Agentes de mudança no ensino médio: quando a voz estudantil desafia a escola
Pesquisas em diferentes países mostram estudantes atuando em temas como ambiente, diversidade linguística e participação cívica. Também revelam uma tensão: a escola pode apoiar a iniciativa jovem ou tentar controlá-la.
Em pesquisas recentes, estudantes aparecem não apenas como participantes de atividades escolares, mas como pessoas capazes de questionar normas, influenciar decisões e levar ideias para além dos muros da escola. Essa mudança de foco importa para quem ensina: a iniciativa juvenil pode surgir em projetos ambientais, debates sobre diversidade ou discussões sobre participação cívica, mas nem sempre cabe nos formatos que os adultos planejaram.
Os estudos reunidos aqui vêm de contextos diferentes e não descrevem uma única fórmula de protagonismo. Alguns investigam jovens que defendem mudanças; outros analisam condições relacionadas à participação, como educação cívica, autodeterminação e clima escolar. A leitura conjunta ajuda a pensar uma pergunta prática: como abrir espaço para a voz dos estudantes sem transformar participação em tarefa decorativa, nem confundir autonomia com ausência de limites?
O que são agentes de mudança entre estudantes do ensino médio e por que isso importa?
Agentes de mudança são estudantes que não apenas recebem conteúdos ou cumprem atividades: eles interpretam o contexto em que vivem, expressam posições e tentam influenciar práticas, relações ou decisões. Na rotina escolar, isso pode aparecer quando uma turma propõe rever uma regra, questiona uma representação presente nas aulas ou leva uma preocupação ambiental para a comunidade. A pesquisa mostra que agência estudantil não é sinônimo de concordar com o professor; pode incluir negociação, contestação e criação de alternativas.
Essa definição não significa que toda ação estudantil seja automaticamente adequada ou que a escola deva aceitar qualquer reivindicação sem avaliação. Significa reconhecer que os jovens têm capacidade de formular perspectivas e que a resposta adulta — escutar, negociar, apoiar ou restringir — também molda o que se torna possível. Para o professor, o tema aparece em escolhas concretas: quem define o problema de um projeto, quem fala em uma discussão e o que acontece quando a proposta dos alunos contraria a rotina já estabelecida.
Há uma ressalva importante sobre a etapa escolar. Nem todos os estudos fornecidos tratam de estudantes do ensino médio: alguns investigam anos finais do ensino fundamental, e um projeto ambiental foi realizado com alunos dos anos finais do fundamental. Eles ajudam a pensar processos de agência que podem começar antes do ensino médio, mas não devem ser apresentados como evidência direta sobre todas as turmas dessa etapa.
O que a pesquisa recente mostra sobre estudantes que promovem mudanças?
A voz estudantil pode contestar as normas, não apenas participar de atividades
Um estudo de métodos mistos acompanhou, ao longo de três anos, oito turmas dos anos finais do ensino fundamental no Tirol do Sul, região oficialmente trilíngue da Itália. A pesquisa investigou como as perspectivas dos estudantes sobre as línguas na educação evoluíam e como as práticas docentes influenciavam essas perspectivas. Os autores descrevem a agência discursiva como a capacidade, mediada pelo contexto social e cultural, de expressar opiniões em espaços de discussão semipúblicos (Stopfner, 2026).
O estudo relata duas possibilidades. Estudantes podem alinhar suas opiniões a discursos dominantes, aceitando estruturas que tratam a homogeneidade linguística como condição para a coesão social; ou podem contestar essa visão e defender alternativas que valorizem a diversidade linguística. Nesse segundo caso, são descritos como agentes de mudança, pois propõem perspectivas que vão além das práticas institucionalizadas. O ponto útil para o professor não é copiar a situação linguística do Tirol do Sul, mas notar que a escola não é neutra: suas rotinas e formas de falar sobre diferenças influenciam o que os estudantes consideram aceitável.
Essa pesquisa também chama atenção para o papel das oportunidades de expressão. A agência não aparece apenas porque o estudante tem uma opinião; depende de espaços e condições para formular, compartilhar e discutir essa opinião. Uma atividade pode, portanto, abrir participação sem garantir que as ideias dos alunos tenham efeito. A diferença entre ser ouvido e poder influenciar uma conversa é central para pensar o protagonismo na escola.
O ativismo jovem pode entrar em conflito com o controle adulto
Uma pesquisa baseada em quadrinhos narra experiências de ativismo juvenil em comunidades progressistas dos Estados Unidos. O resumo relata que estudantes transgêneros e não binários de duas escolas de anos finais do ensino fundamental, apesar de parecerem apoiados, foram alvo de membros das equipes escolares. Diante do contexto, adultos incentivaram formas de protesto que consideravam dóceis e controladas, como desenhar com giz em uma calçada ou escrever cartas à direção. Muitos jovens recusaram essas formas e recorreram a ações que perturbavam o funcionamento institucional, inclusive depredação de espaços escolares (Pirie, 2026).
O estudo descreve a tensão entre o ativismo aceito pelos adultos e o que os jovens consideravam uma resposta capaz de produzir mudança. Os estudantes viam as ações controladas como frustrantemente inertes; muitos adultos, por sua vez, pareciam mais incomodados com o ativismo classificado como “encrenca” do que com as transgressões dos próprios adultos. A pesquisa questiona, assim, o hábito de reduzir toda ação disruptiva a mau comportamento e propõe refletir sobre o poder envolvido nessa classificação.
Isso não equivale a recomendar depredação ou a tratar qualquer infração como ação política legítima. O estudo oferece uma lente crítica para que educadores investiguem o conflito: qual problema os jovens tentam tornar visível? Que alternativas de participação foram oferecidas? A resposta adulta está protegendo alguém ou apenas preservando a aparência de tranquilidade? Essas perguntas são mais produtivas do que presumir, de imediato, que a forma do protesto explica todo o seu sentido.
Projetos ambientais podem levar a ação estudantil para fora da escola
O piloto Idle Off, realizado em 2023 em duas escolas de Melbourne, na Austrália, avaliou um programa para reduzir o tempo em que veículos permaneciam ligados sem se deslocar nas proximidades das escolas. Participaram 40 alunos do 5º e 6º anos, que tiveram três sessões sobre poluição do ar, advocacy e avaliação do esforço estudantil. O foco era capacitar os estudantes a influenciar o comportamento de marcha lenta dos pais (Huang, 2026).
Estudantes, pais e professores avaliaram positivamente a aceitabilidade e a viabilidade do programa. O resumo também relata melhora na confiança dos alunos e na consciência ambiental, além de redução do comportamento de marcha lenta, apoiada por dados observacionais, qualitativos e quantitativos. As crianças contaram que compartilharam conhecimentos em casa, influenciaram rotinas familiares e promoveram mudanças na comunidade. É um exemplo concreto de ação que não ficou limitada à produção de um cartaz ou à resposta de uma prova: o projeto conectou aprendizagem, comunicação familiar e observação de um comportamento no entorno escolar.
O estudo não trata de estudantes do ensino médio, mas oferece uma referência útil para pensar a progressão da participação. Uma ação bem delimitada pode dar aos estudantes um problema observável, informação para compreendê-lo e oportunidade de comunicar uma proposta a outras pessoas. O resumo apresenta o programa como uma solução de baixo custo e escalável, mas sua experiência ocorreu em duas escolas australianas; a aplicação em outro contexto exigiria considerar transporte, rotinas familiares e condições locais.
Educação cívica está associada ao interesse político dos jovens
Na Alemanha, um estudo investigou a relação entre educação cívica no ensino secundário e interesse político de estudantes do 8º ano, com 13 ou 14 anos. A análise considerou três medidas: exposição à educação cívica, número de anos de exposição e intensidade, calculada a partir das horas semanais nas séries 5 a 8. Com dados do National Educational Panel Study, as análises encontraram associação positiva entre todas as medidas de educação cívica e o interesse político (Bömmel, 2026).
O estudo também encontrou diferenças segundo gênero, tipo de escola e escolaridade dos pais. Esse resultado recomenda cautela com propostas que tratem todos os estudantes como se tivessem as mesmas experiências ou oportunidades de participar. Ao mesmo tempo, o resumo não permite concluir que uma disciplina específica, isoladamente, cause maior participação política fora da escola. O achado é uma relação positiva entre medidas de exposição à educação cívica e interesse político nesse contexto alemão.
Para o professor, a pesquisa ajuda a formular uma hipótese pedagógica, não uma receita: o contato com temas cívicos pode ser pensado como parte de uma experiência continuada, em vez de uma atividade isolada perto de uma eleição. O passo seguinte é observar como os estudantes interpretam questões coletivas e se encontram meios seguros e respeitosos de apresentar argumentos. A aplicação concreta no Brasil precisa ser adaptada às práticas, ao currículo e às condições da comunidade escolar.
Engajamento ambiental depende do contexto, não só da boa vontade individual
Uma análise internacional reuniu respostas de 348.760 jovens de 15 anos de 41 países participantes do PISA, combinadas com dados da Pesquisa Mundial de Valores e dois índices ambientais. O estudo examinou conhecimento ambiental, agência global e comportamento pró-ambiental, relacionando essas dimensões a valores culturais, políticas climáticas e impactos ecológicos (Tsykalova, 2025).
Os resultados relatados indicam que o engajamento ambiental dos jovens se alinha à cultura e à proteção ambiental nacional. O conhecimento ambiental apresentou correlação com valores pós-materialistas. Já o comportamento pró-ambiental se relacionou inversamente com os esforços de proteção ambiental; o resumo também aponta um senso de responsabilidade mais aguçado em países nos quais os esforços governamentais ambientais são insuficientes. Esses resultados mostram que conhecimento, comportamento e contexto não são a mesma coisa e que a relação entre eles não é simples.
Para a escola, há uma consequência importante: não convém responsabilizar apenas os adolescentes por problemas ambientais estruturais, como se uma campanha individual substituísse políticas e serviços. Ao mesmo tempo, estudantes podem aprender a distinguir ações pessoais, decisões coletivas e responsabilidades institucionais. O estudo é internacional e reúne países diversos, portanto não oferece uma descrição específica do Brasil; serve como convite para discutir como cultura e atuação pública se relacionam com a agência juvenil.
O que os estudos sobre agentes de mudança têm em comum e onde divergem?
Em conjunto, os estudos sugerem que agência não se resume à motivação de um indivíduo. Ela depende de oportunidades para falar e agir, das respostas de adultos e instituições e do problema concreto em questão. No Tirol do Sul, a expressão estudantil se relaciona a discursos sobre línguas e coesão social; na Alemanha, a educação cívica aparece associada ao interesse político; na Austrália, um programa ambiental conecta estudantes a comportamentos familiares. São contextos e desenhos de pesquisa distintos, mas todos ajudam a perguntar como a escola abre espaço para que jovens interpretem e influenciem o mundo ao redor.
Também há uma tensão clara: os adultos podem apoiar a participação, mas preferir formas de ação que mantenham o controle. O estudo sobre ativismo nos Estados Unidos torna essa tensão especialmente visível. Já o piloto australiano apresenta uma iniciativa planejada, com sessões educativas e avaliação. A diferença não prova que projetos organizados sejam sempre eficazes ou que protestos disruptivos sejam sempre necessários; mostra que “participação” pode significar coisas bem diferentes para estudantes e adultos.
Os resultados também não autorizam uma conclusão única sobre o que torna um estudante agente de mudança. Os estudos sobre educação cívica e engajamento ambiental analisam dimensões distintas; o trabalho sobre diversidade linguística acompanha perspectivas ao longo do tempo; e o relato de ativismo examina um conflito situado. Uma pergunta que permanece em aberto é como transformar a expressão dos estudantes em influência real sem deixar de proteger direitos, segurança e convivência. Outra é quais formatos funcionam melhor em escolas com condições sociais e institucionais diferentes.
Como aplicar essas ideias à sala de aula sem transformar protagonismo em slogan?
Uma aplicação prudente começa por separar os achados dos estudos das propostas pedagógicas. As ideias a seguir são sugestões de aplicação inspiradas nas pesquisas, não resultados testados por todos os estudos. O objetivo é criar oportunidades de participação que tenham propósito, limites claros e uma resposta adulta coerente.
1. Comece por um problema observável e relevante para a turma
Uma forma de usar isso em sala é pedir que os estudantes identifiquem uma questão que consigam investigar, em vez de anunciar previamente a solução desejada. Imagine uma turma que percebe desperdício de água no pátio: os alunos podem registrar em que momentos o problema aparece, ouvir diferentes perspectivas e formular uma proposta. Essa atividade dialoga com o exemplo ambiental australiano, mas é uma adaptação, não uma reprodução do programa Idle Off. A escolha de um problema delimitado torna mais fácil distinguir evidência, opinião e ação possível.
2. Reserve espaço para que os estudantes formulem posições próprias
Uma forma de aplicar a ideia de agência discursiva é organizar uma conversa em que os alunos possam apresentar interpretações diferentes antes de buscar consenso. Por exemplo, ao discutir as línguas faladas na comunidade, uma turma pode mapear que idiomas estão presentes e debater como a escola pode acolher essa diversidade. A pesquisa no Tirol do Sul examinou perspectivas estudantis sobre línguas e práticas educativas; ela não testa essa atividade brasileira específica. O cuidado é não transformar a discussão em coleta de opiniões sem retorno: explique o que pode mudar e o que está fora da decisão da turma.
3. Combine participação com transparência sobre os limites
Uma forma de usar isso em sala é apresentar com clareza quais decisões estão abertas aos estudantes e quais exigem autorização, recursos ou regras institucionais. Imagine uma turma que propõe mudar o uso de um espaço comum: o professor pode acolher a ideia, verificar condições de segurança e explicar quais etapas dependem da direção. Essa transparência evita prometer poder de decisão que a turma não tem. Também ajuda a diferenciar uma consulta simbólica de uma participação com consequências identificáveis.
4. Não confunda protesto com falta de assunto
Uma forma de aplicar a reflexão do estudo sobre ativismo é, diante de um conflito, investigar o que os estudantes tentam tornar visível antes de escolher uma resposta disciplinar. Isso não elimina regras nem significa tolerar dano. Significa perguntar separadamente sobre o conteúdo da reivindicação, o impacto da ação e as alternativas disponíveis. Imagine estudantes interrompendo uma atividade para chamar atenção a uma situação de exclusão: o professor pode interromper o risco imediato, ouvir os envolvidos e criar um canal de encaminhamento. A pesquisa dos Estados Unidos alerta para a possibilidade de adultos se concentrarem mais na forma da contestação do que no problema apontado.
5. Ligue educação cívica a questões próximas, sem prometer efeitos automáticos
Uma forma de usar o achado alemão é trabalhar conceitos cívicos em situações concretas: regras de convivência, decisões coletivas da escola ou prioridades de um espaço público próximo. Imagine grupos que comparam argumentos, identificam quem é afetado por uma decisão e apresentam recomendações à equipe escolar. O estudo encontrou associação entre medidas de exposição à educação cívica e interesse político, mas não prova que uma atividade isolada produza participação futura. Por isso, é mais honesto avaliar o que os alunos aprenderam a fazer — argumentar, ouvir, justificar — do que prometer que a atividade os tornará cidadãos ativos.
6. Avalie o processo de participação, não apenas o produto final
Uma forma de aplicar as pesquisas é incluir critérios de reflexão sobre como a turma chegou a uma proposta. Imagine que os estudantes apresentem uma campanha ambiental: além do resultado visual, eles podem explicar que evidências reuniram, quais vozes consideraram e como pretendem verificar se a ação teve efeito. Essa sugestão não foi testada em conjunto pelos estudos apresentados, mas combina com a atenção que eles dão à agência, ao contexto e à avaliação do esforço. A avaliação pode reconhecer escuta, colaboração e revisão de ideias, sem exigir que todos defendam a mesma posição.
7. Proteja estudantes que participam de discussões sensíveis
Uma forma de usar essas ideias em temas de identidade, discriminação ou conflito é estabelecer previamente combinados de respeito e caminhos de apoio. Imagine uma discussão sobre pertencimento em que um aluno compartilha uma experiência pessoal: a participação não deve depender de que ele se exponha nem de que represente um grupo inteiro. O estudo sobre jovens trans e não binários descreve um contexto de conflito e omissão adulta nos Estados Unidos, não um protocolo para escolas brasileiras. A aplicação responsável exige atenção à segurança, à privacidade e aos procedimentos locais de proteção.
O que muda ao trazer essas pesquisas para o contexto brasileiro?
Os estudos citados foram realizados em contextos diferentes: Itália, Estados Unidos, Austrália, Alemanha e uma análise de 41 países. Eles ajudam a pensar possibilidades, mas não descrevem automaticamente a realidade de uma escola brasileira. As regras institucionais, as formas de participação, as condições de infraestrutura e os temas que mobilizam estudantes podem variar. Por isso, é melhor transportar perguntas e princípios — como escutar perspectivas estudantis ou tornar a participação concreta — do que copiar programas ou conclusões sem adaptação.
O estudo sobre diversidade linguística ocorreu no Tirol do Sul, região oficialmente trilíngue. O Brasil tem realidades linguísticas diversas, mas não se deve tratar a organização institucional daquela região como equivalente à brasileira. Ainda assim, o estudo pode inspirar uma conversa local sobre quais línguas e variedades linguísticas aparecem na comunidade e como a escola as reconhece. Essa é uma proposta de aplicação, não um resultado testado pela pesquisa.
O piloto de redução da marcha lenta foi realizado em escolas de Melbourne e envolveu famílias e condições específicas de deslocamento. Uma escola brasileira poderia investigar outro problema ambiental relevante para seu território, sem presumir que veículos parados sejam a questão prioritária ou que a mesma intervenção produza os mesmos efeitos. Da mesma forma, a associação entre educação cívica e interesse político encontrada na Alemanha não determina como disciplinas ou projetos brasileiros devem ser organizados.
Há também uma dimensão de cuidado: reconhecer agência estudantil não pode servir para transferir aos jovens responsabilidades que cabem a adultos, gestores ou políticas públicas. Estudantes podem contribuir com ideias e mobilizar a comunidade, mas não devem ser responsabilizados por resolver sozinhos violência, discriminação ou problemas estruturais. O papel docente inclui criar condições para participação e, quando uma demanda excede a sala de aula, encaminhá-la pelos canais apropriados.
Quais são os limites desta leitura?
Este texto se baseia nos resumos de estudos recentes disponibilizados na fonte de pesquisa, e não na leitura integral de todos os trabalhos. Os resumos permitem identificar objetivos, contextos e resultados principais, mas não oferecem sempre detalhes suficientes para avaliar instrumentos, procedimentos analíticos, limitações metodológicas ou a extensão das conclusões. Por isso, as afirmações foram mantidas no nível descrito pelos resumos e as recomendações de sala de aula foram sinalizadas como aplicações.
Os estudos não formam um único programa de pesquisa sobre estudantes do ensino médio. Alguns tratam de anos finais do ensino fundamental, outros de jovens de 15 anos em diversos países, e há pesquisas sobre contextos específicos. O piloto australiano, por exemplo, incluiu alunos do 5º e 6º anos; a pesquisa alemã examinou estudantes do 8º ano; e o estudo do Tirol do Sul acompanhou turmas dos anos finais do fundamental. Essa diversidade permite ampliar as perguntas, mas impede generalizar todos os achados diretamente para cada faixa etária e escola.
Também ficam em aberto questões importantes: quais formas de participação têm efeitos duradouros? Em que condições a escuta se converte em mudança institucional? Como apoiar a contestação sem colocar estudantes em risco? E como adaptar práticas a comunidades brasileiras diferentes? Para responder a essas perguntas, faria sentido consultar os estudos completos, especialmente quando a escola pretende adotar um programa, avaliar seus efeitos ou tomar decisões sobre proteção e participação estudantil.
Como o GeraProva pode ajudar a trabalhar o tema?
O GeraProva pode ajudar a transformar uma discussão sobre agência estudantil em atividades de leitura, interpretação de dados e avaliação formativa. Por exemplo, o professor pode usar o gerador de provas do GeraProva para criar questões sobre argumentos, evidências e diferenças entre associação e causalidade, ajustando o material ao que foi trabalhado em aula. A plataforma não substitui o diálogo com a turma nem garante, por si só, participação estudantil; é uma ferramenta para apoiar a preparação de atividades. Para conhecer o serviço, há também o cadastro grátis.
Perguntas frequentes sobre agentes de mudança entre estudantes
O que significa dizer que um estudante é agente de mudança?
Significa que o estudante pode interpretar o contexto, expressar uma posição e tentar influenciar uma prática ou decisão, em vez de apenas cumprir instruções. No estudo do Tirol do Sul, a agência aparece na capacidade de expressar perspectivas sobre línguas na educação; jovens que contestavam discursos dominantes e defendiam diversidade linguística foram descritos como agentes de mudança (Stopfner, 2026). Isso não quer dizer que toda proposta deva ser aceita sem avaliação. O papel da escola é escutar, analisar a situação e explicar quais mudanças são possíveis, com atenção à segurança e aos direitos envolvidos.
Os estudos provam que dar voz aos alunos melhora a aprendizagem?
Não de forma geral. Os estudos reunidos investigam temas diferentes e não testam uma única intervenção de participação estudantil sobre aprendizagem. A pesquisa sobre educação cívica na Alemanha encontrou uma associação positiva entre medidas de exposição à educação cívica e interesse político, enquanto o piloto ambiental australiano relatou melhora na confiança e na consciência ambiental, além de redução do comportamento de marcha lenta. Esses achados são específicos aos contextos e resultados estudados. Não permitem afirmar que qualquer atividade de protagonismo aumente automaticamente notas, aprendizagem ou engajamento em todas as escolas.
Como apoiar a participação sem perder a gestão da turma?
Uma possibilidade é delimitar com clareza o que os estudantes podem decidir, quais regras continuam valendo e como as propostas serão analisadas. Essa é uma sugestão de aplicação, não uma conclusão experimental comum a todos os estudos. A pesquisa sobre ativismo nos Estados Unidos mostra uma tensão entre formas de ação aceitas por adultos e outras consideradas indisciplinadas pelos jovens (Pirie, 2026). Isso pode levar o professor a investigar a reivindicação sem ignorar riscos ou danos. Escuta e limites não são opostos: é possível interromper uma situação insegura e, ao mesmo tempo, dar encaminhamento ao problema apontado.
Uma atividade ambiental pode fazer os estudantes influenciarem a comunidade?
O piloto Idle Off, em duas escolas de Melbourne, oferece um exemplo: alunos dos anos finais do fundamental participaram de três sessões sobre poluição do ar, advocacy e avaliação do esforço. O resumo relata que os estudantes compartilharam conhecimentos em casa, influenciaram rotinas familiares e promoveram mudanças na comunidade, junto a uma redução observada no comportamento de marcha lenta (Huang, 2026). Isso não garante o mesmo efeito em qualquer escola. Uma aplicação no Brasil deve começar por um problema ambiental local e considerar as condições de transporte, as famílias e os recursos disponíveis.
A educação cívica pode estimular o interesse político dos jovens?
Na Alemanha, medidas de exposição à educação cívica — presença, duração e intensidade — estiveram positivamente relacionadas ao interesse político de estudantes do 8º ano (Bömmel, 2026). O estudo também identificou diferenças por gênero, tipo de escola e escolaridade dos pais. O resultado é uma associação observada naquele contexto, não uma prova de que uma aula específica cause interesse político ou participação futura. Para professores brasileiros, pode servir como razão para propor experiências cívicas continuadas e conectadas a questões concretas, avaliando o que os alunos aprendem a fazer, sem prometer efeitos que a pesquisa não estabeleceu.
Posso aplicar diretamente no Brasil um programa descrito em outro país?
É mais seguro usar o estudo como referência e adaptar a proposta ao contexto local, em vez de copiar o programa como se as condições fossem iguais. As pesquisas desta leitura foram realizadas em países e sistemas diferentes, e algumas tratam de etapas anteriores ao ensino médio. Uma iniciativa sobre poluição do ar, por exemplo, precisa considerar o entorno e os deslocamentos da comunidade escolar. Já debates sobre diversidade ou participação exigem atenção às regras e aos canais de proteção locais. Se a intenção for adotar uma intervenção estruturada, vale ler o estudo completo e avaliar objetivos, procedimentos e limites antes de implementá-la.
Referências
- Bömmel (2026). A educação cívica no ensino fundamental afeta o interesse político de estudantes do 8º ano? Evidências do NEPS (Does Civic Education in Secondary School Have an Impact on Political Interest of Grade 8 Students? Evidence from NEPS). Youth & Society. Link.
- Huang (2026). Empoderando estudantes como agentes de mudança para reduzir o tempo de marcha lenta dos veículos e promover atitudes e comportamentos pró-ambientais: o estudo piloto Idle Off (Empowering Students as Change Agents to Reduce Vehicle Idling and Promote Pro-Environmental Attitudes and Behaviours: The Idle off Pilot Study). Environmental Education Research. Link.
- Pirie (2026). Encrenqueiros: jovens como ativistas indisciplinados em um contexto escolar antitrans nos Estados Unidos (Troublemakers: Young People as Unruly Activists in an Anti-Trans US School Context). Education, Citizenship and Social Justice. Link.
- Stopfner (2026). Estudantes como agentes de mudança (Students as Agents of Change). Educational Linguistics. Link.
- Tsykalova (2025). Moldando o amanhã: padrões globais de engajamento ambiental dos jovens (Shaping Tomorrow: Global Patterns in Youth Environmental Engagement). Journal of Environmental Education. Link.
Se alguma dessas ideias conversa com um desafio da sua escola, comece por uma pergunta simples para a turma: que mudança vale a pena investigar juntos? A partir daí, escuta, evidência e próximos passos podem ganhar espaço na rotina.
O GeraProva busca questões com gabarito comentado e BNCC no acervo e monta a prova pronta para imprimir.
Criar minha prova