à equipe verificar as orientações e responsabilidades aplicáveis ao seu contexto.

Por fim, a participação não elimina o papel do professor. O adulto continua responsável por garantir um ambiente respeitoso, conduzir a análise e explicar limites. A contribuição dos estudos é mostrar que esse papel pode incluir abrir espaço para que os alunos interpretem a experiência escolar, em vez de decidir previamente o que ela significa.

Quais são os limites desta leitura?

Este artigo se baseia nos resumos de dez estudos recentes indexados no ERIC, e não na leitura integral dos trabalhos. Os resumos permitem identificar perguntas, contextos e resultados relatados, mas nem sempre informam detalhes necessários para avaliar instrumentos, procedimentos completos, duração, limites ou aplicação dos achados. Por isso, as conclusões foram mantidas dentro do que cada resumo apresenta, sem preencher lacunas com suposições.

Também há diferenças importantes de desenho: a seleção inclui estudo de caso, pesquisa qualitativa, reflexão metodológica, projeto escolar e revisão sistemática. Uma revisão que sintetiza 23 estudos não responde à mesma pergunta que uma pesquisa local com um grupo específico de jovens. Além disso, nem todo resumo relata resultados; nos casos em que apresenta sobretudo o foco do projeto, a discussão descreve o que foi investigado, não efeitos que não foram informados.

Ficam abertas perguntas sobre como determinadas práticas funcionam em escolas brasileiras, quais adaptações são necessárias em diferentes etapas e que condições permitem sustentar uma iniciativa ao longo do tempo. Para responder a questões de implementação, comparar resultados ou decidir sobre um projeto sensível, faz sentido consultar os estudos completos. Essa leitura permite avaliar com mais precisão os métodos, as limitações e o alcance das conclusões.

Como o GeraProva ajuda com pesquisa-ação?

O GeraProva pode apoiar uma parte prática do trabalho docente: preparar provas e atividades para acompanhar o que os estudantes aprenderam, inclusive dentro de uma investigação de sala planejada pelo professor. Uma avaliação pode ajudar a observar uma questão, mas não substitui escuta, participação nem análise coletiva. Conheça o gerador de provas do GeraProva ou faça o cadastro grátis para explorar a plataforma.

Perguntas frequentes sobre pesquisa-ação na escola

Pesquisa-ação é a mesma coisa que pesquisa participativa?

Os termos se relacionam, mas destacam aspectos diferentes. Pesquisa-ação enfatiza investigar uma situação e usar o que se aprende para orientar ações. Pesquisa participativa destaca a participação das pessoas envolvidas na definição das perguntas, na produção de informações ou na interpretação. Os estudos mostram que podem se combinar: jovens podem ajudar a escolher o tema e também atuar como pesquisadores dentro de um projeto que busca compreender uma questão escolar. A participação pode ter diferentes níveis; não é necessário afirmar que todos os participantes tomaram todas as decisões.

O professor precisa deixar os alunos escolherem qualquer tema?

Não necessariamente. A pesquisa de Neas destaca a seleção aberta de temas pelos jovens como importante no processo estudado, e Brown e Kara defendem ampliar as escolhas dos participantes. Isso não equivale a dizer que toda decisão precisa ser irrestrita. Como aplicação, o professor pode delimitar o campo por tempo, recursos e cuidado, explicando esses limites e oferecendo escolhas que realmente alterem o percurso. O essencial é não confundir uma consulta simbólica com participação efetiva, nem prometer autonomia que o projeto não consegue oferecer.

Que tipo de pergunta um professor pode investigar?

Uma boa pergunta está ligada a uma situação observável e pode ser compreendida com informações acessíveis à turma. Os estudos investigaram temas como concepções de estresse, segurança escolar, seleção de temas pelos jovens e integração de saberes locais. Como aplicação, um professor pode perguntar como os alunos entendem as instruções de uma atividade ou quais aspectos de um trabalho em grupo facilitam a participação. Isso é uma sugestão, não um achado dos estudos. A pergunta deve ser ajustada à idade, ao contexto e ao cuidado necessário.

A pesquisa-ação melhora necessariamente o desempenho dos estudantes?

Os estudos não sustentam uma promessa universal desse tipo. A revisão de Dobson encontrou evidências mais robustas para desempenho acadêmico, aprendizagem autorregulada e motivação em pedagogias progressistas e reconstrucionistas, mas reuniu abordagens variadas, não apenas pesquisa-ação. Para agência, ação coletiva e pertencimento, as evidências foram menos robustas e os autores apontaram a necessidade de mais pesquisas e definições claras. Portanto, é mais rigoroso dizer que há resultados promissores em algumas dimensões e que o efeito de uma iniciativa específica depende do contexto e precisa ser acompanhado.

Como incluir estudantes sem expor informações pessoais?

Planeje a participação para que ninguém seja obrigado a contar experiências íntimas ou responder diante dos colegas. Como aplicação, ofereça alternativas de resposta, não identifique estudantes ao compartilhar padrões e explique como as informações serão usadas. O estudo sobre estresse descreve entrevistas conduzidas por estudantes pesquisadores sob supervisão adulta; o resumo não oferece um protocolo universal para temas sensíveis. Por isso, o professor deve definir limites e seguir os procedimentos de cuidado pertinentes à escola. Em assuntos delicados, uma investigação de sala não deve substituir os apoios institucionais adequados.

Preciso fazer uma pesquisa longa para começar?

Os trabalhos analisados têm formatos diferentes, desde projetos escolares até revisão sistemática, e não estabelecem uma duração mínima para começar. Como aplicação, o professor pode experimentar um ciclo curto: formular uma pergunta, ouvir a turma de modo adequado, organizar o que apareceu e testar uma mudança pequena. Isso não equivale a reproduzir os estudos nem garante os mesmos resultados. Se a questão exigir acompanhamento prolongado, envolver outras equipes ou tratar de um tema complexo, será necessário planejar melhor e buscar colaboração. O importante é não chamar de resultado aquilo que ainda não foi investigado.

Referências

  1. Driver, Meagan (2026). O impacto de instituições positivas na pesquisa-ação participativa em aulas de inglês como língua estrangeira no ensino médio: um estudo de caso (The Impact of Positive Institutions on Participatory Action Research in the Secondary EFL Classroom: A Case Study). Modern Language Journal. Link.
  2. Brown, Judith; Kara, Helen (2025). Da Abordagem Mosaico às Sondas Culturais: por que a pesquisa melhora quando os participantes podem escolher (From the Mosaic Approach to Cultural Probes: Why Research Improves When Participants Can Choose). European Early Childhood Education Research Journal. Link.
  3. Eco Research Organization; Jagger, Susan (2025). “É de uma perspectiva nova”: reflexões de crianças sobre a participação em pesquisa e ação ecológicas (“It's from a Fresh Perspective”: Children's Reflections on Participation in Ecological Research and Action). Canadian Journal of Action Research. Link.
  4. Puente, Mayra; Romo-González, Lupita; López Torres, Marlene; Romero, Melissa (2025). Concepção de pesquisas com cuidado: uma abordagem metodológica nepantlera da teoria racial crítica para o acesso de estudantes Latinx rurais à universidade (Designing Research with Care: A Critical Race Nepantlera Methodological Approach to Rural Latinx College Access). Rural Educator. Link.
  5. Dobson, Tom (2025). Resultados em competências e habilidades afetivas para jovens de 11 a 19 anos por meio de pedagogias progressistas e reconstrucionistas: uma revisão sistemática (Competency and Affective Skill Outcomes for 11-19-Year-Olds through Progressive and Reconstructionist Pedagogies: A Systematic Review). Educational Review. Link.
  6. Guarcello, Emanuela; Longo, Abele; Sibona, Nicoletta (2026). Poesia, utopia e ecopedagogia: abordagens de Hannah Arendt e Danilo Dolci aplicadas a um projeto em uma escola de ensino fundamental (Poetry, Utopia and Ecopedagogy, Hannah Arendt and Danilo Dolci's Approaches Applied to a Primary School Project). Global Studies of Childhood. Link.
  7. Call-Cummings, Meagan; Viano, Samantha; Best, Amy L.; Vetter Taylor, Emma; Van Divier, Jesse; Berhe-Abraha, Sara; Khalid, Widad; Ariunbold, Duchmaa; Cantos, Nicholas; Dutta, Anya; McCauley, Annie; Ravi, Damanika; Sharifi, Alina; Ta, Emily; Vardhanapu, Reanna (2026). Perspectivas dos Jovens sobre a Segurança Escolar: Um Estudo do Conselho de Pesquisa Juvenil (Youth Perspectives on School Safety: A Study by the Youth Research Council). Urban Review: Issues and Ideas in Public Education. Link.
  8. Mansell, Paul C.; Bullock, Jack (2026). Investigando as concepções dos estudantes sobre o estresse por meio da Pesquisa-Ação Participativa (Exploring Students' Stress Mindset Using Participatory Action Research). School Psychology International. Link.
  9. Neas, Sally; Worker, Steven; Kok, Car Mun; Espinoza, Dorina (2026). A PPAJ como processo: apoiando o desenvolvimento de jovens por meio da Pesquisa-Ação Participativa com Jovens (YPAR as Process: Supporting Youth Development through Youth Participatory Action Research). Afterschool Matters. Link.
  10. Kaewnoparat, Wilailux; Ounvichit, Tassanee (2026). Pesquisa-Ação Participativa para o Desenvolvimento de Planos de Aula de Educação Ambiental Integrados aos Saberes Locais para Escolas de Ensino Fundamental em Comunidades de Manguezal (Parcipatory Action Research to Develop Local Wisdom-Integrated Environmental Education Lessons for Primary Schools in Mangrove Communities). Journal of Education and Learning. Link.

Se uma pergunta da sua rotina escolar merece ser investigada, comece conversando com a turma e escolhendo um primeiro passo possível. A escuta cuidadosa também pode fazer parte do planejamento.

Monte uma prova com questões como estas

O GeraProva busca questões com gabarito comentado e BNCC no acervo e monta a prova pronta para imprimir.

Criar minha prova

Artigos relacionados

0 comentários

Ocorreu um erro inesperado. Recarregar X

Rejoining the server...

Rejoin failed... trying again in seconds.

Failed to rejoin.
Please retry or reload the page.

The session has been paused by the server.

Failed to resume the session.
Please retry or reload the page.