Alfabetização no ensino fundamental: código, cultura e apoio precisam caminhar juntos
Estudos recentes mostram que alfabetizar envolve ensinar o código, construir sentidos e considerar as línguas e experiências das crianças. Veja o que essas pesquisas permitem levar à rotina da escola — e o que ainda exige cautela.
Ensinar a ler e escrever no ensino fundamental continua sendo uma tarefa decisiva, mas pesquisas recentes mostram que ela não cabe numa escolha entre trabalhar o código escrito ou partir das experiências das crianças. O que os estudos dizem sobre a combinação entre decodificação e construção de sentidos? Como cultura, línguas e participação dos estudantes entram nesse trabalho? E que decisões práticas um professor pode tomar sem transformar resultados de outros países em receita pronta para a escola brasileira?
As pesquisas reunidas aqui investigam desde intervenções suplementares nos primeiros anos até clubes bilíngues, aprendizagem de palavras e letramento digital. Elas não compõem um único método nem respondem a todas as perguntas, mas ajudam a olhar para a alfabetização como um conjunto de aprendizagens: reconhecer e relacionar sinais escritos, compreender textos, ampliar repertórios e participar de práticas de leitura significativas.
O que é alfabetização de estudantes do ensino fundamental e por que importa para o professor?
Alfabetizar, na rotina escolar, é ajudar o estudante a compreender como a escrita funciona e a usar leitura e escrita para produzir e construir sentidos. Isso envolve habilidades relacionadas ao código — como reconhecer relações entre letras e sons e decodificar palavras —, mas também vocabulário, compreensão, conversa sobre textos e participação em situações de linguagem. A pesquisa sobre professores em formação inicial descreve justamente a tentativa de articular habilidades baseadas no código e construção de sentidos, sem separar a leitura das culturas e experiências das crianças (Marek, 2024).
Para o professor, essa definição importa porque a dificuldade de uma criança não aparece sempre do mesmo jeito. Um estudante pode precisar de apoio para decodificar; outro pode ler palavras, mas ter dificuldade para conversar sobre o que leu; um terceiro pode participar mais quando encontra textos ligados às suas experiências ou línguas. Os estudos desta seleção tratam de etapas e contextos variados. Juntos, sugerem que observar o que a criança consegue fazer — e em que condição — é mais útil do que supor que uma atividade ou um indicador explique todo o percurso.
O que a pesquisa recente mostra sobre alfabetização?
Os estudos se agrupam em quatro frentes que se complementam: apoio direcionado e componentes da leitura; ensino conectado a cultura, língua e vida cotidiana; aprendizagens em situações sociais e digitais; e o papel das famílias e das experiências linguísticas. Há pesquisas de intervenção, estudos qualitativos, estudos de caso e uma investigação com delineamento causal. Como os métodos e os países variam, os resultados não devem ser lidos como se medissem a mesma coisa.
Ensinar o código e oferecer apoio direcionado
Uma revisão de intervenções de alfabetização de nível 2 para estudantes da educação infantil ao terceiro ano nas Ilhas Marianas do Norte definiu esse apoio como ensino suplementar ao programa básico de leitura, para estudantes que precisam de ajuda adicional. Dos 267 estudos identificados, 20 atenderam aos padrões do What Works Clearinghouse, com ou sem ressalvas. Reading Recovery e Literacy First apresentaram evidências robustas de efeitos positivos, conforme a definição adotada no relatório, e Achieve3000 apresentou evidências moderadas (Porowski, 2024).
O relatório também organizou estratégias de implementação e lacunas de evidência. Um documento de apêndices associado descreve a razão para a solicitação: naquele sistema, mais estudantes foram identificados para serviços de nível 2 do que a rede conseguia atender. O apêndice informa que, em 2019, 24% dos estudantes do terceiro ano liam no nível esperado ou acima dele segundo o ACT Aspire, e situa a situação no período posterior ao início da pandemia. Esses dados dizem respeito à Comunidade das Ilhas Marianas do Norte, não ao Brasil. O apêndice apresenta protocolo, detalhes dos estudos e uma lista de 37 estudos revisados segundo os padrões citados; não é um resultado independente sobre escolas brasileiras (Regional Educational Laboratory Pacific, 2024).
Outra pesquisa ajuda a lembrar que a aprendizagem do código se relaciona a componentes específicos, e que os resultados podem depender do sistema de escrita. Com 116 crianças monolíngues falantes de árabe no terceiro ano, Balshe e Masterson investigaram a aprendizagem de palavras novas com imagens e palavras faladas, com ou sem ortografia. A presença da ortografia facilitou a aprendizagem nos três pós-testes utilizados. Os sinais diacríticos consonantais pareceram dificultar a tarefa; também foram identificadas dificuldades ligadas a fonemas existentes na variedade coloquial falada. A facilitação na produção oral esteve associada significativamente à fluência na leitura de pseudopalavras (Balshe, 2026).
Esse estudo não define como ensinar português, pois o árabe tem características próprias e a tarefa investigada não equivale a uma sequência de alfabetização escolar. Ainda assim, põe em evidência uma pergunta útil: que informação escrita está disponível para a criança e como ela se conecta à fala? A pesquisa sobre transferência entre línguas em Gana também mostra por que convém ser preciso sobre o que se chama de leitura. Com dados de 4.352 crianças de 5 a 13 anos e um delineamento de variável instrumental, o estudo encontrou impacto positivo da proficiência em leitura na primeira língua sobre habilidades básicas na segunda, como reconhecer relações entre letras e sons. O efeito diminuiu na decodificação de pseudopalavras e deixou de ser estatisticamente significativo para fluência (Moussa, 2026).
Código, construção de sentidos e experiências culturais
Em um estudo fenomenológico com professores em formação inicial nos Estados Unidos, Marek e Godfrey investigaram como futuros docentes articulavam alfabetização inicial, conhecimento do código e pedagogia culturalmente sustentável e historicamente responsiva. Os resultados temáticos relatados incluem valorizar os modos de vida das crianças por meio da alfabetização como prática social, criar espaço tanto para habilidades baseadas no código quanto para a construção de sentidos e aprender a ensinar de forma responsiva. Os autores apontam para uma formação abrangente que contextualize o conhecimento do código nas culturas, comunidades e experiências infantis (Marek, 2024).
O foco não foi comparar um método de alfabetização com outro nem medir o desempenho de uma turma brasileira. A contribuição está na questão de como o professor pode manter objetivos de aprendizagem explícitos sem tratar os repertórios dos estudantes como algo à parte do ensino. Em sala, isso convida a planejar atividades em que a atenção às palavras e à escrita conviva com conversa, interpretação e escolha de textos — uma possibilidade de aplicação, não uma intervenção comprovada por esse estudo.
Essa relação entre texto e experiência aparece de forma específica em clubes de leitura bilíngues com estudantes latinx do quarto e quinto ano em uma escola de dupla língua. A pesquisa analisou respostas a livros ilustrados bilíngues espanhol-inglês de autores latinx. Alguns textos abriram conversas pessoais e críticas sobre racismo, imigração e língua; outros não despertaram interesse. Os autores concluem que relevância cultural não se resolve apenas associando um livro a um rótulo cultural: precisa considerar as experiências e a voz dos estudantes. Também observaram que mediadores apoiaram algumas oportunidades de aprofundamento e deixaram outras passar (Kelly, 2026).
O contexto desse estudo é particular, mas sua pergunta é reconhecível: oferecer um texto que parece representar um grupo garante que cada criança se reconheça nele? A pesquisa sugere que não. A identificação cultural não é automática nem uniforme, e a discussão conduzida pelo professor pode abrir espaço para interpretações mais complexas. Isso não significa que o docente deva esperar que todo texto provoque uma conversa pessoal; significa que pode escutar as respostas e evitar presumir de antemão o que será relevante para cada estudante.
Leitura em contextos digitais, concretos e colaborativos
Um estudo de caso qualitativo na Indonésia observou 53 estudantes do quarto e quinto ano em experiências de edu-turismo com realidade aumentada. Os pesquisadores relataram alto engajamento e exploração ativa nas sessões. O uso compartilhado de dispositivos esteve associado a colaboração, ajuda entre colegas e resolução conjunta de problemas. Visualizações tridimensionais de pontos turísticos locais foram descritas como apoios para conectar conceitos abstratos à realidade física. Também foram observadas restrições técnicas e diferenças na proficiência digital (Hendrika, 2026).
É importante não converter esse resultado em afirmação de que realidade aumentada melhora, por si só, a alfabetização de qualquer turma. O estudo examinou padrões de comportamento de aprendizagem em um contexto específico, com atividades de alfabetização e numeramento. Para uma escola brasileira sem os mesmos recursos, a ideia transferível pode ser mais ampla: uma situação concreta, objetos compartilhados e conversa entre pares podem sustentar exploração e construção de sentido. Essa é uma aplicação possível, não um efeito comprovado para toda atividade de leitura.
O letramento digital também pode ser abordado sem acrescentar tempo de tela. Mann e Schenzer discutem práticas para os anos iniciais, como leituras em voz alta interativas, programação desplugada e discussões participativas. O texto defende que crianças construam conhecimentos conceituais sobre mídias digitais antes de interagir com telas de forma independente, mantendo a atenção às habilidades tradicionais de leitura e escrita. A publicação inclui um estudo de caso de educador em biblioteca e espaço maker; não apresenta, no resumo, uma comparação experimental de resultados (Mann, 2026).
Famílias, línguas e participação
As práticas de alfabetização também se relacionam às línguas que circulam fora da escola. Um estudo de caso entrevistou quatro crianças bilíngues do primeiro ano, fluentes em coreano e inglês, e seus pais. Por meio de entrevistas, observações, notas de campo e gravações, Kim e colegas exploraram políticas linguísticas familiares, preferências, proficiência e translinguagem. Os resultados relatam temas comuns na maneira como as crianças se envolvem com línguas específicas, interpretam as decisões linguísticas da família e usam a translinguagem, intencionalmente ou não (Kim, 2026).
A pesquisa não prescreve uma política familiar única, e quatro casos não representam todas as famílias bilíngues. Ela chama atenção para a dinâmica entre línguas e gerações e para a importância de compreender as práticas que já existem. Em outro contexto, famílias de crianças do primeiro ao quinto ano compartilharam percepções sobre um programa de reforço escolar no contraturno ligado à formação universitária. O estudo relatou benefícios para o desenvolvimento em leitura e escrita dos universitários atendidos, para os estudantes de primeiro ao quinto ano e para suas famílias (Zilliox, 2026). O resumo não especifica quais benefícios foram mais frequentes nem permite concluir que qualquer reforço produzirá o mesmo resultado.
Os estudos lado a lado: o que cada pesquisa investigou?
Esta tabela reúne os dez estudos usados no texto e distingue seus objetos, resultados e contextos. Essa comparação ajuda a não confundir uma revisão de evidências com um estudo de caso ou uma investigação de aprendizagem de palavras.
| Estudo | O que investigou | O que relata | Contexto |
|---|---|---|---|
| Porowski, 2024 | Intervenções suplementares de alfabetização de nível 2. | De 267 estudos identificados, 20 atenderam aos padrões; duas intervenções tiveram evidência robusta e uma, moderada, de efeitos positivos. | Ilhas Marianas do Norte; educação infantil ao 3º ano. |
| Regional Educational Laboratory Pacific, 2024 | Apêndices, protocolo e estudos da revisão de intervenções. | Registra 24% de leitores no nível esperado ou acima em 2019 no terceiro ano; apresenta protocolo, detalhamento e lista de estudos. | Ilhas Marianas do Norte; terceiro ano e K–3. |
| Marek, 2024 | Experiências de professores em formação inicial ao articular abordagens de alfabetização. | Relata valorização das experiências infantis, espaço para código e construção de sentidos e ensino responsivo. | Formação docente nos Estados Unidos; anos iniciais. |
| Zilliox, 2026 | Percepções familiares sobre reforço escolar no contraturno ligado à formação universitária. | Relata benefícios para universitários, crianças atendidas e famílias. | Programa de contraturno; estudantes do 1º ao 5º ano. |
| Kelly, 2026 | Respostas a livros ilustrados bilíngues em clubes de leitura. | Alguns textos favoreceram conversas pessoais e críticas; outros não despertaram interesse. Destaca a voz dos estudantes. | Escola de dupla língua; estudantes latinx do 4º e 5º ano. |
| Hendrika, 2026 | Padrões de aprendizagem em edu-turismo com realidade aumentada. | Relata engajamento, exploração ativa e colaboração; identifica desafios técnicos e diferenças digitais. | Bangka Belitung, Indonésia; 53 estudantes do 4º e 5º ano. |
| Moussa, 2026 | Efeito da leitura em L1 no desenvolvimento da leitura em L2. | Impacto positivo em habilidade básica de L2, menor na decodificação de pseudopalavras e não significativo para fluência. | Gana; 4.352 crianças de 5 a 13 anos. |
| Mann, 2026 | Pedagogia de letramento digital sem telas nos anos iniciais. | Discute leitura interativa, programação desplugada e conversa participativa, com atenção à leitura e escrita tradicionais. | Estudo de caso em biblioteca e espaço maker; anos iniciais. |
| Kim, 2026 | Políticas linguísticas familiares e translinguagem. | Relata temas no envolvimento com línguas, interpretação das políticas familiares e uso da translinguagem. | Quatro crianças bilíngues coreano-inglês do 1º ano e seus pais. |
| Balshe, 2026 | Aprendizagem de palavras novas com e sem ortografia. | A ortografia facilitou a aprendizagem; sinais diacríticos pareceram difíceis e leitores mais proficientes se beneficiaram mais em uma medida. | 116 crianças monolíngues falantes de árabe do 3º ano. |
Quais são os pontos em comum e as divergências entre os estudos?
Um ponto em comum é que alfabetização não aparece como uma habilidade única. A revisão de intervenções trata de apoios suplementares; Balshe examina aprendizagem de palavras e ortografia; Moussa separa reconhecimento de relações entre letras e sons, decodificação e fluência. Marek, Kelly e Kim acrescentam dimensões sociais, culturais e linguísticas. Em vez de uma conclusão única, os estudos sugerem que ensinar e acompanhar a leitura pede atenção ao componente específico em jogo e às condições em que a criança aprende.
Há também uma tensão produtiva entre estrutura e contexto. Os estudos sobre intervenção e aprendizagem de palavras focalizam apoios ou processos delimitados; os trabalhos sobre cultura e línguas mostram que a experiência dos estudantes e as práticas familiares afetam como textos e atividades são recebidos. Não se trata de escolher entre ensino explícito e relevância cultural: Marek relata justamente a tentativa de abrir espaço para habilidades do código e construção de sentidos. Kelly, por sua vez, mostra que a relevância de um texto não pode ser deduzida apenas de um rótulo identitário.
As diferenças metodológicas impedem uma comparação direta de eficácia. Uma revisão sistemática, uma investigação causal, entrevistas com quatro famílias e um estudo de caso com realidade aumentada respondem a perguntas diferentes. Também variam as línguas, idades, sistemas de escrita e condições escolares. Continua em aberto como combinar, em cada rede e turma, apoio direcionado, ensino do código, leitura com sentido e práticas culturalmente responsivas, além de como acompanhar os efeitos dessa combinação ao longo do tempo.
O que isso significa para a sala de aula?
Para a prática, os estudos oferecem pistas, não um roteiro universal. As propostas abaixo são aplicações possíveis das ideias investigadas; não devem ser confundidas com resultados diretamente testados em toda turma ou contexto brasileiro.
1. Identifique qual parte da leitura pede apoio
Uma forma de aplicar as pesquisas é observar separadamente como a criança reconhece palavras, relaciona letras e sons, decodifica e compreende o que lê. Imagine uma turma em que alguns estudantes conseguem conversar sobre a história, mas hesitam diante de palavras novas. Uma atividade curta de leitura de palavras pode ajudar o professor a escolher o foco seguinte. A revisão de intervenções mostra que há programas suplementares estudados, mas não determina qual deles serve para cada escola brasileira (Porowski, 2024).
2. Trate o apoio extra como complemento, não como rótulo
Se a escola oferece atendimento em pequenos grupos, uma possibilidade é planejar objetivos claros e verificar periodicamente o que cada estudante já consegue fazer. Imagine uma criança que participa de uma atividade adicional de leitura enquanto continua presente nas propostas comuns da turma. Essa organização é uma sugestão de aplicação inspirada na definição de nível 2 como apoio suplementar; não equivale a recomendar um programa específico. Capacidade de atendimento, formação e materiais disponíveis precisam entrar na decisão local.
3. Una atenção ao código e conversa sobre significado
Uma aplicação possível é escolher um trecho curto para explorar uma palavra ou padrão escrito e, em seguida, perguntar o que a passagem sugere ou como se relaciona ao restante da história. Imagine uma turma que identifica palavras repetidas num conto e discute por que uma personagem mudou de ideia. Essa sequência não foi testada como método pelos estudos citados; ela traduz para o planejamento a articulação entre código e construção de sentidos relatada na pesquisa com professores em formação inicial (Marek, 2024).
4. Pergunte aos estudantes o que torna um texto relevante
Em vez de presumir que um livro representa automaticamente uma criança por sua origem ou língua, o professor pode convidar a turma a explicar o que chamou atenção, o que parece familiar e o que causa estranhamento. Imagine estudantes que leem uma história sobre migração: alguns podem conectar o tema à própria família, outros podem se interessar por uma personagem ou não se envolver. A pesquisa com clubes bilíngues destaca que a resposta real dos leitores e a mediação importam (Kelly, 2026).
5. Conheça as línguas que os estudantes usam
Uma sugestão de aplicação é conversar com a criança e a família sobre quais línguas aparecem em casa, em que situações e com que pessoas, sem tratar o uso de mais de uma língua como problema por si só. Imagine um aluno que explica oralmente uma ideia em uma língua e tenta registrá-la em português. O professor pode observar o que ele já sabe e apoiar a passagem para a escrita esperada na atividade. Os estudos sobre famílias bilíngues e transferência entre línguas mostram fenômenos variados, não uma regra de transferência automática (Kim, 2026; Moussa, 2026).
6. Explore situações concretas e colaboração sem depender de tecnologia
Uma forma de aplicar a pesquisa sobre realidade aumentada é usar um objeto, uma visita ao entorno ou uma imagem tridimensional quando houver condições, e propor que estudantes expliquem em conjunto o que observaram. Imagine grupos que descrevem um ponto de referência próximo à escola e produzem oralmente palavras para caracterizá-lo. A colaboração relatada na Indonésia ocorreu em condições específicas; não é necessário reproduzir a tecnologia para experimentar atividades de observação e conversa, e não se deve prometer o mesmo resultado (Hendrika, 2026).
7. Inclua noções digitais com atividades desplugadas
O professor pode conversar sobre como imagens e mensagens digitais são construídas, propor uma sequência de instruções para uma atividade de programação desplugada ou fazer uma leitura em voz alta com perguntas sobre informação e interpretação. Imagine crianças que organizam instruções verbais para levar um personagem de um ponto a outro, sem usar telas. Mann e Schenzer discutem propostas dessa natureza como práticas adequadas aos anos iniciais, mantendo o trabalho com leitura e escrita. A adaptação deve considerar idade, objetivo e recursos da escola (Mann, 2026).
8. Convide a família a participar sem transferir a ela o trabalho docente
Uma aplicação possível é compartilhar com a família uma pergunta simples sobre hábitos e interesses de leitura e ouvir quais línguas e histórias circulam em casa. Imagine uma conversa breve em que responsáveis contam que a criança gosta de narrativas orais, mas não costuma escolher livros. Isso pode ajudar o professor a planejar convites mais próximos do repertório do estudante. A pesquisa sobre um programa de contraturno relata benefícios percebidos por famílias, mas não permite afirmar que uma forma única de envolvimento familiar sirva para todas (Zilliox, 2026).
O que muda no contexto brasileiro?
Os estudos foram conduzidos em contextos de países e comunidades diferentes, entre eles Ilhas Marianas do Norte, Estados Unidos, Indonésia, Gana e famílias coreanas bilíngues; o estudo de aprendizagem de palavras examinou crianças falantes de árabe. Por isso, resultados sobre programas, línguas, políticas e recursos não podem ser transportados diretamente para escolas brasileiras. Reading Recovery, Literacy First e Achieve3000 aparecem como intervenções avaliadas na revisão citada, não como recomendação automática para redes brasileiras. O dado de 24% de leitores no nível esperado refere-se ao sistema das Ilhas Marianas do Norte, medido pelo ACT Aspire, e não descreve estudantes do Brasil.
O que pode ser aproveitado são perguntas pedagógicas: que aspecto da leitura precisa de apoio? Como articular trabalho explícito com a escrita e interpretação? Que repertórios linguísticos e culturais os estudantes trazem? Como garantir que recursos e propostas caibam nas condições reais da escola? O estudo de Gana ajuda a evitar a simplificação de que desenvolver leitura numa língua garante, da mesma forma, todos os aspectos da leitura em outra. O de árabe lembra que características do sistema de escrita influenciam o processo. Para o português, é preciso considerar a língua e as práticas de alfabetização locais, sem importar conclusões sobre outras escritas como se fossem equivalentes.
O Brasil também reúne estudantes com repertórios linguísticos e trajetórias diversos. Ouvir estudantes e famílias pode ajudar a conhecer esses repertórios, mas não substitui o ensino nem autoriza presumir que cada criança queira ler sobre sua identidade. Da mesma forma, propostas digitais precisam considerar acesso, infraestrutura e familiaridade dos estudantes; o estudo indonésio registra restrições técnicas e níveis diferentes de proficiência digital. A adaptação responsável começa por objetivos claros, observação da aprendizagem e escolha de atividades possíveis, não pela compra de uma tecnologia ou pela adoção de um programa apenas porque apareceu em uma pesquisa internacional.
Quais são os limites desta leitura?
Este texto se baseia nos resumos de dez estudos recentes disponibilizados na base ERIC, e não na leitura integral de todos os trabalhos. Os resumos permitem identificar objetivos, contextos e resultados principais, mas não oferecem, em todos os casos, o mesmo nível de informação sobre instrumentos, procedimentos, duração ou condições de implementação. As pesquisas também diferem em método e pergunta: algumas sintetizam evidências de intervenções, outras examinam experiências, entrevistas, tarefas específicas ou estudos de caso.
Ficam abertas perguntas importantes para a prática: quais intervenções seriam viáveis e efetivas em diferentes redes brasileiras? Como acompanhar os efeitos de uma combinação de ensino do código e leitura significativa ao longo do tempo? Que adaptações funcionam para estudantes com repertórios linguísticos distintos? E que evidências sustentam a expansão de uma atividade digital ou de contraturno? Para decidir sobre um programa, avaliar sua eficácia ou reproduzir uma intervenção, faz sentido consultar o estudo completo, conferir seus métodos e verificar se o contexto se aproxima daquele da escola. As referências abaixo permitem localizar as fontes usadas.
Como o GeraProva ajuda com este assunto?
Depois de definir o que observar, o professor pode preparar atividades e avaliações curtas para acompanhar aspectos específicos da leitura, como reconhecimento de palavras, compreensão de um trecho ou vocabulário. O gerador de provas do GeraProva pode apoiar a criação de questões para esse acompanhamento, que deve ser interpretado junto com outras observações do trabalho da turma. Para conhecer a plataforma, acesse o cadastro grátis.
Perguntas frequentes sobre alfabetização no ensino fundamental
Alfabetizar é ensinar primeiro o código e só depois trabalhar compreensão?
Os estudos reunidos não estabelecem uma sequência universal em que o código precisa estar totalmente dominado antes da compreensão. A pesquisa com professores em formação inicial relata a tentativa de criar espaço tanto para habilidades baseadas no código quanto para construção de sentidos, contextualizando o ensino nas experiências das crianças (Marek, 2024). Uma aplicação possível é planejar atividades em que os estudantes observem aspectos da escrita e conversem sobre o que leem, ajustando o foco às necessidades observadas. Isso não significa que toda atividade precise trabalhar tudo ao mesmo tempo, mas que as dimensões não precisam ser tratadas como rivais.
Ler bem em uma língua ajuda a aprender a ler em outra?
Pode haver transferência em algumas habilidades, mas os resultados apresentados não sustentam uma resposta igual para todos os componentes. O estudo com crianças de Gana encontrou efeito positivo da proficiência em leitura na primeira língua sobre habilidades básicas na segunda, como relações entre letras e sons. O efeito foi menor na decodificação de pseudopalavras e não foi estatisticamente significativo para fluência (Moussa, 2026). Portanto, é prudente conhecer as línguas que a criança usa e observar suas habilidades específicas, sem pressupor que o domínio de uma língua garanta automaticamente fluência na outra.
Um livro culturalmente relevante é sempre aquele que representa a origem do aluno?
Não necessariamente. No estudo de clubes bilíngues, alguns livros ilustrados favoreceram conversas pessoais e críticas sobre temas como racismo, imigração e língua, enquanto outros não despertaram interesse. Os autores defendem que a relevância cultural vai além de associar um texto a um rótulo e precisa considerar as experiências e a voz dos estudantes (Kelly, 2026). Na prática, o professor pode oferecer textos diversos e escutar como a turma responde, sem exigir identificação pessoal nem supor que todos os alunos de um grupo compartilhem as mesmas experiências.
Realidade aumentada melhora a alfabetização?
O estudo realizado na Indonésia descreveu engajamento, exploração ativa e colaboração em sessões de edu-turismo com realidade aumentada. Também apontou obstáculos técnicos e diferentes níveis de proficiência digital (Hendrika, 2026). O resumo não autoriza concluir que a tecnologia, sozinha, melhora a alfabetização em qualquer turma ou que os resultados se repetirão no Brasil. Uma decisão pedagógica deve partir do objetivo de aprendizagem e das condições da escola. Atividades concretas, observação e conversa colaborativa podem ser alternativas de aplicação quando não há dispositivos, sem afirmar que reproduzem os mesmos efeitos da experiência estudada.
É possível trabalhar letramento digital sem aumentar o tempo de tela?
Sim, há propostas discutidas para os anos iniciais que não dependem de interação com telas. Mann e Schenzer abordam leituras em voz alta interativas, programação desplugada e discussões participativas para trabalhar conceitos ligados ao letramento digital. A proposta mantém a atenção às habilidades tradicionais de leitura e escrita e considera conhecimentos sobre mídias antes de uma interação independente com telas (Mann, 2026). O texto apresenta estratégias e um estudo de caso, não uma comparação experimental que prove efeitos para toda turma. O professor pode selecionar uma atividade desplugada conforme a idade e o propósito.
O que fazer quando a turma precisa de apoio extra em leitura?
Uma primeira medida prática é identificar o que os estudantes precisam aprender e que apoio a escola consegue oferecer, acompanhando a resposta às atividades. Uma revisão de intervenções para K–3 identificou programas com diferentes níveis de evidência, mas essa revisão foi solicitada pelo sistema das Ilhas Marianas do Norte e não determina qual programa é adequado a uma rede brasileira (Porowski, 2024). O apoio de nível 2 foi definido como suplementar ao ensino básico. Antes de escolher um programa, é importante consultar informações completas, considerar formação, recursos e contexto e observar se o apoio está de fato ligado à necessidade identificada.
Referências
- Porowski, Allan; Tamang, Supriya; Westall, John; Brown, Kyla; Bogia, Megan (2024). Mapa de evidências e lacunas das intervenções de alfabetização de nível 2 para os anos K–3 na Comunidade das Ilhas Marianas do Norte (Evidence and Gap Map of Tier 2 Literacy Interventions for Grades K-3 in the Commonwealth of the Northern Mariana Islands). Regional Educational Laboratory Pacific. Link.
- Regional Educational Laboratory Pacific (2024). Mapa de evidências e lacunas das intervenções de alfabetização de Nível 2 para estudantes da educação infantil ao 3º ano na Comunidade das Ilhas Marianas do Norte. Apêndices (Evidence and Gap Map of Tier 2 Literacy Interventions for Grades K-3 in the Commonwealth of the Northern Mariana Islands. Appendixes). Regional Educational Laboratory Pacific. Link.
- Marek, Molly C.; Godfrey, Vickie (2024). Experiências de professores dos anos iniciais em formação inicial na interseção entre a pedagogia culturalmente sustentável e historicamente responsiva, a alfabetização inicial e a Ciência da Leitura (Elementary Preservice Teachers' Experiences at the Intersection of Culturally Sustaining and Historically Responsive Pedagogy, Early Literacy, and the Science of Reading). Literacy Research: Theory, Method, and Practice. Link.
- Zilliox, Tammy; Young, Teresa L. (2026). O que eles pensam? Famílias compartilham os benefícios de um programa de reforço escolar no contraturno (What Do They Think? Families Share Benefits of an After-School Tutoring Program). Educational Considerations. Link.
- Kelly, Laura Beth; Santos, Bailey (2026). Estudantes definindo a relevância cultural: aprendendo com a seleção de textos em clubes de leitura bilíngues (Students Defining Cultural Relevance: Learning from Text Selection in Bilingual Book Clubs). Reading Teacher. Link.
- Hendrika, Maulina; Putrab, Yudi Yunika; Juniawanc, Fransiskus Panca; Adiliyahd; Ferdiansyah, Rio (2026). Edu-turismo com Realidade Aumentada para Alfabetização e Numeramento: Análise dos Padrões de Comportamento de Aprendizagem de Estudantes do Ensino Fundamental (Augmented Reality Edu-Tourism for Literacy and Numeracy: Analysis of the Learning Behavior Patterns of Elementary Students). International Electronic Journal of Elementary Education. Link.
- Moussa, Wael; Lee, Jeongmin (2026). Da hipótese à evidência causal sobre a transferência entre línguas: efeitos das habilidades de leitura na primeira língua sobre o desenvolvimento da leitura na segunda língua em Gana (Moving Cross-Language Transfer from Hypothesis to Causal Evidence: Effects of First-Language Reading Skills on Second-Language Reading Development in Ghana). American Educational Research Journal. Link.
- Mann, Rachel Besharat; Schenzer, Christine (2026). Preparando crianças pequenas para o mundo digital: envolvendo estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental em uma pedagogia centrada no digital sem telas (Preparing Young Children for the Digital World: Engaging Elementary Learners in Digital-Centered Pedagogy without Screens). Reading Teacher. Link.
- Kim, Sung-ae; Kim, Sujin; Kim, Sunyoung (2026). Navegando por mundos bilíngues: perspectiva intergeracional sobre políticas linguísticas familiares e escolhas de (trans)linguagem em famílias coreanas multilíngues (Navigating Bilingual Worlds: Intergenerational Perspective on Family Language Policies and (Trans)Languaging Choice within Multilingual Korean Families). Literacy. Link.
- Balshe, Rima; Masterson, Jackie (2026). Aprendizagem de palavras em estudantes árabes do ensino fundamental I (Word Learning in Arabic-Speaking Primary School Students). European Journal of Psychology of Education. Link.
Que tal escolher uma dessas perguntas para observar com mais atenção na sua turma nesta semana? Um pequeno registro do que os estudantes já fazem pode ser um bom ponto de partida para planejar o próximo passo.
O GeraProva busca questões com gabarito comentado e BNCC no acervo e monta a prova pronta para imprimir.
Criar minha prova